Home > Dicas de viagem > Florianópolis: roteiro de 3 dias pela capital de Santa Catarina

Florianópolis: roteiro de 3 dias pela capital de Santa Catarina

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é um dos destinos de praia mais procurados pelo Sul do Brasil.

Além das belas paisagens, que incluem a famosa praia de Jurerê, Floripa também oferece passeios ao ar livre, museus, mercados e pontos turísticos históricos. Aliás, lá é um cenário perfeito para curtir dias em turma, casal ou na própria cia.

Pensando nisso, preparamos um roteiro por Florianópolis, de 3 dias, que você pode adaptar ao seu estilo e tempo de viagem. Vamos?

Aeroporto de Florianópolis

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, chamado de Hercílio Luiz em homenagem a um ex-governador da década de 80, recebe voos nacionais e internacionais, sendo o principal de Santa Catarina.

aeroporto de Florianópolis

Parte externa do Aeroporto de Florianópolis | Foto: Flickr

Por isso, se for de avião para Floripa, você chegará por ele. Além de uma ótima infraestrutura, o aeroporto fica a apenas 15 km do centro da capital, o que torna o trajeto rápido e cômodo.

Para sair do aeroporto, é possível utilizar aplicativos de transporte, como o Uber, táxi e ônibus. Mas, o meio mais econômico é o ônibus, caso não esteja acompanhado de mais gente. Há três linhas que fazem o trajeto para o aeroporto, no valor de R$ 44 por pessoa. Veja mais detalhes aqui.

Melhores regiões para hospedagens em Florianópolis

Você irá escolher o seu hotel, com certeza, a partir do seu estilo de viagem. Cada cantinho de Floripa proporciona uma experiência diferente. Portanto, confira abaixo um breve resumo sobre as principais regiões. Porém, vale ressaltar que também temos um texto com mais dicas de hospedagem por lá.

Centro de Florianópolis

É lá que estão hotéis para vários gostos e bolsos, além da proximidade do burburinho da ilha. Há opções, aliás, para compras, refeições, vida noturna e outras necessidades.

Contudo, como todo Centro, há mais barulho e movimentação. Então, se quiser tranquilidade, siga outra direção, que vamos mostrar nos tópicos a seguir.

Importante: em baixa temporada, o trânsito no Centro não atrapalha tanto o seu roteiro. Porém, em épocas como verão, Carnaval e Réveillon há muito engarrafamento, combinado?

Centrinho da Lagoa Conceição

Essa é uma opção parecida com a de cima, mas um pouco mais calma e uma ótima pedida para quem quer vida noturna agitada. Assim, dá para ir em várias festas e retornar a pé para o hotel.

Jurerê Internacional

Nem precisamos reforçar que essa é uma das localizações mais prestigiadas da ilha. E o preço, ademais, também segue esse padrão.

A região de Jurerê, onde está a famosa praia com o mesmo nome, oferece hotéis pé na areia, assim como resorts e hospedagens mais afastadas da praia. Fica à sua escolha, mas já adiantamos que festas e belas fotos não irão faltar.

Lagoinha

Para quem vai com crianças, o local oferece mar calmo e faixa de areia mais larga que outras praias de Florianópolis. Essa é uma das áreas mais queridas, principalmente, dos argentinos!

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é muito propicia para viagens em família, casal ou amigos que querem tranquilidade, como se estivessem em um vilarejo. Por lá há centrinho comercial, restaurantes e várias agências de vendem passeios diversos, inclusive para o Beto Carrero.

Sul da Ilha: Campeche e Armação

A Ilha do Campeche e a praia da Armação ficam no sul de Florianópolis e são indicadas para quem quer curtir praias mais afastadas.

Nesses locais, principalmente em Campeche, é possível praticar surf e ficar imerso à natureza, já que os ecossistemas são ricos e há até vestígios arqueológicos pré-históricos. Ou seja, o paraíso pra quem curte ecoturismo.

#DicaPI: para alugar o seu carro, e curtir Florianópolis com mais conforto, clique aqui!

Roteiro por Florianópolis: 3 dias

Florianópolis é uma ilha estreita e possui regiões bem demarcadas e, por isso, é indicado que monte o seu roteiro de acordo com essa dinâmica.

Como contamos acima, na #DicaPI, se puder, é legal o aluguel de um carro, o que tornará o sua viagem mais dinâmica e proveitosa, principalmente se tiver apenas de 2 a 4 dias no destino.

Veja as nossas dicas e, se sentir necessidade, faça as suas adaptações.

Ponte e Mirante Hercílio Luz, Centro Histórico e Prainha | Dia 1

Comece seu roteiro conhecendo a história da cidade e fazendo aquele tour gastronômico, além de curtir uma praia à tarde e, de quebra, vendo o pôr do sol. Certamente, uma combinação surpreendente, hein?

Mirante e Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz é um dos principais cartões-postais de Florianópolis e vale a pena observá-la tanto de dia, quanto à noite.

Inaugurada em 1926, ela ficou fechada para o tráfego de 1991 ao final de 2019. Após reestruturação, a ponte foi reaberta e, assim, você também pode conhecê-la de carro, além de vê-la em meio à paisagem de Floripa.

Um dos melhores locais para apreciar a vista é o mirante que leva o mesmo nome e fica na praça Hercílio Luz. Embora pequena, ela é muito bem cuidada e é um passeio imperdível para observar a cidade de maneira ampla.

Ponte Hercilio Luz

Vista para a Ponte Hercilio Luz | Foto: Pixabay

Ali perto está o Parque da Luz, que tem entrada gratuita e é uma opção para quem busca passeios ao ar livre, junto da natureza.

Informações

Mirante na praça Hercílio Luz

Endereço: Alameda Adolfo Konder

Horário: espaço aberto 24 hrs ao dia

Entrada: Gratuita

Centro Histórico

Após, separe cerca de 3 horas para conhecer o centro histórico de Florianópolis! Confira os pontos mais importantes abaixo, sendo que você pode entrar e conhecer ou apenas ver de pertinho, do lado de fora, já que são construções lindas e que merecem apreciação.

Mercado Público de Florianópolis

Uma das maneiras de conhecer um destino é, inegavelmente, provando a culinária local. Por isso, os mercados são tão importantes para o turismo. Em Florianópolis isso também acontece!

Mercado Público de Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis | Foto: Flickr

O Mercado Público de lá, apesar de ser muito menor que em muitas capitais brasileiras, oferece diversas opções de comidas e bebidas. Ele é dividido em dois ambientes: o externo, onde há barracas que vendem principalmente frutos do mar, e o interno, onde há restaurantes e bares.

Por lá, prove o surpreendente pastel de camarão, conhecido por ser o melhor de Floripa. Para encontrar essa delícia, procure pelo BOX 32. Aproveite e veja mais dicas de restaurantes em Florianópolis.

Informações

Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60, Centro

Horário: de segunda a sexta, das 7h às 22h. Sábados e domingos de 7h às 17h.

Entrada: Gratuita

Veja mais no site oficial.

Casa da Alfândega

A Casa da Alfândega é, atualmente, uma feira de artesanato local, onde você pode comprar lembranças da cidade e outros mimos.

Além das compras, aprecie o prédio que tem arquitetura neoclássica.

Informações

Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60, Centro

Horário: de segunda a sexta, das 7h às 22h. Sábados e domingos de 7h às 17h.

Entrada: Gratuita

Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis é, certamente, um dos prédios mais importantes da cidade, já que foi construída em 1902 e possui importantes obras em seu interior, como é o caso da escultura “Fuga para o Egito”, toda em madeira e em tamanho real, esculpida pelo artista Ferdinand Demetz – o mesmo que fez a ceia da Sagrada Família.

Informações

Endereço: R. Padre Miguelinho, 55, Centro

Horário: 6h às 00h

Entrada:  Gratuita

Veja mais no site oficial.

Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa)

O Palácio Cruz e Sousa, que já foi sede do Governo, é onde atualmente funciona o Museu Histórico de Santa Catarina.

Museu de Santa Catarina

Interior do Museu Histórico de Santa Catarina | Foto: Flickr

Por lá há dois espaços: no primeiro andar é onde estão as exposições temporárias e, no segundo, onde fica a exposição permanente, que traz móveis, objetos de decorações, pinturas e outras relíquias da época em que o prédio era residência dos governantes.

Informações

Endereço:

Horário: terça a sábado, de 10h às 18h, e domingos de 10h às 16h. O local fecha às segundas.

Entrada:  R$ 5

Veja mais no site oficial.

Prainha

A Prainha está a 9 minutos de carro do centro histórico e você pode encerrar o seu primeiro dia nela. Mas, a dica é ir logo após o almoço ou bem no início da tarde, já que ela possui trilha de 10 minutos até a faixa de areia.

Prainha em Florianópolis

A fofa praia da Prainha em Florianópolis | Foto: Flickr

Também há piscinas naturais por lá, a partir de outra trilha que também tem duração média de 10 minutos de caminhada.

Há bares e restaurantes nas proximidades.

Jurerê, Praia e Dunas da Joaquina, Praia da Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição | Dia 2

O segundo dia também começa cedo e promete muita praia, fechando o tour na Lagoa da Conceição, onde há muitos bares e restaurantes.

Contudo, caso fique mais dias, o roteiro por Florianópolis poderá ser estendido e, quem sabe, você não fique um dia todo em Jurerê?

Jurerê Internacional

Jurerê, que é muito conhecido como Jurerê Internacional, é um bairro no norte de Floripa, bem badalado e de classe alta, já que pelas ruas há como visualizar mansões de cair o queixo. Podemos até dizer que é a Beverly Hills do sul do Brasil.

Ao chegar na praia de Jurerê, observe que do lado direito estará restaurantes, bares e demais atrativos para a família. Já à esquerda, haverá mais agitação e muitos beach clubs.

Praia de Jurere Internacional

Praia de Jurerê Internacional | Foto: Flickr

Se for pela manhã, aproveite para dar um mergulho nas calmas águas de lá, além de aproveitar uma praia muito limpa e com boa estrutura de banheiros, restaurantes e demais serviços. À noite, se jogue nas festas!

Praia e Dunas da Joaquina

De Jurerê para a Praia e Dunas de Joaquina são 50 minutos de carro, então, vá logo após o almoço ou no inicio da tarde.

A praia da Joaquina é uma das mais famosas e é cenário para campeonatos de surf, principalmente no verão. Nela também há boa estrutura para permanecer durante todo o dia.

Em seguida, siga para as Dunas da Joaquina, que é um dos locais imperdíveis do roteiro por Florianópolis. Além do cenário surreal, há como descer de sandboard. Por lá também tem um pôr do sol lindo, aproveite!

Praia da Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição

Praia da Barra da Lagoa

A 18 minutos de carro, saindo da Praia da Joaquina, está a Praia da Barra da Lagoa, onde indicamos fechar o dia, caso não escolha ver o pôr do sol nas Dunas de Joaquina.

Nela, há algumas opções de passeios que estão para além de apenas curtir a paisagem e dar um bom mergulho! Mas, aqui vamos focar na principal, que é o Projeto Tamar.

Projeto Tamar Floripa

O Projeto Tamar tem como intuito preservar a vida das tartarugas marinhas e, através dele, você pode conhecer mais sobre esses seres lindos, além de vê-los de pertinho, sempre com muito respeito ao habitat natural.

No local há tanques de observação das espécies, museu interativo, lojinha e espaço para crianças. É uma dica muito bacana, que vale a visita e ajuda na conscientização da preservação não só das tartarugas, mas de toda a natureza.

Projeto Tamar em Florianópolis

Projeto Tamar em Florianópolis | Foto: Flickr

Informações

Endereço: R. Prof. Ademir Francisco, s/n – Barra da Lagoa

Horário: diariamente das 10h às 19h

Entrada:  Inteira – R$ 20,00

Meia entrada – R$ 10,00 (Estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)

Cortesia – Crianças até 1,20 m

Veja mais no site oficial.

Lagoa da Conceição

Depois, a 30 minutos de carro está a Lagoa da Conceição, onde você pode comer e beber em bares e restaurantes com vista para um dos principais cartões de Florianópolis.

Ademais, lá também tem o centrinho com mais opções de lazer, inclusive pubs e boates, e, claro, compras.

Praia do Campeche, Ilha do Campeche e Praia da Armação

No último dia de roteiro por Florianópolis, vamos conhecer a Ilha do Campeche e mais duas praias da cidade.

O Sul de Floripa é, aliás, onde estão os locais mais desertos e que possuem mais natureza preservada ao redor!

Praia do Campeche

A Praia do Campeche é um dos pontos de embarque para a Ilha do Campeche. Por isso, antes de embarcar para lá, vale a pena conhecer o local.

Com mar agitado, águas cristalinas, areias brancas e dunas, essa é uma das praias mais calmas de toda a Florianópolis. Apesar disso, há estrutura de bares e restaurantes caso queira dar uma esticadinha por lá.

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é, decerto, um dos passeios imperdíveis do seu roteiro por Florianópolis.

O local possui sítio arqueológico com várias pinturas rupestres, feitas a 5000 A.C. Por tanta riqueza, ela foi tombada como patrimônio arqueológico e, desde o ano 2000, é cuidada pelo IPHAN.

Para visitá-la, é preciso seguir algumas regras.

  • É permitida a entrada de 800 pessoas por dia na alta temporada (dezembro a março); Já no restante do ano, o número cai para 770;
  • As visitas acontecem de domingo a domingo, de 9h às 17h;
  • Mesmo querendo permanecer mais tempo, não é possível. A permanência máxima é de 4 horas.

Para chegar até a Ilha do Campeche é possível sair de 3 praias: Campeche, Armação ou Barra da Lagoa. Os valores variam de R$ 80 a R$ 120 (pode haver alta do preço em temporadas mais concorridas), e o tempo também é variável, sendo de 10 a 30 minutos.

Importante: o passeio é bem concorrido, então, tente comprar antecipadamente ou chegar ao píer, da praia escolhida, por volta das 8h30, já que os barcos começam a sair às 9h.

Chegando lá, prepare-se para uma vista paradisíaca. Há espaços para piquenique, como é o caso do mirante “Ponta das Campanhas”, passeios em trilhas, com guias locais, e mergulho. Para comer, há apenas um restaurante e uma lanchonete.

Ilha do Campeche

A paradisíaca Ilha do Campeche | Foto: Flickr

Praia da Armação

Para fechar o tour por Florianópolis, não deixe de conhecer e ver o pôr do sol da Praia da Armação, que é de mar calmo e protegida por uma baía que a torna propícia para esportes náuticos.

Nas proximidades há opções diversas para comer e beber. Na alta temporada, ela pode ficar bem cheia, então, vá preparado!


Depois das dicas de roteiro em Florianópolis, fique de olho na sua passagem aérea ou pacote em promoção. Siga as nossas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e, baixe, também, o nosso aplicativo gratuito. Todos os dias, tem ofertas pra você. Bora viajar!