Países da Europa reabrem fronteiras para turistas vacinados, mas impedem entrada de brasileiros

Viajantes que comprovem que estão totalmente vacinados contra a Covid-19 com imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Sinopharm ou CoronaVac passam a poder entrar na França e Espanha a partir desta semana. No entanto, devido à alta incidência das variantes da Covid-19, turistas brasileiros seguem proibidos, independentemente se estão vacinados ou não.

Viagens para Espanha

A Espanha reabre a partir desta segunda-feira suas fronteiras para praticamente todos os países do mundo que tenham sido vacinados contra a Covid-19. A exigência é que a vacina seja aprovada pela União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que a última dose tenha sido tomada com no mínimo 14 dias de antecedência.

A medida, no entanto, não contempla os viajantes do Brasil, que é considerado de “especial risco epidemiológico”, assim como a África do Sul.

As restrições de entrada de turistas brasileiros continuam vigentes até o dia 22 de junho, quando será avaliada de novo a possível entrada dos mesmos em função da evolução do número de novos contágios no país. A entrada na Espanha para pessoas procedentes do Brasil só será permitida para:

  • Espanhóis ou andorranos;
  • Residentes na Espanha ou Andorra;
  • Passageiros em trânsito internacional a um país não Schengen com escala inferior a 24h permanecendo unicamente na zona de trânsito do aeroporto na Espanha;
  • Aeronaves de Estado, serviços de busca e salvamento (SAR), voos com escala em território espanhol com fins não comerciais e que tenham por destino final outro país, voos exclusivos de carga, posicionais (ferry) e humanitários, médicos ou de emergência.

A partir desta segunda-feira, o turista que chegar à Espanha poderá viajar livremente, sem toque de recolher ou fechamento de perímetro territorial, mas com limitações de vida noturna e hospitalidade, dependendo da região, e espaços restritos de comércio, atividades culturais, natação em piscinas e competições esportivas.

#DicaPI: A Comissão Europeia sugeriu protocolos unificados de viagem, cujo objetivo é facilitar a fiscalização das regras de entrada nos Estados-membros.

Viagens para França

O governo francês anunciou no dia 4 de junho as novas regras para entrada no país. Enquanto praticamente todos os europeus terão acesso facilitado, os viajantes vindos do Brasil e de outros 15 países, como Índia e África do Sul continuam com entrada restrita no território francês em razão da propagação contínua do coronavírus.

A medida flexibilizará a entrada de estrangeiros a partir da próxima quarta-feira, 9 de junho. Os cidadãos de fora da União Europeia poderão viajar para fazer turismo e não precisarão cumprir quarentena. Entretanto, será obrigatório apresentar o comprovativo de vacinação e um teste negativo.

Para o próximo 1º de julho, entra em vigor o uso do Certificado Digital de Covid da UE, o passaporte eletrônico de vacinação que facilitará as viagens internas.

#DicaPI: confira a notícia sobre a reabertura de importantes pontos turísticos na França!

Mais sobre a reabertura de fronteiras

A situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

Encontre passagens aéreas baratas para a Europa

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:

Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!