Home > Dicas de viagem > 5 dicas para usar o Google Tradutor em viagens internacionais

5 dicas para usar o Google Tradutor em viagens internacionais

Então você vai fazer uma viagem internacional, mas não sabe falar inglês (nem outro idioma)? Sem problemas! Com a ajuda do Google Tradutor é possível se virar nos Estados Unidos, Europa, Ásia, África, enfim, seja qual for o seu destino turístico!

Já faz tempo que o Google Tradutor existe, mas às vezes esquecemos o quanto ele pode ser útil em viagens para o exterior, ainda mais na versão de aplicativo para Android e iOS. São dezenas de idiomas e diversos recursos disponíveis na palma da mão, on-line e off-line, para dar aquela força.

Sendo assim, seguem 5 dicas para usar o Google Tradutor em viagens internacionais!

Google Tradutor por foto

Usando a câmera do seu celular, é possível traduzir imediatamente textos de placas e letreiros urbanos, por exemplo. Seja para se orientar no trânsito, seja na hora das compras, não é preciso mais digitar o texto que deseja traduzir. É só apontar para o objeto e pronto!

Google Tradutor por câmera

Tradução em tempo real por câmera

Mas se tiver dificuldade na tradução instantânea, você pode usar o Google Tradutor por foto. Para isso, ainda dentro do aplicativo, fotografe a frase e destaque o texto usando seus dedos. Essa opção também ajuda quando o idioma em questão não está disponível para traduzir em tempo real.

Google Tradutor por foto

Uso do Google Tradutor por foto

#DicaPI: planejando sua primeira viagem ao exterior? Veja este guia de viagens internacionais para iniciantes!

Google Tradutor por voz

Na opção “Conversa” do seu app, é possível conversar e ter a tradução do que foi dito, de uma língua para outra, em tempo real. Isso significa que tanto a pessoa falando em outro idioma quanto você falando em português terão as respectivas falas traduzidas!

Google Tradutor conversa

Tradução de conversa com opção de dois idiomas

Basta selecionar o idioma de quem está falando no momento, para ter a conversa traduzida para a outra língua. Uma mão na roda na hora de conhecer pessoas ou pedir informações.

Outra função é a captura por voz, que nesse caso é útil para traduzir o que é falado por guias, alto falantes, etc., isto é, quando você vai só ouvir e não precisa responder o que está sendo dito.

Google Tradutor: Tradução por voz

Tradução por meio de captura da voz

#DicaPI: saiba como tirar seu passaporte brasileiro seguindo este 8 passos simples!

Google Tradutor manuscrito

O app também permite, em casos em que o teclado não possua a escrita do idioma necessário e necessite de caracteres especiais, que você desenhe à mão as letras que precisam de tradução, reconhecendo imediatamente a grafia de 93 idiomas diferentes.

Vale também para escrever à mão caracteres do alfabeto latino (este que usamos no português, inglês, francês, etc.), caso seja mais fácil ou útil para você no momento.

Google Tradutor: Tradução de escrita à mão

Escrita em chinês traduzida (não precisa ficar bonito!)

Antes de usar essa funcionalidade do Google Tradutor, vale tentar a tradução por foto. Se for possível, vai poupar bastante do seu tempo!

#DicaPI: fazer check-in no aeroporto ainda te assusta? Veja como é fácil!

Lista de frases favoritas

É possível assinalar como favoritas as traduções mais utilizadas ou mais importantes para você, salvando-as para consultas futuras com mais agilidade.

Suas frases favoritas Google Tradutor

Lista de frases favoritadas no Google Tradutor

Na prática, é o seguinte: você pode salvar palavras ou frases que vai usar ou vê com frequência, como “order here” (peça aqui) e “tip” (gorjeta), em inglês, ou até mesmo “Un espresso s’il vous plaît” (Um [café] expresso, por favor), em francês, e “Ich möchte ein Glas Bier” (Eu quero um copo de cerveja), em alemão.

#DicaPI: levar dinheiro em espécie para o exterior é mais simples do que parece. Conheça o processo!

Google Tradutor off-line

Talvez a mais reconfortante das funções em viagens internacionais: mesmo se a internet cair, traduzir não será problema.

Para baixar os pacotes dos idiomas, é só clicar no menu “Tradução off-line”. São mais de 50 disponíveis para o Google Tradutor off-line.

Google Tradutor offline

Google Tradutor funciona off-line com texto e fotos

Atenção: o Google Tradutor off-line funciona só com textos e fotos, sejam escritos diretamente no app, sejam apontados com a câmera. Isso quer dizer que a tradução por voz e manuscrito exige conexão com a internet.

#DicaPI: outra ferramenta do Google superútil para viagens é o Maps! Preparamos um guia ensinando a usar o aplicativo.

Leve o Google Tradutor em sua viagem internacional!

São justamente as pequenas aventuras, como se comunicar com estrangeiros sem falar outro idioma, que farão da sua viagem inesquecível e cheia de histórias engraçadas para contar em casa. Então baixe o aplicativo e aproveite-o ao máximo na sua viagem internacional!

Faça o download gratuitamente na loja de APP do seu smartphone ou tablet: Google Play ou App Store. E, por falar nisso, caso ainda não tenha o nosso aplicativo, é só baixá-lo gratuitamente! Com ele, você irá receber todas as nossas promoções em primeira mão e em tempo real! Dá uma olhadinha nos links a seguir: Apple Store, Google Play e Microsoft Store. Boa viagem!