Home > Dicas de viagem > Santuário de elefantes em Chiang Mai: guia para visitas éticas

Santuário de elefantes em Chiang Mai: guia para visitas éticas

Antes de escolher um santuário de elefantes em Chiang Mai é importante conhecer alguns detalhes sobre esse tipo de atração. Dessa forma, você contribuirá com empresas sérias e éticas, e não com exploradoras que promovem turismo predatório.

elefantes tomando banho

O natural é os elefantes tomarem banho sozinhos | Foto: Passagens Imperdíveis

Você pode acompanhar o guia como quiser:

O que são santuários de elefantes em Chiang Mai?

Por diversos motivos, incluindo turismo predatório, os elefantes, considerados sagrados na Tailândia, perderam espaço e foram submetidos a maus-tratos.

foto de elefantes regatados em chiang mai

Guia mostra o antes e depois de elefantes resgatados | Foto: Passagens Imperdíveis

Frente a essa situação, organizações por toda a Ásia passaram a resgatar os animais e criá-los em reservas apropriadas, tal qual seria na natureza. Mas com uma diferença: recebem acompanhamento veterinário, visto que não teriam condições de viver em ambiente 100% selvagem novamente.

Daí o nome “santuário de elefantes”! Ainda há quem chame de “aposentadoria de elefantes”, e por aí vai.

A fim de custear as despesas com o ambiente, funcionários e os próprios elefantes, esses santuários recebem doações e promovem visitas guiadas. Assim, o dinheiro arrecado serve para a manutenção, e não para o lucro.

#DicaPI: complemente seu roteiro por Chiang Mai com estes outros pontos turísticos!

Por que se fala em visitas éticas?

Na teoria, tudo funciona perfeitamente. Entretanto, na prática, as coisas por vezes saem diferentes do esperado.

Infelizmente, muitas organizações, embora se autointitulem “santuários”, colocam os lucros à frente do bem-estar dos elefantes em Chiang Mai. Assim, exploram os animais promovendo atividades antinaturais para agradar os visitantes, além de praticarem maus-tratos.

Isso significa que mantêm os elefantes presos a correntes, os estressam obrigando-os a interagir excessivamente com humanos, torturam os bichos para condicionar o comportamento deles, entre outras práticas negativas.

E o mais complicado é que muitos desses abusos passam despercebidos do grande público. Isso porque ocorrem quando o lugar está de portas fechadas.

Por isso é fundamental o cuidado na escolha, de modo que seu dinheiro só financie lugares que realmente se importam com os elefantes em Chiang Mai.

Como descobrir se o santuário é ético?

Pesquise em fontes confiáveis. Vale procurar em blogs e comunidades de viagem, jornais e organizações não governamentais (ONGs) que atuam localmente. Sendo assim, você já está no caminho certo, afinal chegou até aqui!

A partir dessas fontes, cria-se uma boa base para descobrir não só quais santuários de elefantes em Chiang Mai são éticos, como também de toda a Tailândia e Sudeste Asiático.

Nós mesmos, antes de viajarmos, pesquisamos a fundo sobre as opções, até encontrarmos um que fosse ético e confiável: Elephant Nature Park.

#DicaPI: por falar em pesquisa, confira estas dicas imperdíveis para viajar à Tailândia

Sobre o Elephant Nature Park

guia do elephant nature park em chiang mai

O guia conta diversas curiosidades sobre os elefantes em Chiang Mai | Foto: Passagens Imperdíveis

Um dos mais respeitados santuários de elefantes em Chiang Mai, tem credibilidade internacional, justamente porque não explora os animais em nome do lucro. Pelo contrário, também resgata bichinhos de outras espécies e proporciona uma vida equilibrada a todos.

O Elephant Nature Park funciona há mais de 20 anos. Para tanto, recebe doações, aceita trabalho voluntário e realiza visitas guiadas.

#DicaPI: siga o Passagens Imperdíveis no Instagram, Facebook e Twitter e baixe o aplicativo gratuito, para receber alertas de passagens aéreas promocionais e comprá-las antes que os descontos acabem! 

Como visitar o Elephant Nature Park

Você pode comprar o ingresso on-line, com antecedência, o que recomendamos, porque assim tem mais chances de conseguir sua vaga.

Existem diversos tipos de tours, sendo as principais diferenças entre eles:

  • Duração: dia inteiro, meio dia, pernoite ou 1 semana
  • Foco: diferentes trilhas e atividades pelo parque

Os preços variam entre 2.000 e 15.000 bahts, dependendo da duração do passeio. Crianças têm desconto de 50% nesse santuário de elefantes em Chiang Mai.

Consulte todos os passeios no site oficial do Elephant Nature Park!

Como funcionam os passeios

elefante no elephant nature park chiang mai

Elefantes jogam folhas na cabeça para se refrescar | Foto: Passagens Imperdíveis

Tudo é muito organizado, visando facilitar a sua vida. O dia começa com a van passando no seu hotel logo cedo. Então partem até a reserva, que fica a cerca de 1 hora do centro de Chiang Mai.

#DicaPI: confira estas sugestões de hotéis em Chiang Mai!

Durante todo o tempo, o guia orienta sobre o passeio. Uma vez no Elephant Nature Park, você seguirá a programação conforme seu ingresso. Portanto, essa parte vai variar, embora a atividade mais comum seja contemplar a rotina dos elefantes, que comem, tomam banho no rio, passam na lama, brincam e, adivinhe… comem de novo!

Em todos os casos, a interação com os elefantes é mínima, ou seja, você mais observará do que tocará nos bichinhos. Afinal, uma das causas de estresse e abuso dos animais é justamente o assédio de turistas.

almoço elephant nature park

O almoço estava delicioso | Foto: Passagens Imperdíveis

Por exemplo, não é natural para os elefantes tomar banho com humanos. Logo, os guias do Elephant Nature Park afastam os visitantes nesse momento, enquanto outros parques fazem o oposto.

O almoço, por sua vez, consiste num buffet self-service de pratos veganos.

Ao término da visita, sua van te levará novamente ao hotel. Aí você só precisará lidar com a saudade que os elefantes de Chiang Mai deixarão!

#DicaPI: você pode encerrar o dia jantando em um destes restaurantes em Chiang Mai!

Outros santuários de elefantes em Chiang Mai confiáveis

Embora não fique necessariamente em Chiang Mai, mas na cidade vizinha de Chiang Rai, o Elephant Valley também é ético e confiável.

Para visitá-lo, você deve se programar bem, visto que Chiang Rai fica a 3 horas de Chiang Mai. Sendo assim, o ideal é chegar uma noite antes, para ficar menos cansativo.

Ainda na Tailândia, há outros santuários de elefantes com boa reputação:

Mais dicas da Tailândia e Sudeste Asiático

Se você gostou dessas dicas para visitar um bom santuário de elefantes em Chiang Mai, veja estas outras sobre a Tailândia e Camboja, país vizinho que costuma entrar nos roteiros pelo Sudeste Asiático:

Tailândia

Camboja