Home > Dicas de viagem > Atrações de San Francisco: dicas sobre o que fazer!

Atrações de San Francisco: dicas sobre o que fazer!

Viagem realizada por Patrícia Guedes e Jairo dos Santos | As atrações de San Francisco são muitas! Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o que fazer, de acordo com seus gostos, vontade e bolso. Então, hora de montar o seu roteiro e se divertir!

Fisherman’s Wharf e Pier 39

Uma das atrações de San Francisco é o bairro Fisherman’s Wharf, que, olha, é uma das vizinhanças mais fofas da cidade!

O dia começa com os pescadores em busca de carangueijos que, mais tarde, são vendidos no Fisherman’s Wharf. A venda é feita em caldeiradas ou mergulhados na manteiga. O mais bacana é que dá para observar todo o movimento e ainda ver leões marinhos!

Este, também é o local para a compra de souvenirs relacionados a pesca. São várias lojinhas lindas, onde você pode levar um “pedaço” de San Francisco para a sua casa.

Por fim, ande pelo Pier 39! Pelo caminho, você irá se deparar com artistas de ruas, restaurantes, lojas e, sim, mais leões marinhos! No píer, funciona o Aquarium of the Bay, aberto de 11h às 16h.

Alcatraz Cruises

É no Pier 33 que embarcamos rumo à Ilha de Alcatraz – o retorno também é feito lá. Os ingressos para a ilha podem ser comprados antecipadamente (com direito a uma fila preferencial) ou presencialmente – não pegamos fila. O site da compra dos ingressos é www.alcatrazcruises.com, e a retirada é feita no Pier.

Detalhe importante: para retirar ou comprar ingresso, é necessário apresentar o PhotoID – documento de identificação com foto. No nosso caso, apresentamos o passaporte.

Preços para tour diurnos:

  • Adultos e adolescentes (12 a 17 anos): U$37.25;
  • Idosos (+62): U$35.25;
  • Crianças (5 a 11 anos): U$23;
  • Menores de 4 anos entram de graça.

O tour noturno é um pouco mais caro que o diurno, U$44.25. Mais informações neste link.

Para chegar ao local, o primeiro barco parte às 8h45, e o último, às 15h50. Para retornar, a última saída acontece às 19h45. Fique atento!

O trajeto dura 10 minutos e existem assentos na parte de cima, onde você fica ao ar livre, ou na parte inferior, em que você fica em área coberta. Mesmo sendo um caminho curto, vale a pena! Conseguimos ver a Bay Bridge, ponte que liga San Francisco a Oakland.

Durante o tour de dia, é possível conhecer as instalações da prisão e entrar e sair das celas de segurança máxima. No Tour Noturno, é possível ficar “preso” na cela de segurança máxima e conhecer a área hospitalar da prisão.

Ilha de Alcatraz é uma das mais procuradas atrações de San Francisco

Ilha de Alcatraz é uma das mais procuradas atrações de San Francisco

A história de Alcatraz

A antiga prisão é localizada em uma ilha na Baía de San Francisco. O local foi construído para servir de forte durante a Guerra Civil Americana e, posteriormente, abrigou uma penitenciária por quase 30 anos. Nela, presos famosos cumpriram suas penas, como Al “Scarface” Capone, George “Machine Gun” Kelly e Robert “Birdman” Stroud.

A fama é que era impossível fugir desta prisão, ou por sua vigilância muito rígida, ou pela água muito gelada da baía. Al Capone permaneceu por lá durante 4 anos e meio. O número máximo de presos registrados é de 302.

Em 1962, três presos conseguiram escapar, sem que houvesse algum vestígio sobre eles. Seus corpos também nunca foram encontrados. Por isso, dizem que, o mais provável, é que eles tenham morrido congelados. 

Nossas impressões sobre uma das mais famosas atrações de San Francisco

Achamos a estrutura geográfica da Ilha muito boa, principalmente pela vista. É possível ver a Golden Gate e Bay Bridge.

Não achamos um passeio muito legal pela vibe do lugar. Mas isso é algo muito pessoal. Vai de pessoa para pessoa.

Se for visitar, reserve pelo menos duas horas para um passeio rápido. Para uma visita detalhada, o tempo previsto é de 4 a 5 horas.

Chinatown

O bairro de Chinatown é a região mais antiga dos Estados Unidos, sendo, também, a maior do mundo fora da Ásia. Por isso, o local é uma das principais atrações de San Francisco. Para ir até lá é bem fácil, já que a sua localização é próxima a Union Square.

Chinatown é uma das atrações de San Francisco

Chinatown é uma das atrações de San Francisco

Comece o seu passeio seguindo a Grant, principal rua de lá, e caia em uma fábrica de biscoitos! O legal do bairro é que, independente do tempo que você tem em San Francisco, é muito fácil dar uma passadinha e conhecer um pouco de sua história e costumes. Por lá, é possível passear e sentir a cultura chinesa mesmo estando tão distante da China.

O Dragon Gate é um monumento que foi doado por Taiwan em 1970 e fica em uma das ruas principais do bairro, a Grant Street.

Ps: as lojas do bairro abrem às 10h e fecham às 21h30. Fique atento aos horários para que, a sua visita, seja mais proveitosa!

Ferry Building Marketplace

É um grande mercado, localizado na região portuária. Toda terça, quinta e sábado, acontece uma feira com produtos orgânicos de fazendeiros e produtores locais.

Ferry Building Market em San Francisco

Ferry Building Market em San Francisco

O Ferry Building era um terminal de transportes que se tornou em uma das atrações de San Francisco. É um empório, com várias opções gastronômicas para todos os gostos. São lojas muito impressionantes, como uma que só vendia cogumelos!

O clima do mercado é uma delícia, com várias lojas que vendem várias coisas diferentes. Uma das lojas, vendem sacolas retornáveis, uma ótima opção para presente!

Ele funciona de segunda a sexta, 10h às 19h, aos sábados, de 8h às 18h e aos domingos, de 11h às 17h.

É dali que ainda saem vários ferrys para vários pontos distintos, como, por exemplo, Sausalito.

Na parte de trás, tem uma vista linda! É possível ver a Bay Bridge. Você pode comprar o que quiser – ou não – dentro do mercado e sentar do lado de fora para apreciar a vista!

Bay Bridge

A segunda ponte mais famosa de San Francisco, apresenta uma instalação de luzes que tem uma construção dinâmica com a maior eficiência energética do mundo.

São 7 km de extensão, com um andar para ir e outro para voltar. Ela foi inaugurada em 1936, seis meses antes da Golden Gate. Nela, não se passam pedestres e nem bicicletas.

MoMa – Museu de Arte Moderna de San Francisco

Ele ficou fechado para reformas, mas reabriu em 2016. Há exposições temporárias e fixas, o valor do ingresso é U$25 e ele não abre às quartas-feiras.

No final da visita do Museu, vá na lojinha para comprar lembrancinhas. São caderninhos, globose outras coisinhas de decoração.

Haight & Ashbury

O cruzamento das ruas Haight e Ashbury é muito importante para a história da cidade, por isso é considerado uma da atrações de San Francisco. Ali foi um importante reduto do movimento hippie nos anos 1960. Era um bairro marginalizado pela sociedade e, quem não tinha dinheiro para morar nas áreas nobres, ia morar lá.

O bairro foi tomado pelos hippies durante o movimento “Verão do Amor”. As casas vitorianas, que antes pertenciam a pessoas de classe alta e média, foram divididas em apartamentos para pessoas com renda mais baixa, que buscavam amor, sexo e drogas. As cores e o clima do bairro são diferentes e animadas.

Ele fica bem próximo ao Golden Gate Park. Por lá, é possível se encantar com lojas e suas vitrines repletas de roupas que remetem a década de 80. Este clima, existe desde o tempo em que Janis Joplin frequentava o bairro, em 1960, mais ou menos. É um bairro muito legal para passear.

Painted Ladies são grandes atrações de San Francisco

Painted Ladies são grandes atrações de San Francisco

Painted Ladies

Na Alamo Square é possível ter uma vista linda das Painted Ladies, 7 casas construídas no estilo vitoriano.

Elas foram construída na Corrida do Ouro, quando a população da Califórnia cresceu de 800 para 25 mil pessoas. As casinhas foram construídas de 1892 a 1896 e sobreviveram ao grande terremoto de 1906.

Apesar de já estarem por lá desde 1890, elas começaram a ser chamadas de Painted Ladies só após a década de 1970, quando elas passaram por uma revitalização na pintura e ficaram coloridas. Hoje, são atrações de San Francisco muito fofas e visitadas.

Palace of Fine Arts foi uma das atrações de San Francisco que mais gostamos

Palace of Fine Arts foi uma das atrações de San Francisco que mais gostamos

Palace of Fine Arts

O Palace of Fine Arts é uma dos lugares mais bonitos que vimos em San Francisco. É um parque que abre às 5h e fecha 00h e a entrada é gratuita.

As estruturas são imensas! A gente fica bem pequeno perto delas. Em 1915, foi lá que foi comemorado a construção do Canal do Panamá em uma amostra chamada Panamá Pacífico.

Também foi uma forma de os californianos e americanos mostrarem que já estavam recuperados do terremoto de 1906. Foram construídas mais ou menos dez estruturas e só uma restou.

Golden Gate Bridge

Atravessar a Golden Gate Bridge de bicicleta é um passeio muito famoso e uma das maiores atrações de San Francisco. Mas ele também pode ser feito de carro ou caminhando.

Golden Gate Bridge em San Francisco

Golden Gate Bridge em San Francisco

A ponte foi construída em 1907, pela necessidade de se tornar uma artéria viável para o transporte estadual. mas apenas em 1937 ela foi inaugurada.

A população da baía de São Francisco estava crescendo muito, assim como a frota de carros e era preciso acesso mais fácil a região, e que fosse mais viável do que os antigos ferries boat.

O grande porém dessa construção foi que o Estreito de Golden Gate causa mares fortes e ventos frequentes, quase que impossibilitando a construção e manutenção de uma ponte por ali.

A ponte se chama Golden Gate porque o trecho da baía que ela cobre chama-se Golden Gate – ele se une ao Oceano Pacífico.

A cor utilizada na obra não seria o vermelho, mas sim amarelo e preto. Porém, quando passaram a base da tinta e viram o resultado, decidiram manter.

Um ótimo local para ter uma vista linda da Golden Gate Bridge, é no Golden Gate Welcome Center: Só digitar no GPS que vocês vão entender do que estamos falando.

Mission

Os bairros em San Francisco são chamados de Distritics. O Mission é um dos mais antigos. Pelo bairro, é possível sentir um enorme clima ativista, principalmente pelo prédio “Women’s Building”.

Women's Bulding Mission é das atrações de San Francisco pela representatividade e beleza

Women’s Bulding Mission é das atrações de San Francisco pela representatividade e beleza

Nele, existem várias ações de apoio à mulher, como advogados e oficinas. Todos engajados na causa da defesa da mulher. O prédio é inteiro pintado por mulheres artistas de San Francisco, com imagens de mulheres.

Um dos cruzamentos mais importantes do bairro é o da Valencia Street com 18th. Ao passar por ele, chegamos ao Clarion Alley.

A rua é cheia de grafites e arte street. A prioridade de arte dos painéis é para artistas locais.

Para o bairro ficar ainda mais completo, temos o Mission Dolores Park. O parque tem um clima delicioso. No enorme gramado dele, as pessoas ficam tomando sol, apreciando a paisagem e curtindo.

Castro

Castro é um dos bairros mais emblemáticos e significativos de San Francisco.

Harvey Milk foi o primeiro político declaradamente gay que foi eleito na Califórnia a um cargo público. Ele se mudou para San Francisco em 1972 e sempre lutou muito pelos direitos LGBT.

Em 1977, ele foi eleito, mas governou por menos de um ano. Ele foi morto por um outro político, que tinha renunciado, mas queria o cargo de volta.

Foi durante a Segunda Guerra que o bairro começou a receber muitos homens, já que a base da marinha era instalada por lá. Nas décadas de 60 e 70, mesmo muito reprimido, Castro já tinha a fama de ser o bairro gay da cidade.

Castro é um bairro gay de San Francisco

Castro é um bairro gay de San Francisco

Os bares gays existiam, mas a sociedade não tratava bem quem era homossexual e, por isso, eles eram escondidos. Ficavam em subsolos e eram feitos para que ninguém visse o que tinha lá dentro. O Twin Peaks foi o primeiro bar gay a ter janelas voltadas para a rua.

Hoje é declarado como um bairro LGBT e tem mais de 60 bares e clubes gays.

Sentimos uma energia muito boa e acreditamos que isso acontece porque as pessoas se sentem respeitadas. A famosa faixa de pedestres de arco íris, fica no cruzamento das ruas Castro, com 18th St.

Na avenida Castro, está o antigo atelier fotográfico de Harvey Milk e que hoje, é a sede da San Francisco Human Rights Commission. Eles defendem as causas LGBT em San Francisco e nos EUA.

No cruzamento da rua Castro com a 19th St, tem uma janela com várias bonecas Barbies e Kens que representam a luta LGBT.

A vista do Twin Peaks é uma das atrações de San Francisco

A vista do Twin Peaks é uma das atrações de San Francisco

Twin Peaks

Twin Peaks é um dos pontos mais altos da cidade de San Francisco que te permite ter uma vista de 360º da cidade. O ideal é ir em um dia que a visibilidade esteja boa para conseguir ver tudo muito bem!

Fomos até lá de Uber e fica em média 20 dólares partindo da parte central da cidade. Para colocar no GPS, basta escrever: Twin Peaks Christmas Tree Point.

Golden Gate Park

O Golden Gate Park tem uma área com, aproximadamente, 4 mil metros quadrados de extensão. É nele que fica o De Young Museum, várias trilhas de bicicleta, campos de futebol, golfe e tênis.

O De Young tem exposições que mudam de tempos em tempos e o valor da entrada é 15 dólares, com mais 8 para áudio guia.

Ele existe desde 1895 e sua estrutura original foi profundamente abalada pelo terremoto de 1906, tendo sido integralmente restaurada.

San Francisco City Hall

O City Hall é a sede da prefeitura. O prédio foi destruído pelo terremoto de 1906, tendo sido reconstruído em 1915.

A cúpula dele é linda e quinta maior do mundo, se tornando mais uma das atrações de San Francisco. Na região do centro cívico, estão vários prédios históricos importantes como Universidades, museus, prédios da administração pública e outros.

Cable Car

Chegamos até a estação Powell do Cable Car vindo do City Hall. Gastamos 10 minutos de caminhada.

Você pode:

  • Comprar um tíquete para corrida única por U$7;
  • Comprar o tíquete para múltiplas corridas e múltiplos transportes (1 dia U$22, 3 dias U$33; 7 dias U$43).

Ao comprar o transporte por dia, você tem direito a utilização ilimitada dos meios de transporte público da cidade. Uma boa opção, é pegar o Cable Car até a Lombard Street, famosa rua torta. Mesmo sendo uma meio de transporte, ele acaba sendo uma das atrações de San Francisco.

Se for este o caso, pegue a linha Powell-Hyde. Depois de mais ou menos 20 minutos de viagem, você chega no alto da Lombard Street.

O Cable Car, é um sistema movido a cabos subterrâneos, que ficam rodando de maneira ininterrupta, movimentando os vagões entre as linhas disponíveis.

Lombard Street é uma das atrações de San Francisco

Lombard Street é uma das atrações de San Francisco

Lombard Street

A Lombard Street é umas das principais ruas dos EUA e uma das principais atrações de San Francisco. Antes de 1922, só pedestres passavam na rua. Era muito inseguro passarem carros por ela, em razão de ser muito íngreme.

Com o aumento do número de veículos, foi necessário que os carros passassem pela rua. Então, foi feito o sistema de zigue-zague e diminuiu a insegurança dos carros.

É possível visitar a rua a pé, de carro ou pelo bondinho. Chegamos até a Lombard de Cable Car, que te deixa no topo da rua e você pode descer caminhando.

Sausalito

É quase uma tradição para quem faz o passeio de bicicleta pela Golden Bridge conhecer Sausalito. Por mais que não seja na cidade, é uma das atrações de San Francisco. 

Vista de Salsalito

Vista de Salsalito

São menos de 10 mil moradores na cidade e uma das vistas mais caras e cobiçadas da região da Baía de San Francisco, de um lado o mar e do outro o Golden Gate Bridge.

Famosa por ter um dos melhores hambúrgueres, a lanchonete Hamburgers enche a boca de quem passa por lá de água. Em esteira, os bifes ficam rodando e assando ao mesmo tempo, sendo um atrativo para os olhos. É um lugar barato, um cheeseburguer sai a U$8,70.

Os sorvetes de Sausalito também são muito famosos pelos sabores excêntricos. A sorveteria Lappert’s Ice Cream é muito conhecida. Muitas pessoas pegam seus sorvetes e deitam em um gramado para esperar o tempo passar e admirar a natureza. Provamos o sorvete de banana com caramelo salgado, por U$7.

As redondezas da cidade também oferece como opção de passeio, conhecer as casas flutuantes (ou casas barco) que ficam perto do centro da cidade e ir até as árvores gigantes em Muir Woods. Achamos a cidade legal, mas, se você tiver pouco tempo em San Francisco, vá em Sausalito em uma outra oportunidade. Para ir de Uber de Sausalito para San Francisco (no Píer 39), fica aproximadamente U$20.

Para ver detalhes de como chegar em cada local, dá uma olhada no mapa abaixo!

Agora que você já sabe tudo sobre as principais atrações de San Francisco, aproveite para saber o que é imperdível conhecer em outros destinos que conhecemos nessa viagem: Las Vegas, Los Angeles e Disneyland California!