Home > Dicas de viagem > Lugares para viajar nos feriados: dicas no Brasil e exterior!

Lugares para viajar nos feriados: dicas no Brasil e exterior!

Dependendo da sua rotina, viajar nos feriados costuma ser a maneira mais prática de visitar outros lugares. Por isso, selecionamos alguns destinos legais para você passear em 2, 3 ou 4 dias.

Também mostramos os feriados nacionais e a diferença para ponto facultativo. Assim, mesmo que você ainda não saiba para aonde viajará no feriado, terá uma boa noção de quais folgas terá no seu trabalho. Siga a leitura ou vá diretamente a alguma seção:

Diferença de feriado e ponto facultativo

Embora tratemos tudo como “feriado”, existe uma sútil diferença no âmbito legal. Conhecer esse detalhe é importante porque, dependendo do local em que trabalha, pode ser que concedam a folga ou não. Ao saber disso, você consegue se planejar com antecedência e negociar a liberação para viajar no feriado.

Para os trabalhadores em geral, a folga é obrigatória nos feriados (isso varia em determinadas profissões). Desse modo, quando se trabalha em feriado, o empregado recebe pagamento extra ou direito a compensação pelo dia.

Já o ponto facultativo não traz essa obrigatoriedade de folga. Sendo assim, o empregador pode liberar ou não os funcionários, sem a necessidade de pagamento extra ou direito a compensação do dia.

Posto isso, basicamente a diferença entre feriado e ponto facultativo é que, no primeiro, é muito provável que você folgue. Por sua vez, no segundo, depende da política de funcionamento da organização em que trabalha. Em ambos os casos, a legislação trabalhista prevê especificidades para certas profissões, como as que exigem regime de plantão, serviço público, etc.

Lista de feriados nacionais

Estes são os feriados nacionais (e pontos facultativos) de 2019, já apresentados com o respectivo dia da semana. Considere, ainda, que há os feriados municipais, que não colocamos devido à grande variação de cidade para cidade. De tudo, uma coisa é certa: não faltarão oportunidades – nem lugares – para viajar nos feriados!

  • 1º de janeiro (terça-feira): Confraternização Universal
  • 4, 5 e 6 de março (segunda, terça e quarta-feira, até às 14h): Carnaval (ponto facultativo)
  • 19 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho
  • 20 de junho (sexta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
  • 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 2 de novembro (sábado): Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal
  • 1° de janeiro de 2020 (quarta-feira): Confraternização Universal

Lugares para viajar nos feriados

O planejamento varia conforme a sua disponibilidade, orçamento e estilo. Por isso, não vamos sugerir lugares para viajar em feriados específicos.

A ideia é mostrar destinos nacionais e internacionais para curtir em 2, 3 ou 4 dias. Dessa forma, você vai encaixar e adaptar seu roteiro de acordo com a sua própria realidade (e oportunidade). Afinal, vai que aparece aquela promoção de passagem aérea imperdível?

Lugares para viajar em feriados de 2 dias

Claro que estes destinos merecem mais do que 2 dias de roteiro. No entanto, esse período possibilita conhecer o essencial!

Belo Horizonte/Ouro Preto

vista da cidade de ouro preto

Museu da Inconfidência em Ouro Preto | Foto: MTur Destinos

A capital mineira tem seus próprios encantos, incluindo maravilhas gastronômicas e arquitetônicas. Quer provas disso? O famoso fígado com jiló e cerveja do Mercado Central e as obras de Oscar Niemeyer pela cidade afora.

Para completar, Belo Horizonte serve como base para um passeio bate-volta (ou de 1 noite) em Ouro Preto. Essa charmosa cidade histórica é um portal para as raízes do Brasil.

Salvador

Vista do pelourinho em salvador

Pelourinho em Salvador | Foto: MTur Destinos

Nós mesmos já fizemos um roteiro de 2 dias em Salvador, tempo suficiente para, pelo menos, uma introdução. E o mais bacana é que essa bela cidade oferece muito mais do que praias.

Por exemplo, o Pelourinho, declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma intensa viagem histórica. Isso porque o bairro é um dos mais antigos da cidade, remetendo a 1549. Restaurantes deliciosos, museus instigantes e paisagens deslumbrantes completam a experiência!

São Paulo

Vista do centro são paulo

Prédios no centro de SP | Foto: PxHere

A cidade mais populosa da América é bonita, diversificada e receptiva. As atrações locais atendem a todos os gostos. Museus, parques, cartões-postais, restaurantes, estádios, enfim.

Só ali no centro, não nos deixam mentir o Museu da Cidade de São Paulo, Praça da Sé, Caixa Cultural, Catedral Metropolitana, Edifício Martinelli, etc. Tanto que neste roteiro de viagem para SP indicamos essas e outras atrações paulistanas.

Lugares para viajar em feriados de 3 dias

Com o roteiro organizado, dá para visitar até outro país em 3 dias. Quer apostar?

Lima

Shopping larcomar em miraflores lima peru

Vista noturna do Shopping Larcomar | Foto: PxHere

Entre outros atrativos, a capital do Peru se destaca pela badalação dos restaurantes. Para se ter ideia, a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo inclui 3 em Lima: Central, Maido, Astrid Y Gastón. Eles estão classificados em 6º, 7º e 39º lugares, respectivamente.

A cidade também encanta pelas belas paisagens e parques no bairro Miraflores, onde está o Shopping Larcomar. Ali, você faz compras, toma um lanche e se deslumbra com a vista para o mar. Andando mais um pouco, encontrará, em plena metrópole, ruínas da pirâmide Huaca Pucclana.

Florianópolis

Praia jurere florianopolis Santa Catarina

Praia de Jurerê em Florianópolis | Foto: MTur Destinos

Carinhosamente chamada de “Floripa” pelos íntimos, a capital de Santa Catariana é famosa pelas praias. Seja pelo visual estonteante, seja pelos mergulhos na água, é um destino certeiro para viajar em feriados. Isso porque, mesmo com tempo contado, dá para se divertir bastante.

Nesse sentido, já vai uma dica preciosa: se o seu objetivo é curtir as praias, procure se hospedar o mais próximo possível daquelas que visitará. Dessa forma, se ganha bastante tempo, visto que evitará o trânsito pesado da cidade!

Santiago

Cerro San Cristobal Santiago Chile

Cerro San Cristóbal, ponto turístico de Santiago | Foto: Passagens Imperdíveis

Mesmo com o prédio mais alto da América do Sul, o Sky Costanera, Santiago parece pequena diante da Cordilheira dos Andes. A cadeia de montanhas cria um belíssimo plano de fundo para a cidade, o que lhe dá um charme especial.

Um roteiro de 3 dias por Santiago abrange as principais atrações, como o Museu Bellas Artes, Cerro San Cristobal e até vinícolas.

#DicaPI: contamos como foi nosso voo direto de São Paulo a Santiago pela Emirates; uma das vantagens é a rapidez da viagem, cerca de 4 horas.

Lugares para viajar em feriados de 4 dias

Feriadões de 4 dias, daqueles que pegam quinta, sexta, sábado e domingo, por exemplo, são os melhores para viajar!

#DicaPI: como tem mais dias de folgas, listamos outros 15 destinos para viajar no Carnaval!

Gramado e Canela

Portico Gramado-RS

Pórtico de Gramado | Foto: Passagens Imperdíveis

Quase impossível falar de um sem citar o outro. Gramado e Canela chamam a atenção pelo clima romântico, arquitetura europeia e atrações para todos os gostos. Ao chegar a esses municípios da Serra Gaúcha, você se sente em outro país, tamanha a singularidade da região.

Com a ajuda deste roteiro de 4 dias em Gramado e Canela, você fará sua viagem render ainda mais! Afinal, compartilhamos dicas para viajar barato, andar na cidade, encontrar bons restaurantes e mais informações práticas!

Buenos Aires

Caminito Buenos Aires casas coloridas

Casas coloridas no Caminito, em Buenos Aires | Foto: Passagens Imperdíveis

Viajar no feriado para Buenos Aires vale a pena porque é fácil e divertido, do câmbio da moeda à escolha dos restaurantes. Outra vantagem é que muitos pontos turísticos ficam próximos uns dos outros e dá para visitá-los caminhando. A cidade também conta com apps de carro conhecidos aqui, como Uber e Cabify.

Neste roteiro de 4 dias em Buenos Aires, estão incluídos o famoso Obelisco, estádio do Boca Juniors, Caminito, entre outras. Também há parques variados, shopping center e mercadinhos locais.

#DicaPI: a viagem a Buenos Aires é bem curta, dependendo de onde você sair. Por exemplo, mostramos como é a voo direto saindo de Belo Horizonte.

Jericoacoara

Pedra furada Jeri Jericoacoara

Famosa Pedra Furada em Jericoacoara | Foto: Passagens Imperdíveis

Esse pedacinho do paraíso em solo brasileiro é o sonho de muita gente. Então por que não encaixar a viagem em um feriadão? O único ponto de atenção é que, ao longo do ano, o clima vai se alterando. Então cabem diferentes atrações conforme a época. (De fato, essa observação sobre quando viajar vale para qualquer destino!)

A viagem a Jeri exige certas particularidades na organização, como a taxa de turismo e o deslocamento até a vila. Por isso, neste roteiro de 4 dias em Jericoacoara, detalhamos tais informações práticas, a fim de facilitar o seu planejamento!

Região dos Lagos (Estado do Rio de Janeiro)

Mar região dos lagos

Bela vista para o mar na Região dos Lagos | Foto: Passagens Imperdíveis

A Região dos Lagos se compõe por 7 municípios. Mas como viajar no feriado exige roteiros mais curtos, a dica é focar em, no máximo, 3 cidades. E foi exatamente isso o que fizemos ao escolher Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.

Sendo assim, este roteiro de 4 dias na Região dos Lagos passa pelas maravilhosas praias, trilhas e passeios dos municípios citados.

Planejamento e improviso

Sempre recomendamos se planejar com antecedência. Porém, nós mesmos costumamos aproveitar promoções imperdíveis que surgem na hora. Assim, com frequência, deixamos a cidade no escolher, em vez de escolher a cidade.

Por exemplo, foi assim em Nova York, onde passamos alguns dias após encontrar uma passagem por menos de R$ 800 no aplicativo do Passagens Imperdíveis. O preço estava abaixo da metade do valor comum, com datas (também) para o feriado de 7 de setembro.

Assim, nos planejamos depois da passagem comprada, de modo a embarcar com todas as informações e medidas necessárias. Isso porque, ao viajar em feriados, folgas e mesmo nas férias, pode ser que apareça uma oportunidade que não considerávamos tanto, mas que se encaixa perfeitamente no orçamento, no estilo e na data disponível.

Fique de olho em promoções de passagens aéreas!

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, incluindo todos os mencionados aqui. Por isso, como você está planejando viajar em feriado, é bom ficar de olho para aproveitar aquela chance!

Nosso filtro de promoções, além permitir a escolha por destino ou origem, já mostra as datas separadas por feriado. Assim, você consegue, em poucos segundos, conferir a disponibilidade e aproveitar a promoção antes que acabe!

Filtro feriado site e app Passagens Imperdíveis

Site e app do Passagens Imperdíveis têm filtro de feriados

Então siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Desse modo, receberá notificações em tempo real de passagens aéreas baratas, inclusive para viajar nos feriados.