Home > Dicas de viagem > 10 cenários de filmes em Nova York para colocar no seu roteiro

10 cenários de filmes em Nova York para colocar no seu roteiro

Ah, essa cidade que povoa nosso imaginário desde a infância com cenas que marcaram época: do King Kong subindo no Empire State, na década de 1930, ao Homem-Aranha pulando pelos arranha-céus, nos anos 2000. Também têm os romances de Gossip Girl cidade afora e as confusões dos Friends naquele lendário apartamento.

Cenários de filmes em Nova York

Entre super-heróis e personagens comuns ganhando a vida, o Passagens Imperdíveis visitou alguns pontos turísticos de Nova York onde foram gravados filmes e séries famosos. Como são muitos, dos mais variados estilos, procuramos combinar cenários clássicos, famosos e recentes. Assim, você pode encaixar no seu roteiro os locais que mais curtir!

Avengers (2012) – Central Park

Central Park Bethesda Terrace Avengers

Foi no Bethesda Terrace, no Central Park, que rolou a cena final do Avengers. Mas paramos por aqui (sem spoilers!).

Pode até ser que não encontre o Thor, Homem de Ferro e companhia caminhando pelo parque, mas você pode visitar gratuitamente esse cenário de filme em Nova York, em qualquer dia e hora, já que ele fica aberto de domingo a domingo, das 6h às 1h, facilmente acessível de metrô.

#DicaPI: para visitantes, o meio de transporte que mais recomendamos é o metrô de Nova York; aprenda como usá-lo e chegar a qualquer ponto turístico!

Gossip Girls (2007-2012) – Metropolitan Museum of Art (MET)

MET Gossip Girls Nova York

O passeio das personagens acabava na escadaria do MET, já que elas paravam ali para lanchar (e fofocar). Na verdade, se você é muito fã dessa série, vale pesquisar um roteiro à parte, porque há muitas cenas marcantes por NYC afora.

Voltando ao Metropolitan Museum of Art, você pode ir além das escadarias e entrar nas galerias, pois essa é uma atração incluída nos passes turísticos de Nova York (saiba a diferença entre New York Pass e New York CityPASS).

O MET fica na 1000 5th Avenue e funciona de domingo a quinta, das 10h às 17h, e sexta e sábado, das 10h às 21h.

Superman (1978) – Grand Central

Grand Central cenário de filmes Nova York

Nesse filme clássico, a estação Grand Central é nada menos que o esconderijo do vilão Lex Luthor, que decorou a parte subterrânea dela com bastante estilo!

E no que diz respeito a cenários de filmes em Nova York, a Grand Central ainda recebeu outros clássicos, como North by Northwest (1959), de Alfred Hitchcock. Também foi local de gravação do já citados Avengers e Gossip Girls.

A Grand Central fica na 89 East 42nd Street e abre todos os dias, das 5h30 às 2h.

#DicaPI: essa é uma atração imperdível, por isso a incluímos no agitado roteiro de 3 dias em Nova York!

When Harry Met Sally… (1989) – Lanchonete Katz’s Delicatessen

Katz Delicatessen cenário de filmes Nova York

Essa lanchonete que serve deliciosos sanduíches de pastrami (carne bovina) ficou marcada pelo filme When Harry Met Sally (“Harry e Sally – Feitos Um para o Outro”, na versão brasileira). Na cena, a personagem Sally faz o companheiro passar uma supervergonha ao simular um orgasmo na frente de todo mundo. Hoje tem até uma placa indicando a mesa em que foi gravada.

Fizemos questão de experimentar o sanduíche, que é uma delícia! Tanto que o incluímos no post sobre onde comer em Nova York.

Vá à Katz’s Delicatessen, localizada na 205 East Houston Street e aberta todos os dias a partir das 8h.

#DicaPI: a lanchonete está localizada próxima ao SoHo, região que, além de encantadora, é popular pela variedade de lojas. Por essas e outras razões, recomendamos a visita no roteiro de 5 dias por Nova York.

King Kong (1933) – Empire State Building

Empire State Nova York

Quem não se lembra do gigantesco gorila escalando o prédio segurando a refém (que ele havia se apaixonado)? De fato, o Empire State Building é cenário de muitos filmes e séries em Nova York. Mas um dos primeiros a colocar o célebre edifício em destaque no cinema foi o clássico King Kong, na década de 1930.

Além de ser visível de quase qualquer lugar em Manhattan, o Empire State tem um deque de observação, no qual você sobe mais de 80 andares para contemplar a vista da cidade. Agora, se você deseja ver esse prédio a partir de outro observatório, uma alternativa é o Top of The Rock, no Rockerfeller Center. Ambas são atrações cobertas pelo New YorkCityPASS.

O Empire State está na 350 5th Avenue, aberto todos os dias, das 8h às 2h.

Gangues de Nova York (2002) – Cinco pontos (Chinatown)

Chinatown Nova York

Esse filme, estrelado por Leonardo Dicaprio, conta um pouco da história de Nova York. O bairro Cinco Pontos, no século 19, concentrava gangues, viciados e marginais de todos os tipos. Em outras palavras, um palco perfeito para toda a violência retratada no longa.

Os Cinco Pontos hoje não existem como um bairro, mas a região de Chinatown simboliza a superação dessa época sombria.

Para visitar a região, jogue no mapa 158 Worth Street.

Esqueceram de Mim 2 (1992) – The Plaza

Hotel The Plaza Nova York

Mais um cenário de filme em Nova York daqueles que marcaram época na Sessão da Tarde! Foi nesse hotel que o personagem Kevin McCallister (Macaulay Culkin) se hospedou após se perder dos pais durante uma viagem de férias.

Fora as lembranças do filme, o The Plaza tem como atrativo um grande hall com restaurantes para todos os gostos e bolsos. Dependendo do horário que você visitar, almoce por lá. O hotel fica na 1 West 59th Street, perto do Central Park. Os restaurantes de lá funcionam todos os dias, a partir das 11h.

Uma Noite no Museu (2006) – Museu Americano de História Natural

museu americano de história natural

É aqui que os fósseis, bichos e bonecos ganham vida de noite e tiram o sossego do guarda interpretado por Ben Stiller.

Você pode aproveitar enquanto as peças do museu estão “dormindo”, para visitá-lo durante o dia. Este é outro ponto turístico coberto pelo New York CityPASS. A localização é na 79th Street, aberto todos os dias, das 10h às 17h45.

#DicaPI: nem só os bichos ganham vida em Nova York à noite, pois a cidade é repleta de atrações noturnas!

Bonequinha de Luxo (1961) – Tifanny & Co.

lojas quinta avenida

É clássica a cena de abertura, em que a personagem principal para em frente à joalheria Tiffany & Co., na Quinta Avenida, e toma o café da manhã admirando as joias.

E como o título original desse filme é “Breakfast at Tifanny’s” (“café da manhã na Tifanny”, em tradução literal), a joalheria resolveu, mais de 40 anos depois, abrir um café, a Blue Box. Desse modo, você agora pode vivenciar – sem melancolia – o título desse filme tão famoso. Para isso, a dica é agendar com bastante antecedência, porque o lugar lota!

Tanto a Blue Box quanto a joalheria ficam na 727 5th Avenue, abertas todos os dias.

#DicaPI: impossível falar na Quinta Avenida sem falar em compras, certo? Para ajudar você a planejar quais lojas deseja visitar não só nessa rua, mas em toda a NYC, fizemos um guia completo de compras em Nova York.

Friends (1994-2004) – Friends’ Apartment

Apartamento dos Friends Nova York

O célebre prédio onde moravam alguns dos amigos mais famosos de NYC virou uma atração à parte. Como não é aberto ao público, se limita à fachada do edifício, localizado na 90 Bedford Street.

É só colocar no Google Maps “Friends’ Apartment”, que o aplicativo localiza para você e mostra a melhor rota. Inclusive, descubra todos os recursos desse aplicativo para utilizá-lo ao máximo na sua viagem!

#DicaPI: o bairro em que fica o prédio se chama Greenwich Village, localizado na região de Lower Manhattan; essa é uma área interessante para se hospedar em Nova York!

Extra: Sex and the City (1998-2004) – Magnolia Bakery

Magnolia Bakery Sex and the City NY

Se já assistiu a essa série, consegue imaginar a personagem Carrie Bradshaw saindo correndo da confeitaria com um cupcake. Nós mesmos provamos o cupacake Red Velvet – uma delícia! (Veja como foi em nosso vlog no YouTube.)

diversas unidades da Magnolia Bakery espalhadas por Nova York. Mas a que ficou marcada pelo seriado fica na 401 Bleecker Street, aberta todos os dias a partir das 10h. Caso você passe pela região de Greenwich Village no seu roteiro por NYC, por exemplo, de 7 dias, não deixe de adicionar a confeitaria às atrações visitadas!

Mapa de cenários de filmes em Nova York

Mesmo em um curto roteiro de 3 dias por Nova York, é possível inserir pelo menos alguns desses cenários de filmes e séries, pois são todos de fácil localização e próximos ou eles mesmos pontos turísticos populares. Não é à toa que Nova York é tão querida pelo cinema!

Passagens para Nova York com desconto

Caso seu voo ainda não esteja comprado, temos uma dica imperdível para você comprar passagem aérea para Nova York com desconto.

Trata-se do nosso aplicativo gratuito, que notifica promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais, incluindo Nova York. Desse modo, basta se atentar às notificações no app ou postagens nas redes sociais. Assim que encontrarmos passagem barata para NYC, você pode comprar a sua na mesma hora!

Então faça o download do aplicativo e siga o Passagens Imperdíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

Para mais dicas de viagem e roteiros, inscreva-se no canal do YouTube, no qual atualizamos semanalmente com vídeos inspiradores (e informativos!).

Créditos das imagens

“Bethesda Terrace and Fountain, July 2, 2016” por John Cunniff, licenciado sob CC BY 2.0 / Adicionada marca d’água

“Friends Apartment, New York” por Rob Young, licenciado sob CC BY 2.0 / Adicionada marca d’água

“57th St 5th Av td 08 – Tiffany & Co” por Tdorante10, licenciado sob CC BY 4.0 / Adicionada marca d’água

“Magnolia Bakery, 401 Bleecker Street, New York, NY 10014, USA – Jan 201” por WestportWiki, licenciado sob CC BY 3.0 / Adicionada marca d’água

Também disponibilizamos todas essas 4 imagens editadas para uso, conforme Creative Commons 4.0.