Home > Dicas de viagem > 6 aplicativos de transporte para usar pelo mundo

6 aplicativos de transporte para usar pelo mundo

É excelente ter à disposição um aplicativo funcional e confiável. Mas a concorrência também é positiva, afinal leva à melhoria dos recursos e cobre áreas antes deixadas de lado. Assim acontece com os aplicativos de transporte tipo Uber. Além de cobrirem países onde o famoso app de carros não está, como China e Índia, por vezes oferecem preços menores.

Mesmo no Brasil, antes de confirmar a viagem, já temos o hábito de pesquisar o preço em concorrentes do Uber. É o caso do 99, Cabify e EasyTaxi, por exemplo. Logo, por que não fazer isso pelo mundo também?

Embora destinos turísticos populares, como Londres e Nova York, tenham transporte público bem estruturado, os aplicativos de transporte também ajudam. Sendo assim, chegou a hora de conhecer diversas alternativas e aprender a utilizá-las!

Como usar outros aplicativos de carros tipo Uber mundo afora

Ainda que sejam de outros países, a mecânica destes aplicativos de transporte é basicamente a mesma:

Uber em Nova York

Em Nova York, usamos aplicativo de transporte também

  1. cadastre-se no aplicativo;
  2. marque o ponto de partida;
  3. indique o destino;
  4. escolha a categoria do carro;
  5. selecione uma forma pagamento;
  6. aproveite a viagem!

Tal semelhança com os apps usados no Brasil traz certa tranquilidade. Afinal, você não precisará aprender do zero como usar esses aplicativos de transporte pelo mundo.

A dica de ouro é fazer o download antes mesmo de embarcar. Assim, você explora o app e se cadastra com calma, se for possível. Por isso, só de estar pesquisando neste artigo, você já começou bem o planejamento da sua viagem!

Mais um detalhe importante é quanto ao uso dos aplicativos na rede de dados durante a viagem. Para usá-los na rua, talvez você precise usar um chip de celular do país de destino. Mas isso é tranquilo de resolver. Por exemplo, já mostramos em nossas dicas de viagem como comprar chip em diversos países, incluindo:

Uma alternativa é usar o aplicativo de carro pela rede Wi-Fi. Todavia, nesse casso você só poderá pedir de locais que ofereçam rede, como restaurantes e hotéis.

Por fim, note que a maioria destes apps de transporte alternativos ao Uber não aceitam dinheiro em espécie. Então, você precisará de um cartão de crédito internacional ou outra forma de pagamento eletrônico.

Lyft – Estados Unidos

Lyft aplicativo de transporte tipo Uber

Um dos principais concorrentes do Uber nos EUA

Um dos principais concorrentes do Uber nos Estados Unidos, o Lyft atua em 95% do território americano. Portanto, destinos populares entre os brasileiros, como Nova York, Orlando e Las Vegas, têm esse aplicativo de transporte disponível.

Assim como o Uber, oferece diferentes modalidades de carro, dos básicos até os mais luxuosos. Também dá para simular o percurso para checar o preço pelo site. E por falar nisso, os principais métodos de pagamento aceitos são: cartão de crédito internacional e cartão pré-pago (voucher/vale-presente). Não aceita dinheiro em espécie.

O Lyft funciona em iPhone, Android, Windows Phone e até Amazon. Para mais informações, acesse o site oficial do Lyft.

Didi – China, México e Austrália

Didi apps de carro tipo Uber

Interface do Didi é idêntica ao da 99

Com abrangência em mais de 400 cidades chinesas, esse aplicativo de transporte tipo Uber oferece diversas alternativas. Isso porque tem carros simples e de luxo, táxis e até ônibus. O Didi tem crescido tanto, que até comprou a 99 (isso mesmo, o app de carro brasileiro agora é dos chineses!).

Além da China, atua no México e na Austrália. Portanto, quando aproveitar uma promoção de passagem aérea para um desses destinos, já sabe uma alternativa ao Uber.

Para usar o aplicativo na China, você deve baixar a versão “Didi – Greater China”. Para os demais países, a “Didi – Rider”. Logo, preste atenção no momento do download.  A principal forma de pagamento aceita é cartão de crédito, que deve ser internacional.

Ah, não se preocupe, pois a interface do app chinês está em inglês, então dá para entender o básico e viajar tranquilo! Na verdade, a cara é praticamente igual à da 99 (já sabemos que não é mera coincidência!).

Para mais informações, acesse o site oficial do Didi.

Grab – Sudeste Asiático

Grab aplicativo de transporte tipo Uber

Conforme a cidade, o Grab tem até moto

Os países atendidos pelo Grab no Sudeste Asiático são 8: Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Filipinas, Myanmar e Camboja.

Os menus desse app de carros são em inglês, logo facilita a utilização. Outro ponto positivo é o tradutor no sistema de mensagens do Grab, o que viabiliza a comunicação com o motorista.

#DicaPI: o Google Tradutor é outro grande aliado para derrubar barreiras de idiomas. Conheça alguns recursos incríveis desse app!

Nós mesmos utilizamos esse aplicativo em Bangkok, capital da Tailândia, e a experiência foi bem tranquila. A única questão é que, às vezes, demorava a encontrar um carro. Ainda sobre isso, lembramos que o Uber não funciona mais no país desde o início de 2018.

A principal forma de pagamento aceita pelo Grab é cartão de crédito internacional, mas é possível pagar as viagens com dinheiro em espécie. O aplicativo está disponível para Android e iPhone.

Mais informações no site oficial do Grab.

Ola – Índia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia

Ola app de transporte tipo Uber

O Ola atende quase toda a Índia

O aplicativo de transporte Ola aposta na variedade de estilos de veículos. Dá para pedir até motos e riquixás (espécie de carroça movida a motor), além dos carros de diversos padrões, é claro. Naturalmente, a oferta varia conforme o local. Sendo assim, há diferenças entre a África, Europa e Oceania.

Na Índia, cobre mais de 100 cidades. Já na Inglaterra, atua em Bristol, South Gloucestershire and North Somerset. Por sua vez, na Nova Zelândia o Ola atende Wellington, Auckland e Christchurch. E na Austrália está em Sidney, Melbourne, Perth, Brisbane, Gold Coast e Banberra.

#DicaPI: seja qual for o seu país de destino, uma dica boa é usar o Google Maps para não se perder!

Como os outros apps de carro tipo Uber pelo mundo, não aceita dinheiro em espécie. Portanto, você deve cadastrar um cartão de crédito internacional ou usar outra forma de pagamento eletrônica.

Esse aplicativo de transporte está disponível tanto para Android quanto para iPhone. Veja mais informações no site oficial do Ola.

Taxify – África, América do Norte, Europa e Oceania

taxify app de carro tipo Uber

Taxify aposta na simplicidade

Desenvolvido na Estônia há 5 anos, esse aplicativo de carros atua em 4 continentes. Logo, inclui países variados, como África do Sul, Malta e Austrália. O que você deve prestar atenção é que, nos países atendidos, nem todas as cidades são contempladas. Por isso, vale a pesquisa antes.

O que diferencia esse aplicativo de transporte tipo Uber dos demais, é que ele aceita dinheiro em espécie. Portanto, se não quiser ficar à mercê do IOF e das variações do câmbio, é uma boa alternativa.

#DicaPI: você conhece as regras para levar dinheiro em espécie para o exterior?

Outra coisa legal é que, devido ao fato de atender Portugal, dá para usar o Taxify em português!

Para mais informações, acesse o site oficial do Taxify.

Cabify – Américas do Sul, Central e do Norte e Europa

Cabify apps de transporte tipo Uber

Cabify já é conhecido em algumas cidades brasileiras

conhecido em algumas cidades brasileiras, o Cabify também atua em terras estrangeiras. Portanto, você pode aproveitar o seu cadastro e utilizá-lo em outros países também!

São 11 os países atendidos por esse app de transporte, incluindo Peru, Chile, Panamá, Espanha e Portugal. A principal forma de pagamento é cartão de crédito, no entanto, em algumas cidades se aceita dinheiro. Então você deve confirmar no aplicativo, conforme seu destino.

O diferencial do Cabify em relação ao Uber é o alto padrão exigido dos motoristas e dos carros. Sendo assim, o serviço promete ainda mais segurança aos usuários do que nos demais apps de transporte.

Para saber todas as cidades e mais informações, acesse o site oficial do Cabify.

Sobre o Uber no exterior

Apesar desses aplicativos de carros concorrentes, considere também usar o Uber no exterior. Afinal, ele atua em todos os continentes e em praticamente todos os destinos populares entre brasileiros. Por exemplo, Nova York, Paris, Roma, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Sidney, etc.

Porém, tenha um cartão de crédito internacional cadastrado na sua conta do Uber, já que você não vai conseguir fazer uma viagem se o pagamento for no seu cartão brasileiro. Outra questão é que, na maioria dos países, o aplicativo não aceita dinheiro em espécie. Então, viaje preparado!

Acesse o site oficial do Uber para checar todas a cidades em que ele atua.

O carro está garantido, agora é o avião!

O apelo da maioria dos aplicativos de transporte tipo Uber é a combinação de praticidade e economia. A boa notícia é que dá para desfrutar disso não só no carro, mas também no avião! Isso porque o Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas, assim você consegue preços abaixo da média.

Para ficar sabendo dessas promoções e aproveitá-las antes que acabem, é bem fácil. Siga a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Desse modo, você receberá notificações de passagens aéreas baratas na palma da mão.

Seu transporte aéreo e rodoviário pelo mundo afora estarão garantidos!