Bagagem de mão: o que é permitido levar em sua viagem!

Não importa o nível de experiência do viajante. No embarque, pode haver dúvidas sobre o que pode ou não levar na mala, principalmente na bagagem de mão. Por isso, vamos esclarecer o assunto para você embarcar sem nenhum problema. Pode ter certeza de que esta leitura vai facilitar a sua vida!

medidas para uma bagagem de mão

Bagagem de mão deve respeitar dimensões pra ir a  bordo | Foto: Passagens Imperdíveis

Tire suas dúvidas:

O que é bagagem de mão?

Bagagem de mão é aquela transportada na cabine, sob responsabilidade do passageiro. Em outras palavras, é a mala, bolsa ou mochila que você leva consigo para dentro do avião. Por outro lado, a despachada é a mala entregue no embarque e recolhida só no destino.

bagageiro a bordo aviao

Compartimento para a bagagem de mão | Foto: Passagens Imperdíveis

Levar bagagem de mão é um direito de todo passageiro embarcando no Brasil ou para este país. Todavia, precisa cumprir os requisitos de peso e dimensões explicados mais à frente. Senão deverá despachá-la.

Caso a bagagem de mão esteja acima das dimensões permitidas, por regra, deverá ser despachada. Neste caso o viajante irá pagar um valor a parte, que pode variar de acordo com cada cia. aérea.

Extravio de bagagem de mão

Por estar sob os cuidados do dono, a cia. aérea não responde em caso de perda da bagagem de mão. Portanto, são necessários cuidado e atenção.

Mas aí você pergunta: quando haveria extravio de bagagem de mão? De fato, isso ocorre por diversos motivos, como descuido de algum passageiro que pega a mala errada por engano, ou má-fé, no caso de alguém que furta de outra pessoa.

Já a despachada, se extraviada, cabe à companhia resolver a questão.

#DicaPI: saiba como agir em caso de extravio de bagagem despachada!

Peso e tamanhos de bagagens de mão

qual tamanho da mala de mao

Antes de comprar a sua mala de bordo para usar de bagagem de mão você deve se atentar ao tamanho e também ao peso, que não deve exceder os 10 quilos. Além disso, em relação às dimensões considere as rodinhas e os bolsos externos.

Escolha a mala de bordo ideal para a sua viagem! Utilize o cupom “Passagens” e aproveite os descontos!

Em alguns casos, a depender do voo, a cia aérea poderá restringir esse peso e conteúdo da bagagem de mão por motivos de segurança ou capacidade da aeronave. Fique atento aos avisos na hora da compra do bilhete e no momento do embarque.

Limite de peso de bagagem de mão

O limite de peso é de 10 kg para voos nacionais e internacionais, com destino ou origem no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) definiu essa franquia. Desse modo, caso ultrapasse o peso, a cia. aérea poderá solicitar que o viajante despache a mala.

Além da mala de bordo, pode-se levar um volume menor, como uma bolsinha ou mochila.  Lembre-se que o item pessoal deverá ter dimensões para se acomodarem abaixo do assento, em segurança para os passageiros. Na Latam, por exemplo as dimensões são de: 45 x 35 x 20 cm (altura, comprimento e largura); na Azul são 25x35x25 altura, largura, comprimento; na Gol a recomendação exigida é de 45 cm x 35 cm x 20 cm.

Dimensões permitidas

Como não há resolução da ANAC definindo as dimensões da bagagem de mão, cada cia. aérea determina a própria.

Em Abril de 2019, a Abear, associação que reúne as cias aéreas brasileiras, anunciou que as fiscalizações, em relação ao tamanho das malas, irão aumentar nos aeroportos brasileiros.

O intuito é  tornar mais ágil o embarque, evitando atrasos na hora da decolagem, já que um dos motivos dessa demora é o realocamento de bagagens acima dos padrões já estabelecidos pela ANAC.

Os passageiros, que estiverem fora das regras atuais, serão orientados a despacharem as malas nos balcões de check in das companhias aéreas, e estarão sujeitos à cobrança.

Abaixo, as dimensões definidas pelas principais companhias que operam no Brasil. Mas, em todos os casos, a dica é também pesquisar diretamente com aquela com a qual você viajará. Isso vale, sobretudo, para companhias internacionais, como Air China e Emirates.

Bagagem de mão Gol

Estas são as medidas para bagagem de mão na GOL: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). O site da Gol tem detalhes e ilustrações.

Bagagem de mão Azul

As medidas para bagagem de mão na Azul podem ser 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura) ou 115 cm na soma de todas as dimensões. Confira no site da Azul mais detalhes e ilustrações.

Bagagem de mão LATAM

Na LATAM você pode levar uma bagagem de mão com as dimensões 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). No site da LATAM você poderá encontrar mais detalhes e ilustrações.

#DicaPI: mais do que a média, é importante atentar-se às dimensões das bagagens nas companhias aéreas low cost na Europa.

A bagagem de mão pode ser cobrada?

No Brasil, para voos nacionais, de acordo com a legislação vigente, ao comprar uma passagem aérea o viajante tem o direito de levar, a bordo, uma bagagem de mão respeitando as dimensões (35 com x 25 cm x 55 cm) e peso (até 10 quilos).

Caso a mala ultrapasse essas recomendações será necessário despachar com cobrança de taxa estabelecida por cada cia. aérea.

Empresas de aviação, como a Abaeté, que possuem aeronaves menores para menos de 10 passageiros permitem apenas que o viajante leve, a bordo 1 item pessoal, de até 5 quilos.

Para voos internacionais, a regra é diferente. Ou seja, nem sempre a mala de mão está inclusa no valor da passagem, somente o item pessoal, como uma bolsa ou mochila.

A nossa dica é sempre consultar no site da cia. área quais as regras especificas de bagagem e evitar a dor de cabeça na hora de realizar o check-in. Muitas vezes o valor para despachar a bagagem no momento do embarque é superior ao que você pagaria realizando o pagamento na hora da compra pela internet.

Itens permitidos na bagagem de mão

Agora que você sabe as principais condições e características, vamos falar sobre o que levar na bagagem de mão. Assim, você evitará desgastes e até prejuízos no embarque.

Todas estas informações foram consultadas diretamente na ANAC, inclusive nas resoluções publicadas pela agência. Portanto, são confiáveis. Só recomendamos a consulta de certas dúvidas com as cias. aéreas porque nem toda regra é regulada pela ANAC, ou seja, muda conforme a empresa. Mas as que estão diretamente listadas aqui são válidas e oficiais.

#DicaPI: outra coisa importante para embarcar rápida e facilmente é adiantar o seu check-in. Neste post, ensinamos a fazer check-in on-line ou no aeroporto!

Alguns itens além de permitidos, são também recomendados. É o caso de eletrônicos, objetos de valor (dinheiro, joias, etc.), higiene e documentos. Dessa forma, você tem em mãos o que precisar de imediato, por exemplo, para se distrair durante uma viagem longa de avião.

Eletrônicos

notebook no aviao

Notebook pode ir na mala de mão | Foto: Piqsels

Notebooks, tablets, câmeras fotográficas e similares, desde que o peso e as dimensões não ultrapassem aqueles definidos pela ANAC e cia. aérea.

No caso das pilhas e/ou baterias de lítio utilizadas nesses aparelhos também são permitidas. Mas não podem ultrapassar os limites de 20 Wh e 100 Wh, respectivamente.

Para os drones é preciso ter atenção ao modelo, as hélices não podem ser compostas por arestas e cantos que contenham partes metálicas afiadas e/ou perfurantes.

Mas, atenção! Desde agosto de 2019, devido a problemas detectados em algumas baterias de lítio de MacBook Pro de 15 polegadas, fabricados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017 pela Apple, a ANAC recomenda aos passageiros deste equipamento que, antes de viajar, verifiquem se o eletrônico é um dos dispositivos afetados pela falha na bateria. A consulta pode ser feita na página da fabricante.

Líquidos em voos nacionais

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 100 ml/g cada.

Vale sempre a dica de consultar, no site da cia. aérea as regras específicas.

Quanto a bebidas alcoólicas, há regras específicas. Pode-se transportar 5 volumes de até 1 litro cada, com percentual alcoólico abaixo de 70%, em embalagem de varejo, isto é, a original da fabricante. Caso ultrapasse esse limite ou fuja às condições, as garrafas irregulares serão descartadas.

Sobre outras bebidas, como água e suco, consulte diretamente a cia. aérea, pois o site da ANAC não as cita.

Líquidos em voos internacionais

frasco de 100 ml shampoo hotel

Pequenos frascos de shampoo podem voltar na bagagem de mão! | Foto: Passagens Imperdíveis

As regras são mais restritas para bagagem de mão, portanto atente-se. Todo tipo de líquido deve ser armazenado em frascos com capacidade máxima de 100 ml. O limite total é 1 litro, ou seja, até 10 frascos de 100 ml, inclusive para bebidas alcoólicas.

Então, se você quiser trazer os pequenos frascos de shampoo do hotel como lembrança, está liberado – desde que respeitem os limites! Não vamos mentir: trouxemos do hotel Sumaq (foto), ao voltar de Machu Picchu, no Peru.

O acondicionamento dos frascos deve ser feito em uma outra embalagem plástica transparente com fechamento hermético (tipo ziplock). Isso porque a inspeção deve-se facilitar a inspeção dos agentes.

Importante: caso faça um voo nacional, mas passe por área de embarque internacional, valem as mesmas regras de voos internacionais.

Quanto a bebidas alcoólicas fica proibido o transporte de bebidas com teor alcóolico superior a 70%. Bebidas com percentual alcóolico entre 24% e 70% são permitidas se armazenadas em embalagem de varejo. Cada volume deve conter, no máximo, 1 litro, não excedendo o total de 5 volumes por passageiro.

#DicaPI: sabe por que é importante também consultar a companhia aérea sobre tais regras? Ao voltar do Chile, por exemplo, você pode trazer vinhos chilenos na bagagem de mão. Mas são normas específicas, que deve consultar na compra da passagem!

Líquidos em conexões internacionais no Aeroporto de Guarulhos

Desde 3 de fevereiro de 2020, o Aeroporto de Guarulhos não permite mais, como antes, o embarque de líquidos comprados no Duty Free, mesmo que embalados. Lembrando que a regra é para frascos acima de 100 ml.

Então, caso faça conexões internacionais neste aeroporto, e queira comprar líquidos, como perfumes e vinhos, será necessário despachá-los, combinado? Caso faça conexões nacionais, a nova regra não se aplica, e o passageiro poderá embarcar com as compras sem a necessidade de despachá-las.

Alimentos

chocolates peruanos mercado san pedro cusco

Chocolates embalados pelo fabricante são permitidos na mala de bordo | Foto: Passagens Imperdíveis

São permitidos todos os produtos perecíveis e alimentos, contanto que estejam bem acondicionados em embalagem à prova de vazamentos. Outros casos, como peixes e frutos do mar, deve-se alocar em caixa de isopor revestida em saco plástico resistente.

Alimentos para bebês são permitidos de acordo com a necessidade da criança.

#DicaPI: dedicamos um post exclusivo sobre o que é permitido ao trazer alimentos e bebidas do exterior para o Brasil.

Animais

As regras de transporte de animais domésticos na cabine ficam a critério de cada companhia aérea. Em caso de cão-guia, é assegurado o direito de acompanhamento gratuito do animal. No entanto, deve-se seguir todos os critérios especificados pela empresa contratada.

Materiais esportivos

Bolas, desde que murchas (proibido as de boliche), raquetes de tênis, máscaras e nadadeiras, acessórios de esqui (óculos, luvas e botas). Já artigos maiores, como pranchas, bicicletas e bastões, equipamentos de ginástica devem ser despachados como bagagem comum.

Instrumentos musicais

Para transportar instrumentos musicais como bagagem de mão, eles devem estar dentro das dimensões e peso indicados. Ou seja, devem ser acomodados dentro da mala, ou em bolsa de item pessoal que caiba abaixo do assento. Instrumentos maiores que o especificado devem ser despachados.

Dependendo da cia. aérea, é possível adquirir assento extra para acomodar instrumentos maiores, como violoncelos. Sendo assim, recomendamos pesquisar antes de comprar as passagens.

Eletrodomésticos

Eletrodomésticos pequenos, devidamente embalados, são permitidos como bagagem de mão. Para tanto, devem estar dentro dos limites de peso e dimensões. Micro-ondas, porém, são proibidos na bagagem de mão.

Itens específicos e exceções à regra

Na lista de itens proibidos, a seguir, você verá alguns itens que, vira e mexe, precisa carregar na bagagem de mão. Por isso, separamos, as exceções permitidas:

Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, guarda-chuvas e martelinho usados em exames médicos podem ser levados à mão dentro da cabine.

É possível, também, levar em sua mala de mão:

  • Aparelho de barbear em cartucho
  • Objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças)
  • Termômetros de medição térmica
  • Relógio de pulso com alarme

Em caso de dúvidas, consulte antecipadamente a companhia aérea. Se possível, evite carregar tais itens na bagagem de mão, para evitar transtornos.

Medicamentos na bagagem de mão

Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais podem ser transportados na quantidade necessária ao período total de voo (incluídas escalas e conexões). Contudo, você deve apresentá-los no momento da inspeção de segurança.

#DicaPI: Organize a sua bagagem de mão de forma prática. Veja 5 dicas de como arrumar a mala de mão de acordo com o tipo de destino

Itens proibidos na bagagem de mão

Eis o que você não pode levar na mala a bordo! Logo, se for necessário transportá-los, deverá consultar a cia. aérea para despachá-los em outra mala.

Armas

Todos os tipos de armas são proibidos na bagagem de mão. Sendo assim, estão incluídas as de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes, etc.

Objetos pontiagudos ou cortantes

Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de luta, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.

Ferramentas de trabalho

Pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fenda e cinzeis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.

Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis

Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis

Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos

Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.

#DicaPI: você sabe a diferença entre escala, conexão e voo direto?

Mochilão é válido como bagagem de mão?

Prefira mochilas cargueiras pequenas, entre 45 e 50 litros. As maiores, quando cheias, podem ultrapassar as medidas permitidas pelas companhias para bagagem de mão, principalmente nas low cost europeias. Você pode ser obrigado a despachar a bagagem (e pagar por isso).

Acerte na abertura e nos compartimentos do mochilão. Escolha um com vários compartimentos (e uma abertura separada para cada um, para facilitar o acesso aos itens) ou um que tenha uma abertura total na horizontal, com um zíper que percorra o mochilão inteiro, e bolsos separados para coisas menores. Mochilões no estilo “saco”, com apenas uma abertura em cima, dificultam muito o acesso ao que ficou embaixo.

Vamos viajar barato e com tranquilidade?

Quem não gosta de segurança, tranquilidade e conforto ao viajar? E se, além disso, fosse possível encontrar passagem aérea barata?

É o que fazemos todos os dias! Além de dicas de viagem, o Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Assim, você consegue embarcar sem problemas e ainda pagando menos pelo bilhete!

Encontre passagens aéreas em promoção para destinos nacionais e internacionais