Home > Dicas de viagem > Voar de LATAM para Lima, Peru: como é a experiência?

Voar de LATAM para Lima, Peru: como é a experiência?

Entre as diversas companhias aéreas que ligam o Brasil à capital do Peru, optamos por viajar de LATAM para Lima. Assim, neste review de voo, contaremos como foi a nossa experiência, e mais: e se vale a pena escolher essa cia.

Outro detalhe é que, mesmo seu destino final sendo Cusco, o voo da LATAM faz conexão em Lima antes de seguir por mais 1 hora de viagem. Portanto, este post te ajudará em mais essa opção de trajeto. Aperte o cinto, pois nosso voo vai decolar!

Se quiser, vá direto ao item avaliado!

O trajeto da LATAM para Lima

Artesanato que encontramos em Lima, no Peru

Artesanato que encontramos em Lima, no Peru | Foto: Passagens Imperdíveis

Nem todas as capitais têm voos diretos da LATAM para Lima. Por isso, é provável que você faça conexão em São Paulo. O que foi o nosso caso, pois saímos de Belo Horizonte.

O voo de BH para SP dura cerca de 1 hora. No entanto, a viagem de São Paulo a Lima é de 5 horas, em média. É um voo relativamente curto, por ser internacional.

#DicaPI: mesmo a viagem não demorando tanto, vale conferir estas dicas de passatempo no avião!

Embarque

No geral, o processo de embarque foi rápido e tranquilo. Mas vamos aos detalhes para você conferir como foi nossa experiência.

Check-in na LATAM

Fazer check-in é bem mais fácil do que parece. Afinal, o serviço fica disponível on-line e no aeroporto. Nós fizemos pelo aplicativo da LATAM, que enviou uma notificação faltando alguns minutos para a abertura do processo. Desse modo, bastou aguardar a abertura e realizar o procedimento pelo celular.

A tela do aplicativo exibe o cartão de embarque, logo mostramos o bilhete no celular para embarcar. Não imprimimos nenhuma folha de papel! Mas atenção: no e-mail de confirmação do check-in, a LATAM informa se é necessário ou não imprimir o bilhete. Então, faça como nós e confira antes se a versão digital é suficiente.

Bagagem

bagageiro aviao latam sao paulo lima airbus a350-900

Bagageiro no avião para Lima | Foto: Passagens Imperdíveis

Ainda no app da LATAM – e também nas demais formas de check-in –, há opção para gerenciar bagagens. Assim, você informa se será necessário despachar a sua ou pedir bagagem extra. Nós viajamos apenas com mala de mão e acessório pessoal (uma mochila de notebook).

A mochila foi debaixo do assento da frente, enquanto a mala, no bagageiro, cujo espaço foi suficiente em ambos os trechos.

#DicaPI: conheça as regras de bagagem da ANAC, para evitar surpresas no embarque!

Pontualidade

Ambos os voos (BH-SP e SP-LIMA) saíram pontualmente e aterrissaram sem atrasos. Para completar, o fuso do Peru é 2 horas atrás do Brasil. Assim, conseguimos aproveitar mais ainda o dia. Isso porque desembarcamos às 11h local (13h no Brasil).

O voo da LATAM para Lima

Pronto! Embarcamos e já estamos sentados na poltrona, prontos para viajar. Resolvidas as questões burocráticas, sigamos à experiência ao longo da viagem pela LATAM para Lima, no Peru.

Aviões

De BH a SP, voamos num Airbus A320, avião apropriado para trechos domésticos de curta duração. Curiosamente, a parte externa ainda leva a identidade visual da antiga TAM.

interior airbus a350 latam

Interior do Airbus A350-900 da LATAM para Lima | Foto: Passagens Imperdíveis

Por sua vez, o voo de SP a Lima foi a bordo de um Airbus A350-900, aeronave nova e mais robusta, com 3 anos apenas. Embora pareça técnico demais falar os modelos, é importante conferir, pois a LATAM também usa um Boeing 767 para esse trecho. Certamente isso altera ao menos um pouco a experiência da viagem.

Assentos

dentro do airbus a320 latam

Assentos no voo doméstico da LATAM de BH a SP | Foto: Passagens Imperdíveis

No voo doméstico, as 174 cadeiras são dispostas na configuração 3-3, ou seja, 2 fileiras com 3 assentos cada. Não tem classe executiva, contudo 12 lugares dispõem de espaço extra para a poltrona da frente. Com relação ao conforto, nada demais, somente o básico para passar decentemente a 1 hora de viagem.

Enquanto isso, na viagem para Lima os 318 lugares da classe econômica se distribuíam em 3-3-3, isto é, 3 fileiras de 3 lugares cada. Para efeito de curiosidade, na executiva são 30, em 3 fileiras de 2 lugares cada.

#DicaPI: se quer saber como é viajar na classe executiva da LATAM, assista a este vídeo no YouTube!

reclinacao assento voo latam lima

Reclinação do assento no voo da LATAM para Lima | Foto: Passagens Imperdíveis

De volta à econômica, os assentos eram acolchoados, com espaço razoável para esticar as penas. Dessa forma, propiciavam certo conforto para as 5 horas de voo. Porém, quem tem mais de 1,80 m pode não ter a mesma impressão que nós. Portanto, esse é um ponto que varia para cada um.

A reclinação não chega a ser um diferencial. Porém, nos agradou o quanto o encosto ia para trás em relação à posição original.

Serviço de bordo da LATAM para Lima

Nos 2 trechos do voo da LATAM para Lima, os comissários se mostraram atenciosos, sorridentes e simpáticos. Falavam em português, mas quando necessário, também em espanhol e inglês.

#DicaPI: idioma é uma barreira para sua viagem? Veja como usar o Google Tradutor em outros países!

Amenidades

Já esperando por nós no assento, no voo de SP a Lima, estava o kit de amenidades. Bem simples, consistia em um pequeno travesseiro, uma manta e um fone de ouvido. Todos de qualidade básica, porém funcionais. Por isso, não temos nem elogio, nem reclamação a respeito. Pois atenderam à proposta de um voo internacional em classe econômica.

Entretenimento

tomada voo latam belo horizonte sao paulo

Tomada na parte de baixo do assento no voo doméstico | Foto: Passagens Imperdíveis

Pela natureza doméstica do voo, não havia sistema de entretenimento no avião de BH a SP. Mas a LATAM disponibiliza o LATAM Play, aplicativo móvel com conteúdos gratuitos. Achamos desnecessário o download. A dica aqui é baixar as séries, músicas e livros favoritos para curtir. E quanto à bateria, sem problemas, pois havia tomadas para recarregá-las.

No trecho da LATAM para Lima, a história foi outra. Em telas de 9 polegadas, o sistema de entretenimento exibia conteúdo para todas as idades e gostos, dublados e legendados. Havia animações, documentários, filmes, séries e infantis. Também chamaram atenção as câmeras acopladas no exterior do avião: embaixo, na frente (sobre a cabine) e no leme (parte de trás).

entretenimento voo latam lima airbus a350-900

Algumas opções no entretenimento da LATAM | Foto: Passagens Imperdíveis

Entre os filmes, encontramos até lançamentos, como Bohemian Rhapsody, de novembro de 2018. Então, por essas e outras, aprovamos o sistema de entretenimento da LATAM no voo para Lima.

Ah, também havia tomada e saída USB para carregar os eletrônicos e chegar de bateria cheia em Lima!

Refeição

A cia. aérea não serviu nenhum lanche no voo doméstico. Entretanto, disponibilizou cardápio, cobrado à parte.

Realizado no período da manhã, o voo da LATAM para Lima teve… um café da manhã! Servido cerca de 1 hora após decolar, oferecia 2 opções: ovos mexidos ou sanduíche de queijo, ambos acompanhados de frutas, café e/ou leite e/ou suco. Um lanche básico, satisfatório e saboroso, nada a reclamar.

refeicao comida cafe da manha voo latam lima

Comemos sanduíche de queijo no café da manhã | Foto: Passagens Imperdíveis

Só para não ter dúvida, no voo de volta pegamos a parte da tarde. Por isso, tivemos opções de almoço para escolher, ou seja, a comida no avião varia conforme o horário. Nesse caso, foi um ravioli de queijo!

Desembarque e imigração

desembarque aeroporto lima peru

Chegamos na hora prevista: desembarque em Lima | Foto: Passagens Imperdíveis

Chegando a Lima, no Peru, passamos direto para a imigração. O processo foi rápido e tranquilo, com perguntas sobre duração e objetivo da viagem. O agente se permitiu até dizer “tchau” e “obrigado”, demonstrando logo cedo a hospitalidade do povo peruano.

Vale lembrar que o Peru não exige visto nem certificado internacional de vacinação. O único documento exigido é o passaporte ou a carteira de identidade. Tanto que o país entrou nesta lista de destinos que só pedem a ID para a entrada de brasileiros.

Viajar de LATAM para lima na econômica vale a pena?

Sim, porque a cia. mantém um bom nível de conforto e uma experiência tranquila de viagem. Outra boa razão para escolher essa cia. é que constantemente ela realiza promoções de passagens aéreas. Dessa maneira, dá para viajar ao Peru pagando menos que a média na econômica ou mesmo na executiva.

Então, para ficar sabendo dessas promoções, baixe gratuitamente o app do Passagens Imperdíveis. Assim, você receberá notificações de desconto em tempo real e conseguirá comprar na hora.

Outra alternativa é seguir no Instagram, Facebook e Twitter, redes nas quais também compartilhamos passagens aéreas baratas, nacionais e internacionais.