Situação atual do turismo no Brasil e no mundo

Post em constante atualização!

Todos esperamos pela retomada do turismo, após o rigoroso confinamento global por causa do coronavírus. Entretanto, a abertura dos países e cidades se dará aos poucos e em conformidade com protocolos de segurança, tanto nos voos quanto nos hotéis. Então confira informações nesse sentido para programar a sua próxima viagem pós-Covid-19.

Abertura das atividades turísticas no Brasil

A maioria dos destinos turísticos brasileiros está aberta e seguindo protocolos de segurança para voos, hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Como as regras variam de acordo com o estado ou município, é ideal pesquisar diretamente nas fontes oficiais do respectivo destino que você pretende visitar.

Isso também é importante porque, mesmo a vacinação contra Covid-19 tendo avançado no Brasil, pode ser que as autoridades de certos destinos adotem restrições mais rígidas, por exemplo, devido a alguma nova variante do coronavírus. Um exemplo é a ilha de Fernando de Noronha, que pelas características próprias, está sujeita a protocolos diferenciados:

Encontre promoções de passagens aéreas nacionais

Se quiser, volte à lista de opções!

Retomada do turismo pelos países mundo afora

Via de regra, os países estão flexibilizando gradualmente a abertura das atividades internas e das fronteiras. Os primeiros beneficiados são cidadãos das respectivas nações ou de blocos (como a União Europeia), pessoas com residência fixa em tais lugares ou em missão diplomática. Em um segundo momento, turistas estrangeiros se incluirão na retomada do turismo, inclusive os vacinados.

Entrada no Brasil

Brasileiros e estrangeiros viajando de avião do exterior para o Brasil deverão apresentar no embarque:

  • Comprovante de vacinação contra Covid-19 mostrando imunização completa, ou seja, ao menos 2 doses (ou 1 da Janssen), há mais de 14 dias
    • Vacinas aceitas: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Covaxin, Moderna e Sputnik-V

Brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, a partir de 2 anos de idade, que não tenham se vacinado, e outros grupos de exceção, como pessoas em viagens com fins humanitários e não vacinados por recomendação médica, podem apresentar apenas o teste negativo de Covid-19:

  • RT-PCR ou antígeno: realizado até 1 dia antes ao embarque

Crianças entre 2 a 12 de idade não vacinadas, caso estejam acompanhadas e esses acompanhantes apresentem teste negativo, elas estarão dispensadas da realização do exame. No entanto, se estiverem viajando sozinhas ou os acompanhantes apresenteram apenas o comprovante de vacinação, as crianças deverão realizar o teste de Covid-19.

Menores de 2 anos não precisam de teste nem de vacina em nenhuma hipótese.

Confira detalhes neste post sobre requisitos de entrada no Brasil.

América do Sul

Confira a situação dos países na América do Sul:

Encontre promoções de passagens aéreas para a América do Sul

Voltar ao sumário

América do Norte

Por enquanto, há restrições para turistas internacionais na América do Norte:

Encontre passagens aéreas promocionais para: Canadá e Estados Unidos

Mais sobre os Estados Unidos e visto americano

O Estados Unidos retomaram em 8 de novembro de 2021 as entrevistas presenciais para a emissão de vistos de turismo e outras categorias. Saiba mais sobre como tirar seu visto americano!

Além disso, estudantes brasileiros matriculados em cursos desde 1º de agosto de 2021 podem entrar nos EUA para intercâmbio.

Caribe

O Caribe tem sido otimista com a retomada do turismo. Confira informações sobre alguns países:

Encontre passagens aéreas baratas para o Caribe

Voltar ao sumário

Europa

A retomada do turismo no Velho Continente primeiro se restringe aos países vizinhos e selecionados de outros continentes. De modo geral, turistas residentes no Brasil por enquanto não poderão entrar na Europa, mas há exceções.

#DicaPI: planejando sua próxima viagem? Veja quanto custa fazer uma eurotrip!

Veja a situação de alguns países:

Encontre promoções de passagens aéreas para a Europa

Se quiser, volte à lista de opções!

Ásia, Oceania e Oriente Médio

Confira algumas nações:

Encontre passagens aéreas baratas para a Ásia, Oceania e Oriente Médio

Voltar ao sumário

África

Populares destinos turísticos, como África do Sul e Marrocos, começaram a retomada do turismo para estrangeiros. Veja alguns países:

Encontre passagens aéreas promocionais para a África

Voltar ao sumário

Procedimentos de segurança em voos nacionais e internacionais

Para viajar de avião após o período mais intenso de isolamento social, você precisará seguir diversos procedimentos de segurança. Atente-se, porém, que alguns variam conforme a cia. aérea, que informará você no ato da compra da passagem:

  • Medidas de distanciamento social e higienização nos aeroportos, como totens de autoatendimento, bilhete pela tela do celular e outras formas para evitar contato humano
  • Uso obrigatório de máscara durante o voo, que o passageiro deverá levar, ou seja, a cia. não fornecerá o equipamento (saiba quais são autorizadas)
  • Medição de temperatura do corpo antes do embarque, com possível restrição de passageiros com quadro de febre
  • Limpeza e higienização de bagagens e do avião, a fim de evitar a contaminação de objetos
  • Sistema de circulação de ar com filtro HEPA, que remove 99,97% das partículas
  • Protocolos sanitários especiais para a tripulação e serviço de bordo, sempre com vistas à segurança de todos
  • Eventual quarentena para estrangeiros, a depender das políticas do país de destino
  • Apresentação de teste negativo de Covid-19, realizado, em média, até 72 horas antes do embarque
  • Preenchimento de formulários de saúde, visando atestar as condições do passageiro
  • Emissão de certificado de vacinação contra Covid-19 saiba como obter o seu

Além disso, estudos já demonstraram que é seguro viajar de avião durante a pandemia.

Voltar ao sumário

Procedimentos de segurança em hotéis

Os hotéis também estão mudando protocolos para evitar o contágio do coronavírus pelos hóspedes. Desse modo, são diversas medidas, que também variam conforme o hotel, que decerto informará exatamente quais são no ato da reserva. Alguns exemplos:

  • Ocupação parcial do hotel, ou seja, os estabelecimentos não poderão ficar totalmente cheios
  • Redução da quantidade máxima de pessoas nos elevadores, para evitar aglomeração, bem como limpeza mais frequente destes
  • Uso obrigatório de máscaras dentro do hotel, também a fim de conter a disseminação de vírus
  • Limpeza e higienização das instalações em frequência maior que antes, visando à descontaminação de todas as superfícies

Entre as entidades que recomendam tais medidas para aeroportos, aviões e hotéis, destaque para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde. Tanto que, seguindo tais protocolos, os maiores resorts do Brasil já reabriram.

Voltar ao sumário

Selos de segurança e higiene para a retomada do turismo

Não só para garantir o combate ao coronavírus, como também para tranquilizar os viajantes, governos pelo mundo estão lançando selos que comprovam a adoção de medidas preventivas contra a Covid-19.

De modo geral, tais certificações se baseiam no cumprimento de protocolos de segurança e higiene, cabendo a entidades do setor de turismo, como a World Travel & Tourism Council, fiscalizar e entregar o selo a hotéis, restaurantes, aeroportos, pontos turísticos e outras áreas diretamente envolvidas na retomada do turismo.

Alguns destinos que implantaram selos de segurança:

  • Portugal (Clean & Safe)
  • Turquia (Safe Tourism Certification)
  • Aruba (Aruba Health & Happiness Code)
  • México (Safe Travel)
  • Espanha (Responsible Tourism)

Selo de segurança no turismo nacional

O Ministério do Turismo também lançou uma iniciativa nesse sentido: o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. O objetivo é se certificar de que todo o setor está seguindo medidas eficientes de combate ao coronavírus. Dessa forma, a retomada do turismo será mais segura, tanto no aspecto prático quanto no psicológico, já que os viajantes saberão que os locais são devidamente higienizados.

Aqueles interessados em aderir ao selo devem se cadastrar no site oficial do Ministério do Turismo e seguir as orientações.

Além deste, há selos criados por hotéis e outras entidades do setor de turismo, todos com vistas a orientar e garantir a execução de medidas preventivas ao contágio de Covid-19.

Voltar ao sumário

Os comentários estão desativados.