Home > Dicas de viagem > 10 passeios gratuitos em Gramado para curtir em 2 dias

10 passeios gratuitos em Gramado para curtir em 2 dias

Gramado e sua vizinha Canela são repletas de parques temáticos, como a Snowland, Mini Mundo e Mundo de Chocolate. No entanto, essas são atrações pagas, algumas incluídas no Gramado Pass. Então, se o seu objetivo é viajar barato, restam alternativas (também muito divertidas) para aproveitar seu roteiro economizando. Por isso, listamos 10 passeios gratuitos em Gramado para você curtir em 2 dias.

De pontos turísticos a parques, fábrica de chocolate e até um templo budista, Gramado é versátil, com atrações para todos os gostos, bolsos e agendas, que fazem valer a viagem. Vamos conhecê-las?

Avenida Borges de Medeiros

Se você a partir de Porto Alegre, a av. Borges de Medeiros será seu cartão de entrada. Olhando ao redor, contemplará os prédios em estilo bávaro (arquitetura alemã), com formas simétricas, lembrando as construções de vilarejos europeus. A sensação de aconchego começa a tomar conta.

Em contraste com as linhas retas dos prédios, as flores colorem as várias janelas quadradinhas, as calçadas e canteiro central, com formas variadas, dando ainda mais vida à avenida. Vermelhas, amarelas, roxas, sempre com o verde de plano de fundo, em perfeita harmonia. Quase como um conto de fadas.

Estátua do Kikito

Estátua do Kikito em Gramado

Estátua do Kikito, símbolo de Gramado

Ponto obrigatório para tirar aquela foto de lembrança em Gramado, a Estátua do Kikito é uma réplica do símbolo do cobiçado troféu entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.

O Kikito representa o “Deus do Bom Humor”, conforme idealizado pela artista plástica gramadense Elizabeth Rosenfeld, na década de 1960. A forma que o personagem tem hoje é resultado de um concurso de artesãos realizado na época de sua criação.

Logo atrás da estátua, está a Rótula das Bandeiras, um canteiro com as bandeiras de todos os estados brasileiros.

Palácio dos Festivais

Enquanto o Kikito está no comecinho da avenida, o Palácio dos Festivais está mais à frente, mas nada que impeça de ir caminhando. Afinal, menos de 1 km separa um ponto do outro.

O nome original do palácio é Cine Embaixador, local que, além de sediar o Festival de Cinema de Gramado, exibe filmes com programação semanal, recebe eventos diversos e funciona como bilheteria para outras atrações, como o Natal Luz. A fachada é construída em alvenaria no estilo colonial e exibe o Kikito, símbolo do prêmio do festival, realizado anualmente, sempre em agosto.

Também existe lá o Museu do Festival, que funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h. Mais informações no site.

Fora a beleza da fachada do prédios e monumentos, av. Borges de Medeiros reserva outras atrações. Definitivamente um passeio gratuito imperdível em Gramado!

Rua Coberta

Apesar de também estar localizada na av. Borges de Medeiros, a Rua Coberta é uma atração à parte. Na verdade, ela fica no quarteirão entre a Borges e a rua de trás, a Garibaldi, conectando as duas, ou seja, seria uma rua normal, se não fosse… coberta!

Com cerca de 100 metros de extensão, a Rua Coberta reúne bares, restaurantes e lojas. O local abre diariamente, no início da manhã, e é uma ótima opção para fugir da chuva em Gramado. Também recebe eventos, sobretudo na época do festival de cinema e do Natal Luz.

Você pode caminhar pelo trecho, se sentar em banquinho e observar o movimento ou parar em um restaurante para comer. Se escolher a última opção, temos três dicas de onde comer na Rua Coberta:

Bistrot Pastasciutta

Restaurante de comida italiana, aberto todos os dias, das 10h às 23h30.

Caracol Chocolates

Cafeteria com chocolates artesanais e gourmet, aberta todos os dias, das 10h às 22h.

Rasen Platz

Cervejaria artesanal nascida em Gramado, o bar é bem ao estilo daqueles na Alemanha. Funciona todos os dias, das 11h às 23h45.

Catedral de Pedra

Catedral de Pedra, em Canela

Catedral de Pedra, em Canela

Construída no estilo gótico inglês, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes ganhou o apelido de “Catedral de Pedra” devido ao uso de pedras de basalto na construção. Imponente, possui torre com 65 metros de altura e um carrilhão com 12 sinos importados da Itália.

Visitar esse cartão postal a qualquer hora do dia é interessante. Mas é a noite que a Catedral de Pedra chama mais a atenção. Isso porque a fachada exibe um sistema de iluminação que muda de cor. E todos os dias há um show de luzes na igreja, às 20h, 21h e 21h45. No Natal, também recebe decoração especial.

A Catedral de Pedra fica na Praça da Matriz, 69, em Canela, vizinha mais próxima de Gramado, ligadas, literalmente, por uma avenida. Você pode chegar lá de Uber, por exemplo.

Praça das Etnias

Esse local é uma celebração à diversidade dos povos que colonizaram Gramado. Por lá, há três casas construídas: uma no estilo português, uma no italiano e outra no alemão (a Casa do Colono, que vende comidas típicas alemãs e lembranças). A praça é bem movimentada, principalmente por estar próxima da rodoviária de Gramado.

Você pode se sentar por ali e sentir o clima da cidade, fotografar as casinhas ou até mesmo fazer um lanche na Casa do Colono, que fica aberta todos os dias, das 8h às 18h30. Mas atenção, porque lá só aceita pagamento em dinheiro.

Aos sábados, há uma feirinha com produtos artesanais e comidas típicas da região; também tem um forno a lenha na praça, em que os colonos assam pães e cucas na hora. Uma delícia!

A Praça das Etnias fica na av. Borges de Medeiros, 1848.

Vinha Gramado

Sabemos que este é um post sobre passeios gratuitos em Gramado, mas não poderíamos deixar esta sugestão passar em branco, porque ela tem tudo a ver com economia.

A Vinha Gramado é uma loja física e virtual repleta de opções de vinhos nacionais com boa relação entre custo e benefício (abaixo de R$ 50). Os rótulos são, principalmente, dos produtores locais. A loja envia pedidos para todo o Brasil. É uma opção para lembrar uma lembrancinha para casa!

A loja fica perto da Praça das Etnias, na av. Borges de Medeiros, 2016, e funciona todos os dias, das 9h às 19h.

Rua Torta (Rua Emílio Sorgetz)

Ali pertinho da praça, há um ponto turístico popular para tirar belas fotos: a Rua Torta. Ela ganhou esse apelido devido ao formato de curva, semelhante à Lombard Street, em San Francisco (outra rua em forma tortuosa, que já foi cenário de séries e filmes famosos, como “Full House” – Três é demais, na versão brasileira – e “Dr. Dollite 2”).

A Rua Torta em Gramado tem esse formato porque foi a maneira encontrada para eliminar uma escadaria que levava ao topo e, assim, possibilitar o trânsito de carros. Hoje, se tornou um disputado passeio gratuito na cidade.

Curiosidade: no início da Rua Torta, está a casa do Major Nicoletti, fundador do município de Gramado, em 1954. Para encontrar esse ponto no mapa, basta pesquisar por rua Emilio Sorgetz, 120.

Parque do Lago Negro

Pedalinhos em forma de cisne no Lago Negro

Pedalinhos em forma de cisne no Lago Negro

Sabe aquela sensação de estar na Europa? O Parque do Lago Negro acrescenta um extra: um ar bem romântico, com suas coloridas árvores, azaleias e hortênsias.

A principal atração do parque é o Lago Negro, criado artificialmente para preservar o local após um trágico incêndio na década de 1940. É nesse lago que você verá os famosos pedalinhos em forma de cisne. Contudo, para andar neles, é cobrada uma taxa de cerca de R$ 30.

Caso não ande de pedalinho, caminhe pelas trilhas do parque ou sente-se à beira do Lago para respirar um ar puro.

Para fazer esse passeio gratuito em Gramado, procure no Google Maps por rua J. Denner, s/n. Se não quiser ir caminhando, pode pedir um Uber. O Parque do Lago Negro funciona todos os dias, 24 horas.

Igreja de São Pedro

Originalmente, era uma capela de madeira, mas na década de 1940 começou a construção que deu a sua atual fachada.

A Igreja de São Pedro é formada por mais de 70 mil pedras basálticas, as pinturas nos vitrais mostram a vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo, o sino, que pesa 1 tonelada, é controlado eletronicamente, o que dá um contraste do tradicional e moderno.

Além de contemplar a beleza dessa igreja, você pode entrar e conferir os adornos internos ou até mesmo fazer uma prece. Ela está aberta todos os dias, das 7h30 às 21h.

Fonte do Amor Eterno

Ao lado da Igreja de São Pedro, você encontra a Fonte do Amor Eterno, local onde, segundo a tradição, colocam-se cadeados com o nome da pessoa amada para declarar o amor e se joga a chave na água. A construção é baseada na Fonte de Trevi, que fica em Roma e é uma das maiores da Itália.

Tanto a igreja quanto a fonte ficam na av. Borges de Medeiros, 2659. Mais um passeio gratuito em Gramado para anotar no seu roteiro!

Lago Joaquina Bier

Situado próximo à Estátua do Kikito, bem no início da av. Borges de Medeiros, esse lago artificial (construído à base de pás e picaretas) homenageia Joaquina Rita Bier, mulher visionária que, nos anos 1870, decidiu compras diversos terrenos na área que hoje é o centro de Gramado. A ideia de Joaquina foi deixar as terras para que seus herdeiros a aproveitassem da melhor maneira, o que realmente aconteceu mais tarde.

Por lá, você pode fazer uma caminhada ou sentar à beira do lago para relaxar. Então anote mais esse passeio gratuito em Gramado!

Também vale lembrar que, durante o Natal Luz, o lago recebe espetáculos.

Fábrica da Prawer Chocolates

Falar nessa cidade sem falar em chocolate é um pecado! Ainda mais quando um dos passeios gratuitos de Gramado é nada menos que um tour na fábrica da Prawer Chocolates.

Batizada com o nome de seu fundador, esta é a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. Foi fundada em 1975, após Jayme Prawer, brasileiro filho de imigrantes poloneses, observar o ofício do chocolate na Argentina e resolver trazê-lo para Gramado, onde se consolidou. Hoje, são mais de 140 produtos distribuídos em rede própria pelo Região Sul e em outras lojas pelo Brasil afora.

Para participar da visitação, basta chegar à fábrica, de segunda a sexta-feira, em qualquer horário de 8h30 as 11h30 e de 13h30 as 17h. A Fábrica da Prawer Chocolates está na av. das Hortênsias, 4100. É bem fácil ir de Uber.

#DicaPI: está pensando em alugar um carro para andar em Gramado, mas não sabe como funciona? Leia este guia para alugar carro no Brasil e no exterior!

Templo Budista Khadro Ling

Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling

Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, a 30 km de Gramado

Na verdade, essa atração fica no município de Três Coroas, a 30 km de Gramado. Mas como muitos turistas aproveitam a estadia em Gramado para ir ao templo, é válido considerá-lo no seu roteiro de passeios gratuitos!

Construído em 1995 pelo mestre Chagdud Tulku Rinpoche, este é o primeiro templo budista tibetano do Brasil.

No local, além da sensação de paz e acolhimento, você pode observar as estátuas e a paisagem natural. Aos domingos, das 9h às 10h, há sessões de meditação.

Para chegar ao tempo budista, existem diversas opções:

  • Carro alugado pela RS-115. O trajeto até o templo tem um trecho de estrada de terra.
  • Ônibus da viação Citral até Três Coroas e, na rodoviária da cidade, pegar um táxi ou Uber até o templo. Saídas todos os dias de Gramado, com passagens de R$ 6,90 a R$ 8.25. (Opção mais barata!)
  • Uber de Gramado até o templo, que dá cerca de R$ 50, dependendo da tarifa no momento.
  • Táxi, com valor a combinar.
  • Passeio com agência de turismo, com valor a combinar.

O templo está aberto ao público de quarta a sexta-feira, das 9h às 11h30, e das 14h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 16h30.

Vá curtir seus passeios gratuitos em Gramado!

Sabia que é possível economizar antes mesmo de comprar a sua passagem para Gramado? Isso por que, aqui no Passagens Imperdíveis, sempre divulgamos passagens aéreas baratas para destinos nacionais e internacionais.

Frequentemente, também postamos promoções de passagem e hotel em Gramado com preços abaixo da média.

Para aproveitar, siga o PI nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito (Android, iOS e Windows Phone). Enviamos notificações diárias das promoções, então é só se atentar e aproveitar!

Ah, claro, no YouTube, publicamos dicas de viagem e roteiros para ajudar você a se programar. Inscreva-se em nosso canal!