Home > Dicas de viagem > Dicas para viajar apenas com mala de mão

Dicas para viajar apenas com mala de mão

Hora de falarmos sobre um assunto necessário atualmente: dicas para viajar apenas com mala de mão.

Como sabemos, ao comprar uma passagem aérea, a bagagem incluída é apenas a mala de mão. Isso vale para voos nacionais e alguns internacionais. Sendo assim, já envie esse texto para um amigou ou amiga e ajude nessa missão… que não é nada impossível.

Então, vamos entender as dimensões permitidas para o embarque deste tipo de bagagem? Lembrando que as dimensões da mala incluem as rodinhas. Dê uma olhada abaixo:

Dimensões mala de mão

Para voos domésticos, entre estados brasileiros, o peso é de até 10 kg. Para voos internacionais, a franquia pode variar de 8 a 10 kg. Então, vale consultar a cia. aérea em questão.

Dito isso, vamos às 5 dicas que preparamos, que irão te guiar tanto para malas de frio, de calor ou clima misto.

5 dicas para viajar apenas com mala de mão

Escolha bem a bolsa que irá como item pessoal

Além da mala de mão, você pode levar um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila. Assim, essa será a sua primeira escolha inteligente, já que, aqui, bolsas pequenas irão prejudicar a sua dinâmica.

 

mala de mão - item pessoal

Crédito: Pixabay

Opte por maxi bolsas ou mochila, colocando nelas, objetos como notebook, carregadores, joias, itens de beleza e banho, escova e pasta dental, junto a documentos como passaporte, cartão de crédito e dinheiro.

Organize em necessaires, cada categoria. Além de manter a sua bolsa/mochila organizada, economizando também espaço, isso facilitará a retirada dos itens para a passagem dos mesmos no raio-x.

E, vamos combinar uma coisa: menos é mais! Não leve todas as suas maquiagens, perfumes, shampoos. Não é necessário, mesmo! Faça a seleção para o destino da vez.

#DicaPI: voos internacionais exigem líquidos armazenados em frascos de até 100 ml, com, no máximo, um litro a ser transportado. Ou seja, 10 frascos de 100 ml.

Além disso, é necessário colocá-los em sacos transparentes ou necessaire transparente. Saiba mais!

Leve casacos pesados na mão e viaje com jaquetas/blusa de frio

Todo mundo precisa de uma jaqueta ou uma blusa de frio durante o voo. Só aqui há uma economia de espaço significante na mala de mão.

Opte por uma peça coringa, que combine com tudo! Exemplo: jaqueta jeans ou de couro / blusa de frio meia-estação em cores pretas, cinzas ou brancas.

Agora, para quem vai pegar baixas temperaturas, uma dica de ouro: leve o casaco pesado ou trench coat nas mãos. Esse item ocupa, praticamente, metade da bagagem e, chegando ao destino, você poderá se proteger do frio sem precisar abrir a mala e retirar a peça.

Organize sua mala de mão com necessaires

Até aqui, você já compreendeu o poder das necessaires para a sua viagem com apenas mala de mão. Elas tornam tudo mais fácil de organizar e “multiplica” os espaços dentro da bagagem.

A segunda parte da utilização desse precioso item é para roupas íntimas e demais pertences como escova de cabelo e pente. Evite levar o secador, já que a maioria dos hotéis possuem essa facilidade.

Mais uma vez, lembramos que menos é mais! Principalmente para roupas íntimas que podem ser lavadas, de forma prática, durante a viagem.

Economize nos calçados

Após os casacos pesados, os calçados estão no ranking de vilões da mala de mão, já que ocupam muito espaço. Então, mais uma dica: viaje de tênis, já que ele poderá ser um dos seus melhores amigos durante a trip.

Tênis no pé, hora de separar um chinelo + uma a duas opções de calçados. Para os homens, pode ser mais um tênis ou um sapato, dependendo do intuito da viagem. Para as mulheres, pode ser uma sapatilha confortável, uma bota ou um salto.

Organize seus calçados em sacolinhas, que podem ser de pano ou outro material que estiver disponível em sua casa. Isso irá protegê-los, além de mantê-los sem contato com as demais roupas.

Escolha suas roupas de forma inteligente – saiba evitar exageros

É provável que você viaje com uma calça legging ou jeans, que, geralmente, são nos tons preto ou azul. Ou seja, itens coringas.

Mala de mão, organização

Crédito: Shutterstock

Nos pés, tênis, que você poderá usar, praticamente, todos os dias! Afinal, a maioria das viagens consiste em bater perna e conhecer mil lugares ao dia.

A jaqueta e a blusa de frio também estarão com você no voo (avião faz um friozinho, viu?), além do casaco mais pesado, que você levará em mãos.

Só aí, você já estará com peças essenciais para montar várias combinações, além de uma opção de pijama – que você irá separar.

Listamos, então, algumas inspirações para que você monte uma mala de mão para viagens de 7 a 10 dias:

Para viagens de verão

Opte por duas opções de shorts/bermudas, de 3 a 4 camisas/blusas leves (dobradas em formato de rolinho), e dois vestidos que podem ser, inclusive, uma opção de longo.

Se for à praia, leve, no máximo, duas saídas pós-mar. Uma delas pode ser uma canga. Leve também de 1 a 2 biquínis ou sunga/short de banho.

Para viagens de meia-estação

Leve uma opção de blusa de frio a mais, de linho, bem levinha, em um tom diferente da que você escolheu para o voo.

Escolha mais um tipo de calça, também diferente da escolhida para a viagem de avião. Se você for de jeans, evite levar mais uma peça deste tipo. Veja um item de outro tecido e cor.

Para as mulheres, saias e vestidos caem bem com meia-calça e sobreposições diferentes. Escolha 3 destes itens, mesclando da seguinte maneira: 2 vestidos + 1 saia ou vice-versa.

Por fim, escolha de quatro a cinco blusas para utilizar por baixo das peças mais frias. Opte, por maioria, em t-shirts, que são básicas e caem bem com tudo, além de ocupar menos espaço.

Para viagens de frio

Separe uma calça e uma blusa térmica, também chamada de segunda pele. Esses itens são ótimos e não podem faltar no inverno, sendo utilizados antes de qualquer outra peça de roupa. Além disso, também são fáceis de lavar e secam rápido.

Para as calças, vestidos e saias, o mesmo vale da dica de mala de mão de meia-estação, sendo que a calça térmica também pode ser usada sozinha (com tênis ou bota – principalmente no caso das mulheres). Já com as meias-calças, a dica é optar por modelos mais grossos.

Aqui, também vale a escolha de 3 a 5 blusas para utilizar em cima da parte térmica. Para complementar, selecione duas blusas de frio, podem ser casacos mais leves, que receberão o casaco pesado por cima (o que você levou em mãos no voo).

Para fechar, não esqueça as meias térmicas para tênis e botas,. Além de um a dois lenços quentinhos para o pescoço e de um a dois gorros.

Dica extra!

Por fim, comece a mala pelas roupas maiores, como calças, vestidos e blusas de frio/casaco. Após, organize saias, shorts, bermudas e blusas em formato de rolinho.

Agora é só aproveitar e viajar com sua mala de mão! Ah, não deixe para preparar a sua bagagem de um última hora e faça o seu check-list com antecedência.

Aproveite as promoções de passagens aéreas e prepare as malas!

Para acompanhar nossas ofertas, é só seguir a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e baixar o nosso aplicativo gratuito. Também estamos no Youtube, com dicas e roteiros completos para as suas próximas viagens!