Reabertura da Holanda para brasileiros vacinados: conheça os protocolos

reabertura da holanda

Holanda reabre para brasileiros vacinados | Foto: Pixabay

A Holanda reabriu as fronteiras para turistas brasileiros vacinados contra Covid-19, veja os requisitos de entrada para viajantes partindo do Brasil:

Requisitos de entrada para brasileiros na Holanda

Estes são os protocolos para brasileiros viajarem a turismo para a Holanda:

  • Teste negativo de Covid-19: PCR, com até 48 horas de antecedência ao embarque, ou antígeno, realizado até 24 horas antes do voo
  • Certificado de vacinação contra Covid-19: comprovando imunização completa há no mínimo 14 dias (ou 28 dias, caso seja da Janssen) – veja como emitir o seu
  • Declaração de saúde: viajantes com 13 anos ou mais devem preencher uma declaração de saúde antes do embarque, que poderá ser impressa ou preenchida digitalmente – baixe o documento
  • Seguro-viagem: obrigatório – faça uma cotação
  • Passaporte: com validade mínima de 90 dias após a sua data de retorno para o Brasil – saiba como tirar o seu

Devem realizar o teste de Covid-19 e apresentar certificado de vacinação os passageiros a partir de 12 anos de idade.

Vacinas aceitas na Holanda

Estes são os imunizantes reconhecidos pela Holanda para entrada de viajantes no país:

  • Coronavac (Sinovac)
  • Pfizer
  • Astrazeneca (inclusive Covishield, fabricada pela Fiocruz)
  • Janssen (Johnson&Johnson)
  • Moderna
  • Sinopharm

O comprovante de vacinação permite a entrada de brasileiros no país, desde que tenham completado o esquema vacinal, pelo menos, 14 dias antes da viagem.

Mesmo após a Holanda reabrir as fronteiras para brasileiros, as regras podem mudar de repente, em caso do avanço do coronavírus no país ou no mundo. Dessa forma, sugerimos que confira o site oficial do governo holandês que consta todos os requisitos detalhados antes de embarcar!

#DicaPI: veja um roteiro de 3 dias pela capital Amsterdam!

Encontre passagens aéreas promocionais para a Holanda

Voltar ao sumário

Protocolos sanitários na Holanda

A Holanda determinou o fechamento das atividades essenciais no período entre 19 de dezembro de 2021 e 14 de janeiro de 2022. Isso significa que, até essa data, só estarão abertos serviços essenciais, como supermercados, farmácias e hospitais. Restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar para entrega ou retirada – veja o que está funcionando.

Sendo assim, viagens com fins estritamente turísticos, apesar de permitidas, talvez não valham a pena, já que as atrações estarão fechadas nesse período.

A Holanda já vacinou com as duas doses 70% da população, enquanto 8,5% receberam a dose de reforço, de acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doença da Europa. Por isso, são boas as expectativas para a reabertura do comércio após esse período de isolamento.

Se você tem viagem marcada para a Holanda num futuro próximo, procure a cia. aérea para confirmar os protocolos vigentes na época do embarque e acompanhe as notícias sobre a situação o lockdown no país. O governo da Holanda sempre publica novidades, acesse o site oficial para conferir.

Certificado CoronaCheck

Desde 25 de setembro, turistas e moradores devem apresentar o certificado CoronaCheck, por meio de aplicativo com o mesmo nome, para frequentar lugares fechados, como bares e restaurantes, que estarão fechados até 14 de janeiro de 2022.

No caso de turistas vacinados no Brasil, o aplicativo holandês não reconhece nosso certificado de vacinação do ConecteSUS, portanto a solução, por enquanto, é fazer teste de Covid-19 a cada 24 horas ou evitar frequentar locais fechados, por exemplo, usando o serviço de retirada de comida.

É possível agendar o teste pelo site Testenvoortoegang.org.

Seguem as mesmas exigências para viajar ao país, ou seja, na imigração reconhecem o certificado brasileiro de vacinação. É só na hora de entrar em locais fechados que há esse esforço a mais. Diante disso, esperamos que em breve o governo holandês também reconheça o certificado do ConecteSUS para o aplicativo CoronaCheck, de modo a evitar testes repetidos nos turistas.

Veja mais detalhes no site oficial do governo da Holanda!

Voltar ao sumário

Algumas cias. aéreas que voam para a Holanda

Listamos algumas opções de companhias aéreas para visitar o país holandês:

  • KLM (com opção de voo direto)
  • Gol
  • LATAM
  • TAP Portugal

Encontre passagens aéreas promocionais para a Holanda

Voltar ao sumário

Teste de Covid-19 para entrar no  Brasil

Desde o final de 2020, o Brasil exige teste negativo de Covid-19 para retornar ao país. Portanto, você precisará fazer um até 24 horas (antígeno) ou até 72 horas (RT-PCR) antes do embarque de volta da Holanda.

Ao pesquisar, encontramos a Het Huisartslab / U-Diagnostics, que entrega o resultado de teste RT-PCR dentro de 24 a 36 horas. O preço médio do teste RT-PCR de Covid-19 no país é de € 80 (cerca de R$ 490), podendo variar conforme o laboratório.

Recomendamos pedir indicações de laboratório no seu hotel na Holanda, para que, assim, você encontre a opção que melhor se encaixe no seu roteiro.

Situação de outras fronteiras para brasileiros

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe

América do Sul

Ásia e Oceania

Europa

África

Encontre passagens aéreas promocionais para a Holanda

Voltar ao sumário