Home > Dicas de viagem > Passagem aérea: um guia com dicas e histórias divertidas de viagem

Passagem aérea: um guia com dicas e histórias divertidas de viagem

Uma das coisas mais importantes na hora de viajar de avião é conferir e conhecer um pouco mais sobre todas as siglas da sua passagem aérea. Aquele simples pedaço de papel (ou formato digital) com dados importantes pode parecer insignificante, mas é o contrato de transporte firmado entre você e a companhia aérea.

Você sabe, por exemplo, o que significa bilhete de embarque? O que é e quais são os tipos de tarifas? Esse post é para te ajudar a compreender e conhecer as principais informações e siglas de uma passagem aérea nacional ou internacional.

E, junto disso, separamos também algumas histórias divertidas (ou não) sobre termos e expressões escritos em passagens aéreas. Ficou curioso?

Para conferir, basta ler o texto completo ou ir direto à opção desejada!

Bilhete Eletrônico

bilhete eletrônico e documento

No bilhete eletrônico são processadas todas as informações de reserva de uma passagem | Foto: Passagens Imperdíveis

O bilhete eletrônico é um processo pelo qual as informações de reserva, passageiros, número da passagem, localizador e valor são registrados diretamente na companhia aérea. Esse bilhete funciona igual ao impresso, já que você terá que passar pelo check-in para obter seu cartão de embarque. O meio mais simples, atualmente, é o check-in online, que pode ser feito antecipadamente pela internet.

Caso você opte por fazer o check-in no aeroporto, basta apresentar no balcão da companhia a sua confirmação de reserva com o número do localizador do voo e seu documento (RG, CNH ou passaporte) – no caso de voos regulares.

#DicaPI: É a sua primeira viagem de avião? Não se preocupe! Confira um texto com dicas e passo a passo do que fazer!

Taxa de embarque

Muito provavelmente, você já se perguntou por qual motivo o valor da passagem fica um pouco mais caro depois da compra. Trata-se de uma remuneração paga ao aeroporto pela prestação de serviços e pela utilização de instalações e facilidades existentes nos terminais de passageiros.

Tipos de tarifa

Os preços das passagens aéreas dependem da oferta e da procura de cada momento. Há muitos fatores que diferenciam umas das outras, como, por exemplo, a ocupação do voo; promoções; demanda; fidelidade do cliente; além, claro, da antecedência na compra do bilhete.

Outro fator importante nesse processo de compra é a época da viagem – na alta temporada, como o período de férias escolares, as tarifas ficam mais caras –, assim como o seu tempo de duração. Quanto maior o espaço de tempo entre a ida e a volta, mais baratas serão suas passagens.

É importante saber que cada companhia aérea trabalha de forma diferente. E a categoria de passagem que você compra também influencia no preço. Dessa forma, as empresas oferecem três (ou mais) tipos de tarifas, que se diferenciam pelos benefícios oferecidos. Dessa maneira, a grande maioria possui as seguintes tarifas:

  • econômica;
  • básica;
  • completa.

As tarifas econômicas terão sempre preços menores, mas também oferecerão menos benefícios, como as políticas de valores em taxas de remarcação e cancelamentos. Além, ainda, de atendimento prioritário no check-in e no embarque.

Já a básica é uma espécie de meio-termo e ainda terá uma ou outra regalia. É ideal para quem está em busca de um voo mais confortável e, de alguma maneira, não tem total certeza de que a viagem vai ocorrer na data marcada.

A completa, que na maior parte das cias tem um preço maior, garante assentos mais confortáveis, cancelamento ou alteração da reserva sem custos.

Classe

A classe de voo é um dos assuntos mais importantes na hora de viajar de avião, principalmente se for uma viagem de longa distância. As classes possuem algumas diferenças, que são, inclusive, bem claras. É importante você saber qual é a ideal e que cabe no seu bolso.

Classe Econômica

voo com classe econômica

A classe econômica é a mais básica e barata para quem quer viajar de avião | Foto: Passagens Imperdíveis

É na qual a grande maioria das pessoas viaja. Como o próprio nome já sugere, a classe econômica é a mais simples e a que possui as passagens mais baratas nas empresas aéreas.

Em geral, quem está viajando tem à sua disposição encostos de cabeça, de braços e de pernas ajustáveis. Uma das marcas registradas dessa classe, no entanto, é que são muitos assentos e todos ficam bem próximos uns dos outros: a largura pode variar de 43 a 84 centímetros entre as poltronas e 71 a 83 centímetros o espaço das pernas. O passageiro também pode receber recursos extras, como protetores de ouvidos e lenços umedecidos.

Classe executiva

voo classe executiva

Poltronas na classe executiva da South African Airways | Foto: Passagens Imperdíveis

Tem quem diga que, depois de voar na classe executiva, ninguém mais é feliz voando de econômica novamente. Os benefícios abrangem todos da classe econômica, mas com algumas vantagens mais significativas. Os assentos são maiores e mais confortáveis, com larguras de 86 centímetros e espaço de pernas de até 220 centímetros. Inclusive, é possível que esses mesmos assentos virem camas.

Já nos aeroportos, também é possível ficar em salas VIP, usufruindo de mais comodidade até o momento de saída do seu voo. Devido a essas vantagens, o preço acaba se tornando mais alto. Mas, se você tem condições de escolher entre a executiva e econômica, a primeira opção, com toda certeza, acaba valendo cada centavo gasto.

Primeira classe

Viajar de primeira classe é, sem dúvida, o sonho de todo passageiro. Mas, de fato, tem um valor mais elevado. Geralmente, a primeira classe é utilizada por grandes empresários, líderes políticos e celebridades. No lugar de assentos, são disponibilizadas poltronas bem luxuosas, espaçosas e confortáveis.

Algumas companhias, inclusive, como a Emirates, oferecem verdadeiras suítes para cada passageiro, com camas, banheiros com duchas, lençóis, travesseiros e muito mais!

#DicaPI: Temos um conteúdo explicando a diferença da econômica, executiva e primeira classe. Confira!

Embarque

informações de embarque

A tela de embarque reproduz algumas informações dos voos | Foto: Passagens Imperdíveis

O processo de embarque na aeronave (chamado de “boarding”) pode ser realizado de várias maneiras, de acordo com as soluções técnicas implementadas no aeroporto.

O portão de embarque pode ser ligado ao avião com uma ponte especial ou conduzir à pista do aeroporto. Os passageiros são transportados de ônibus até as proximidades da aeronave ou entram a bordo por escadas.

No momento de viajar, é necessário observar o seu cartão de embarque. Nele, é possível encontrar todas as informações necessárias desde a sua chegada ao aeroporto, para que assim, sua viagem seja facilitada ao máximo.

O cartão, que é referente à passagem aérea, vai conter as seguintes informações:

  • Hora de partida do voo;
  • Para qual terminal você deverá se dirigir;
  • Qual a sua porta de embarque – é necessário pensar que essa entrada pode ser alterada, por isso, é importante ficar atento às telas de informação para ter certeza de que você está no local correto;
  • A sua zona de embarque – tenha em mente que cada informação no seu cartão de embarque diz respeito à companhia aérea, ou seja, ela pode variar nos tipos de fila;
  • Qual o seu lugar a bordo (número do assento);
  • A classe do seu voo.

Confira as histórias engraçadas dos nossos seguidores

Você já passou por alguma situação engraçada, ou até mesmo de aperto por não conhecer todas as informações e outros detalhes que estão em bilhetes aéreos nacionais e internacionais? As siglas da passagem aérea confundem muitos viajantes, ainda mais os de primeira viagem.

Pensando nisso, separamos algumas histórias de situações inusitadas contadas pelos nossos seguidores. Veja!

Conferir a necessidade do Certificado de Vacinação antes da sua viagem

historias passageiros Passagens Imperdiveis - CIVPEssa informação não está na passagem aérea, mas vale colocar aqui! O @giancattani passou por um aperto ao tentar embarcar e descobrir que para o seu destino, era necessário o Certificado Internacional de Vacinação.

Por isso, nossa dica amiga: preparamos um texto no qual contamos para que serve o certificado e como tirar o seu. Vale a pena a leitura!

Confira a sigla do aeroporto e não vá para o lugar errado

historias passageiros Passagens Imperdiveis - sigla aeroportoA @alanabrosa comprou um voo com escala no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Mas devido à sigla FRA, acreditou que chegaria à França. Já pensou? É sempre importante checar essas siglas, para não desembarcar em um local totalmente desconhecido.

historias passageiros Passagens Imperdiveis - sigla aeroporto 2

A @bonancovick também já passou um “perrengue” desses ao viajar pela primeira vez e descobrir que os aeroportos possuem siglas de identificação.

Prestar atenção e conferir o portão de embarque

historias passageiros Passagens Imperdiveis - portão de embarque

Conferir o portão de embarque do voo é, de fato, fundamental. A não conferência desse detalhe pode acarretar na perda do horário de partida.

A @carolnoviello, uma de nossas seguidoras, passou por uma situação dessas. O seu voo de Paris para Lisboa atrasou e, por um erro no portão de embarque, ela acabou perdendo a conexão!

historias passageiros Passagens Imperdiveis - portão de embarque 2

Já a @cintiaholzel não identificou o número do portão no ticket da passagem aérea e demorou para encontrar o painel, para que, assim, conseguisse encontrar o portão correto para seu embarque. Ixi, que sufoco, hein?!

Importante: caso o portão de embarque não esteja indicado na passagem aérea, confira o número do voo no painel de embarque do aeroporto em questão. Em caso de dúvidas, peça ajuda a um funcionário.

Forma correta no preenchimento de dados na hora do check-in

historias passageiros Passagens Imperdiveis - apelido passagem aéreaJá pensou preencher o nome errado na passagem aérea e, por isso, ter dificuldades de embarcar? A forma correta de preencher esses dados gera dúvidas entre os passageiros de primeira viagem e, até mesmo, os mais experientes.

A @julianaripoli, por exemplo, passou por um aperto por causa disso. Na Espanha, “apellido” é o que chamamos em português de sobrenome. Por isso, no momento do preenchimento, ela colocou seu apelido pessoal. O que aconteceu depois? Ela quase não embarcou. Já pensou no desespero?

historias passageiros Passagens Imperdiveis - apelido passagem aérea 2Outra seguidora, a @mmelwa, teve dificuldade até descobrir do que se tratava “apellido”. Mas, com certeza, essa deve ser a dúvida de muitos outros viajantes. Por isso, é importante tentar conhecer um pouco desses termos e expressões, que são fundamentais no momento do seu voo.

Check-in online

Você sabia que em um voo Low Cost na Europa pode haver cobrança para realizar o check-in no balcão? Isso mesmo! Algumas companhias aéreas cobram por esses procedimentos no aeroporto. Por isso, é recomendado fazer o check-in pelo app da cia ou pelo site da mesma e, depois, imprimir.

historias passageiros Passagens Imperdiveis - checkinA @larinahirney passou por uma situação dessas, de ter que pagar €100 por não ter feito de forma on-line. É importante estar atento, né?!

#DicaPI: Se tem dúvidas sobre check-in on-line, veja o conteúdo que fizemos explicando como fazê-lo!

E aí, o que achou dessas histórias? Temos certeza de que não quer passar por nenhuma delas, né?! Então, após decidir o destino, comprar as passagens e reservar o local de sua hospedagem, não deixe de conferir tudo sobre essas siglas, que confundem tanto a cabeça dos viajantes.

Depois disso, é só começar a sua trip com o pé direito. Boa viagem!!

Passagem aérea em promoção, é aqui!

Siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e fique de olho nas nossas ofertas! Você também pode baixar o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real. Bora viajar!