Home > Dicas de viagem > Festival das Lanternas na Tailândia: saiba tudo sobre a cerimônia

Festival das Lanternas na Tailândia: saiba tudo sobre a cerimônia

O Festival das Lanternas, que acontece na Tailândia, é famoso em toda a Ásia. Apesar de também ser feito em outros países como Myanmar e Laos, é em Chiang Mai que o mais lindo show acontece. Por isso, é comum que muitas pessoas escolham viajar para a Tailândia durante o mês de novembro, data do evento. Além disso, esse período também é considerado como um dos melhores para o turismo no país, já que o calor é moderado e não há ocorrência de chuvas.

Aqui, você confere mais dicas para organizar a sua viagem à Tailândia. Te contamos mais sobre a língua, moeda, clima, transporte e muito mais!

Pois bem, se seu sonho é ver o mar de luzes subindo no céu, ou se você caiu nesse post e ficou curioso para entender mais sobre o assunto, vamos te contar t-u-d-o! Então, navegue pelo menu abaixo ou siga o texto.

Festival das Lanternas na Tailândia: conheça a cerimônia e onde acontece

Como contamos no início, o Festival das Lanternas é de origem asiática e acontece também em outros países desse continente. Mas, a cerimônia mais famosa é em Chiang Mai, na Tailândia.

Festival-das-lanternas-tailandia-6

O lindo Festival das Lanternas em Chiang Mai | Foto: Passagens Imperdíveis

O Festival das Lanternas, originalmente chamado de Yee Peng, também é acompanhado de outra importante celebração, o Loy Khratong, que acontece no mesmo período. É como se uma complementasse a outra.

Por isso, vamos falar um pouco sobre a diferença entre elas, mesmo o foco desse texto sendo o Festival das Lanternas, combinado? Afinal, estando no destino durante as celebrações, você com certeza irá participar de ambas.

Loy Khratong e Yee Peng: conheça a diferença entre as duas cerimônias

O Loy Khratong  consiste em colocar oferendas no rio, em uma espécie de barquinho à base de folha de bananeira. “Loy” quer dizer “flutuar” e “khratong” são pequenos barcos. Então, prepare-se para ver muitas cores, flores e luzes nas águas de Chiang Mai.

A ideia, que originalmente veio da Birmânia (antigo Myanmar), foi adaptada pelos tailandeses, de forma com que a celebração fosse feita em homenagem a Buda. Por isso, os locais consideram os barquinhos como sinais de boa sorte e gratidão.

Já o Yee Peng é uma série de comemorações que envolvem decorar as casas e templos com lanternas, realizar apresentações de dança típica, soltar as famosas lanternas no céu, etc.

Sobre as lanternas, acredita-se que elas levam embora as doenças e infortúnios que passaram, deixando tudo de ruim para trás, ficando apenas os aprendizados. Também, no ato de soltar a luz, é feito um pedido, esse que se realizará caso a lanterna suma pelo céu.

Ao contrário do Loy Khratong, que é celebrado em toda a Tailâdia, o Yee Peng é mais forte em Chiang Mai. Por isso, o forte apelo em visitar a cidade durante o mês de novembro, quando data da festa.

Quando acontece o Festival das Lanternas

Tanto o Festival das Lanternas, quanto as oferendas nos barquinhos, são realizados na noite de lua cheia do décimo segundo mês do calendário lunar tradicional tailandês. Para nós, ocidentais, isso significa que a celebração acontece em novembro, mas sem um dia fixado.

Para saber a data correta é necessário acompanhar sites especializados, como o PI, que vai te atualizar com mais informações sobre o evento no ano vigente.

Em 2019, eles aconteceram nos dias 11 e 12/11. Para 2020, ainda não houve confirmação, mas prometemos ficar de olho!

Como se programar e como conseguir ingressos para o Festival das Lanternas

O Festival das Lanternas possui eventos abertos e fechados, sendo que as festividades gratuitas acontecem simultaneamente por toda a cidade. Mas, os locais mais famosos são o trecho entre Tha Phae Gate, Tha Phae Road e Nawarat Bridge.

Se há como ir sem pagar a entrada, porque as pessoas fazem questão de ir nas festas fechadas? Bom, por não serem celebrações centralizadas, elas não oferecem aquela linda e conhecida imagem de milhares de lanternas subindo juntas pelo céu.

Além disso, a energia das pessoas, aglomeradas com um mesmo intuito, torna tudo ainda mais especial!

Celebrações fechadas

Estas são as mais visuais e conhecidas celebrações, como contamos nos parágrafos acima, devido à beleza das  lanternas subindo rumo ao céu estrelado. Mas, apesar de estarem relacionadas ao Yee Peng, essas cerimônias, em especial, não são uma tradição de séculos.

Festival-das-lanternas-tailandia

O evento é para toda a família, inclusive recebe muitas crianças | Foto: Passagens Imperdíveis

De fato, são eventos turísticos criados na década de 1970 por monges, a fim de promover a cidade pelo mundo. Dessa forma, escolheram o amplo espaço da Universidade Mae Jo como palco principal.

Para participar, você deve comprar ingresso antecipadamente (para garantir). Há como encontrar direto nos sites ou fechar com agências locais.

Os pacotes costumam incluir transporte, refeição, entrada no festival e a lanterna. Um guia também explicará os procedimentos para acender e soltar a mesma, essa que é fabricada com papel de arroz, de maneira que não haja poluição do meio-ambiente.

Conheça as festas mais famosas, que têm como foco celebrar o Festival das Lanternas:

Qual é o melhor evento?

O que diferencia esses eventos é a quantidade de lugares (e de lanternas), preços e local. A essência é a mesma: soltar o máximo de lanternas possíveis ao mesmo tempo, criando aquele belo efeito visual, junto a uma energia única!

Os preços são, em média, cerca de 3.000 bahts (US$ 100) por pessoa.

Regras básicas de vestimenta e comportamento para o Festival das Lanternas

Abaixo, veja o que é indicado para participar das cerimônias:

– Usar roupas cobrindo joelhos e ombros;

– Fazer silêncio durante a cerimônia;

– Não consumir bebidas alcoólicas;

– Não fazer filmagens usando tripé;

– Evitar ir às festas utilizando chinelo de dedo.

Festival-das-lanternas-tailandia

Além das lanternas, também há danças típicas e outros rituais | Foto: Passagens Imperdíveis

Agora que você já sabe mais sobre o Festival das Lanternas, fique de olho nas nossas promoções de passagens aéreas para a Tailândia! Siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e baixe o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real!