Home > Dicas de viagem > Viajar em janeiro: confira dicas no Brasil e exterior!

Viajar em janeiro: confira dicas no Brasil e exterior!

Praias, parques e lugares históricos… independente do local, muitas pessoas aproveitam para viajar em janeiro, descansar e curtir as férias.

Com a proximidade do fim do ano, é chegada a hora de elaborar os preparativos e planejamentos para a próxima trip, seja ela em família, amigos ou até mesmo sozinho.

Pensando nisso, listamos alguns destinos imperdíveis para você curtir muito, e voltar com a mala cheia de histórias e memórias inesquecíveis.

Confira as nossas dicas nacionais e internacionais, escolha o seu preferido e boa viagem. Assim, siga a leitura ou vá direto ao menu abaixo!

Pra onde viajar em janeiro no Brasil

Viajar em janeiro tornou-se ao longo dos anos um hábito entre os turistas brasileiros. Devido a proximidade com as festas de fim de ano e férias escolares os valores sobem, sendo assim, período de alta temporada.

Nessa época, é comum ver pais e mães que aproveitam os recessos escolares para desfrutarem as férias de janeiro com a família.

Os destinos são os mais variados, mas as praias nordestinas estão sempre entre as favoritas dos turistas nesta época. O calor reina nas praias cariocas, mas há também opções mais tranquilas para casais, como Gramado. Por outro lado, os locais com parques são sucesso entre a garotada.

Bom, opções não faltam! Então, basta escolher bem o destino e aproveitar ao máximo esse tempo de descanso.

#DicaPI: Depois da escolha do local, é hora de definir a hospedagem. Assim, confira e compare as escolhas em dois parceiros: Hoteis.com e Booking.

Beto Carrero World

Para quem vai viajar em janeiro e está em busca de diversão em família o Beto Carrero World é o lugar ideal.  Assim, localizado no município de Penha, Santa Catarina, ele é

Castelo das Nações

O Castelo das Nações é a porta de entrada do Beto Carrero World | Foto: Wikipedia

considerado o sexto melhor parque de diversões do mundo e o maior temático da América Latina.

Por isso, é preciso planejamento para aproveitar as melhores atrações e viver diversas experiências radicais e cheias de adrenalina, do jeito que os aventureiros gostam.

Mas, é importante estar atento ao horário de funcionamento, pois em determinadas épocas ocorrem mudanças. Em janeiro, por exemplo, abre diariamente, das 8h às 19h, mas não é sempre assim. Já a temperatura fica entre 20ºC a 29ºC.

Ah, se deseja aproveitar a viagem para estender e curtir uma praia, Balneário Camboriú, a apenas 40km do parque, tem uma ótima estrutura para visitantes.

#DicaPI: Se o Beto Carrero World está no seu roteiro, confira todas as informações e dicas para você curtir o parque.

Beach Park – Fortaleza

Provavelmente você já ouviu falar do Beach Park, um dos principais pontos turísticos no Brasil, principalmente para quem deseja curtir as férias de janeiro em família.

O complexo turístico do litoral do Nordeste fica na praia de Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 26 quilômetros de Fortaleza. Assim, a cidade, que tem o sol brilhando o ano inteiro, é perfeita para levar a criançada.

Beach Park

Beach Park é sucesso entre os turistas em Fortaleza | Foto: Wikipedia 

O roteiro pelo Ceará pode, inclusive, ser extenso para conhecer as mais admiráveis praias. Então, a Praia do Futuro, a mais badalada de Fortaleza, precisa entrar em seus planos, combinado?

Por fim, nas proximidades, também há outras muitas belezas para conhecer, como a Praia de Canoa Quebrada e Jericoacoara, um dos destinos mais bonitos do Brasil.

Rio de Janeiro

A música “Rio 40 graus” acabou se tornando uma expressão que retrata bem o verão carioca, devido ao forte calor. A cidade maravilhosa fica lotada de turistas em janeiro, e também é uma alternativa para curtir a temporada de lazer.

Os pontos turísticos são os mais variados. Para quem quer desfrutar de paisagens e praias, não pode deixar de ir em locais como Corcovado, Pão de Açúcar, Arpoador, Escadaria Selaron, Trilha do Morro Dois Irmãos, Parque Lage, Vista Chinesa, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico e outros.

E para quem vai aproveitar o período com crianças, o Rio com Crianças é uma excelente opção para conferir a programação infantil do fim de semana por lá.

Rio de Janeiro para viajar em janeiro

O Cristo Redentor, no Corcovado, é o maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro | Foto: Wikipedia

Ah, e não é apenas a capital carioca que conta com atrativos turísticos para quem quer viajar em janeiro. A região dos Lagos, também conhecida como Caribe Brasileiro, está localizada no estado do Rio de Janeiro e é destino certeiro para os amantes de praia e natureza.

#DicaPI: Então se você deseja conhecer Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, recomendamos ler o roteiro que fizemos.

Gramado

A belíssima cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, está a cerca de 130km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e é, sem dúvidas, um dos principais destinos turísticos do país.

Com atrações variadas e excelentes restaurantes, a cidade, que cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela, oferece paisagens de encher os olhos, tanto dentro quanto fora do centro urbano. Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno, ou no período de Natal, viajar para Gramado é sempre uma boa ideia.

Vista da Igreja Matriz São Pedro em Gramado

Vista aérea da Igreja Matriz São Pedro em Gramado | Foto: Passagens Imperdíveis

Os parques temáticos, Snowland, Mini Mundo e Mundo de Chocolate são algumas das opções procuradas pelos viajantes. A Rua Coberta, Lago Negro, Igreja Matriz São Pedro, Natal Luz de Gramado (costuma ocorrer em dezembro e janeiro), Catedral de Pedra (em Canela) e fábricas de chocolate também são pontos muito buscados.

Durante o mês de janeiro, o clima em Gramado varia entre 15ºC a 25 ºC.

#DicaPI: Se o seu objetivo é viajar barato, listamos 10 passeios gratuitos em Gramado para curtir em dois dias. Confira!

Pra onde viajar em janeiro no exterior

Viajar em janeiro para o exterior também é uma ótima opção! No Brasil existe, sim, uma infinidade de pontos turísticos para conhecer. Mas, é um fato que existem outros países com belezas e encantos tão fascinantes quanto os nossos.

E nada melhor que essa época do ano para preparar as malas e embarcar para conhecer novas culturas.

#DicaPI: Ao decidir embarcar para outro país, confira a obrigatoriedade do passaporte.

Orlando

Orlando é o destino queridinho por muitos brasileiros. É sempre uma das primeiras opções para quem quer aproveitar com as crianças, visitar parques e fazer compras.

Quando pensamos nos principais pontos turísticos de Orlando, uma das primeiras imagens que surge em nossas mentes é do Mickey Mouse, algum dos personagens dos estúdios Disney. Ou, também, o Castelo da Cinderela, uma das mais importantes atrações do Magic Kingdom.

Walt Disney, dica para viajar em janeiro

O Castelo da Cinderela do Magic Kingdom, no Walt Disney World | Foto: Pixabay

O local é visita garantida, mas, por outro lado, Orlando não se resume apenas a Disney, e há dezenas de atividades a serem feitas. A Universal e SeaWorld também merecem ser incluídas no roteiro.

Uma coisa é certa: os passeios disponíveis são para as mais diversas faixas etárias, permitindo, assim, que os pais voltem a ser crianças na companhia de seus filhos ou com sua turma de amigos.

A vida noturna também é agitada, com uma grande variedade de opções gastronômicas e atividades culturais como museus e galerias de arte.

Mas, atenção: muita gente acaba esquecendo que enquanto é verão no Brasil, é inverno nos países do hemisfério norte. Então, vá prevenido para não levar aquele susto. O inverno é relativamente rigoroso, principalmente no mês de janeiro.

A temperatura pode chegar abaixo de zero, o que torna os passeios muito gelados. Pode ser que não seja um frio tão extremo para quem está vindo de Nova York ou países com o inverno mais extenso, mas, para nós brasileiros, é muito frio sim. Prepare-se!

Paris

Uma visita à Cidade Luz é especial em qualquer data do ano. Em janeiro, você chegará com baixas temperaturas. Mas, Paris tem seu charme no inverno – e sempre.

Ainda que faça muito frio, é uma cidade com infinitas possibilidades de programas, a começar pelos museus.

Torre Eiffel em Paris viajar em janeiro

A Torre Eiffel é o mais tradicional cartão postal de Paris | Foto: Pixabay

A Torre Eiffel é o símbolo máximo de Paris e parada obrigatória de todo turista. Mas, merece ser visitada com tempo para apreciar todas as suas belezas. O Arco do Triunfo, Champs-Élysées, Praça da Concórdia, Rio Sena, Praça da Bastilha e Palácio de Versalhes são alguns – dos muitos -, locais para conhecer.

E tem diversão para as crianças também. É possível encontrar a casa do Mickey e seus amigos na Europa, na Disney Paris. Confira as dicas que separamos, com informações sobre funcionamento, atrações e ingressos.

Embora menor que as unidades mais conhecidas, a parisiense também é incrível. Vale, com toda a certeza, a visita!

#DicaPI: O seguro viagem é obrigatório na França. Então, quando for embarcar no país, confira nosso texto sobre essa contratação e quais os benefícios da cobertura.

A gente sempre posta promoções de passagens aéreas para Paris. Veja exemplo!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Passagens Imperdíveis (@passagensimperdiveis) em

Buenos Aires

A capital argentina é daquelas cidades para ser visitadas o ano inteiro. Considerada a segunda maior área urbana da América do Sul, ficando atrás somente de São Paulo.

A terra dos hermanos também é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para uma primeira viagem internacional, talvez pela proximidade com o Brasil e a aparente semelhança da língua (português e espanhol).

Floralis Genérica em Buenos Aires

Floralis Genérica, a “Flor de Metal”, em Buenos Aires | Foto: Pixabay

Atrações turísticas na cidade não vão faltar durante sua passagem: Casa Rosada, Obelisco, Puerto Madero, La Bombonera, Caminito, Jardim Japonês e a Floralis Genérica, são alguns dos pontos que se tornaram cartão postal.

Os dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, são as férias dos habitantes de Buenos Aires. Durante o verão, muitas pessoas viajam para as praias da cidade e outras partes do país. Assim, a cidade fica mais tranquila, com poucas pessoas nas ruas e pouco tráfego.

A umidade costuma ser alta, fazendo com que a sensação do calor seja ainda maior, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 32ºC.

#DicaPI: Para quem vai visitar a cidade argentina, nós fizemos uma lista com 30 pontos turísticos para te ajudar na  hora de definir o seu roteiro.

Chile

O Chile é um país que impressona – seja pelas belezas naturais, pelas cordilheiras, deserto ou pelo seus centros urbanos, como é o caso de Santiago.

Não é à toa que o país vem se destacando entre os destinos mais visitados da América do Sul, recebendo cada vez mais turistas e chamando a atenção dos brasileiros.

centro historico de santiago chile

Centro histórico de Santiago, no Chile

O Deserto do Atacama, Patagônia, Região dos Lagos, Santiago, Valparaíso, Viña del Mar e Valle Nevado são alguns dos destaques.

Os dias em Santiago, capital chilena, são muito quentes em janeiro, típico de verão. A temperatura varia de 19ºC  a 29º.

#DicaPI: Está programando uma viagem para o Chile? Antes de embarcar, confira o roteiro que preparamos com o que você pode fazer antes de ir para Santiago.

Cape Town

Se a cidade de Cape Town não estava na sua rota de lugares do mundo para conhecer, a partir de agora, ela vai estar, principalmente para quem deseja viajar em janeiro!

Também conhecida como Cidade do Cabo, ela costuma figurar, anualmente, nas listas das cidades mais belas do globo. Não é difícil entender o motivo da segunda maior cidade do país ser um dos principais destinos da África do Sul.

Ao chegar por lá, as belezas e variedades de atrações vão surpreender. E o melhor: com atividades todos os gostos.

Vista do One&Only Cape Town para viajar em janeiro

Vista do One&Only Cape Town | Foto: Passagens Imperdíveis

V&A Waterfront, Table Mountain, Cabo da Boa Esperança, Ilha Robben, Camps Bay, Jardim Botânico, além de ver os animais em alto mar, serão algumas das paradas quase que obrigatórias!

O mês de janeiro é época de verão, com bastante sol para aproveitar as belíssimas praias. As temperaturas são, em média, de 15ºC e 26ºC. E devido ao bom clima, é considerado alta temporada, com toda a cidade funcionando normalmente.

Em resumo: a Cidade do Cabo é um verdadeiro presente para os amantes da natureza e apreciadores da boa gastronomia.

#DicaPI: Se Cape Town já está no seu roteiro, vale a pena ler as dicas que fizemos para te ajudar a preparar a sua viagem!

Ilha do Sal

Ilha do Sal, em Cabo Verde é um dos destinos queridinhos da vez. Pequena em extensão e bem plana, os atrativos principais são, sem dúvidas, as praias de água azul turquesa.

praia de santa maria - viajar em janeiro

A Praia Santa Maria é um dos pontos mais buscados pelos turistas na Ilha do Sal | Foto: Wikipedia

O sal da Terra deu o nome a belíssima ilha e é um destino certeiro para os amantes da praia, do mar, dos mergulhos, das esplanadas, dos bares a noite e resort.

Ao passar por lá, visite a Praia de Santa Maria e Ponta Preta, as Salinas da Pedra do Lume, a Buracona, pratique Kite e Windsurf, faça mergulho e aproveite também a vida noturna, que é muito bem comentada.

Em janeiro, a temperatura máxima é de 26ºC e a temperatura mínima 24ºC. O clima é bastante agradável ao longo do mês.

#DicaPI: Pra quem vai colocar o paraíso em seu roteiro, preparamos uma lista com dicas do que fazer na Ilha do Sal.

Passagem aérea em promoção, para viajar em janeiro, é aqui!

Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e fique de olho nas nossas ofertas! Você também pode baixar o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real. Bora viajar!