Teste de Covid-19 para entrar no Brasil de avião: quais são aceitos?

aeroporto cabo verde

Governo exigirá teste de Covid-19 para a entrada no Brasil de avião, tanto para brasileiros quanto estrangeiros| Foto: Passagens Imperdíveis

Brasileiros e estrangeiros, vacinados ou não, viajando de avião do exterior para o Brasil, deverão:

  • Apresentar à cia. aérea teste negativo de Covid-19 obtido em local reconhecido pelas autoridades sanitárias do país em questão:
    • RT-PCR: realizado até 72 horas prévias ao embarque OU
    • Antígeno: realizado até 24 horas antes do voo (mais barato e fácil de encontrar em farmácias)
  • Assinar uma declaração de saúde do viajante se comprometendo a cumprir os protocolos sanitários vigentes no país
    • Declaração vale para todos os passageiros, independentemente da idade
    • Preenchê-la dentro de 72 horas prévias ao embarque
    • Responsáveis devem preencher para viajantes que tenham menos de 18 anos de idade
    • Formulário disponível no site da Anvisa

Com relação a crianças, aquelas de 0 a 12 anos viajando acompanhadas não precisam de teste; já aquelas de 2 a 12 anos viajando sozinhas precisam apresentar.

Tais exigências constam na Portaria n° 630, de 17 de dezembro de 2020, atualizada pela Portaria n° 648, de 23 de dezembro de 2020, que definiu detalhes faltantes na publicação original, e pela Portaria n° 658, de 5 de outubro de 2021, que adicionou a possibilidade de apresentar teste de antígeno.

Diante disso, se você tem viagem ao exterior ou retorno para o Brasil:

    • Se quiser economizar, faça teste de antígeno em farmácias
    • Caso opte pelo RT-PCR, pesquise laboratórios no outro país que entreguem o resultado antes de 72 horas – o respectivo consulado brasileiro e a cia. aérea são fontes confiáveis
    • Adicione ao seu orçamento o gasto com os novos exames na volta ao Brasil
    • Esclareça diretamente com a cia. aérea os detalhes sobre a apresentação do teste, como idioma e informações que precisam constar no laudo
    • Caso teste positivo, informe a cia. aérea e permaneça no hotel, porque você não poderá embarcar; cada empresa tem uma política de remarcação, podendo cobrar taxas para uma nova viagem quando testar negativo (estudos indicam que a doença dura, em média, 14 dias)

Além do teste de antígeno ou RT-PCR para entrar no Brasil, você precisará usar máscara no voo. Então saiba quais máscaras se pode usar no avião e aeroporto!

Restrições de voos de países da África

Devido à variante Ômicron, o Brasil restringiu, desde 29 de novembro de 2021, em caráter temporário, o desembarque de passageiros que tenham passado os últimos 14 dias em algum destes países do continente africano: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Tais restrições não se aplicam a estrangeiro com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro; estrangeiro: a) cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro; b) cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público ou por questões humanitárias; e c) portador de Registro Nacional Migratório.

Os viajantes que se enquadrem nesses requisitos deverão fazer quarentena de 14 dias, conforme regulação da Anvisa.

Veja a publicação no Diário Oficial da União.

Encontre promoções de passagens aéreas para o exterior:

Exigências para entrar em outros países

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Ásia

Europa

África

Encontrar promoção de passagens aéreas para a Nova Zelândia

Voltar ao sumário