Você já ouviu falar da magia da gastronomia peruana? Famosa em todo o mundo, já rendeu títulos internacionais a diversos chefs e restaurantes em Lima, os colocando entre os melhores do planeta.
Por isso, fizemos uma seleção especial de 5 restaurantes em Lima para você degustar numa autêntica experiência gastronômica.
Também mostramos no YouTube nossa experiência em alguns restaurantes especializados em gastronomia peruana, como Astrid y Gastón, Malabar e Ámaz. Veja!
Um pouco sobre a gastronomia peruana
Por que o Peru? Por que Lima? Bom, é verdade que existem restaurantes e chefs celebrados em diversos países do mundo. Porém, a capital peruana vem se destacando mais que a média, principalmente em relação aos vizinhos sul-americanos.
Uma das provas está na lista de melhores restaurantes do mundo da World’s 50 Best. Lima tem nada mais, nada menos que 3 entre no top 50 global. Já no ranking da América Latina, são 9 de 50. Notável, não?
Os chefs peruanos são um caso à parte, já que, além das casas altamente premiadas, têm outras mais acessíveis, conforme indicamos lista de restaurantes em Lima para lanche, refeição e happy hour.
Alguns chefs famosos na gastronomia peruana:
- Gastón Acurio
- Virgilo Martinéz
- Rafael Ostelring
- Pedro Miguel Schiaffino
- Mitsuharu “Micha” Tsumura
- Teresa Ocampo
- Marisa Guiulfo
#DicaPI: conheça os protocolos de reabertura do Peru para turismo!
Gastronomia vs. culinária
Talvez seja nebulosa para você a diferença entre esses dois termos. Enquanto culinária diz respeito apenas ao preparo dos pratos, a gastronomia tem um refinamento a mais; assim, todo o processo é detalhadamente elaborado para ressaltar as qualidades do alimento escolhido pelo chef.
Por isso, nos restaurantes focados em gastronomia é tão comum servirem menu degustação. Afinal, é um modo de experenciar o alimento em seus diferentes aspectos, explorando a fundo aromas, texturas, cores e sabores.
Logo, uma experiência gastronômica vai além de simplesmente sentar-se à mesa, “mandar a comida para dentro” e seguir ao próximo compromisso – o que às vezes é necessário, conforme o contexto (quem nunca comeu com pressa?).
No caso da gastronomia peruana, você explorará a diversidade e riqueza dos alimentos produzidos nesse país. É, definitivamente, uma forma de conhecer mais sobre o Peru e o que essa nação tem a oferecer de bom ao mundo.
#DicaPI: siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito para receber alertas de passagens aéreas promocionais!
Restaurantes para provar a gastronomia peruana
Em todos os casos, é praticamente obrigatório reservar com antecedência de semanas ou até meses. Isso porque a demanda nestes restaurantes é altíssima, visto o peso que têm para a gastronomia peruana.
Central
A originalidade é o destaque desse restaurante, que inclui no cardápio ingredientes tão específicos, que mal se encontra deles em outro lugar. Por essa e outras, o Central está em 2° lugar na lista global do World’s 50 Best, portanto o representante da gastronomia peruana melhor classificado.
- Especialidade: gastronomia peruana moderna
- Chefs: Virgilio Martínez e Pia León
- Funcionamento: todos os dias, para almoço e jantar; como é muito demandado, é praticamente obrigatória a reserva, onde se escolhe o melhor horário
- Endereço: Pedro de Osma, 301, San Isidro
- Cardápio e reservas: site oficial
Maido
O que acontece quando gastronomia peruana e japonesa se unem? Não vamos arriscar colocar a resposta em palavras. Logo, nos resta indicar este que é o 11° melhor do mundo pela World’s 50 Best.
- Especialidade: nikkei (do Japão)
- Chef: Mitsuharu “Micha” Tsumura
- Funcionamento:
- Reservas: seg. a sáb., das 9h às 18h
- Almoço: seg. a sáb., das 12h30 às 15h45; dom., das 12h30 às 17h
- Jantar: seg. a sáb., das 19h às 22h45
- Endereço: calle San Martín 399, Miraflores
- Cardápio e reservas: site oficial
Astrid y Gastón
O restaurante Astrid y Gastón começou servindo comida francesa. Mas logo voltou a atenção ao seu país de origem, o que lhe rendeu todo o reconhecimento obtido. É por isso que consta em 4º lugar na lista de melhores restaurantes da América Latina, também da World’s 50 Best
- Especialidade: gastronomia peruana moderna
- Chef: Gastón Acurio
- Funcionamento: todos os dias, almoço e janta, exceto domingo; deve-se reservar porque a demanda é muito grande
- Endereço: Paz Soldán, 290, San Isidro
- Cardápio e reservas: site oficial
Rafael
O intercâmbio cultural dos países se expressa de diversas maneiras: línguas, esportes, costumes e, claro, comida. Sendo assim, o chef Rafael Osterling combinou gastronomia peruana com italiana e nikkei (do Japão). Com isso, um precioso 20° lugar entre os melhores restaurantes da América Latina, pela World’s 50 Best!
- Especialidade: gastronomia peruana, italiana e nikkei
- Chef: Rafael Osterling
- Funcionamento:
- Almoço: seg. a sex., das 13h às 15h
- Jantar: seg. a qua., das 20h às 23h; qui. a sáb., das 20h às 0h
- Endereço: San Martín, 300, Miraflores
- Cardápio e reservas: site oficial
Malabar
A floresta amazônica não é exclusividade do Brasil, já que também ocupa parte do território no Peru. Nesse sentido, a gastronomia peruana, criativa que só, nos apresenta um pouco desse paraíso da natureza em forma de sofisticados pratos.
- Especialidade: cozinha peruana e amazônica
- Chef: Pedro Miguel Schiaffino
- Funcionamento: seg. a sex., das 12h30 às 15h30; e seg. a sáb., das 19h às 23h
- Endereço: Camino Real, 101, San Isidro
- Cardápio e reservas: site oficial
Mapa dos restaurantes de alta gastronomia peruana
Confira a localização dos restaurantes citados. Assim, você pode conciliar sua experiência gastronômica com seu roteiro pelos pontos turísticos de Lima!
Mais dicas de viagem ao Peru
Curta ao máximo a sua viagem ao Peru com estas dicas práticas:
Peru
- Turismo no Peru: o que você deve saber antes da viagem
- Quanto custa viajar para o Peru: veja os gastos dia a dia
- Voar de LATAM para Lima: como é a experiência?
Lima
- O que fazer em Lima: atrações para roteiros de 1 a 3 dias
- Onde ficar em Lima: bairros e hotéis para diferentes gostos
- 10 restaurantes em Lima para lanche, refeição e happy hour
Cusco
- O que fazer em Cusco: atrações na cidade e arredores
- Boleto turístico de Cusco: tudo o que você precisa saber
- Como funciona e o que esperar do tour no Valle Sagrado dos Incas
- Onde comer em Cusco? 5 dicas para diferentes gostos e bolsos
- Onde ficar em Cusco: dicas de hotéis, hostels e regiões
- Como é o voo de Lima para Cusco na low cost Viva Air
Machu Picchu