Home > Dicas de viagem > Guia para alugar carro no Brasil e no exterior

Guia para alugar carro no Brasil e no exterior

Dentre as melhores coisas a se fazer ao longo da vida, viajar, com certeza, estará sempre entre elas. Melhor ainda quando dá pra ficar livre para conhecer mais lugares do que esperado, dentro do destino escolhido. Neste caso, alugar carro pode ser uma ótima opção para unir conforto e liberdade!

Por isso, trouxemos para você um pequeno – e super necessário – guia sobre o que fazer para alugar carro dentro e fora do Brasil.

Fique atento e ótima viagem!

Quando alugar carro para a sua viagem?

No Brasil, alugar um carro é sempre uma boa pedida. Sendo um país com acesso quase total por rodovias, essa opção permite conhecer diversos cantinhos e cidades vizinhas do seu destino principal. Assim, você tem a liberdade de programar seus próprios roteiros e horários.

No exterior, o ideal é alugar um carro em lugares com difícil acesso a transporte público ou trens, áreas rurais ou litorâneas . Estar livre para passear pelas estradas da Europa ou rodovias como a Rota 66, nos Estados Unidos, são bons exemplos, pois a estrada faz parte do encanto da viagem.

Alô, viajante! Dicas para alugar carro no Brasil e exterior

Documentação necessária para alugar carro

No Brasil, para alugar um carro, normalmente as locadoras exigem idade mínima de 21 anos e dois anos de habilitação. É comum precisar de um valor caução, seja dinheiro ou cartão de crédito, como garantia.

Alguns países do exterior costumam aceitar somente a CNH brasileira, mas, para evitar transtornos, é sempre bom levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

A PID é emitida pelos DETRAN estaduais, que tem liberdade para especificar o valor de emissão do documento. É imprescindível ter CNH com prazo de validade vigente para garantir o documento.

A PID será aceita somente nos países que fazem parte das convenções ou acordos internacionais. Você pode consultar mais detalhes e a lista de países que aceitam a PID no site do DENATRAN.

Lembre-se: a Permissão Internacional para Dirigir não serve como documento de identificação.

Como fazer reservas

Normalmente as reservas para locação de carros podem ser feitas diretamente nos sites das companhias que prestam o serviço.

Há sites para aluguel de carros que podem facilitar o processo, a RentCars , que você pode saber mais clicando no link. Esse tipo de empresa busca veículos disponíveis em diversas locadoras e mostram comparativos de preço.

Não deixe de reservar com antecedência, evitando o risco de ficar sem  carros disponíveis, além da possibilidade de economizar mais! Quem não quer, não é?

Como funciona o Seguro Automotivo?

De contratação imprescindível, o LDW (Loss Damage Waiver) é um seguro básico que te isenta de pagar por danos advindos de colisões (a não ser quando haja franquia). Ele é utilizado nos EUA e Canadá.

Na Europa, o mesmo tipo de seguro se chama CDW (Collision Damage Waiver).

É importante também contratar seguros contra furtos (TP – Theft Protection) e contra terceiros (Liability Insurance ou Extended Protection).

Existe ainda o seguro da franquia, que isenta o usuário do valor em caso de sinistro, além de oferecer proteções adicionais, como reposição de chaves. O ideal é sempre optar pelo seguro total, que cobre todos os imprevistos.

Em caso de acidentes, deve-se registrar Boletim de Ocorrência e apresentá-lo à locadora em até 48h. Nos casos de roubo ou furto, comunique imediatamente à locadora e registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

As infrações cometidas por você durante o período de locação são de sua responsabilidade e, por garantia, sempre “dê baixa” no veículo, registrando o horário da devolução.

Fique de olho nas precauções para alugar carro

Como o ideal é sempre evitar possíveis transtornos, é preciso se ligar em alguns pontos antes de sair com o carro da locadora:

  • Verificar se a documentação do veículo está em dia.
  • É bom cadastrar todos os motoristas que vão dirigir. Caso viaje com crianças, peça cadeirinhas de acordo com a idade.
  • Confira bem as condições da lataria, no interior e nos acessórios do veículo. Exija da locadora um recibo comprovando as condições do carro alugado, para evitar cobranças indevidas no futuro.
  • Confira se o estepe está em bom estado e se há ferramentas para a troca de pneu no veículo.
  • Para roteiros de trajetos longos, o pacote com quilometragem livre costuma ser mais vantajoso; a diária é mais alta, mas você pode rodar quantos quilômetros quiser.
  • Antes de devolver o carro, encha o tanque. As empresas de locação costumam cobrar mais caro pelo litro de gasolina.
  • Seja pontual na entrega: a multa é de um terço da diária por hora de atraso.
  • Caso vá cruzar fronteiras, verifique com a locadora se há alguma taxa extra para a devolução em uma cidade diferente da que você retirou o veículo.

Saiba o que é o Leasing, indicado para locação de veículos no exterior

Para viagens acima de 21 dias, uma boa opção é o leasing de veículos, uma negociação mercantil que funciona como um contrato de aluguel em que você pode devolver o veículo, caso não deseje mais ficar com ele.

Na Europa, é uma ótima opção para turismo. Há operadoras que oferecem o serviço pronto para contratação, como a TT Operadora e a Qualitours.

No leasing, você sai com carro zero, quilometragem livre, seguro sem franquia e assistência 24 horas.

E o preço é razoável, mas é sempre válido comparar com locadoras de carro e ver o custo benefício.

Como alugar carro em um destino e devolver em outro

Como sempre falamos em nossas viagens, alugar um carro em uma cidade e devolver em outra (ou um país e devolver em outro) é uma possibilidade real e possível.

Sobre isso, há um mito de que o valor aumenta absurdamente, mas, olha, acredite na gente: faça uma cotação! Por experiência própria, já que pegamos um carro e devolvemos em outro destino tanto na Califórnia quanto na Itália, afirmamos que pode ser MUITO válido!

Quer ver só? Fizemos uma simulação pra vocês no site da RentCars, nossa parceira.

Vamos supor que você vá ao Uruguai, país ótimo para fazer uma road trip, e queira ir para Punta del Este saindo de Montevideo, permanecendo, assim, com o carro por dois dias completos.

aluguel de carro no uruguai

Após clicar em “pesquisar”, irá aparecer várias opções de valores e modelos de carros disponíveis de acordo a busca.

aluguel de carro no uruguai preços

Pagando um valor a partir de R$ 449,00, você ficará por dois dias tendo a flexibilidade de circular por mais de um destino, devolvendo o carro em uma cidade diferente da que você retirou. É muito cômodo e viável!

Então, reforçando: faça a sua pesquisa e, a partir dela, veja se a escolha é boa ou não para o seu roteiro e estilo de viagem.

Ah… vale dizer que, se você for viajar de turma, essa opção passa a valer ouro!

Gostou do nosso guia prático para alugar carro e aproveitar, ainda mais, a sua trip? Essas e outras dicas também estão nas nossas redes sociais, viu? Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube 😉