Home > Dicas de viagem > Como é o voo de Lima para Cusco na low cost Viva Air

Como é o voo de Lima para Cusco na low cost Viva Air

Motivos para viajar de Lima para Cusco não faltam: sítios arqueológicos, belezas naturais, eventos folclóricos e mercados de artesanato são só alguns exemplos. Nesse sentido, umas das maneiras de percorrer esse trecho é pela companhia aérea low cost Viva Air, a qual fizemos um review completo do voo.

Sendo assim, prepare-se para ver como é a experiência nessa cia. barata no Peru. Se tiver uma curiosidade específica, pode ir direto à ela:

Sobre a Viva Air

A Viva Air é uma companhia aérea colombiana em operação desde 2012, cuja proposta inicial era oferecer voos baratos na Colômbia. Como a ideia deu certo, a cia. cresceu e hoje tem a filial Viva Air Peru, a qual experimentamos.

O termo “low cost” é o inglês para “baixo custo”, o que, nesse contexto, se refere às companhias aéreas que oferecem voos por preços menores que a média, mas com serviços proporcionalmente simples. Por isso, a Viva Air se autodenomina low cost. Saiba mais sobre esse tipo de cia.!

Compra da passagem

O cenário mais recomendado é comprar a passagem da low cost Viva Air antecipadamente. Assim, você consegue planejar melhor a sua viagem de Lima a Cusco. Por isso, mostramos 2 meios: site oficial e agência de viagem.

Site da Viva Air

Toda a jornada de compra no site da Viva Air é bem intuitiva. Ou seja, você segue um passo a passo que vai da escolha do horário à marcação de assentos no avião. O visual parece com as das cias. a que estamos acostumados no Brasil, como a LATAM, que também voa de Lima a Cusco.

A princípio, um obstáculo potencial é o idioma: só tem em inglês e espanhol. Mas nada que o Google Tradutor não resolva. Por sua vez, o preço aparece em dólar ou nuevo sole (moeda peruana).

site viva air

A low cost Viva Air cobra barato nas passagens, porém os adicionais têm custo extra. Logo, se você quer adicionar bagagem além da incluída, marcar assento no avião e fazer check-in no aeroporto, deve pagar a mais por isso.

De fato, o mecanismo é semelhante ao das tarifas aéreas no Brasil, em que a mais simples – e mais econômica – só dá direito a itens básicos. Enquanto as mais “caras” incluem regalias que saem mais baratas integradas à tarifa do que se pagas à parte, de última hora.

Então, comparadas as tarifas e escolhida a passagem, utilize cartão de crédito internacional e autorizado para transação no Peru. Caso contrário, não conseguirá concluir a compra.

Agência Kiwi.com

Muita gente questiona se a Kiwi.com é confiável. Nós a testamos, pois foi nossa escolha para comprar a passagem da low cost Viva Air no Peru. Funcionou sem problemas. Entre as facilidades, o idioma, em português e o preço, em reais.

Mas nem tudo são flores. Se você não tiver atenção, pode passar despercebida a questão da bagagens incluídas. Isso porque, embora visível, não fica tão claro quanto no site oficial da Viva Air. Sendo assim, atente-se para incluir todos os itens que levará, de modo a evitar taxas extras no aeroporto.

agencia kiwi.com

Escolheu a tarifa? Entre com os dados, assim como faria em uma cia. aérea brasileira.

Embarque

Compradas as passagens e programada a viagem, hora de embarcar no voo da low cost Viva Air.

Check-in

guiche viva air lima

Guichê da Viva Air em Lima | Foto: Passagens Imperdíveis

Já que a compra foi pela Kiwi.com, a própria agência fez o check-in e enviou o cartão de embarque por e-mail, com 2 dias (48 horas) de antecedência. Portanto, bastou imprimi-lo no hotel e levar o papel ao aeroporto no dia da viagem.

Considerando a hipótese de compra direto pelo site da Viva Air, teríamos de verificar se a tarifa dava direito a fazer check-in no aeroporto ou só on-line (como ocorre na mais baratas). Em todos os casos, é necessário apresentar o bilhete impresso para embarcar.

Sobre o embarque em si, nos chamou a atenção a eficiência, rapidez e educação dos funcionários. Eles dividem os passageiros em 3 grupos – A, B e C –, cada um correspondente a uma fileira de poltronas. Desse modo, primeiro entram os da janela, depois os do meio e, por fim, os do corredor. Isso evita a necessidade de se levantar para os outros.

Bagagens

viva air lima a cusco

Bagageiro Viva Air | Foto: Passagens Imperdíveis

O espaço para bagagem é básico, o suficiente para guardar mala de mão pequena, em dimensões semelhantes àquelas do Brasil:  55 x 45 x 25 cm (altura, largura e comprimento), com até 12 kg. Já a mochila ou bolsa vai debaixo do assento.

Para evitar problemas no embarque e pagamento de taxa extra de bagagem na low cost Viva Air, atenção: a tarifa mais básica inclui só 1 item pessoal, isto é, bolsa ou mochila.

Assim, conforme a tarifa, a mala de mão entra como item extra, além do item pessoal e da despachada, que, por sua vez, já seria um terceiro adicional. Então olhe cuidadosamente o que está incluído no seu bilhete durante a compra.

Assentos

No avião Airbus A320 que voamos, há 180 lugares organizados em 2 fileiras com 3 assentos cada, portanto configuração de assentos 2-3.

assento viva air de lima a cusco

Assento é razoável | Foto: Passagens Imperdíveis

Quanto ao conforto, nada além do básico. Isso porque o assentos têm uma fina camada acolchoada. Nem confortável, nem desconfortável, só o suficiente para encarar o voo curto.

Serviço de bordo

Bilíngues, os comissários falam espanhol e inglês, de maneira clara e até devagar, visando facilitar o entendimento. Também foram educados ao explicar os procedimentos de embarque e tirar eventuais dúvidas dos passageiros.

A low cost Viva Air não serve lanche grátis no trecho de Lima a Cusco. Logo, disponibiliza um cardápio com algumas opções de bebida e comida pagos à parte. Mas como se tratava de um voo rápido, não pedimos nada.

Dada a natureza de uma low cost, a aeronave não tem sistema de entretenimento, nem integrado, nem via smartphone.

Viagem

Talvez você não saiba que também é possível ir de Lima a Cusco de ônibus, desde que esteja disposto a encarar 20 horas na estrada! Por essas e outras, optamos ir de avião pela low cost Viva Air, cujos detalhes do trajeto você acompanha a seguir.

Percurso

voo viva air lima cusco atrasado

Voo da Viva Air atrasado | Foto: Passagens Imperdíveis

A distância entre Lima e Cusco é de 1.100 km. Mas, de avião, se torna insignificante, uma vez que o voo dura cerca de 1 hora e meia.

Outro detalhe é que pela low cost Viva Air você encontrará opções de voos diretos, o que te poupará tempo aguardando conexões.

Pontualidade

Nosso voo de Lima a Cusco atrasou 30 minutos para decolar, ou seja, praticamente 1/3 do tempo total previsto para viagem. Embora esse tipo de ocorrência pareça comum para a cia. aérea, achamos desconfortável a espera. Afinal, estava calor dentro do avião e o assento não era dos mais sofisticados.

Apesar da demora inicial, o voo durou menos que o previsto, o que, de certo modo, compensou o pequeno transtorno da partida.

Conclusão sobre a low cost Viva Air

Uma das razões que levam os viajantes a comprarem passagem da low cost Viva Air é a economia de dinheiro, desde que observe o que está incluído na tarifa. Ao comprar passagem aérea barata para Lima pela LATAM, por exemplo, você pode passar uns dias na capital peruana e, então, ir e voltar de Cusco de forma independente por uma cia. local.

Veja um exemplo do nosso Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Passagens Imperdíveis (@passagensimperdiveis) em

O valor total das passagens separadas costuma ser menor que o preço convencional de passagem múltiplos destinos. Sendo assim, concluímos que vale a pena voar na low cost Viva Air de Lima para Cusco, sobretudo pelo baixo preço e satisfatório nível dos serviços.

Agora, se você segue o Passagens Imperdíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e tem o aplicativo gratuito, pode ser que encontre uma promoção de passagem aérea incluindo Lima e Cusco pela mesma companhia. Aí dispensaria a necessidade de uma low cost.

De qualquer forma, tenha em mente que é possível viajar barato pelo Peru (e pelo país), seja com a low cost Viva Air, seja com promoção de múltiplos de destinos.

Extra 1: Aeroporto de Cusco

aeroporto cusco peru

Aeroporto de Cusco | Foto: Passagens Imperdíveis

O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete é bem pequeno, com 1 terminal e 18 portões, portanto fácil de andar lá dentro.

Quando desembarcar, você verá casas de câmbio com cotação razoável, lojas da PeruRail e IncaRail (que operam trens para Machu Picchu) e folhas de coca para mastigar e aliviar possíveis efeitos da altitude.

Assim, nos seus primeiros minutos em Cusco consegue resolver algumas questões burocráticas da viagem e sentir um pouco da cultura local. Pena que não tem loja para comprar chip de Internet, o que você só poderá fazer já no centro histórico da cidade.

taxi uber cusco peru

Táxi em Cusco | Foto: Passagens Imperdíveis

Na saída, haverá muitos taxistas oferecendo transporte. Caso você resolva seguir com algum deles, negocie o preço antes de entrar no táxi. Embora peçam mais que isto, procure aceitar no máximo S/. 20 (R$ 24) para a região de Plaza de Armas, melhor opção de onde ficar em Cusco.

E se você já tiver com chip de internet comprado em Lima, melhor ainda, porque pode pedir Uber ou Cabify para sair do aeroporto. Essa facilidade também favorece conhecer alguns pontos turísticos de Cusco.

#PIInforma: os valores e cotação (R$ 1,20 = S/. 1) correspondem a maio/2019. Como podem mudar com o tempo, use-os só como referência para a sua viagem.

Extra 2: como é o voo entre Lima e Cusco pela LATAM?

Já que comentamos sobre a hipótese de viajar de Lima a Cusco pela mesma cia. que veio do Brasil, contaremos um resumo sobre nossa experiência.

Entenda: compramos passagem só de ida para Cusco pela low cost Viva Air. Na volta, escolhemos a LATAM. Mas essa logística de chegar por uma e voltar por outra foi meramente para avaliar as diferentes cias. Você não precisa fazer igual. Para simplificar, emita ida e volta de cada trecho pela mesma companhia.

dentro airbus a320 latam lima cusco

Assento da LATAM, no trecho entre Lima e Cusco | Foto: Passagens Imperdíveis

De maneira resumida, o voo da Latam entre Cusco e Lima é um pouco mais confortável, em virtude dos assentos acolchoados. Porém nada demais, até pela curta duração da viagem, também de 1 hora e meia. Isso somado ao atraso de uns 10 minutos para a nossa decolagem.

aviao latam lima cusco

Avião tem identidade da LAN | Foto: Passagens Imperdíveis

O modelo de avião foi o mesmo, um Airbus A320, com 2 fileiras de 3 cadeiras cada. Assim como a low cost Viva Air, não há entretenimento, nem lanche gratuito. Logo, para quem quisesse algo, havia cardápio com opções pagas.

Com relação às bagagens, a tarifa mais barata inclui a de mão (de até 10 kg) mais um item pessoal. Nessa mesma tarifa, a bagagem despachada é paga à parte.

Ao comparar a LATAM com a Viva Air, você notará uma leve superioridade dessa primeira. Entretanto, o preço também é mais alto, fazendo jus à pequena melhoria na experiência.

Sabendo disso tudo, agora você pode avaliar se deseja pagar mais por uma cia. aérea que já conhece e que talvez foi a que te trouxe ao Peru ou economizar na low cost Viva Air.