Home > Dicas de viagem > Google Maps: aprenda a usar a ferramenta em suas viagens!

Google Maps: aprenda a usar a ferramenta em suas viagens!

O Google Maps é uma ferramenta essencial para a vida de todo viajante. Graças a ele, abandonamos mapas enormes e temos qualquer local do mundo em forma de aplicativo bem na palma de nossas mãos.

Hoje vamos mostrar o passo a passo de como usar o Google Maps antes, durante e depois da sua viagem!

Quer saber como acumular milhas e viajar mais? Leia o texto que preparamos pra você!

Google Maps: o que é?

O Maps é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que ajuda não apenas a encontrar um endereço específico, por exemplo. Ela permite que você avalie distâncias, monte um percurso com inúmeras paradas pelo caminho e até mesmo te mostra os horários do transporte público.

Atualmente é possível também ver o local que procura ou até percorrer ruas inteiras com a função “street view“, que mostra virtualmente o lugar desejado em 360º. O bacana dessa função é que, ao ver (mesmo que pela tela do computador) o local onde deseja ir, ficará muito mais fácil quando reconhecê-lo pessoalmente! Ficou curioso para ver? Clique aqui e faça um tour virtual pelas pirâmides do Egito!

Como usar o Google Maps?

Você pode acessar o Google Maps direto pelo navegador do seu computador clicando aqui, ou ainda baixar o aplicativo no seu celular. A ferramenta está disponível para IOS ou Android.

De uma maneira simples, você coloca o endereço do Ponto A até um Ponto B (Ex da imagem: pontos de locomoção em Paris) e o Maps traça a melhor opção de rota, levando em consideração a forma que você pretende percorrê-la: seja caminhando, de transporte público ou de carro.

google maps paris

Na imagem, um ponto ao outro de Paris: opções de carro, transporte público ou a pé

 

Dessa maneira, ele irá mostras quanto tempo você levará para chegar ao seu destino e informações como: se há (e onde) engarrafamento, obras na pista ou até mesmo se a melhor opção é escolher múltiplos transportes (caminhada + ônibus).

Se durante o caminho, você precisar parar na padaria, é simples! Basta anexar uma parada e pronto.

A busca pode ser feita de várias formas, como o endereço exato do local onde pretende ir, ou até mesmo pelo nome da cidade, do bairro ou diretamente do ponto turístico, restaurante ou outro estabelecimento comercial.

Como utilizar o Google Maps em suas viagens

Tenha em mente que o Google Maps foi feito para você percorrer grandes distâncias e é por isso que é a ferramenta ideal para usar durante as viagens!

Numa viagem você pode usar o Maps das seguintes formas:

Planejar o roteiro

Nessa fase, você pode ver a distância entre uma cidade e outra ou de um ponto turístico para outro. O GoogleMaps também te ajudará a escolher um meio transporte para se locomover melhor. Depois que tiver o roteiro traçado, é só clicar em “Adicionar Parada” (ou nos três pontinhos do APP como mostra na imagem abaixo) e ir adicionando cada ponto que deseja ir e voilá, tegoogle maps bh outro pretomos um roteiro no Google Maps!

Durante a viagem

Aqui você vai utilizar na prática tudo o que planejou antes. Basta abrir o app e partir para o abraço.

Só para você entender o quanto a ferramenta pode ser útil, saiba que ela pode te ajudar a NÃO dormir no ponto… literalmente!

Uma função, liberada a pouco tempo, permite que o app avise quando você deve desembarcar do ônibus/trem/metrô! Isso mesmo!

Para utilizar é preciso escolher sua rota,  escolher a forma de transporte que vai usar e clicar no botão “Iniciar”. A partir disso as direções da rota vão aparecer no seu celular normalmente e a ferramenta vai acompanhando sua rota através do gps. Próximo ao momento do desembarque, seu celular vai vibrar. Sim! Fácil assim mesmo! Sem segredos! rs

Offline

É aqui o pulo do gato! Você já entendeu que pode traçar uma rota com múltiplos destinos e que pode fazê-la caminhando, de carro e até de ônibus. Então você também já sacou que pode percorrer as ruas e estradas de QUALQUER cidade/país com a ajuda apenas do seu celular, né?

Mas com certeza deve estar aí imaginando que vai precisar de um pacote de dados gigantesco no seu celular para poder botar tudo isso em prática, certo? Ledo engano, querido viajante! Esqueceu que aqui no Passagens Imperdíveis nós somos campeões no quesito economia???

Uma das melhores e mais econômicas formas de utilizar o Google Maps é se beneficiar da ferramenta que também fica disponível offline! Isso mesmo! Você pode ter ZERO internet e ainda assim vai poder usar o app!

Para isso você precisa se planejar direitinho e clicar em “Mapas offline” enquanto estiver conectado à internet. Após clicar, escolha o mapa da região desejada (pode ser um país, um estado, uma cidade e até um bairro) e faça download! Assim, quando você estiver sem conexão o mapa vai continuar ali, disponível para você!

O legal de fazer download dos mapas é que você não acessa apenas o mapa em si, mas também pode obter direções de rota com o passo a passo para chegar até o local que deseja.

Mas atenção: os mapas ficam salvos por um período de 30 dias. Depois disso eles desaparecem automaticamente.

Dicas extras sobre o Google Maps

Bom, agora você já aprendeu a utilizar o básico que a ferramenta oferece, mas ela vai muito mais além. Veja agora outras ajudinhas que o Google Maps te dá!

  • Encontrar atrações turísticas: Sabe quando você ainda está planejando sua viagem e quer saber quais são as principais atrações turísticas da cidade? Pois então, basta ir no Google Maps e digitar “Atrações turísticas + nome da cidade” e pronto! Uma lista com as atrações da cidade vai aparecer automaticamente. Se você quiser saber detalhes como endereço, horário de funcionamento, preço e ver fotos do local, basta clicar em cima da imagem.
  • Compartilhar sua localização em tempo real: pegou um táxi de madrugada e está com medo de ir sozinho (a) ou não está encontrando seus amigos porque o show está lotado? Não mais! Basta clicar em “Compartilhar local” e selecionar quais contatos vão receber sua localização e poderão acompanhar tudo em tempo real!
  • Encontre lugares interessantes: O Google Maps também te ajuda a encontrar pontos de interesse, sejam eles um restaurante, um teatro ou uma farmácia. Isso é muito útil quando a gente não conhece a cidade e precisa de um remédio ou até mesmo de um restaurante bacana que fique próximo ao local onde você está. Para ver quais pontos de interesse estão pertinho de você dê um zoom no mapa e clique em “Explorar” e logo em seguida ícones vão aparecer no mapa. Se um dos lugares lhe interessou, basta clicar em cima do ícone que um card com a descrição do local aparecerá imediatamente, assim como a rota.
  • Movimentação: É possível saber se um local está cheio ou quais dias e horários ele costuma ficar mais movimentado. Isso vale tanto para locais públicos quanto para museus ou restaurantes. Para isso você precisa apenas pesquisar no Maps o nome do local e clicar no card ou na foto que logo aparecerá não apenas se o lugar está aberto ou fechado, como também os horários de funcionamento e até mesmo um gráfico que mostra a movimentação de pessoas por ali ao longo do dia.

É isso, pessoal! Vocês já usaram a ferramenta alguma vez? Conta pra gente sua experiência! Se você nunca usou, comece a testar aí na sua cidade mesmo! Assim quando viajar já estará craque no Google Maps! Para ver dicas de viagens completa, inscreva-se no nosso canal do Youtube 😉