Home > Dicas de viagem > Como tirar seu passaporte brasileiro em apenas 7 passos!

Como tirar seu passaporte brasileiro em apenas 7 passos!

Está pensando em como tirar passaporte brasileiro, mais ainda está em dúvida se vale a pena o investimento? Ou, você quer muito emitir o documento, mas não sabe por onde começar o processo? Fica com a gente que vamos te ensinar a ter o seu passaporte em apenas 7 passos!

O brasileiro está viajando cada vez mais para fora do país e prova disso é que, de acordo com um levantamento do Banco Central, mesmo com a crise, em 2016, nós brasileiros gastamos 14,5 bilhões de dólares em viagens internacionais. 

Sim, é possível viajar para países do Mercosul munidos apenas de Carteira de Identidade, mas saber como tirar passaporte nos permite alçar voos maiores. Sem contar que já ter alguns carimbos nos ajuda na hora da imigração em outros países que não sejam nossos vizinhos.

Como um dos assuntos mais pedidos pelos nossos leitores do Passagens Imperdíveis é justamente de como tirar passaporte, hoje vamos falar sobre todo o processo que envolve tirar o documento. E com uma novidade: ao longo de 2018, retirar o documento vai ficar ainda mais fácil e menos burocrático!

O que é preciso saber antes de tirar passaporte

Segundo a própria Polícia Federal são apenas 7 etapas que separam você do seu passaporte para o mundo (desculpem, o trocadilho foi irresistível, rs). Atualmente (FEV/2018).

Tirar um passaporte custa R$275,25 (257 reais e 25 centavos) e o documento tem validade de 10 anos para pessoas acima de 18 anos e para os menores dessa idade a validade do documento varia entre 1 e 5 anos.

Uma coisa que facilita muito é que a maior parte do processo de solicitação do passaporte é online e feita pelo site da Polícia Federal, já a outra parte é feita no posto de atendimento da própria PF devidamente escolhido por você (vamos chegar nessa parte, calma).

Como o documento não fica pronto na hora, é muito importante que você se organize com antecedência e, caso já tenha comprado a passagem, que solicite seu passaporte com tempo hábil até a viagem.  Esse processo pode levar até mais de um mês.

Mudanças na solicitação do passaporte brasileiro

Em 2018 obter o tão sonhado passaporte vai ficar mais simples, pois menos documentos serão exigidos ao longo do processo. Anunciada pelo Governo Federal em dezembro de 2017, a medida deve reduzir gastos e nos poupar tempo.

Na prática, o que muda é que alguns documentos exigidos atualmente estarão em uma base de dados online, sendo possível que o agente federal acesse no momento do atendimento.

Isso quer dizer que o cidadão não terá mais que apresentar os seguintes itens: comprovante de quitação eleitoral, de serviço militar (no caso dos homens) e o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU.

Mas atenção: a mudança será gradual e só será válida para todo o Brasil no final de 2018. Então fique de olho nos documentos exigidos no momento em que você for tirar passaporte.

Vamos ao que interessa! Agora veja os 7 passos para obter seu passaporte:

Como tirar passaporte brasileiro em 7 passos!

1 – Separar os documentos


A primeira etapa será reunir todos os documentos exigidos. A lista é um pouco extensa, mas não desanime, pois todos os documentos são fáceis de se ter à mão. Se preferir, pode conferir a lista completa aqui, mas de uma maneira geral, os documentos exigidos são:

Documento de identidade oficial com foto

aqui serve carteira de motorista (desde que acompanhada de outro documento original que comprove seu local de nascimento), um passaporte antigo, carteira de trabalho ou carteira de identidade.

Lembrando que o RG pode ter no máximo 10 anos! Não é uma regra muito conhecida, mas órgãos públicos e até companhias aéreas costumam não aceitar o documento após essa validade.

Quem já tiver alterado o nome por qualquer motivo que seja também precisa levar os documentos que comprovem essa mudança.

Certificado de reservista

Os homens com idades entre 19 e 45 anos precisam levar o documento de quitação com Serviço Militar obrigatório.*

Título de eleitor e comprovantes da última eleição

Além do título de eleitor, é preciso levar os comprovantes da última eleição (primeiro e segundo turno, se houve). Se por acaso você perdeu, jogou fora ou simplesmente não sabe onde estão esses comprovantes, no site do Tribunal Superior Eleitoral você pode emitir a Certidão de Quitação Eleitoral. É fácil e grátis.*

A finalidade de apresentação do título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição (ou Certidão de Quitação Eleitoral), é a de demonstrar que sua situação encontra-se regularizada perante a Justiça Eleitoral.

Assim, estando em conformidade neste ponto, a sua Certidão de Quitação Eleitoral será apresentada da seguinte maneira:

Certidão de Quitação Eleitoral - Como tirar passaporte

Passaporte antigo

Se você está tirando um novo passaporte, saiba que precisa levar o antigo para que ele seja cancelado. Se tiver vistos válidos, ele lhe será devolvido (mas ainda assim precisa levá-lo!).

CPF

Os maiores de 18 anos também precisam levar o CPF.

Documentos necessários para menores de 18 anos

Menores de 18 anos precisam da autorização de ambos os pais ou responsáveis. No site da Polícia Federal você pode encontrar vários modelos de autorização e com certeza um deles vai se encaixar no seu caso.  

Para crianças menores de 12 anos é preciso levar a certidão de nascimento. E se for menor de 3 anos deve levar uma foto 5×7 recente!

* Documentos que deixarão de ser exigidos ao longo de 2018.

2 – Requerer passaporte


Estamos agora na segunda etapa, que é solicitar o passaporte no site da Polícia Federal.

Depois de conferir se possui todos os documentos, você precisa apenas acessar o site da PF e clicar em requerer passaporte. Nesse momento vai aparecer uma tela com um formulário online: basta preenchê-lo com seus dados pessoais como nome, data de nascimento, nome dos pais, cidade em que nasceu e etc.

Como tirar passaporte brasileiro

 

Após preencher todos os campos, não deixe de conferir se todas as informações estão corretas e certifique-se de que não há erros de digitação antes de ir para a próxima tela.

 

Tela para solicitar passaporte brasileiro

 

Ao final desse processo será gerado um boleto, que é a Guia de Recolhimento da União (GRU). Salve esse documento, pois você vai precisar dele!

3 – Pagar a Guia de Recolhimento da União

Lembra que falamos para você guardar a guia? Então, ela é nossa terceira etapa! A Guia de Recolhimento da União pode ser paga pela internet, em um caixa eletrônico ou até na boca do caixa. Agora é só esperar entre 24 e 72 horas para seguir para a próxima etapa.

4 – Agendar o atendimento

Depois que o pagamento da GRU for compensado, você precisa ir novamente até o site da PF e clicar em Agendar Atendimento. Nesse momento você vai colocar a cidade e o estado onde deseja ser atendido e surgirá na tela uma lista com os postos da PF na sua região.

Em seguida aparecerá um calendário com data e hora ainda disponíveis para atendimento. É só escolher a data e horário e pronto! Atendimento agendado!

Aqui vale uma dica: se você mora em uma região em que há mais de um posto de atendimento, verifique as datas disponíveis em todos eles. Eu, por exemplo, moro em Campinas e olhei tanto o posto da Polícia Federal aqui na minha cidade, quanto em São Paulo e Guarulhos.

Resultado: em Guarulhos tinha horário para a semana seguinte, enquanto o de Campinas havia apenas para o próximo mês! Ah! Não esqueça de imprimir o comprovante de agendamento, pois você precisará dele no dia do atendimento.

5 – Atendimento presencial no posto da Polícia Federal

Nessa etapa você vai se deslocar até o posto da Polícia Federal que escolheu lá no agendamento. Também vai levar todos os documentos necessários, o passaporte antigo (se você tiver um) e vê se vai bem bonito e garboso para ficar bem na foto!

Essa é a hora de tirar foto para o documento. Mas fique tranquilo, já que a foto de passaporte é um pouco menos formal que as fotos de outros documentos.

6 – Consultar andamento

Na sexta etapa você vai consultar o andamento do seu passaporte. Para isso é só entrar no site da PF e clicar em Consultar Andamento e ficar de olho na previsão da data de entrega do documento.

7 – Retirar passaporte

Na data prevista é só voltar  ao posto de atendimento da Polícia Federal e retirar o passaporte. Atenção! Você deve ir pessoalmente e levar um documento original com foto! Se não buscar seu passaporte em um prazo de 90 dias ele será cancelado, mas acho que você não vai esperar 90 dias, né?! 😁

Agora que você sabe como tirar passaporte e está com ele em mãos é só comprar a sua passagem aérea e começar a viajar e seguir as nossas dicas de viagem! Vamos?! Aproveite e siga nossas dicas no nosso canal do Youtube!