Home > Dicas de viagem > Países que não exigem passaporte para a entrada de brasileiros

Países que não exigem passaporte para a entrada de brasileiros

Pensando em fazer a sua primeira viagem internacional? Então, a notícia é boa! Há, bem do ladinho do Brasil, países que não exigem passaporte para que a viagem aconteça.

Sim! Sabemos que muitos de vocês sonham em embarcar para o exterior, mas ainda têm receio em relação à cultura de um novo destino ou uma outra língua que não seja o português, por exemplo.

Pensando nisso, além de falar sobre os documentos que irão substituir o passaporte brasileiro, vamos te contar um pouco sobre cada um desses cantinhos que têm o espanhol como língua oficial (dá bem pra se virar bem, garantimos).

Quer mais um bônus? Todos estão a poucas horas do Brasil e os voos são curtos!

Países que não exigem passaporte: documentos e dicas

Esteja com o RG em dia!

Todos os países que fazem parte do Mercosul permitem que brasileiros entrem no país utilizando apenas a carteira de identidade como documento oficial.

No momento de passar pelo agente imigratório, você só precisará apresentar o seu RG e pronto! Simples assim!

Mas também é preciso atenção, pois mesmo que o passaporte não seja uma exigência, existem algumas regrinhas: apenas o RG é aceito como documento oficial (CNH, Carteira de Trabalho ou Registro de Nascimento não serão aceitos).

Lembrando que o documento precisa ser “novo”, já que o RG deve ter sido expedido há menos de 10 anos, além de estar em bom estado de conservação.

Então pegue a sua carteira de identidade e confira a data de emissão. Se ela tiver vencida, procure os postos de emissão da sua cidade e peça informação sobre valores e prazos. Não deixe para a última hora, de modo a evitar o risco de a nova RG não chegar antes da data da viagem.

Ah! Não se esqueça de verificar se há ou não necessidade de vacina contra a Febre Amarela! Já mostramos como obter gratuitamente o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia!

#DicaPI: aqui, vamos abordar viagens em que não há conexão em países que exigem passaporte, ok? Fiquem atentos (as)!

Conheça os países onde brasileiros não precisam de passaporte

Bora saber quais países não exigem passaporte para nós, brasileiros? Leia um pouco sobre cada um deles e sonhe! Esse pode ser o seu primeiro passo mundo afora.

Argentina

Caminito, em Buenos Aires um do países que não exigem passaporte

Caminito, em Buenos Aires. A gente ama! | Foto: Pixabay

A Argentina tem opção para todos os bolsos e gostos. Independentemente da época do ano, você encontrará atrações que lhe agradam.

Do tour gastronômico em Buenos Aires, até a neve em Ushuaia, também conhecida como o “Fim do Mundo”, por ser o ponto mais austral do nosso continente!

Bolívia

Esse país multicultural guarda tesouros, como La Paz e o incrível Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.

Visite La Paz em qualquer época do ano! Já para conhecer o deserto de sal, é bom evitar o mês de janeiro, quando chove muito.

Chile

Neve, vinho ou deserto? É só escolher o que mais lhe agrada e correr para esse cantinho incrível que é o Chile!

De janeiro a março, aproveite para conhecer os vinhedos da região. Entre junho e julho, curta um friozinho delicioso ou pratique esportes radicais na neve. Já de outubro a março, desbrave o Deserto do Atacama!

Colômbia

Das portas coloridas de Cartagena ao azul turquesa do mar nas Ilhas Rosário, a Colômbia tem muita cor, sabor e diversão. Tudo isso pertinho da gente!

Equador

Cidade de Salento, na Colômbia

As cores da cidade de Salento, na Colômbia | Foto: Pixabay

Quito, Galápagos e até um pedaço da Amazônia! Definitivamente, o Equador é o país certo para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre, como trilhas e caminhadas.

Paraguai

Nosso vizinho é um dos melhores lugares para fazer compras na América do Sul.

Esqueça aquela imagem de barraquinhas e produtos falsificados! Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero estão repletas de grandes lojas que lembram e muito os outlets americanos.

Além disso, não deixe de visitar a capital Assunção, que é belíssima, assim como o Lago Ypacaraí.

Peru

Machu Picchu, linhas de Nasca, Lago Titicaca, Lima, Cusco… o Peru é um país tão repleto de história e surpresa que não cabe em apenas uma viagem. Aproveite que você só precisa do RG em mãos e embarque para essa aventura!

Machu Picchu

Ah… Machu Picchu! | Foto: Pixabay

Uruguai

Montevidéu, capital do Uruguai

Montevidéu, capital do Uruguai

O Uruguai é um dos países mais acolhedores que já conhecemos, e ele está a apenas 2h30 de voo de São Paulo.

Em pouco mais de 2h você aterrisa em terras uruguaias e come uma parrilla deliciosa no Mercado del Puerto! Estenda a viagem até Punta del Este e Colônia do Sacramento, alugando um carro. Saiba aqui.

Dica: não saia do país sem provar algum de seus vinhos!

Venezuela

A Venezuela é um país repleto de lindas praias e é possível entrar no país apenas com o RG. Porém, nosso vizinho passa por problemas seríssimos em sua política.

Tanto que e o Itamaraty  recomenda que brasileiros evitem viagens que não sejam essenciais (e o país está suspenso do Mercosul). Fique atento!

Créditos imagens: Pixabay 

Agora que você já sabe quais são os países que não exigem passaporte para a entrada de de brasileiros, comece a conhecer o mundo! Sua lista pode começar pelos nossos vizinhos e, depois que ganhar experiência, partir para voos mais distantes! Aproveite e baixe o nosso aplicativo, de graça, e receba todas as promoções de passagens aéreas em tempo real!