Qatar aberto para brasileiros vacinados: veja os requisitos de entrada na pandemia

vista de doha no qatar aberto para brasileiros vacinados

Brasileiros vacinados podem viajar para o Qatar e apreciar esta vista de Doha | Foto: Unsplash

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar está aberto para turistas do Brasil totalmente vacinados contra Covid-19, desde que sigam os seguintes requisitos:

Requisitos e documentos para viajar ao Qatar

Note que estas regras se aplicam para brasileiros vacinados viajando a turismo, ou seja, para viagens consideradas “essenciais”, há outros protocolos.

  • Teste negativo de Covid-19: realizar dentro de até 72 horas prévias ao embarque
  • Certificado de vacinação: obrigatório, com QR code; deve completar a imunização no mínimo 14 dias antes da viagem – veja como emitir
  • Aplicativo Ehteraz: baixar e cadastrar até 12 horas antes do embarque e emitir a autorização de viagem; no Qatar, comprar chip da Ooredoo ou Vodafone, obrigatórios para usar o app on-line – Android, iPhone ou navegador web
  • Visto: não exigido para viagens de menos de 30 dias
  • Passaporte: com validade mínima de 3 meses, a contar da data de chegada

Os detalhes de cada item constam no site do ministério de saúde do Qatar, o qual sugerimos acessar para esclarecer dúvidas mais específicas.

Esses requisitos de viagem a turismo para o Qatar na pandemia podem mudar de repente. Logo, recomendamos que pesquise também outras fontes, como o IATA Travel Centre, site de turismo do país, da embaixada brasileira em Doha e cias. aéreas que voam para lá, como a Qatar Airways. Todas contêm informação oficiais, confiáveis e atualizadas!

Encontrar passagens aéreas promocionais para o Qatar

Vacinas de Covid-19 para entrar no Qatar

Algumas vacinas estão aprovadas diretamente, sendo assim, basta apresentar o certificado de vacinação. Mas há outras que exigem novo teste na chegada ao Qatar. Saiba quais são:

  • Coronavac (Sinovac)*
  • Pfizer 
  • Astrazeneca (inclusive Covishield, produzida pela Fiocruz)
  • Janssen (Johnson&Johnson)
  • Moderna

*Vacinados com a Coronavac, Sinopharm e a russa Sputnik V também podem ingressar, desde que, além do PCR negativo, realizem um novo teste de antígeno na chegada de Doha. Já os viajantes imunizados com as vacinas chinesas ou a russa e depois uma terceira dose da Pfizer ou Moderna, já são considerados 100% vacinados e, por isso, não é necessário novo teste, apenas o do embarque.

Há uma tabela das vacinas aprovadas no site oficial do ministério de saúde do Qatar, que pode se atualizar, conforme analisarem outras.

Quarentena no Qatar

De forma geral, turistas totalmente vacinados não precisam fazer quarentena no Qatar, exceto nas seguintes situações:

  • Testar positivo para Covid-19 na chegada
  • Viajar com adolescente de 12 a 17 anos não vacinado, pois este deverá ficar em isolamento acompanhado de um responsável

Existem outras regras de quarentena para cidadãos ou viajantes com residência no Qatar, as quais você encontra detalhadas no site oficial do ministério da saúde do Qatar.

Voltar ao sumário

Algumas cias. aéreas que voam para o Qatar

voos diretos de São Paulo para Doha via Qatar Airways, mas se você não encontrar boas oportunidades, pode buscar outras possibilidades. Veja alguns exemplos:

  • Qatar Airways
  • Turkish Airlines
  • Ethiopian

Encontrar passagem aérea barata para o Qatar

Voltar ao sumário

Teste de Covid-19 no Qatar para voltar ao Brasil

Desde o final de 2020, o Brasil exige teste negativo de Covid-19 para retornar ao país. Portanto, você precisará fazer um até 24 horas (antígeno) ou até 72 horas (RT-PCR) antes do embarque de volta do Qatar.

O preço do teste RT-PCR de Covid-19 no Qatar é de QAR 300 (cerca de R$ 450), podendo variar conforme o laboratório. Esse valor é pago na moeda local, o rial catariano.

Recomendamos pedir indicações de laboratório no seu hotel no Qatar, para encontrar a opção que melhor se encaixe no seu roteiro.

Voltar ao sumário

Conexão no Qatar para viajar a outros países

Brasileiros com destino a outros países, como Egito, Maldivas e Dubai, podem fazer conexão no Qatar normalmente, mesmo sem vacina.

O único requisito é apresentar teste negativo de Covid-19 realizado até 72 horas antes do embarque.

Voltar ao sumário

Mais sobre a reabertura de fronteiras para brasileiros

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe

América do Sul

Ásia e Oceania

Europa

África

Encontrar promoções de passagem aérea para o Qatar

Voltar ao sumário