Home > Dicas de viagem > World’s 50 Best: conheça a lista dos melhores restaurantes do mundo

World’s 50 Best: conheça a lista dos melhores restaurantes do mundo

Escolher aonde comer é sempre uma questão delicada, sobretudo em viagens internacionais, quando mal conhecemos as opções disponíveis. Por isso, iniciativas mundo afora testam e classificam os melhores restaurantes do mundo. Assim, ganhamos um ponto de referência para ajudar na escolha.

prato no Selfie, um dos melhores restaurantes do mundo

Prato no restaurante russo Selfie, um dos melhores do mundo | Foto: Passagens Imperdíveis

Uma dessas iniciativas é a lista The World’s 50 Best Restaurants, criada pela revista britânica Restaurant em 2002 para eleger os 50 melhores restaurantes do mundo. Para tanto, conta com a votação de chefs de cozinha, donos de restaurantes, gourmands (pessoas que se dedicam à experimentação de boa comida pelo mundo) e críticos internacionais.

A lista da The World’s 50 Best Restaurants apresenta, em sua maioria, restaurantes requintados. E não estamos falando só de aparências. A “alta gastronomia” praticada por esses chefs é caracterizada pelo cuidado e meticulosidade no preparo e apresentação dos pratos.

O nível de detalhe é tamanho que existe até uma ciência por trás do processo: a gastronomia molecular. Esse campo investiga os métodos químicos e físicos relacionados à culinária. Desse modo, os chefs dos melhores restaurantes do mundo buscam embasamento científico na criação dos pratos. Um exemplo é o efeito da temperatura sob o cozimento de um alimento, 1 ºC a menos ou a mais pode comprometer totalmente o resultado esperado.

Como são escolhidos os melhores restaurantes do mundo?

casa do porco, um dos melhores restaurantes do mundo

Spoiler: prato na Casa do Porco, um dos melhores restaurantes do mundo | Foto: Passagens Imperdíveis

A lista é definida a partir dos votos da World’s 50 Best Restaurants Academy, composta por cerca de mil experts da indústria gastronômica internacional. A academia é dividida em 26 regiões do mundo. Cada uma tem seu próprio júri de votação com 40 membros, incluindo um presidente representando o grupo.

Os júris regionais são formados por críticos gastronômicos, chefs, empresários do ramo e gastrônomos bem viajados pelo mundo. Cada participante do júri tem direito a dez votos. A decisão sobre como será feita a divisão regional é debatida anualmente e pelo menos 25% dos jurados são alterados a cada ano.

Não existe um check-list predeterminado de critérios para a escolha dos restaurantes, mas há regras de votação. Por exemplo, os membros mantêm o anonimato, não avaliam restaurantes com os quais tenham vínculo e, por fim, devem votar em ao menos 4 fora da cidade natal deles. Com isso, é garantida a isenção nos votos, o que dá credibilidade à lista.

Todo ano sai uma lista nova, embora boa parte dos restaurantes se repitam, visto o alto padrão que mantêm.

Além disso, a World’s 50 Best edita listas alternativas, o que dá mais opções para você explorar:

  • 51º a 100º melhores restaurantes do mundo
  • 50 melhores restaurantes da América Latina
  • 50 melhores restaurantes da Ásia

Quais são os melhores restaurantes do mundo?

Como a lista principal abrange 50 restaurantes e a alternativa, mais 70, o que ficaria muito extenso para esse post, separamos os 10 primeiros colocados da World’s 50 Best 2019, os brasileiros (sim, temos representantes!) e aqueles que visitamos pessoalmente, para contar a você se vale a pena a visita.

10 melhores restaurantes do mundo em 2019

1º – Mirazur (comida mediterrânea, Menton, França)

 – Noma (nova comida nórdica, Copenhage, Dinamarca)

3º – Asador Etxebarri (comida espanhola feita à lenha, Axpe, Espanha)

4º – Gaggan (comida indiana progressiva, Bangcoc, Tailândia)

5º – Geranium (comida escandinava, Copenhage, Dinamarca)

6º – Central (comida peruana, Lima, Peru)

7º – Mugaritz (cozinha inovadora espanhola, “techno-emotional”, San Sebastián, Espanha)

8º – Arpège (comida francesa, Paris, França)

9º – Disfrutar (comida espanhola de vanguarda “avant-garde”, Barcelona, Espanha)

10º – Maido (comida nikkei, Lima, Peru)

Melhores restaurantes do mundo no Brasil de 2019

39º – A Casa do Porco (comida à base de carne de porco, São Paulo)

54º – D.O.M (comida brasileira com ingredientes amazônicos, São Paulo)

73º  Maní (misto de cozinhas brasileira e europeia, São Paulo)

74º – Lasai (comida no estilo “da fazenda para a mesa”, Rio de Janeiro)

100° – Oteque (comida brasileira com toque criativo, Rio de Janeiro)

Nosso país ainda tem outras opções na lista de melhores restaurantes da América Latina:

27º – Olympe (comida francesa com toque brasileiro, Rio de Janeiro)

45º – Mocotó (comida nordestina, São Paulo)

49º – Oro (comida a lenha com influência carioca, Rio de Janeiro)

50° – Tuju (comida brasileira moderna, São Paulo)

Quais restaurantes recomendamos (ou não)

No Brasil, já visitamos a Casa do Porco, Mocotó, Esquina Mocotó (estava na lista em 2018), D.O.M e Maní, todos em São Paulo. Aprovamos a experiência nos 5!

E mais: em nosso Instagram, publicamos Stories mostrando os pratos e o atendimento nos 3 primeiros (Casa do Porco, Mocotó e Esquina Mocotó). Veja os posts!

 

Instagram Passagens Imperdíveis

Veja como são os pratos e atendimento dos restaurantes nos Stories

Em Moscou, na Rússia, visitamos dois: o White Rabbit (15º) e Selfie (70º). No primeiro, a experiência não foi aquilo tudo, pois esperávamos mais do restaurante. Já do Selfie, saímos satisfeitos e adoramos o jantar, portanto recomendamos. Para ver como foi a ida esses dois estabelecimentos, você pode:

Outro da lista de melhores restaurantes do mundo cuja visita nós registramos é o Cosme (23º), que fica em Nova York. Você pode conferir mais sobre ele:

Mais um que recomendamos por experiência própria: o Eleven (4º – classificado em 2018), também em Nova York!

Já em Lima, no Peru, em Junho/2019, experimentamos o Astrid y Gastón (67°). Apesar de o ambiente e o atendimento terem nos surpreendido positivamente, a experiência não alcançou aquilo que esperávamos. Pedimos o menu degustação. Mas, infelizmente, para o nosso paladar, os pratos não conversavam entre si. A cada novo passo, renovávamos a esperança de aquele seria o “tchan” que faltava para mudar a percepção, o que, no entanto, não aconteceu.

Explore mais o mundo gastronômico!

Outra lista que reúne os melhores restaurantes do mundo é o Guia Michelin. Para você entender como funciona e conhecer algumas recomendações, escrevemos um post detalhado sobre o guia.

E se você prioriza boa relação entre custo e benefício na hora escolher onde comer, também existe uma lista de recomendações nesse estilo! Trata-se da categoria Bib Gourmand do Guia Michelin. Saiba tudo sobre ela neste post!

Lembre-se, para encontrar passagens aéreas baratas para destinos nacionais e internacionais, siga o Passagens Imperdíveis! Divulgamos alertas de promoções nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e pelo aplicativo grátis.

Assim, você poderá experimentar os melhores restaurantes do mundo tanto no Brasil quanto no exterior!