Home > Dicas de viagem > Como é voar na classe executiva da Copa Airlines de Cancun a Brasília

Como é voar na classe executiva da Copa Airlines de Cancun a Brasília

Destino popular entre os brasileiros, Cancun, no México, reúne belíssimas praias e paisagens de tirar o fôlego. Na hora de ir embora, o coração até aperta. Mas voltar para casa, familiares e amigos também é bom, para matar a saudade. No retorno ao Brasil, escolhemos voar na classe executiva da Copa Airlines. Veja como foi nossa experiência!

Recomendamos ler o texto em sequência, mas se quiser ir direto a algum quesito avaliado, clique sobre ele!

#DicaPi: entenda a fundo as diferenças entre primeira classe, executiva, econômica e econômica premium!

Trechos do voo da Copa Airlines de Cancun a Brasília

A Copa Airlines não realiza voo direto de Cancun para Brasília. Por isso, tivemos de fazer uma conexão na Cidade do Panamá, para, então, seguir à capital brasileira. Sendo assim, estes foram os trechos voados:

  • Cancun a Cidade do Panamá: voo CM0317, duração de 2h30
  • Cidade do Panamá a Brasília: voo CM0205, duração de 6h

#DicaPI: você sabe a diferença entre conexão e escala? É importante conhecer esse detalhe!

Modelo do avião

Em ambos os trechos, a base do modelo da aeronave era a mesma: Boeing 737-800. Mas por que a “base do modelo”? Porque existe a versão “A”, mais antiga, e a “B”, mais moderna. Desse modo, fica 737-800A e 737-800B. Embora pareça confuso, é importante saber disso.

Do México ao Panamá, voamos no B, enquanto na volta para o Brasil, no A. Por isso, percebemos diferenças na classe executiva da Copa Airlines em cada trecho, sobretudo no entretenimento. Mais à frente entraremos em detalhes sobre isso.

A organização das 16 poltronas na classe executiva é 2-2, ou seja, duas fileiras com dois assentos cada. Já nos 144 (A) e 138 (B) assentos da econômica, a distribuição é 3-3.

Embarque na classe executiva da Copa Airlines

Classe executiva copa airlines 737-800

Classe executiva fica à frente da econômica

O embarque para passageiros da classe executiva da Copa é mais rápido do que os da econômica. Isso vale do check-in à entrada no avião. Logo, essa é a primeira das vantagens de voar na executiva.

Check-in

No aeroporto de Cancun, a fila do check-in para os voos de volta ao Brasil costuma encher. Mas os passageiros da classe executiva da Copa Airlines têm balcões exclusivos. Por isso, todo o processo foi rápido e eficiente, sem espera.

#DicaPI: aprenda como fazer check-in; é mais fácil do que você imagina!

Bagagem

De Cancun a Brasília, a passagem de classe executiva dá direito a despachar 2 bagagens de até 32 kg e levar 1 mala de mão de até 10 kg.

Por sua vez, a econômica permite a de mão (10 kg) e despacho de 1 de até 25 kg (o peso segue as regras de bagagem do México).

#DicaPI: entenda as regras de bagagem para não ter problema nenhum na sua viagem!

Sala VIP

O acesso à sala VIP é outro benefício dos viajantes da classe executiva da Copa Airlines. De fato, os passageiros de executiva de qualquer companhia têm direito a tal benefício. Contudo, nem todo aeroporto oferece esse espaço privilegiado.

Foi exatamente o que aconteceu conosco no primeiro trecho. Isso porque o aeroporto de Cacun não tem sala VIP da Copa Airlines (e as existentes não são parcerias dessa cia. aérea). Sendo assim, ao finalizar nosso check-in, esperamos no saguão pelo embarque.

Já na partida do 2º trecho, no Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá, tem sala VIP da Copa. Grande e confortável, o espaço serve bebidas (sucos, refrigerantes, bebidas alcóolicas, café e chocolate) e comidas (frios, petiscos, snacks, como Ruffles, etc.). Para trabalhar ou passar o tempo, a infraestrutura também inclui computadores, poltronas e sofás, televisões, revistas e jornais.

#DicaPI: você também pode aplicar estas dicas para passar o tempo durante o voo!

Classe executiva da Copa Airlines

Dentro do avião, em ambos os trechos, tivemos 2 experiências diferentes na classe executiva da Copa Airlines.

Poltronas

Poltrona classe executiva copa airlines

Poltronas na classe executiva da Copa

O primeiro trecho, voado em um Boeing 737-800B da Copa Airlines, tem poltronas com ajustes reguláveis nas pernas, pés e costas. O assento é mais reclinável que o da econômica, mas não inclina 100%, de modo que viaje completamente deitado.

No trecho até Brasília (Boeing 737-800A), o nível de conforto na classe executiva da Copa Airlines era inferior ao primeiro. A poltrona não tem apoio de pernas e pés nem permite ajustar o apoio da costas.

Até a reclinação do assento era menor, chegando a ser comparável ao da econômica. Nesse avião, o que diferenciava mesmo as poltronas da executiva eram o tamanho (maior) e o apoio de cabeça (mais macio).

Foram nesses detalhes que notamos quanta diferença pode fazer no modelo do avião uma “simples” letra (A) e (B).

#DicaPI: assista ao nosso vídeo da classe executiva da LATAM de São Paulo a Londres, para ver a poltrona reclinando totalmente!

Entretenimento

Tomada na classe executiva

Tomada para carregar eletrônicos

O sistema de entretenimento da classe executiva da Copa no voo de Cancun a Brasília também variou entre os trechos.

No primeiro trecho, o entretenimento era individual, com acesso livre a filmes, jogos, músicas e informações do voo. No segundo, as telas eram coletivas, portanto não tínhamos controle sobre o conteúdo.

Outra diferença entre os trechos é que, no primeiro, as poltronas tinham tomada e entrada USB para carregar os eletrônicos. Enquanto isso, o segundo não oferecia esse recurso.

#DicaPI: veja como é o sistema de entretenimento da Emirates, no voo de São Paulo a Santiago, para comparar!

Serviço de bordo

A tripulação da Copa Airlines é extremamente atenciosa e simpática. No primeiro trecho, ao entrar no avião, os passageiros da classe executiva recebem travesseiro, cobertinha, fone e nécessaire com hidratantes labial e para as mãos, pasta e escova de dentes.

Por sua vez, no trecho entre a Cidade do Panamá e Brasília, não recebemos a nécessaire nem coberta e travesseiro.

Refeição na classe executiva

Refeição classe executiva copa airlines

Refeição na classe executiva da Copa

As comidas servidas nos dois voos estavam muito gostosas, com grande variedade de bebidas geladas para acompanhar.

No primeiro trecho, como eram somente 2h30 de viagem, havia opções de sanduíche de carne, frango ou salmão, acompanhados de um pudim de baunilha. Entre as bebidas disponíveis, vinho, licor e cerveja.

Por sua vez, no segundo trecho, mais longo (quase 6 horas), o cardápio aumentou a variedade, incluindo saladas, pães, sopas, etc. A refeição serve entrada e prato principal.

#DicaPI: se você não come carne, informe a cia. aérea com ao menos 24 horas de antecedência do voo, para que adaptem o atendimento.

Pontualidade e desembarque

Os voos decolaram e pousaram dentro do horário previsto, com desembarque bem rápido. Assim que chegamos à esteira nossas malas já estavam à disposição! Portanto, nesse quesito adoramos voar de Copa Airlines.

#DicaPI: saiba o que fazer em caso de overbooking, cancelamento ou atraso de voo, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Voar na classe executiva da Copa Airlines vale a pena?

A classe executiva da Copa Airlines na viagem de Cancun a Brasília não atingiu o nível de conforto e lazer que esperávamos. Todavia, é realmente mais confortável que viajar de econômica. Então vale a pena somente se o preço não for tão alto em relação ao da classe econômica.

Pesou o fato de não ter telas individuais nem tomadas no trecho entre a Cidade do Panamá e Brasília. Ainda nesse voo, nos incomodou o assento não ter tanta reclinação, embora ainda seja melhor que o convencional.

Já os  pontos altos ficam no conforto das poltronas com diversos ajustes, no primeiro trecho, as variadas opções de bebidas e comidas para as refeições (todas fresquinhas e muito gostosas!) e a prioridade no check-in, embarque e mala extra!

Promoções de passagens aéreas para classe executiva

O Passagens Imperdíveis compartilha promoções de passagens aéreas de ida e volta para destinos nacionais e internacionais, inclusive de executiva. Sendo assim, não é raro encontrarmos passagem de classe executiva a preço de econômica!

Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito para ficar sabendo das promoções na hora. Desse modo, você receberá notificações em tempo real e conseguirá comprar as passagens áreas baratas antes que acabem!