Home > Dicas de viagem > Como viajar de trem pelo Canadá: passagens, estações e roteiros

Como viajar de trem pelo Canadá: passagens, estações e roteiros

Observadas da janela, passam elegantes florestas de pinheiros, rios de variados tons e tamanhos, casinhas de madeira coloridas. Assim é viajar de trem pelo Canadá: se encantar com belíssimas paisagens e ainda conhecer o país de ponta de ponta.

E para você viver esta fabulosa experiência, separamos dicas para comprar passagens, encontrar as estações corretas e montar o roteiro ideal para seus planos! Para completar, separe um tempo também para estas dicas de turismo no Canadá.

Se quiser, vá direto a algum tópico do texto:

Por que viajar de trem pelo Canadá

Além da diversão do passeio, viajar de trem pode ser a alternativa mais econômica para conhecer o Canadá. Nós mesmos comprovamos isso ao visitar Montreal, Quebec, Ottawa e Toronto percorrendo as ferrovias do país. Saiu bem mais barato do que alugar carro ou voar cada trecho de avião.

Outra vantagem do trem no Canadá é o conforto e comodidade para viajar. Da compra das passagens ao despacho das bagagens, tudo foi fácil e tranquilo, sem problemas. Mas para as coisas darem certo, recomendamos seguir cada dica e se planejar bem.

De fato, nessa viagem fizemos o possível para economizar no transporte. Tanto que, para chegar ao país, aproveitamos uma promoção de passagem aérea para os Estados Unidos e, de lá, seguimos para as terras canadenses. Esse trâmite (e suas vantagens) estão detalhados neste post sobre como viajar barato para o Canadá pelos EUA.

Como são as estações

estacao de trem montreal

Estação de trem em Montreal | Foto: Passagens Imperdíveis

As estações são limpas, bem sinalizadas e estruturadas, com banheiros, restaurantes, lanchonetes e banquinhos. Todas as placas estão em francês e inglês. E mesmo que você não domine nenhum desses idiomas, pode usar o app do Google Tradutor.

Quanto ao visual, as estações de trem são bonitas e imponentes. Ora apresentam arquitetura moderna e traços retos, ora visual clássico, com charmosos tijolinhos pintados. Arriscaríamos dizer que são atrações à parte!

Para evitar correria nas suas viagens de trem pelo Canadá, chegue à estação com ao menos 1 hora de antecedência. Assim, terá tempo suficiente para entender como ela funciona, encontrar a plataforma de embarque, fazer um lanche, etc.

Igual nos aeroportos, observe nos painéis eletrônicos onde será seu embarque. É importante ter atenção, já que o processo começa 20 minutos antes da saída do trem – que é bem pontual.

Atente-se ao nome das estações de embarque e desembarque, porque costuma haver mais de uma na cidade. Por exemplo, em Quebec City a primeira parada é na Sainte-Foy, mas a mais popular entre turistas é a Gare Du Palais. Isso porque essa segunda estação fica próxima da melhor área para hospedagem.

#DicaPI: planeje sua viagem com estas dicas de hospedagem, transporte e restaurantes em Quebec City!

Por fim, o translado para chegar e sair da estações de trem no Canadá é bem tranquilo. Dependendo da cidade, você pode escolher entre táxi, Uber e transporte público.

Como são as viagens de trem

trem via rail canada

Trem da Via Rail | Foto: Passagens Imperdíveis

Para viajar de trem pelo Canadá, fomos de Via Rail, a única companhia cuja malha ferroviária cobre todo o país. Quem a administra é o governo canadense. Assim, o fato de ser empresa pública não impacta negativamente na qualidade dos serviços. Achamos tudo muito eficiente e funcional.

Querendo ou não, a primeira coisa que avaliamos é a aparência. Os trens agradaram nesse quesito, pois são bonitos e conservados por dentro e por fora.

Sobre o conforto, achamos o suficiente para viajar bem. As poltronas são macias e espaçosas, nada a reclamar!

Todos os lanches servidos estavam bem fartos e saborosos. Nós tivemos até a opção de escolher o tipo da refeição antes de recebê-la. Essa flexibilidade é importante, pois facilita a vida de quem segue determinadas dietas, como vegetariana, de baixa caloria, etc.

comida no trem via rail canada

Refeição em uma das viagens | Foto: Passagens Imperdíveis

Assim como nos aviões, há diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada. Os detalhes e especificações aparecem enquanto você escolhe a passagem. Conforme o volume das suas malas, será necessário despachar. Tivemos de fazer isso, mas foi fácil tanto no despacho quanto na retirada. Bastou seguir as instruções no bilhete e a sinalização nas estações.

Dicas para montar seu roteiro de trem

vista da janela trem canada

Vista da janela durante a viagem de trem | Foto: Passagens Imperdíveis

Para montar seu roteiro de trem pelo Canadá, considere algumas variáveis:

  • Tempo disponível
  • Orçamento
  • Distância entre as cidades

Por exemplo, tínhamos 14 dias para conhecer o país, sem contar os deslocamentos internacionais (do Brasil ao Canadá e vice-versa). Então, fizemos as contas dos dias de hospedagem e das passagens e tudo ficou dentro do orçamento.

Sendo assim, incluímos em nosso roteiro Montreal, Quebec, Ottawa e Toronto, passando, em média, 2 dias e meio em cada cidade. Esse período inclui o tempo de deslocamento entre elas.

#DicaPI: caso inclua Montreal no seu roteiro também, anote estas dicas práticas da cidade!

Tempo de viagem de trem entre algumas cidades

Este foi nosso itinerário de trem no Canadá e o tempo gasto entre cada cidade.

  • De Montreal a Quebec: 3 horas e meia de viagem
  • De Quebec a Ottawa: 6 horas de viagem
  • De Ottawa a Toronto: 4 horas e meia de viagem
  • De Toronto a Montreal: 5 horas

#DicaPI: se deseja visitar a capital do Canadá, então veja estas dicas de hospedagem, restaurantes e transporte em Ottawa!

Dicas para economizar na passagem e render o tempo

Planejar bem faz toda a diferença para gastar menos tempo e dinheiro. Por isso, recomendamos comprar as passagens de trem no Canadá com o máximo de antecedência possível. Dessa forma, além de garantir lugares no horário mais conveniente para você, evitará pagar mais caro pelos bilhetes de última hora.

Com relação à economia de tempo, a dica é descer em estações mais centrais, de preferência próximas ao hotel em que ficará. Assim, o translado de e para a estação será mais rápido e barato. Sobrará mais para aproveitar os pontos turísticos e restaurantes da cidade!

Como comprar bilhetes de trem na Via Rail

Montado o seu roteiro de trem pelo Canadá, chegou a hora de comprar as passagens. Caso não domine inglês nem francês, use o Google Tradutor para navegar no site da Via Rial, a empresa de trens canadense. Lembre-se, também, de que é necessário cartão de crédito internacional.

A compra on-line de bilhetes de trem é muito similar à de passagens aéreas. O primeiro ponto é observar a diferença das tarifas, que vão desde a mais simples, que não permite remarcar, até a de classe executiva, cheia de regalias. Depois, atente-se para às estações de embarque e desembarque, de modo que escolha as mais próximas do seu hotel.

Passo a passo para comprar passagem de trem no Canadá

site via rail canada

Site da Via Rail Canada | Foto: Via Rail

  1. Acesse o site da Via Rail
  2. Preencha as informações da viagem que deseja (só ida ou ida e volta; locais de partida e de chegada; data; número de passageiros) – é possível inserir cupom de desconto, mas não conhecemos nenhuma fonte confiável para indicar
  3. Faça a sua busca em “Search”
  4. Na tela seguinte, avalie as opções apresentadas e escolha a mais conveniente
  5. Revise os detalhes da viagem, veja o valor total do bilhete (agora com taxas) e os detalhes de bagagem, assento, etc.
  6. Faça login ou crie uma conta (informando seus dados)
  7. Nas próximas páginas, dê sequência ao seu cadastro, escolha se prefere um lugar na janela (window) ou corredor (aisle) e, se preferir, escolha seu tipo de refeição
  8. Por fim, pague pelo bilhete (lembre-se de que não basta ter limite, por questões de segurança é preciso autorizar a compra internacional no seu cartão de crédito)
  9. Confira o bilhete sua caixa de e-mail e guarde o comprovante!

Não é necessário imprimir a passagem. Basta apresentá-la na tela do celular e pronto!

Passagem aérea barata para o Canadá

Para curtir sua viagem de trem no Canadá, o mais provável é que desembarque no país de avião partindo do Brasil. Assim, anote esta dica final: seguir a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), pois compartilhamos promoções de passagens aéreas nacionais e internacionais.

E se quiser receber notificações em tempo real e comprar antes que acabem, baixe o aplicativo gratuito do Passagens Imperdíveis. Com ele, você fica sabendo na mesma hora que saem as passagens aéreas promocionais, antes de todo mundo!