Home > Dicas de viagem > Como fazer check-in on-line ou no aeroporto antes de viajar

Como fazer check-in on-line ou no aeroporto antes de viajar

Nós, do Passagens Imperdíveis, temos muito orgulho em saber que compartilhar promoções de passagens aéreas permite que pessoas como você embarquem em um avião pela primeira vez na vida. E como os primeiros passos nesse mundo das viagens podem causar certa insegurança, mostramos como fazer check-in on-line ou no aeroporto e em voos nacionais e internacionais. Assim, você vai embarcar com tranquilidade!

#DicaPI: prestes a viajar para o exterior pela primeira vez? Siga este guia de viagens internacionais para iniciantes!

O que é check-in, afinal?

A palavra é em inglês e, em tradução livre, o significado de check-in é “dar entrada, confirmar presença ou, ainda, apresentar-se”. E é exatamente isso que você fará no dia da sua viagem. Veja só:

  1. Você comprou a passagem (fez a reserva);
  2. O próximo passo é confirmar sua presença (check-in);
  3. E depois embarcar (apresentar-se)!

O check-in é obrigatório em todas as viagens de avião, tanto em voo internacional quanto nacional. Esse procedimento consiste em apresentar o número da reserva e seus documentos para emitir o cartão de embarque, o qual possibilitará seu ingresso efetivo na aeronave do seu voo.

É no momento do check-in, ainda, que você poderá validar a escolha do assento, efetuada no momento da compra do bilhete; ou, então, caso ainda não o tenha feito, selecionar o número da poltrona na qual sua viagem será realizada.

Como fazer check-in?

Existem três maneiras de se fazer o seu check-in e são elas:

  1. Check-in online: nesse modo você simplesmente acessa o site ou aplicativo da companhia aérea do seu voo e acessa a área de check-in para validar os dados. Porém fique atento ao prazo para poder fazer seu check-in online.
  2. Check-in no toten de autoatendimento: no aeroporto do seu voo, dirija-se a um totem e informe os dados de seu documento e dados da compra de sua passagem para poder imprimir seu bilhete de embarque.
  3. No balcão da companhia aérea: se você ainda está receoso em realizar o procedimento sozinho basta se dirigir ao balcão da companhia aérea do seu voo e apresentar os documentos solicitados, assim a atendente irá realizar o seu check-in para a emissão do seu bilhete de embarque.

Agora que você sabe o que é check-in, e as três maneiras mais comuns de se realizar o procedimento, confira um pouco mais sobre cada uma e escolha a que for mais fácil e prática para você:

Qual a documentação necessária para o check-in?

Além do número da passagem, é necessário fornecer seus dados pessoais em todos os procedimentos de check-in. Cada empresa tem seu próprio formulário que, além do número de um documento pessoal, pode pedir para informar nome da mãe, telefone de um conhecido para casos de emergência ou se você possui alguma deficiência.

Em se tratando de viagem internacional, a cia. aérea solicitará, ainda, o passaporte válido, além do visto de entrada no país de destino, se for o caso.

CNH digital em voos nacionais

Você pode apresentar a CNH digital ao fazer check-in/embarcar no aeroporto em voos nacionais. Para emitir a sua, basta seguir o passo a passo no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O serviço é gratuito, mas é necessário que sua CNH tenha o QR Code, isto é, emitida após maio de 2017. Se não for o caso da sua carteira, basta pedir uma nova via ou renová-la – isso sim tem custo adicional, conforme estabelecido pelo Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado.

Quanto tempo antes se deve fazer check-in?

Apesar de cada companhia aérea ter as próprias regras, de uma maneira geral pode-se fazer check-in a partir de 48 horas antes do voo. De toda forma, o ideal é seguir as instruções passadas pela própria empresa ao comprar sua passagem.

Como fazer check-in on-line

Fazer check-in pela internet permite que no dia da viagem você vá diretamente para o portão de embarque, na eventualidade de não possuir bagagem a ser despachada. Caso tenha mala para despachar, é só ir até o balcão da companhia e deixá-la lá. Geralmente as companhias aéreas possuem uma fila específica (e mais rápida) para quem já fez check-in e precisa apenas despachar a bagagem.

#DicaPI: falando em despachar as malas, você já conhece as novas regras de bagagem nos aeroportos?

Há duas formas mais comuns de se fazer check-in on-line: pelo site ou pelo aplicativo da companhia aérea.

Check-in pelo site

Basta acessar o site da companhia e procurar pela opção “Check-in”, que geralmente está bem visível.

Lembre-se de que, neste momento, você precisará estar com o número localizador da reserva e com um documento oficial em mãos, já que essa será uma das informações requeridas. Além disso, é possível encontrar os dados da sua viagem mediante o fornecimento de informações alternativas, como CPF, número de e-ticket, etc.

Em seguida, basta preencher todas as informações requeridas pela cia. aérea e pronto! O site vai gerar um arquivo, equivalente ao seu cartão de embarque, arquivo esse que poderá ser apresentado em sua versão digital ou em sua versão impressa, no momento do ingresso na sala de embarque do aeroporto/ingresso na aeronave ou da entrega das bagagens no balcão da companhia aérea.

Veja alguns exemplos:

App Latam check in online

Tela exibida no check-in on-line pelo site da Latam

Dica extra! Como mostramos a tela de check-in da LATAM, que tal você assistir o review de um voo na classe executiva, além de um tour completo pela sala VIP desta companhia aérea, no aeroporto de Guarulhos/SP?

Como fazer check-in online pelo site da Gol

Tela exibida no check-in on-line pelo site da Gol

Check-in pelo app

Uma das maneiras mais simples de se fazer check-in é utilizando o aplicativo da companhia aérea que você escolheu para viajar.

Para fazer o check-in, é fácil: baixe o app da empresa, informe os dados necessários (como localizador da reserva e documento oficial com foto) e pronto!

Depois de tudo preenchido, o aplicativo vai gerar um cartão de embarque virtual. Salve em seu celular e apresente no momento do embarque.

Check in Azul on-line pelo App

Tela exibida no check-in on-line pelo app da Azul

Meios alternativos de fazer check-in

Uma coisa bacana é que as companhias estão dando um show de criatividade e tentando facilitar bastante a nossa vida (e a delas). Veja dois exemplos que saem do tradicional:

Check-in no aeroporto

Você pode tanto optar pelo procedimento com a ajuda de um funcionário da companhia aérea quanto fazer por conta própria em uma máquina de autoatendimento. Acompanhe abaixo as orientações.

Check-in no balcão da companhia aérea

Se você não gosta ou não se familiarizou muito com o mundo on-line, não se preocupe! Basta ir até o balcão da sua companhia aérea no aeroporto com pelo menos uma hora de antecedência do horário do seu voo. O check-in será todo feito por um funcionário da empresa.

Aqui, novamente vale lembrar que é preciso apresentar um documento oficial com foto; além de passaporte e visto de entrada no país de destino, a depender da situação, e no caso de se tratar de voo internacional. 

Check-in no toten (máquina de autoatendimento)

Outra forma de fazer check-in no aeroporto é ir até algum toten de autoatendimento. Essas máquinas geralmente ficam bem ao lado das filas de check-in.

Para utilizá-las, você vai precisar das mesmas informações das opções anteriores: número da reserva (ou outra informação alternativa a respeito do seu itinerário/viagem) e um documento oficial com foto.

Aqui você também vai preencher seus dados. Ao final do procedimento, o toten vai imprimir automaticamente seu cartão de embarque e – se necessário – os comprovantes da bagagem a ser despachada.

Se tiver dificuldades no meio do caminho, basta pedir ajuda para algum funcionário da sua companhia aérea.

Mas e como fazer check-in em voo internacional?

É só seguir o mesmo procedimento explicado anteriormente! As únicas diferenças são quanto à antecedência com que se pode fazer o check-in (que depende de cada empresa) e ao documento a ser apresentado, que nesse caso será o passaporte, além do visto de entrada no país de destino, a depender da sua viagem.

Além disso, a depender do destino que será visitado, é possível que a companhia aérea lhe solicite a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação.

Suponhamos que você esteja viajando para um país que exige, para ingresso em seu território, a comprovação da imunização contra a febre amarela. Numa situação como essa, é dever da cia. aérea, ainda no aeroporto de origem, conferir se a exigência está sendo atendida pelo passageiro e, em caso negativo, impedi-lo de embarcar evitando, assim, problemas no ingresso no país de destino.

Tem dúvidas sobre o Certificado Internacional de Vacinação? Explicamos tudo – e mais um pouco – no post em nosso site! Clique aqui e confira!

De resto, o processo é o mesmo e você pode fazê-lo on-line (pelo site ou app) ou no aeroporto (no balcão ou toten de autoatendimento).

#DicaPI: não deixe para última hora, emita o seu passaporte nacional seguindo só 7 passos simples!

Essas foram nossas dicas para você que vai viajar pela primeira vez! Ainda tem alguma dúvida? Conta ela aqui nos comentários que vamos tentar te ajudar!