Home > Dicas de viagem > Cabo Verde Airlines: como é voar para a Europa com a TACV

Cabo Verde Airlines: como é voar para a Europa com a TACV

Entre as cias. aéreas que divulgamos promoções no Passagens Imperdíveis está a Cabo Verde Airlines, também conhecida como TACV. Por isso, nós aproveitamos uma passagem aérea barata, por R$ 1.028, de Salvador para Paris, e embarcamos na classe econômica.

Agora, vamos te contar tudo sobre nossa experiência de voo. Vem com a gente!

Quer ir direto a algum item sobre a TACV?

  1. Exemplo de promoção da Cabo Verde Airlines
  2. Sobre a TACV
  3. Trajeto do Brasil à Europa
  4. Atendimento (check-in, bagagem e pontualidade)
  5. Avião Boeing 757
  6. Serviço de bordo (entretenimento, refeições e amenidades)
  7. Conexão em Cabo Verde (precisa de visto?)
  8. Cancelamento na volta (e a solução!)
  9. Conclusão: vale a pena?
  10. Extra: dicas de Paris e da Europa

Promoção da Cabo Verde Airlines para Paris

Em 26 de março de 2019, divulgamos uma promoção de passagem aérea para Paris, a partir de R$ 1.028, pela Cabo Verde Airlines, saindo de Salvador.

promocao paris cabo verde airlines

Promoção para Paris pela TACV | Foto: Passagens Imperdíveis

Assim, tanto os seguidores das redes sociais quanto usuários do nosso aplicativo aproveitaram esse desconto. Então, fique de olho e também receba as notificações de passagens aéreas promocionais como essa, seguindo já a gente no Instagram, Facebook e Twitter e baixe o aplicativo gratuito.

Todos os dias, o Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para diversos destinos nacionais e internacionais, de diversas cias. aéreas. Além da TACV, compartilhamos da Emirates, Air France, Air Canada, KLM, Air Europa, Delta, South African, LATAM, GOL, Azul e muitas outras!

#DicaPI: confira a seção de review de voos para descobrir como é a experiência de viajar em diversas companhias aéreas!

Sobre a Cabo Verde Airlines

As bases dessa companhia no Brasil estão no Nordeste, mais especificamente nas capitais Recife, Fortaleza e Salvador, no Pernambuco, Ceará e Bahia, respectivamente.

Em outros continentes, possuem, até o momento, operações em Lisboa, Paris, Boston e Dakar. Além, claro, do hub (ponto de conexão) na Ilha do Sal, Cabo Verde. Ainda em 2019, há previsão de expandirem as rotas para Milão e Roma (Itália), Washington D.C (Estados Unidos), Luanda (Angola) e Lagos (Nigéria).

Isso porque a companhia, que antes era estatal, neste ano foi privatizada, com 51% das ações vendidas à Icelandair, parceira de longa data da antiga TACV.

Atualmente, a frota da Cabo Verde Airlines conta com 3 aeronaves modelo Boeing 757 alugados pela Icelandair e 1 desse mesmo modelo, já estilizado com a nova identidade visual da cia.

O grande ponto de interesse da cia. aérea e dos acionistas é o hub na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Localizada a 600 km da costa africana, no oceano Atlântico, a ilha é um elo estratégico para operar voos de forma rápida entre a América do Sul, América do Norte, África Ocidental e Europa.

O trajeto do Brasil à Europa

Como os voos da Cabo Verde Airlines saem do Nordeste, nos deslocamos de Belo Horizonte (sede do PI!) para Salvador num voo independente pela Latam.

Embora pareça trabalhoso, esse tipo de trâmite costuma valer muito a pena. Isso porque o preço da passagem aérea promocional para outro país, somado ao do voo doméstico, ainda fica menor que o valor normal de uma passagem internacional. Tanto que já fizemos isso até para viajar barato ao Canadá!

O único ponto de atenção é quanto à diferença de tempo entre os voos. Desse modo, a dica é buscar horários que deem pelo menos 3 horas de diferença para o segundo embarque. Então dá para fazer check-in com tranquilidade!

Já de Salvador a Paris, este foi o itinerário e a duração da viagem:

  • Salvador a Ilha do Sal: 5 horas
  • Espera na conexão: 40 minutos
  • Ilha do Sal a Paris: 5 horas e 45 minutos

Atendimento e embarque

De modo geral, o que mais nos chamou a atenção, desde o primeiro momento, foi a simpatia, sorriso honesto e disposição. Essa boa vontade partiu tanto dos atendentes dos guichês quanto da equipe de bordo. Sobre o processo de embarque, confira a seguir.

Check-in

checkin cabo verde airlines

Guichê da Cabo Verde Airlines estava vazio | Foto: Passagens Imperdíveis

Realizamos o check-in antecipadamente no site da Cabo Verde Airlines e escolhemos o assento no primeiro trecho do voo. Mas, ainda assim tivemos de comparecer ao guichê para pegar o cartão de embarque, conforme as orientações do site.

O check-in abriu 2 horas antes do embarque. Por exemplo, em relação aos guichês da Air Europa e da TAP, que tinham longas filas, o da TACV estava bem vazio.

Bagagem

Estávamos só com uma mochila, logo não precisamos despachar. Bastou pegar o bilhete e seguir para o procedimento de embarque.

Por sua vez, o espaço no bagageiro no avião era o suficiente para acomodar malas pequenas, ou seja, nas medidas permitidas para viajar a bordo.

Sobre isso, lembramos que as nossas passagens aéreas davam direito a levarmos uma mala de mão, sem despache.

Atenção: de acordo com as regras de bagagem da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o peso máximo para mala de mão é 10 kg, com dimensões de  até 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade).

#DicaPI: anote estas dicas para viajar só com mala de mão, economizando espaço, tempo e dinheiro!  

Pontualidade

Todos os trechos da viagem na ida foram pontuais em relação ao indicado na passagem. Mesmo a rápida conexão, de 40 minutos, não teve nenhum imprevisto que atrasasse o voo.

Já a volta teve um cancelamento. Mas a Cabo Verde Airlines tratou de resolver todas as questões, conforme relatado mais à frente.

Avião: Boeing 757-200

aviao tacv iceland air

Avião tem identidade da Icelandair | Foto: Passagens Imperdíveis

Viajamos – em ambos os trechos, em um Boeing 757-200 da Icelandair, operado pela TACV. Há espaço para 184 passageiros. Na classe econômica, as poltronas ficam em 2 fileiras com 3 cadeiras cada (3-3). Já na executiva são 2 fileiras com 2 em cada (2-2).

Assim como aconteceu conosco, pode ser que a identidade visual do avião seja da Icelandair. Portanto, pode embarcar sem medo de ter entrado no avião errado!

Uma vez lá dentro, notamos que o avião estava bem limpo. As poltronas eram acolchoadas e de couro. Havia bom espaço para esticar as pernas e encosto de braço reclinável.

Por outro lado, achamos a aeronave mais barulhenta do que o normal. O alto-falante era meio chiado, de modo que dificultava entender as mensagens da equipe de bordo, mesmo elas sendo em português.

Serviço de bordo da TACV

Ainda com o sorriso autêntico que apresentavam no aeroporto, os comissários da Cabo Verde Airlines iniciaram os trabalhos tão longo nos acomodamos no assento. Por serem cabo-verdianos, todos falam português nativo, além de francês e inglês como línguas secundárias.

#DicaPI: e quando ninguém por perto fala português? Saiba como usar o Google Tradutor em viagens internacionais!

Entretenimento

entretenimento aviao cabo verde

Sistema de entretenimento da Cabo Verde Airlines | Foto: Passagens Imperdíveis

Em todos os trechos, os aviões dispunham de entretenimento de bordo individual. O sistema incluía acompanhamento do mapa de voo, conteúdo infantil, música, filmes clássicos e atuais e documentários.

Outro recurso era a entrada USB para carregar aparelhos eletrônicos. Também havia sinalização de Wi-Fi a bordo, mas não conseguimos entender como funcionava.

Refeições e lanches

Cerca de 1 hora após a decolagem – de ambos os voos, nos serviram as refeições que variam de acordo com o horário do voo e cidade de origem. Todas estavam bem saborosas.

Na saída do Brasil para Cabo Verde (voo de madrugada), serviram carne cozida ao molho madeira, purê de batata, salada e cheesecake de maracujá.

refeicao voo para paris

Refeição no voo da TACV | Foto: Passagens Imperdíveis

De Cabo Verde para Paris, café da manhã com frutas, iogurte, café e/ou suco, cuscuz e pão quentinho com manteiga.

Durante cada refeição, os comissários passaram 2 vezes oferecendo bebidas, inclusive alcóolicas: sucos, refrigerantes, café, cerveja, garrafinha de vinho e chá.

Amenidades

Como amenidades, você pode pedir um cobertor ao comissário de bordo. Achamos bem fininho, mas ajudou a dormir bem.

Outro detalhe é a possibilidade de pedir garrafinhas d’água durante o voo. Embora isso seja algo comum, nem todas as cias. aéreas deixam tão explícito quanto a Cabo Verde fez.

Para curtir o sistema de entretenimento, o fone de ouvido era cobrado à parte. No entanto, não solicitamos o serviço, já que levamos o nosso próprio. Então, ao viajar pela Cabo Verde Airlines, leve seu fone!

Conexão em Ilha do Sal, no Cabo Verde

aeroporto cabo verde

Aeroporto na Ilha do Sal | Foto: Passagens Imperdíveis

O aeroporto da Ilha do Sal é pequeno, mas bem estruturado e organizado. Um detalhe extra é a área demarcada para fumantes. (Os franceses que viajaram no mesmo voo que a gente adoraram esse espaço!)

Tanto os embarques quanto desembarques foram divididos em porta traseira e dianteira, para acelerar o processo. E um transfer nos levou à sala de embarque para aguardar o próximo voo.

Todo processo de conexão é rápido, efetivo e pontual, com funcionários fluentes em português, francês e inglês. Por isso, a conexão de 40 minutos fluiu sem nenhum problema.

Uma dúvida para quem despachar mala: não é necessário refazer o processo na conexão em Cabo Verde, pois só vai retirar a bagagem no destino final. Mas se sentir insegurança, basta perguntar no guichê ao despachá-las.

Visto para Cabo Verde

Uma dúvida recorrente ao voar com a TACV: precisa de visto para conexão em Cabo Verde?  E de vacina contra febre amarela, também em caso de conexões?

A resposta é não! Não é obrigatório visto para conexão de até 12 horas. Também não se exige o certificado internacional de vacinação contra febre amarela nessas mesmas condições. Contudo, você deve checar a documentação para o destino final. Por exemplo, a entrada na França exige seguro viagem.

Vai fazer turismo ou conexão de mais de 12 horas em Cabo Verde?

Aí a história muda. Logo, para passar mais de 12 horas ou alguns dias, o visto de turismo é obrigatório. Se esse for o caso, siga este guia de como obter seu visto de Cabo Verde.

Cancelamento de voo e remanejamento na volta

O check-in no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, abriu 2 horas antes do embarque. A princípio, o voo de volta seria Paris > Ilha do Sal > Salvador. Depois pegaríamos voos independentes para São Paulo e outro para Belo Horizonte.

Entretanto, no momento do check-in, nos informaram que o segundo voo, da Ilha do Sal para Salvador, foi cancelado. Assim, os passageiros seriam realocados em um avião para o Recife, que sairia apenas algumas horas depois daquele previsto inicialmente.

A justificativa da Cabo Verde Airlines foi a impossibilidade de decolar um voo com apenas 10 passageiros. Dessa forma, ofereceram todo o suporte para chegarmos ao destino final o mais rápido possível, incluindo hospedagem, transporte e alimentação, se necessário.

#DicaPI: conheça as regras da ANAC para voos cancelados, atrasados e overbooking.

Já na Ilha do Sal, fizemos o check-in para Recife, com atendentes prestativos e atenciosos. Explicamos nossa situação específica, já que nosso destino final não seria Salvador, e sim Belo Horizonte, em um ticket comprado separadamente: Salvador > São Paulo > Belo Horizonte, pela Latam.

Os atendentes da TACV pediram a passagem aérea de Salvador para Belo Horizonte para que tentassem nos realocar no próximo voo de Recife para BH. Então, deveríamos procurar a loja da cia. aérea no aeroporto de Recife para nos informarem a solução. (Eles resolveram os trâmites enquanto voávamos de Cabo Verde para o Brasil.)

classe executiva latam

Nos realocaram na classe executiva da LATAM para SP | Foto: Passagens Imperdíveis

Felizmente, ao chegar em Recife no voo realocado, a Cabo Verde Airlines já havia resolvido a questão. Assim, nos encaminharam para a classe executiva da LATAM com destino a São Paulo, de modo que conseguimos embarcar a tempo para Belo Horizonte.

Conclusão: Cabo Verde Airlines vale a pena?

Acreditamos que sim, sobretudo quando você tiver maior flexibilidade de horários. Isso porque, caso ocorra cancelamento que exija esperar algum tempo a mais, nenhum compromisso será prejudicado.

A relação entre custo e benefício de voar pela Cabo Verde Airlines vale a pena, principalmente quando fazem promoções como a que divulgamos.

Com a privatização da TACV e aquisição de novas aeronaves, a tendência é que a cia fique ainda mais confiável. Percebemos isso pela alta qualidade do atendimento, nível de conforto no avião e organização nos processos de embarque e desembarque. Tudo muito ágil e eficiente.

Extra: dicas de Paris

vista noturna torre eiffel

Show de luzes na Torre Eiffel à noite

Neste review do voo da Cabo Verde Airlines, fomos para simplesmente uma das cidades mais cobiçadas do mundo! Então, se você também vai – ou pretende – viajar para Paris, seja por essa cia. aérea, seja por outra, anote estas dicas!

Bon voyage!