Florianópolis: roteiro de 3 dias pela capital de Santa Catarina

prainha em florianópolis

Florianópolis é conhecida por suas diversas atrações e as mais belas praias | Foto: Flickr

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é um dos destinos de praia mais procurados pelo Sul do Brasil.

Além das belas paisagens, que incluem a famosa praia de Jurerê, Floripa também oferece passeios ao ar livre, museus, mercados e pontos turísticos históricos. Aliás, a cidade é um cenário perfeito para curtir dias em turma, casal ou na própria companhia.

Pensando nisso, preparamos um roteiro por Florianópolis, de 3 dias, que você pode adaptar ao seu estilo e tempo de viagem. Vamos?

Roteiro resumido em Florianópolis

Você pode reorganizar o roteiro por Florianópolis da forma que quiser, afinal, a viagem é sua! Então, caso queira ir a mais lugares no mesmo dia, reordenar, adicionar ou retirar atrações, faça da maneira que preferir!

Dia 1

Dia 2

Dia 3

 Voltar ao sumário

Como chegar em Florianópolis

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, chamado de Hercílio Luiz em homenagem a um ex-governador da década de 80, recebe voos nacionais e internacionais, sendo o principal de Santa Catarina.

Além de uma ótima infraestrutura, o aeroporto fica a apenas 15 km do centro da capital, cerca de 20 minutos de carro, o que torna o trajeto rápido e cômodo.

#DicaPI: apesar de ser uma ilha, o deslocamento entre os bairros em Floripa demandam alguma paciência. A dica é alugar um carro assim que chegar na cidade e, dessa forma, curtir Florianópolis com mais conforto, sem precisar gastar tantas horas entre uma região e outra. Confira valores em nosso parceiro!

Encontre passagens aéreas em promoção para Floripa

Voltar ao sumário

O que fazer em Florianópolis

Florianópolis é uma ilha estreita e possui regiões bem demarcadas e, por isso, é indicado que monte o seu roteiro de acordo com essa dinâmica.

Veja as nossas dicas e, se sentir necessidade, faça as suas adaptações.

Mirante e Ponte Hercílio Luz

ponte hercílio cruz em florianópolis

Vista para a Ponte Hercílio Luz | Foto: Flickr

A Ponte Hercílio Luz é um dos principais cartões-postais de Florianópolis e vale a pena observá-la tanto de dia, quanto à noite.

Inaugurada em 1926, ela ficou fechada para o tráfego de 1991 ao final de 2019. Após reestruturação, a ponte foi reaberta e, assim, você também pode conhecê-la de carro, além de vê-la em meio à paisagem de Floripa.

Um dos melhores locais para apreciar a vista é o mirante que leva o mesmo nome e fica na praça Hercílio Luz. Embora pequena, ela é muito bem cuidada e é um passeio imperdível para observar a cidade de maneira ampla.

Ali perto está o Parque da Luz, que tem entrada gratuita e é uma opção para quem busca passeios ao ar livre, junto da natureza.

  • Localização: rua Jornalista Assis Chateuabriand, 70, Florianópolis
  • Informações: aberto 24 horas por dia com acesso gratuito

Voltar ao roteiro resumido

Centro Histórico de Florianópolis

Separe cerca de 3 horas para conhecer o centro histórico de Florianópolis! Confira os pontos mais importantes abaixo, sendo que você pode entrar e conhecer ou apenas ver de pertinho, do lado de fora, já que são construções lindas e que merecem apreciação.

Voltar ao roteiro resumido

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público é um centro de comércio histórico de Florianópolis | Foto: Passagens Imperdíveis

Uma das maneiras de conhecer um destino é, inegavelmente, provando a culinária local. Por isso, os mercados são tão importantes para o turismo. Em Florianópolis isso também acontece!

O Mercado Público de Florianópolis, apesar de ser muito menor que em muitas capitais brasileiras, oferece diversas opções de comidas e bebidas. Ele é dividido em dois ambientes: o externo, onde há barracas que vendem principalmente frutos do mar, e o interno, onde há restaurantes e bares.

Por lá, prove o surpreendente pastel de camarão, conhecido por ser o melhor de Floripa. Para encontrar essa delícia, procure pelo BOX 32. Aproveite e veja mais dicas de restaurantes em Florianópolis.

Voltar ao roteiro resumido

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Icônica Catedral construída em 1902 | Foto: Passagens Imperdíveis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis é, certamente, um dos prédios mais importantes da cidade, já que foi construída em 1902 e possui obras de forte expressão em seu interior, como é o caso da escultura “Fuga para o Egito”, toda em madeira e em tamanho real, esculpida pelo artista Ferdinand Demetz – criador da conhecida ceia da Sagrada Família.

Voltar ao roteiro resumido

Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa)

Vista lateral do Palácio Cruz e Sousa | Foto: Passagens Imperdíveis

O Palácio Cruz e Sousa, que já foi sede do Governo, é onde atualmente funciona o Museu Histórico de Santa Catarina.

Por lá há dois espaços: no primeiro andar é onde estão as exposições temporárias e, no segundo, onde fica a exposição permanente, que traz móveis, objetos de decorações, pinturas e outras relíquias da época em que o prédio era residência dos governantes.

Voltar ao roteiro resumido

Mirante da Lagoa da Conceição

A vista do Mirante da Lagoa é um passeio imperdível em Floripa | Foto: Passagens Imperdíveis

Se você quer ter uma bela vista no final do dia, o lugar escolhido é o mirante do Morro da Lagoa da Conceição. Com uma vista espetacular é possível ter um panorama completo da Ilha da Magia. Contemplar o oceano, a natureza, e claro, a vista da Lagoa.

  • Localização: seguir pela rodovia Ademar Gonzaga
  • Informações: aberto 24 horas por dia com acesso gratuito

Voltar ao roteiro resumido

Lagoa da Conceição

No centro geográfico da Ilha, está a Lagoa da Conceição, que é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O local ainda guarda traços da cultura açoriana, as lendas da Ilha da Magia e alguns casarios coloniais preservados do século XVIII.

Considerado o point noturno de Florianópolis, o cartão postal da cidade é emoldurado por construções antigas, vilas de pescadores com bares e restaurantes, núcleos de artesanato, escolas de windsurf e muito mais!

Voltar ao roteiro resumido

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa | Foto: Passagens Imperdíveis

Localizada no norte da ilha de Santa Catarina, perto da praia de Jurerê Internacional, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um importante ponto histórico e turístico de Florianópolis.

Construída em 1740 para proteger a cidade de invasões estrangeiras é atualmente é um dos principais símbolos da arquitetura militar brasileira.

O local é aberto para visitação, onde é possível conhecer os diferentes ambientes da fortaleza e ter uma vista privilegiada do mar e das praias da região.

Voltar ao roteiro resumido

Jurerê Internacional

Famosa praia Jurerê Internacional, no norte de Floripa | Foto: Passagens Imperdíveis

 

Jurerê, que é muito conhecido como Jurerê Internacional, é um bairro no norte de Floripa, bem badalado e de classe alta, já que pelas ruas há como visualizar mansões de cair o queixo. Podemos até dizer que é a Beverly Hills do sul do Brasil.

Ao chegar na praia de Jurerê, observe que do lado direito estarão restaurantes, bares e demais atrativos para a família. Já à esquerda, haverá mais agitação e muitos beach clubs.

Se for pela manhã, aproveite para dar um mergulho nas calmas águas do oceano, além de aproveitar uma praia muito limpa e com boa estrutura de banheiros, restaurantes e demais serviços. À noite, se jogue nas festas!

Voltar ao roteiro resumido

Praia de Canasvieiras

Fim de tarde na praia de Canasvieiras | Foto: Passagens Imperdíveis

Localizada na região norte da ilha, a Praia de Canasvieiras é uma das mais famosas de Florianópolis.

Bastante frequentada por famílias com crianças, é conhecida por suas águas calmas e cristalinas, ideal para relaxar e aproveitar um dia de sol.

A praia conta com uma excelente infraestrutura turística, com diversos bares, restaurantes e lojas à beira-mar. Durante a alta temporada, Canasvieiras recebe diversos eventos, como shows e campeonatos esportivos, que atraem ainda mais visitantes para a região.

Voltar ao roteiro resumido

Jurerê Open Shopping

Uma ótima opção para jantar é no Jurerê Open Shopping | Foto: Passagens Imperdíveis

Quer uma ótima opção para um final de tarde e local para jantar? O Jurerê open Shopping é um complexo que oferece diversas opções de lojas, restaurantes, cafés e bares, além de serviços como salões de beleza e clínicas estéticas.

Localizado em Jurerê Internacional, um dos bairros mais sofisticados de Florianópolis, o espaço apresenta uma arquitetura moderna e aconchegante, convidativo a um passeio tranquilo, com amplas áreas verdes a céu aberto, fontes e jardins.

Voltar ao roteiro resumido

Praia do Campeche

praia do campeche em florianópolis

Pôr do sol visto da Praia do Campeche | Foto: Pixabay

A Praia do Campeche é um dos pontos de embarque para a Ilha do Campeche. Por isso, faça os dois passeios no mesmo dia.

Com mar agitado, águas cristalinas, areias brancas e dunas, essa é uma das praias mais calmas de toda a Florianópolis. Apesar disso, há estrutura de bares e restaurantes caso queira dar uma esticadinha por lá.

Voltar ao roteiro resumido

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é, sem dúvida, um dos passeios imperdíveis do seu roteiro por Florianópolis.

O local possui sítio arqueológico com várias pinturas rupestres, feitas a 5000 A.C. Por tanta riqueza, ela foi tombada como patrimônio arqueológico e, desde o ano 2000, é cuidada pelo IPHAN.

Para visitá-la, é preciso seguir algumas regras.

  • É permitida a entrada de 800 pessoas por dia na alta temporada (dezembro a março); já no restante do ano, o número cai para 770;
  • As visitas acontecem de domingo a domingo, de 9h às 17h;
  • Mesmo querendo permanecer mais tempo, não é possível. A permanência máxima é de 4 horas.

Para chegar até a Ilha do Campeche é possível sair de 3 praias: Campeche, Armação ou Barra da Lagoa. Os valores variam de R$ 120 a R$ 200 (pode ocorrer alta do preço em temporadas mais concorridas), e o tempo também é variável, sendo de 10 a 30 minutos.

Reserve o seu passeio com a Civitatis e garanta a sua visita à Ilha do Campeche

Importante: o passeio é bem concorrido, então, tente comprar antecipadamente ou chegar ao píer, da praia escolhida, por volta das 8h30, já que os barcos começam a sair às 9h.

Prepare-se para contemplar uma vista paradisíaca. Há espaços para piquenique, como é o caso do mirante “Ponta das Campanhas”, passeios em trilhas, com guias locais, e mergulho. Para comer, há apenas um restaurante e uma lanchonete.

Voltar ao roteiro resumido

Mapa com as atrações turísticas de Florianópolis

Confira, no mapa, onde fica cada uma das atrações citadas neste post:

 

Voltar ao sumário

Melhores regiões para se hospedar em Florianópolis

Você irá escolher o hotel a partir do seu estilo de viagem. Cada cantinho de Floripa proporciona uma experiência diferente. Portanto, confira abaixo um breve resumo sobre as principais regiões da cidade.

#DicaPI:você pode conferir um  texto com mais dicas de hospedagem para programar a sua viagem.

Centro de Florianópolis

A região central concentra os hotéis para vários gostos e bolsos, além da proximidade do burburinho da ilha. Há opções, aliás, para compras, refeições, vida noturna e outras necessidades.

Contudo, como todo centro de uma cidade, há mais barulho e movimentação. Então, se quiser tranquilidade, siga outra direção, que vamos mostrar nos tópicos a seguir.

Importante: em baixa temporada, o trânsito no centro será um empecilho para o seu deslocamento. Porém, em épocas de alta temporada como verão, carnaval e réveillon há muito engarrafamento.

Centrinho da Lagoa Conceição

Essa é uma opção semelhante ao centro, com certa tranquilidade e uma ótima pedida para quem quer vida noturna agitada. Assim, é possível curtir festas, bares e atrações noturnas e retornar, a pé, para o hotel.

Jurerê Internacional

bairro jurerê internacional

Jurerê  é um dos bairros mais badalados e procurados por quem chega em Florianópolis | Foto: Commons Wikimedia

Nem precisamos reforçar que essa é uma das localizações mais prestigiadas da ilha. E o preço das tarifas, claro, segue esse padrão.

A região de Jurerê, onde está a famosa praia com o mesmo nome, oferece hotéis pé na areia, assim como resorts e hospedagens mais afastadas da praia. Fica à sua escolha, mas já adiantamos que festas e belas fotos não irão faltar.

Lagoinha

praia de lagoinha em florianópolis

A região de Lagoinha, em Florianópolis, oferece sossego e belas praias para os viajantes| Foto: Commons Wikimedia

Para quem viaja com crianças, o local oferece mar calmo e faixa de areia mais larga que outras praias de Florianópolis. Essa é uma das áreas mais queridas, principalmente, dos argentinos!

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é muito propicia para viagens em família, casal ou amigos que querem tranquilidade, como se estivessem em um vilarejo. A região conta com um centrinho comercial, restaurantes e várias agências de vendem passeios diversos, inclusive para o Beto Carrero.

Sul da Ilha: Campeche e Armação

A Ilha do Campeche e a praia da Armação ficam no sul de Florianópolis e são indicadas para quem quer aproveitar as praias mais afastadas.

Nesses locais, principalmente em Campeche, é possível praticar surf e ficar imerso à natureza, já que os ecossistemas são ricos e há até vestígios arqueológicos pré-históricos. Ou seja, o paraíso para quem curte ecoturismo.

Voltar ao sumário

Transporte em Florianópolis

Durante os preparativos de qualquer viagem, é muito importante pesquisar as melhores formas de locomoção pelo destino. Afinal, não dá para depender apenas de um meio de transporte. Veja como se locomover por Florianópolis:

  • A pé: você pode conhecer boa parte do centro histórico a pé, além de museus, edificações históricas, áreas de lazer e bons restaurantes.
  • Ônibus: o transporte em Florianópolis é feito por meio de um sistema de terminais. Cada um atende uma região, de onde partem os ônibus que circulam pelos bairros e que fazem a ligação com outros terminais da ilha. São eles: TICEN (Terminal Centro), TILAG (Terminal Lagoa da Conceição), TIRIO (Terminal Rio Tavares), TITRI (Terminal Trindade), TISAN (Terminal Santo Antônio), TICAN (Terminal Canasvieiras). O valor da tarifa é de R$ 4,98 com o cartão de passagem e R$ 6,00 para o pagamento em dinheiro.
  • Táxi: os táxis funcionam muito bem em Florianópolis, além de ser uma opção para quem não quer dirigir. Porém, dependendo da distância percorrida pode não ser uma alternativa econômica.
  • Uber: o aplicativo de transporte é uma excelente maneira de se locomover pela ilha, além de ser mais econômico do que realizar o trajeto de táxi.
  • Bicicletas: a prefeitura de Florianópolis está em negociação para a retomada das bicicletas na cidade. O serviço será realizado pela empresa Tembici.

Carro alugado: o carro é uma das principais formas de se locomover em Florianópolis, visto que estar motorizado garantirá mais independência no deslocamento. Acesse o nosso conteúdo e veja o guia sobre o que fazer para alugar carro no Brasil e exterior

Voltar ao sumário

Melhor época para viajar

O outono é uma das melhores épocas para viajar para Florianópolis, principalmente entre os meses de março a abril, quando as temperaturas ainda estão agradáveis e boas para curtir uma praia.

Além disso, nesses meses a altíssima temporada em Florianópolis já terminou e é possível encontrar uma cidade mais vazia, valores de hospedagem mais baratos, e um clima agradável.

Confira como são as estações na capital catarinense:

  • Verão (dezembro a março): ideal para curtir as praias e o sol
  • Outono (março a junho): temperaturas amenas, mas, ainda assim é possível aproveitar as praias
  • Inverno (junho a setembro): geralmente não chove, então dá para aproveitar a cidade bem agasalhado
  • Primavera (setembro a dezembro): as temperaturas podem aumentar, e geralmente chove bastante, portanto não é o melhor período se o objetivo for curtir as praias

Mais dicas do Sul do Brasil

Quem viaja pelo Brasil tem o privilégio de conhecer destinos encantadores, repleto de histórias e paisagens exuberantes. Que tal conhecer um pouco mais das belezas do Sul? Veja as nossas dicas:

Restaurantes em Florianópolis: dicas para comer e beber

Hotéis em Florianópolis: dicas por região

Todas as dicas do Sul

Voltar ao sumário