OMS aprova uso emergencial da Coronavac e gera expectativa de viagem para Europa

vacina coronavac aprovada

Vacina da Coronavac é aprovada pela OMS | Foto: Flickr

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou na terça-feira, 1º de julho o uso emergencial da Coronavac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech. O imunizante, sexto a receber essa aprovação pela entidade, tem sido amplamente utilizado no Brasil, produzido no Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês.

Com a aprovação da Coronavac pela OMS, a vacina pode ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility.

A aprovação da Coronavac ainda pode facilitar a entrada de brasileiros na Europa. Isso porque o Velho Continente tem trabalhado em protocolos para receber turistas de outras partes do mundo, e um dos critérios seria estar completamente imunizado com vacina aprovada na Europa ou pela OMS, caso que enquadraria a boa parte dos brasileiros vacinados com Coronavac.

Um bom exemplo é a Espanha, que já anunciou abertura para viajantes totalmente vacinados, inclusive brasileiros, a partir de 7 de junho. Se o país realmente seguir com o plano anunciado, brasileiros totalmente imunizados com Coronavac (2 doses até 14 dias antes do embarque) serão aceitos. Mas, para ter certeza, precisamos aguardar a divulgação oficial dos protocolos

Resultados

A OMS considerou dados de eficácia da vacina que mostraram que ela preveniu casos assintomáticos de Covid em 51% dos vacinados e casos graves da doença em 100% da população estudada. As taxas correspondem às divulgadas pelo Instituto Butantan em janeiro.

Com base nas evidências disponíveis, a entidade recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de duas a quatro semanas.

A OMS afirmou que a vacina “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação”, e que “seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos.

#DicaPI: acompanhe a retomada do turismo no Brasil e no mundo!

Encontre passagens aéreas baratas

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:

Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!