Europa lança passaporte sanitário visando à reabertura das fronteiras

A cada dia, aumenta a expectativa de reabertura das fronteiras da Europa para turistas brasileiros. Isso porque o continente tem avançado nas medidas de retomada do turismo. A última foi a adoção do passaporte sanitário chamado Certificado COVID Digital da União Europeia por 7 países 1 mês antes do prazo de lançamento formal, marcado para 1º de julho.

Esse passaporte sanitário visa retomar a livre circulação de viajantes dentro do continente europeu. Para tanto, simplifica a fiscalização e comprovação do cumprimento de protocolos de combate à Covid-19, como estar totalmente imunizado, apresentar teste negativo ou já ter se curado da doença.

Desde maio, 22 países europeus estão testando o Certificado COVID Digital, originalmente batizado de Certificado Digital Verde, que atendeu às expectativas. Sendo assim, a adoção antecipada do plataforma por 7 nações foi devido ao sucesso dos testes. São elas:

  • Alemanha
  • Bulgária
  • Croácia
  • Dinamarca
  • Grécia
  • Polônia
  • República Tcheca

Apesar do nome Certificado COVID Digital, o documento tem versões digital e impressa, cabendo ao viajante escolher a mais conveniente para apresentar. Nesse primeiro momento, só cidadãos europeus podem usar o passaporte sanitário.

Mas o que gera expectativa para turistas brasileiros é o fato de que, ao encontrar uma maneira eficiente e segura de permitir viagens, a tendência é que a Europa abra as fronteiras para outros continentes. Afinal, terá protocolos e tecnologias testadas e funcionais já em vigor.

A Espanha, por exemplo, anunciou a abertura para turistas totalmente vacinados, inclusive brasileiros, a partir de 7 de junho, embora não tenha divulgado os protocolos oficiais ainda.

Outro fator positivo nesse sentido foi a aprovação da Coronavac pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial. A notícia é boa para brasileiros por, pelo menos, 2 razões:

  • Um dos critérios estabelecidos para turistas europeus é a imunização por vacina aprovada ou pelo continente, ou pela OMS
  • A Coronavac é a mais aplicada no Brasil, logo há mais chances de potenciais turistas brasileiros a terem recebido

Por enquanto, não há nada concreto quanto à reabertura das fronteiras da Europa para turistas brasileiros. No entanto, é notável como o Velho Continente caminha em direção à retomada do turismo, especialmente para aproveitar a temporada de verão europeu.