Home > Dicas de viagem > Como é voar de São Paulo para Bangkok pela Air China

Como é voar de São Paulo para Bangkok pela Air China

Em julho de 2018, publicamos uma promoção imperdível para a Ásia com passagens a R$ 2.111,00, ida e volta, incluindo taxas, na classe econômica. Logo, compramos a nossa e voamos de São Paulo para Bangkok, capital da Tailândia, pela cia aérea Air China.

Quer aproveitar essas oportunidades? Fique de olho em nosso aplicativo, que  te notifica a cada nova promoção, em tempo real. Ele é gratuito!

Desde o início, o principal intuito era relatar a nossa experiência por completo, do check-in ao retorno ao Brasil. Então aproveite! Afinal, todos os detalhes sobre como é voar pela Air China de São Paulo para Bangkok estão aqui!

Para ir direto a algum trecho da viagem, é só clicar no respectivo link:

Sobre o voo de São Paulo para Bangkok pela Air China

Essa foi a nossa primeira experiência de viagem pela Air China e estávamos ansiosos para saber como seria. Embarcamos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo ao Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi.

Até chegarmos ao nosso destino final, faríamos 2 conexões: uma em Frankfurt, na Alemanha, outra, em Pequim, na China. Por isso, o nosso primeiro trecho foi feito pela cia. aérea Lufthansa, que é alemã.

Mas por que embarcamos por outra empresa diferente da que compramos as passagens? Isso acontece porque a Air China e a Lufthansa são membros da Star Aliance, uma aliança de cias. aéreas pelo mundo. Aqui no Brasil, a Avianca é uma das companhias participantes. Para saber mais, visite o site oficial da Star Aliance.

Check-in na Air China

Check-in air china lufthansa são paulo bangkok

Fizemos o check-in on-line

Antes da viagem, com 48 horas de antecedência, a Lufthansa nos enviou um e-mail informando sobre a abertura do check-in. Fizemos o check-in on-line, foi muito fácil. Foi necessária apenas a inserção de informações básicas e essenciais, como nome e sobrenome e número do passaporte. Após o preenchimento dos dados pessoais, fomos migrados para a tela da escolha dos assentos.

#DicaPI: para ter mais opções de assento disponíveis, faça seu check-in assim que ele for aberto. Os voos internacionais abrem o check-in 48 horas antes do embarque.

Check-in do primeiro trecho finalizado, recebemos o bilhete eletrônico também por e-mail. Você pode imprimir, baixar o arquivo para o seu celular ou utilizar o documento diretamente do aplicativo da Lufthansa.

Já no aeroporto de Guarulhos, fomos despachar as malas. Nosso bilhete deu direito a levar 1 mala de mão, de até 8 kg, e despachar 1 mala de até 23 kg. Como já estávamos com o check-in feito e bilhetes em mãos, pegamos uma fila menor.

Outra vantagem de antecipar o check-in é que se reduzem as chances de extravio de bagagem. Isso porque a cia. aérea tem mais tempo para transportar suas malas até o avião.

Mesmo com 2 conexões, nos informaram que as malas seriam retiradas somente no destino final, Bangkok. Esse, geralmente, é o padrão. Porém vale solicitar tal informação no ato do despache das bagagens.

#DicaPI: você sabe a diferença entre voo direto, conexão e escala?

Voo de São Paulo para Frankfurt pela Lufthansa

Embarque e amenidades

No horário exato, a Lufthansa iniciou o embarque, de forma organizada. Portanto, saímos de São Paulo sem atrasos. A aeronave em que viajamos foi a Boeing 747-8, modelo que comporta 364 passageiros, incluindo todas as classes. Na econômica, são 244 assentos nas disposições 3 x 4 x 3.

Viajamos em período noturno, saindo de Guarulhos às 18h45, pontualmente (horário de Brasília). Ao todo, foram 11h de voo até Frankfurt, chegando às 10h15 (horário local).

#DicaPI: leia estas dicas de passatempo em viagens longas de avião!

Em cada poltrona havia uma coberta e um pequeno travesseiro. O espaço, para uma economy class, era bem ok! O mesmo vale para a inclinação do assento.

Entretenimento

Entretenimento voo lufthansa

Títulos diversos e em vários idiomas

Para entreter, opções de filmes para todos os gostos, disponíveis em 10 idiomas, como português, inglês e alemão. Os títulos eram relativamente novos, de 2016 e 2017, em sua maioria. Uma de nossas escolhas foi o filme “O bebê de Bridget Jones”, lançado em 2016.

Também há desenhos animados, músicas e até videoaula de meditação. No geral, achamos o serviço de entretenimento ótimo e de fácil manuseio. Por isso, aprovado! A cia. aérea parceira da Air China disponibilizou até um fone de ouvido, que foi recolhido antes do pouso.

Ainda sobre o entretenimento, vale levar um carregador portátil, já que não há entrada USB para cargas de celulares, tablets e afins. Sendo assim, atenção com a bateria do seu aparelho!

Refeições

Jantar lufthansa são paulo para bangkok

Jantar no voo de São Paulo para Frankfurt

Para comer, havia 2 tipos de refeições. Pedimos o prato servido com frango, ervilhas e purê, acompanhado de salada, pão francês e, para sobremesa, arroz doce. A outra opção era um prato com peixe. Para beber, havia água, chá, suco, vinho e até cerveja.

A segunda refeição foi uma espécie de café da manhã, com omelete, batatas cozidas e tomate. Para acompanhar, uma salada de fruta e pãozinho. Para beber, suco, água e café.

Vale lembrar que pessoas diabéticas ou vegetarianas podem solicitar menu especial. Contudo, deve-se fazer isso logo no check-in.

Achamos o serviço de bordo muito bom, pois os comissários falavam em português, inglês e alemão, sempre simpáticos e solícitos.

O desembarque no aeroporto de Frankfurt foi tranquilo e organizado. E vale dizer que a estrutura é bem grande, por isso tivemos de pegar um trem interno para o terminal do voo seguinte. A próxima etapa da viagem de São Paulo para Bangkok seria uma voo até Pequim. Para tal, aguardaríamos por 4 horas.

Voo de Frankfurt para Pequim pela Air China

Check-in, embarque e amenidades

Classe econômica air china é boa

Assentos na classe econômica da Air China

Enquanto esperávamos o voo até Pequim, nos informaram que o check-in dos próximos trechos seria feito no balcão. Para a nossa sorte, conseguimos pegar os 2 próximos bilhetes (de Frankfurt a Pequim; e de Pequim a Bangkok). Isso trouxe certo alívio. Toda a conversa foi feita em inglês, mas de forma muito tranquila, mesmo para quem não é fluente.

O próximo avião já seria da própria Air China. Quanto a isso, vale dizer que o check-in on-line dessa cia. área não funcionou (outros passageiros também relataram que não conseguiram). Desse modo, foi necessário fazê-lo presencialmente. Ponto negativo!

Assim como o da Lufthansa, o embarque da Air China ocorreu pontualmente. Decolamos em um Boeing 777-300ER, mesmo modelo que inaugurou a rota entre a Ásia e o Havaí!

Ao todo, são 338 assentos, destes, 262 na classe econômica. A disposição das poltronas era 3 x 4 x 3. Em cada uma havia uma coberta e um travesseiro.

#DicaPI: entenda as diferenças entre as classes no avião: executiva, econômica, econômica premium e primeira calsse.

A duração do voo de Frankfurt a Pequim foi de 9h. Por isso, a cia. aérea serviu 2 refeições durante o voo.

Refeições

Comida na air China

Refeição na Air China

Para começar, as aeromoças ofereceram água e café. A nossa escolha foi o café, junto com um saché de leite em pó. Em seguida, 2 opções de “almoço”, uma de frango e outra com peixe. Escolhemos o frango, que veio com arroz, saladinha, pão e bolo de sobremesa.

Após algumas horas, fizemos mais uma refeição, que foi uma espécie de macarrão xadrez. Para acompanhar, salada de repolho, pão e frutas.

Sobre isso, é importante ressaltar que os pratos são preparados de acordo com a culinária chinesa. Sendo assim, caso tenha alguma restrição quanto ao modo de preparo, por exemplo, o arroz mais grudadinho, leve um lanche!

Entretenimento

Entretenimento air china viagem para Bangkok

Sistema de entretenimento não funcionou

Agora, uma parte, digamos, complicada, de voar pela Air China: o entretenimento. Isso porque, além de só ter opções em inglês, chinês e francês, não funciona bem. Pelo menos na nossa aeronave, o touch da tela estava com problema em alguns assentos. Assim, não conseguimos sequer navegar pelos filmes. Já outros passageiros conseguiam mexer normalmente.

Nesse caso, explique a situação e peça para os comissários de bordo te realocarem para uma poltrona vaga (se houver). Você também pode, ainda em casa, baixar filmes e séries em seu aparelho eletrônico. Mas lembre-se de que não há carregador USB para o celular nesse avião da Air China. Por isso, a escolha certa mesmo é levar um livro!

#DicaPI: uma das vantagens de levar passatempos para o voo é o combate à ansiedade e ao medo de avião.

Apesar do problema com o sistema de entretenimento, fomos muito bem atendidos. Chegava a hora da última etapa da viagem de São Paulo para Bangkok: voo de Pequim até Bangkok.

Precisa de visto para conexão na China?

Visto para a China aeroporto de Pequim

Brasileiros não precisam de visto para conexão em Pequim

A resposta é: depende do tempo e da cidade que desembarcará. Assim, vamos considerar a capital chinesa, onde fizemos a conexão na viagem de São Paulo para Bangkok. E a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto por até 6 dias para conexão em Pequim.

Isso significa que se você chega à China para seguir de lá até outro país, pode ficar tranquilo. As autoridades chinesas liberarão sua estadia assim que apresentar o bilhete para o próximo voo. Com a gente, lembra que emitimos ainda em Frankfurt?

O prazo de isenção de 6 dias para visto de trânsito na China também vale para Xangai, Tianjin e Hebei. Em outras localidades chinesas, a média de tempo que brasileiros podem ficar é de até 3 dias. Mas vale pesquisar cada caso.

#DicaPI: embora seja comum associar visto somente com o americano, diversos países o exigem para a imigração. Por isso, pesquise no site do Itamaraty a lista atualizada das nações que pedem esse documento dos brasileiros.

Voo de Pequim para Bangkok pela Air China

Check-in e embarque

Desembarcamos no Aeroporto Internacional de Pequim rumo ao Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi. Nossa conexão seria de apenas 2 horas, portanto fomos rápidos! Ao chegar em um aeroporto pela primeira vez, o ideal é buscar logo o caminho para o terminal do próximo embarque. Desse modo, se evitam transtornos e sustos.

Houve um pequeno atraso, cerca de 15 minutos, nada demais. Da capital chinesa à capital tailandesa, seriam 5h de viagem. A aeronave, dessa vez, não tinha porte internacional, logo um avião doméstico, menor, sem sistema de entretenimento.

#DicaPI: entenda o que fazer em casos de voo atrasado, cancelamento e overbooking, de acordo com a Anac.

Embarcamos em um modelo Boeing 737-800, com capacidade para 156 passageiros, sendo 147 na classe econômica. Em cada poltrona, assim como nos trechos anteriores, havia uma coberta e um travesseiro. A disposição era 3 x 3.

Refeições

Após um pequeno tempo da decolagem, foram servidos café, suco e água. Em seguida, opções de refeições com frango ou peixe. E você deve estar se perguntando: não há carne vermelha em serviço de bordo internacional? Há! Porém isso dependerá da cia. aérea e destino, visto que a culinária varia de acordo com a cultura local.

E depois de praticamente 2 dias de viagem, chegamos a Bangkok e fomos curtir tudo que essa cidade tem a oferecer! Fique de olho, porque, em breve, vamos contar para você sobre o nosso roteiro de 5 dias pela capital tailandesa!

Vale a pena viajar de São Paulo para Bangkok pela Air China?

Agora, a pergunta que não quer calar: vale a pena voar para Bangkok pela Air China? Sim! Mesmo com alguns problemas, como o check-in e entretenimento, fomos bem atendidos em todos os voos.

O item check-in, vale dizer, também não funcionou de forma on-line no nosso retorno. Assim, chegamos mais cedo ao aeroporto de Bangkok e fizemos no balcão (novamente outros passageiros relataram o mesmo problema). Todavia, a Air China é boa de modo geral.

Voo lufthansa São Paulo para Bangkok

Também voamos de Lufthansa na volta

A volta ao Brasil foi parecida com a ida: 2 voos pela Air China e 1 pela Lufthansa. E, sobre a Lufthansa, podemos dizer que foi o ponto alto! Como ambas fazem parte da Star Aliance, tivemos a oportunidade de voar por essa cia. aérea também, acumulando mais experiências e pontos!

Então, querido seguidor, não deixe de viajar só porque não conhece a cia. aérea ofertada. Vá e viva! Descubra coisas novas e se abra para as novidades! Claro, conte com a gente para te ajudar nessa! Temos até uma seção exclusiva de dicas de voos e aviões.

Gostou do nosso conteúdo sobre a Air China? Conte pra gente, nos comentários, qual foi a sua experiência com a empresa. Nos siga também no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Bora viajar!