Quando o Canadá vai reabrir as fronteiras para turistas brasileiros?

vista centre island toronto

Há muita expectativa sobre quando o Canadá vai reabrir para turistas brasileiros (na foto, Toronto) | Foto: Passagens Imperdíveis

Existe uma previsão de quando o Canadá vai reabrir para brasileiros vacinados contra Covid-19: 7 de setembro de 2021. Mas isso não é 100% certo. Entenda por que e tire outras dúvidas.

1ª etapa: reabertura para os Estados Unidos

O governo canadense divulgou a reabertura das fronteiras para cidadãos americanos e moradores dos Estados Unidos a partir de 9 de agosto, desde que totalmente imunizados contra Covid-19.

Essa primeira etapa visa testar a eficiência dos protocolos sanitários do Canadá. Por isso a escolha dos EUA, país vizinho e fronteiriço, com o qual há uma relação muito forte.

2ª etapa: reabertura do Canadá para o resto do mundo

Caso a primeira fase dê certo, o Canadá afirmou que vai reabrir as fronteiras em 7 de setembro para todos os turistas vacinados. Apesar da promessa, o próprio país avisa que isso vai depender da situação epidemiológica.

Dessa forma, pode haver restrições específicas a certos viajantes ou mesmo o adiamento da reabertura das fronteiras do Canadá. Por isso, cabe esperar e torcer para que tudo dê certo.

Toda essa ponderação é necessária porque já aconteceu de um país anunciar que receberia turistas vacinados de todo o mundo, porém excluiu brasileiros na última hora, nos pegando de surpresa. Foi o caso da reabertura da Espanha, em 7 de junho.

Requisitos para viajar ao Canadá na pandemia

Lembre-se: estas medidas valerão para viagens “não essenciais”, como turismo, eventos, visita a amigos, etc. Aquelas relativas a trabalho, estudo e questões de saúde, por exemplo, já estão liberadas sob rigorosos protocolos, inclusive para não vacinados.

Com a reabertura do Canadá para os Estados Unidos e provável flexibilização para o resto do mundo, estes serão os requisitos de entrada para turistas totalmente vacinados, valendo a partir de 7 de agosto:

  • Teste de Covid-19: (detalhes sobre os testes)
    • Antes do voo: obrigatório, feito com até 72 horas de antecedência
    • Na chegada: sujeito à testagem aleatória no desembarque
  • Certificado de vacinação contra Covid-19: exigido, com no mínimo 14 dias da última dose – veja como emitir o seu
  • Aplicativo ArriveCAN: cadastrar-se e enviar documentação de viagem com antecedência – acessar o app
  • Quarentena: dispensada, mas pode acontecer, por exemplo, se testar positivo na chegada ou apresentar sintomas de Covid-19

Vacinas aceitas para entrar no Canadá

Ao menos por enquanto, estas são as vacinas aceitas quando o Canadá reabrir as fronteiras para turistas imunizados:

  • Moderna
  • Jonhson & Johnson (Janssen)
  • Pfizer
  • AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield)

Como se percebe, a Coronavac ainda não consta na lista de vacinas aprovadas no Canadá. Logo, não é certo que viajantes imunizados com ela poderão viajar nesta provável reabertura do Canadá. Então consulte também o site oficial (link acima) para checar atualizações.

Quem pode viajar para o Canadá hoje?

Ainda não chegou a reabertura das fronteiras do Canadá para turismo, que só contemplará viajantes vacinados. Mas outros tipos de viagens já são permitidos. Veja alguns exemplos:

  • Intercâmbio
  • Questões de saúde
  • Moradores
  • Fins profissionais

Naturalmente, cada uma exige documentação específica que comprove a condição de viagem. Além disso, deve-se seguir protocolos sanitários, como teste de Covid-19 antes e depois de chegar, além de quarentena.

Para saber se você se enquadra em alguma das exceções de viagem, preencha este checklist de entrada no Canadá. Trata-se de uma série de perguntas (em inglês) que ajudam a compreender as regras em vigência e como elas se aplicam a você.

Dicas de viagem ao Canadá

Enquanto aguarda a reabertura do Canadá para turistas totalmente vacinados, você pode se planejar com estas dicas:

Canadá em geral

Montreal

Quebec City

Ottawa

Toronto e Cataratas do Niágara

Situação de outras fronteiras para brasileiros

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

América do Norte e Caribe:

América do Sul

Ásia

Europa

África