Portugal reabre as fronteiras para turistas brasileiros: veja os requisitos de entrada

torre de belém em lisboa

Portugal reabre fronteiras para turistas brasileiros | Foto: Pixabay

Portugal abriu as fronteiras para turistas brasileiros a partir de 1º de setembro. Confira todos os protocolos de biossegurança e requisitos de entrada:

Protocolos de reabertura das fronteiras de Portugal

Anote os requisitos para turistas brasileiros entrarem em Portugal, cujas fronteiras foram reabertas em publicação do governo valendo a partir de 1º de setembro de 2021:

  • Teste negativo de Covid-19: RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque ou antígeno realizado até 48 horas antes do voo – pode ser em português
  • Formulário de viajante: preenchimento obrigatório – acessar documento
  • Seguro-viagem: obrigatório – faça uma cotação
  • Passaporte: com validade mínima de 3 meses a partir da data de retorno da viagem – saiba como tirar o seu

Crianças de até 12 anos não precisam apresentar teste negativo. Não é necessário ser vacinado contra Covid-19.

Devido à pandemia e o dinamismo da situação, em que as regras podem mudar a qualquer momento, acompanhe também o site oficial de turismo de Portugal para obter informações sempre atualizadas.

Esclarecimento sobre certificado de vacinação contra Covid-19

Embora Portugal tenha anunciado a validade do certificado de vacinação contra Covid-19 brasileiro, emitido pelo ConecteSUS, tal documento ainda não vale para a entrada no país. Isso porque uma das condições é a reciprocidade, ou seja, o Brasil também deve aceitar que viajantes de Portugal entrem aqui apresentando o certificado de vacinação português. Como as autoridades brasileiras ainda não reconheceram, os requisitos para viagem seguem os mesmos, que de fato são bem simples, conforme listado logo acima.

O esclarecimento está disponível na página do Facebook da Embaixada de Portugal em Brasília, na qual publicaram um vídeo explicando.

#DicaPI: confira dicas práticas antes de visitar Portugal!

Encontrar passagens aéreas promocionais para Portugal

Voltar ao sumário

Protocolos sanitários em Portugal

Algumas medidas preventivas contra o coronavírus adotadas no país:

*Tipos de testes aceitos e a frequência de realização:

  • RT-PCR (ou teste NAAT similar), realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação
  • Teste rápido de antígeno (TRAg), verificado por entidade certificada, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação
  • Teste rápido de antígeno (TRAg), na modalidade autoteste, nas 24 horas anteriores à sua apresentação, na presença de profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a realização e o respectivo resultado
  • Teste rápido de antígeno (TRAg), na modalidade autoteste, no momento, à porta do estabelecimento ou do espaço cuja frequência se pretende, com a supervisão dos responsáveis

Veja no site Visit Portugal outros protocolos vigentes no país na época da sua viagem, para ter certeza de acessar as informações mais atualizadas.

Vacinação contra Covid-19 em Portugal

Em 1º de setembro de 2021, quando o país reabriu as fronteiras para turistas do Brasil, 73% da população estava totalmente imunizada contra Covid-19. Já aqueles que tomaram ao menos a primeira dose ultrapassam os 80%. Decerto, o número de vacinados é um dos motivadores da reabertura de Portugal!

Voltar ao sumário

Cias. aéreas que voam para Portugal

Listamos algumas opções de companhias aéreas para visitar o país português:

  • LATAM
  • TAP Air Portugal
  • Azul
  • Gol

Encontrar passagens aéreas promocionais para Portugal

Voltar ao sumário

Teste de Covid-19 em Portugal para voltar ao Brasil

Desde o final de 2020, o Brasil exige teste negativo de Covid-19 para retornar ao país. Portanto, você precisará fazer um até 24 horas (antígeno) ou até 72 horas (RT-PCR) antes do embarque de volta de Portugal. Peça no seu hotel indicações para fazer seu teste!

É possível fazer teste gratuito de Covid-19 em Lisboa, saiba como!

Encontrar passagens aéreas promocionais para Portugal

Voltar ao sumário

Situação de outras fronteiras para brasileiros

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe

América do Sul

Ásia e Oceania

Europa

África

Encontrar passagens aéreas promocionais para Portugal

Voltar ao sumário