Reabertura da Tailândia para turismo: veja os protocolos

barco longtail em krabi tailandia

A reabertura da Tailândia para turismo possibilitará passeios de barco novamente, conforme aliviarem os protocolos | Foto: Passagens Imperdíveis

Compilamos informações oficiais e atualizadas sobre a reabertura da Tailândia para turismo, inclusive de brasileiros. Confira!

A Tailândia está aberta para turismo?

Sim! A reabertura da Tailândia para brasileiros está em vigor desde em dezembro de 2020, mas com rigorosos protocolos de biossegurança.

Requisitos para viajar à Tailândia na pandemia

Para garantir a segurança dos viajantes nesta reabertura da Tailândia, o país exige uma série de requisitos:

  • Teste RT-PCR negativo de Covid-19: obrigatório, realizado até 72 horas antes do embarque
  • Certificado de entrada (COE): preencher on-line entre 7 e 14 dias antes da viagem e imprimir (página do formulário)
  • Atestado médico para viajar (Fit-to-Fly): até 72 horas antes do embarque, um médico deve emitir atestado de que você não tem sintomas de Covid-19 e que pode viajar
  • Seguro-viagem: obrigatório, com cobertura mínima de US$ 100 mil e gastos com Covid-19
  • Quarentena de 14 dias em hotel autorizado (ASQ ou ALSQ): deve-se reservar previamente na cidade ou região do aeroporto de desembarque – Bangkok, Phuket, Chonburi, Prachinburi ou Buriram
  • Baixar e usar o aplicativo ThailandPlus: o objetivo é coletar informações visando à prevenção do contágio por coronavírus (detalhes sobre o app)
  • Novo teste de Covid-19 no país: exigido realizar no meio da quarentena, para garantir que estará livre de contágio ao sair

O Brasil está fora da lista de países incluídos no programa Phuket Sandbox, que dispensa a quarentena na Tailândia para turistas totalmente vacinados contra Covid-19. Logo, viajantes saindo daqui ainda estão sujeitos aos 14 dias de isolamento, estando ou não imunizados. Isso também vale para o Samui+, que reduziu para 3 dias o isolamento dos visitantes imunizados.

No site oficial de turismo da Tailândia, o governo sempre atualiza os requisitos para entrar no país durante a pandemia. Então confirme lá e com a cia. aérea também antes de embarcar, pois as informações podem mudar de uma hora para outra. Ainda, para facilitar o processo, o lançou um site Entry Thailand, com o passo a passo dos requisitos de para viajar à Tailândia na pandemia.

Além desses requisitos especiais, você precisa da documentação comum, como passaporte e certificado de vacinação contra febre amarela. Acesse este artigo com mais dicas de viagem à Tailândia para saber detalhes!

Hotéis autorizados (ASQ ou ALSQ)

Em nome de uma quarentena mais segura e agradável aos turistas, a Tailândia licenciou uma série de hotéis altamente confortáveis (alguns de 5 estrelas) para a estadia.

Trata-se dos Alternative Local Quarantine (ALQ) ou Alternative Local State Quarantine (ALSQ), os quais oferecem pacotes de estadia adaptados à quarentena. Normalmente, incluem:

  • Até 15 noites de estadia
  • Transfer do aeroporto
  • 3 refeições por dia
  • Teste de Covid-19
  • Enfermeira de plantão 24 horas

Lembre-se de que é requisito de entrada reservar previamente sua hospedagem em um ALQ ou ALSQ. Uma das formas de encontrar esse tipo de hotel é pelo parceiro oficial do governo tailandês Locanation.

Após passar a quarentena num ALQ ou ALSQ, você pode seguir para seu destino final e escolher seu hotel com mais flexibilidade. Aí sim pode usar sites com os quais já tem familiaridade, como Booking, Hoteis.com e Expedia.

Encontrar passagens áreas promocionais para a Tailândia

Voltar ao sumário

Protocolos de biossegurança na Tailândia

Para assegurar que o coronavírus não se espalhará nesta reabertura da Tailândia, o país recomenda diversas medidas preventivas:

  • Uso de máscara em locais públicos, inclusive no voo e aeroporto (saiba quais são autorizadas para embarcar)
  • Distanciamento social de ao menos 2 m
  • Ocupação limitada em estabelecimentos comerciais
  • Desinfecção de superfícies e equipamentos compartilhados
  • Medição de temperatura das pessoas

Casos de Covid-19 na Tailândia

Até 15 de abril de 2021, estes eram os números oficiais no país:

  • Ativos: 8.973
  • Recuperados: 28.383
  • Totais: 37.453
  • Mortes: 97

O governo local atualiza os dados diariamente no site oficial de turismo do país.

Vacinação contra Covid-19 na Tailândia

Conforme dados do governo tailandês, até 13 de abril de 2021, aplicaram-se 579 mil doses, sendo que 73,5 mil pessoas estão totalmente vacinadas. Tal número corresponde a 0,1% da população do país.

Voltar ao sumário

Retomada do turismo na Tailândia

O fato é que, por ora, a reabertura de pontos turísticos e restaurantes tem oscilado. Até meados de abril, vinham funcionando com limitação de público. No entanto, o governo resolveu fechá-los para conter o aumento de casos. Então a expectativa é que voltem a funcionar quando o contágio diminuir.

Por coincidência, de maio a outubro é baixa temporada turística no país, devido às chuvas frequentes, que podem frustrar as férias nas ilhas.

Se você tem viagem programada a partir outubro ou novembro, são maiores as chances de encontrar os atrativos em pleno funcionamento. O próprio país divulgou um plano de reabertura  em que pretende dispensar a quarentena em outubro para viajantes vacinados com destino a Krabi, Phang Nga, Ko Samui, Pattaya e Chiang Mai.

Em todos os casos, confira no site oficial de turismo da Tailândia informações atualizadas sobre a reabertura do país. Há uma linha do tempo mostrando cada novidade anunciada.

Algumas cias. aéreas que voam para a Tailândia

Como você já sabe que a Tailândia está aberta para turismo, confira algumas cias. aéreas que podem te levar até lá:

A lista é extensa, por isso não inserimos todas as companhias disponíveis. Não há voo direto do Brasil com a Tailândia, portanto você precisará fazer uma ou mais conexões no caminho.

Normalmente, os países em que se faz conexão não exigem teste negativo de Covid-19, mas vale conferir com a cia. aérea se é o caso da sua viagem.

Voltar ao sumário

Teste de Covid-19 para retornar ao Brasil

Desde o final de 2020, o Brasil exige teste RT-PCR negativo de Covid-19 para retornar ao país. Sendo assim, você precisará fazer um na Tailândia até 72 horas antes do embarque de volta.

Recomendamos que busque informações sobre laboratórios com o seu hotel, pois decerto indicarão onde fazer um teste de Covid-19 na Tailândia.

Ao pesquisar, encontramos um laboratório nos arredores de Bangkok, chamado Thai Travel Clinic, que cobra 3.000 baht (apróx. US$ 100) pelo exame e entrega o resultado em 24 horas.

Encontrar passagens áreas baratas para a Tailândia

Voltar ao sumário

Dicas de viagem para a Tailândia

Viajar para o outro lado do mundo requer planejamento. Nesse sentido, para te ajudar no processo, listamos todas as nossas dicas de viagem à Tailândia:

Voltar ao sumário

Mais sobre a retomada do turismo no mundo

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Europa

Ásia

África

Encontrar promoções de passagens aéreas para a Tailândia

Voltar ao sumário