Classe executiva, primeira classe e econômica: qual a diferença?

É natural a conclusão de que existe diferença entre classe executiva, primeira classe e econômica. No entanto, o que muda de uma para outra? E por que elas surgiram, em vez de os aviões manterem um só tipo de serviço? Vamos viajar um pouco pela história da aviação e analisar as características de cada classe. Assim, você terá a base para avaliar qual vale a pena escolher na sua viagem.

#DicaPI: além da diferença entre a classe executiva e econômica, etc., existem tarifas aéreas variadas. Você sabe como funcionam?

Qual a diferença entre primeira classe, classe executiva, econômica e econômica premium?

Classe econômica

Poltronas na classe econômica da Emirates

Poltronas na classe econômica da Emirates

Esta é a opção mais simples para quem quer viajar de avião. Os serviços prestados são o básico para passar a viagem e variam de acordo com o trecho e cia. aérea. Por exemplo, alguns aviões têm sistema de entretenimento na classe econômica, outros, não. O mesmo vale para refeições, kit de amenidades, Wi-Fi, etc.

As poltronas são justas, com distância variando entre 43 e 83 cm de distância. Sendo assim, dependendo do porte físico da pessoa, pode haver algum desconforto durante viagem, sobretudo em trechos longos.

Por isso, se for exigente e tiver folga no orçamento, compare o preço com outras classes. Talvez valha a pena, ainda mais se encontrar alguma promoção de passagem aérea como as divulgadas pelo Passagens Imperdíveis. Não é raro compartilharmos passagens na classe executiva com preço de econômica!

Classe econômica premium

É intermediária entre as classes econômica e a executiva. Sendo assim, por um custo adicional, o passageiro da econômica premium tem certas vantagens em relação à comum. Incluem-se opções extras no cardápio, bagageiros maiores e poltronas com mais espaço para as pernas.

Um ponto de atenção quanto à classe econômica premium é a variedade de nomes que recebe. Por exemplo, na British Airways leva o título de “World Traveller Plus”, enquanto na Delta é “Comfort+”, e assim segue. Todavia, no final é a mesma coisa: uma classe econômica com benefícios extras (e um pouco mais cara).

#DicaPI: manter-se confortável e entretido durante o voo é uma ótima maneira de combater o medo de avião!

Vale a pena pagar a mais por esses benefícios? Depende do trecho, da companhia aérea e, claro, do preço. Considere essa opção em voos de longa distância se os confortos extras da classe econômica premium fizerem diferença para você.

Quer saber como é voar na classe econômica premium? Viajamos para Orlando na Comfort+ da Delta e mostramos tudo neste vídeo do nosso YouTube!

Quer saber como é viajar de Delta Airlines na Economy Comfort? Vem conferir como foi nesse Review de Voo para os EUA. O Vôo foi direto, sem escalas, partindo de Guarulhos até Orlando.

#DicaPI: também publicamos um post escrito sobre a classe econômica premium da Delta. Então, se você prefere ler, acesse já!

Classe executiva

O passageiro da classe executiva tem tratamento diferenciado, a começar pela poltrona, que, além de mais macia, é mais espaçosa. Na maioria das companhias aéreas, as poltronas da classe executiva oferecem uma inclinação que praticamente as transformam em uma cama. Assim, aumentam o conforto durante a viagem.

Na classe executiva, a cia. aérea serve refeições especiais e oferece mais opções de bebidas e entretenimento, fora as amenidades. Além disso, há os serviços exclusivos no aeroporto, como prioridade de embarque e salas VIP, que têm comida e bebida à vontade.

Mas como tudo tem um preço, naturalmente esse conforto possui um valor maior que as demais classes. Por isso, até escrevemos um post analisando se viajar na classe executiva vale a pena. Desse modo, você tem uma noção mais detalhada de o que esperar e, assim, consegue avaliar melhor os benefícios.

Mas, claro: de olho nas nossas promoções, você pode viajar de executiva pelo preço de econômica. É só baixar o nosso aplicativo, de graça, e acompanhar!

E para você ver tudo isso na prática, tem mais! Isso porque gravamos um vídeo mostrando como é ficar na sala VIP e voar na classe executiva da Latam. Assista!

O voo testado da vez é a Classe Executiva da LATAM! Viajamos de Guarulhos (SP) até Frankfurt na Alemanha. Começamos pela Sala VIP da LATAM no aeroporto de Guarulhos: um espaço com muita comodidade, onde você pode trabalhar, tomar banho, comer, beber ou se divertir com muito conforto e serviços de primeira, todos oferecidos como cortesia pela cia. aérea.

Primeira classe

Luxo, regalias e mimos de toda a tripulação. É o que receberá o passageiro que escolhe fazer parte desse seleto grupo.

Viajar de primeira classe é para pessoas que realmente querem investir dinheiro em uma experiência luxuosa. Afinal, as passagens são bem mais caras que nas outras classes. Mas, por outro lado, os serviços são incomparáveis.

Para se ter noção, em algumas aeronaves, em vez de assentos, os passageiros viajam em suítes individuais. Na primeira classe, o atendimento é de excelência, o serviço de bordo é especializado e o cardápio é elaborado por chefs renomados.

Uma das alternativas para experimentar a primeira classe é viajar para o Oriente Médio, pois as cias. aéreas que fazem esse trecho oferecem o serviço. Entre elas, estão a Emirates e Qatar, classificadas entre as melhores do mundo pela World Airline Awards.

As regalias variam a cada companhia aérea. Na Emirates, incluem translado chegando e partindo dos aeroportos, cardápios com pratos especiais e suíte individual, incluindo banheiro com ducha. O preço de tal luxo é proporcional à experiência. Por exemplo, uma viagem de ida e volta na primeira classe, do Rio de Janeiro para Dubai, pela Emirates, chega a custar R$ 79 mil.

Por que existe diferença entre as classes no avião?

Embora cause dúvidas até hoje, a diferença entre as classes no avião é coisa antiga. A ideia de primeira classe e classe econômica surgiu nos anos 1950. Naquela época, as companhias aéreas americanas criaram opções para passageiros viajarem pagando menos. Desse modo, as aeronaves ganharam assentos enfileirados, sem muito foco em conforto. Isso porque, naquele tempo, a primeira classe (única disponível até então) eram verdadeiros salões, com bares, sofás e camas.

Juntamente com o conceito de classe econômica, surgiram os voos com conexão. Logo, quem quisesse passagens aéreas baratas para destinos distantes, além de viajar em assentos simples, teria de embarcar diversas vezes. Já os voos diretos contemplavam só a primeira classe. Entretanto, isso mudou com o tempo, e hoje existem voos diretos com classe econômica. Um bom exemplo é o de São Paulo a Santiago, da Emirates, que fizemos um review completo.

Para preencher o “vácuo” entre essas duas classes, nos anos 1970, as companhias lançaram a classe executiva. A ideia era proporcionar mais conforto que a econômica, mas não tanto quanto a classe executiva.

Por último, na década de 1990, veio a classe econômica premium, porque surgiu novamente a necessidade de uma classe intermediária. Mas, dessa vez, entre a econômica e a executiva. Naquela época, a primeira classe tinha se restringido a poucas cias. aéreas, enquanto a executiva se tornou a mais luxuosa nas demais.

Passagens aéreas baratas para todas as classes

No Passagens Imperdíveis, divulgamos promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, incluindo todas as classes. Sendo assim, é possível encontrar descontos e viajar com conforto sem pagar mais por isso.

Para tanto, siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo móvel grátis. Desse modo, receberá alertas de passagens aéreas baratas. Caso não queira esperar, basta usar nosso buscador de passagens para encontrar uma promoção!