Home > Dicas de viagem > Onde ficar em Marrakech: dicas de hotéis e riads

Onde ficar em Marrakech: dicas de hotéis e riads

Para você que busca por onde ficar em Marrakech, uma dica imediata: a hospedagem nessa cidade marroquina é mais do que só um lugar para dormir. De fato, é uma experiência de imersão na receptiva cultura local. Assim, o mais certo é que se apaixone por cada detalhe (como foi o nosso caso!).

Para começar seu roteiro no Marrocos, veja estas dicas de Marrakech: aeroporto, moeda, internet, transporte, hotel, restaurante e trem para outras cidades.

Você pode ir direto às opções de onde ficar em Marrakech ou entender melhor como funciona a hospedagem por lá:

Onde ficar em Marrakech: região

riads em marrakech

Placas de riads em Marrakech | Foto: Passagens Imperdíveis

Com quase 1 mil anos de existência, Marrakech se divide em 2 regiões, a velha e a nova. E tal divisão é física, com um grande muro! Isso porque, na época da fundação, as muralhas serviam para proteger a cidade de invasores. Daí, com o tempo, as construções se expandiram para além dessas fronteiras de pedra.

Essa parte antiga, dentro dos muros, chamada Medina, é a melhor região onde ficar em Marrakech! Afinal, praticamente todos os pontos turísticos da cidade se concentram lá.

Também é dentro da Medina que você terá contato mais próximo com as raízes desse povo tão amável. De quebra, caso tenha essa lembrança, se sentirá na novela “O Clone”, pois as ruelas de Marrakech serviram como cenário para algumas gravações.

O que é riad?

cha de menta marrocos

Chá de menta | Foto: Passagens Imperdíveis

Agora que você está em busca de onde ficar em Marrakech, encontrará bastante essa palavra, provavelmente estranha… até agora. Riads são moradias típicas da Medina, nesse caso, palacetes das famílias mais endinheiradas.

Sendo assim, os marroquinos converteram muitos riads em hotéis, a fim de oferecer aos visitantes experiências de hospedagem mais alinhadas aos costumes locais. Por isso, recomendamos que escolha esse tipo de lugar também, de modo a vivenciar de perto um pouco dessa realidade.

Por exemplo, duas coisas para fazer no seu riad em Marrakech: curtir a vista do terraço e tomar chá de menta. Ambas as oportunidades gratuitas no hotel!

Como são os banheiros no Marrocos?

Em alguns países africanos e asiáticos, é comum que os banheiros não tenham o vaso sanitário com o qual você está acostumado. No lugar, apenas um buraco, e nada de papel higiênico. Esse é o caso do Marrocos no geral. Mas, antes que se assuste, saiba que nos locais voltados a turistas, como os riads e estes restaurantes em Marrakech, a história é outra.

Logo, nesta seleção de riads, o banheiro é normal, isto é, com vaso sanitário e papel higiênico à disposição. Portanto, caso procure outras alternativas onde ficar em Marrakech, sobretudo aquelas muito baratas, atente-se a esse detalhe.

Umas das maneiras de caprichar no hotel é economizando no voo. Para tanto, siga o Passagens Imperdíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Assim, receberá alertas de promoções de passagens aéreas diversos lugares, inclusive Marrakech!

Por fim, mercados e armazéns vendem papel higiênico, caso queira sempre manter um rolo consigo. Até porque, dependendo do lugar que estiver visitando, sempre existe a possibilidade de se deparar com um típico banheiro marroquino.

Transporte do aeroporto ao riad

aeroporto de marrakech marrocos

Procure sair de transfer do aeroporto | Foto: Passagens Imperdíveis

Outra dica com relação a onde ficar em Marrakech é sobre o transporte do aeroporto. Confira com o seu riad a disponibilidade de transfer com motorista de confiança.

Isso porque não tem aplicativo de transporte (como Uber) na cidade. Os taxistas, por sua vez, têm fama de cobrar mais caro que o normal dos turistas. Há histórias até de visitantes deixados em lugares errados. Contudo, você pode se prevenir de problemas assim com estas dicas de como andar no Marrocos.

Como não entram carros na Medina, o transfer do riad deixará você na porta, de onde carregará suas malas a pé até a hospedagem. Se quiser conferir a rota em tempo real no Google Maps, compre seu chip de internet diretamente no aeroporto, conforme ensinamos neste post com dicas de turismo no Marrocos.

Onde ficar em Marrakech: lista de riads

Com as dicas mais importantes até então, agora sua escolha de onde ficar em Marrakech será mais pautada pelo gosto e orçamento. Nesse sentido, apresentamos alguns riads de diferentes faixas de preço, todos na Medina. Veja!

Gem Riad

gem riad marrakech

Gem Riad, onde ficamos em Marrakech | Foto: Passagens Imperdíveis

Nos hospedamos nesse riad em Marrakech, por isso indicamos em todos os quesitos. Do conforto e beleza das instalações à extrema simpatia da equipe do hotel.

Para você ter ideia, no primeiro dia, chegamos após o horário de café da manhã (incluído na reserva), mas prepararam a refeição para gente assim mesmo! Isso porque não é em self-service, mas servido no terraço do riad. Na saída, o transfer para estação de trem foi dado como cortesia!

Outras comodidades incluem Wi-Fi gratuito, ar condicionado – porque faz calor em Marrakech! – e frigobar. Em outras palavras, tudo o que há de bom num hotel convencional, mas instalado num palacete em plena Medina, próximo aos principais pontos turísticos.

Consulte diárias e comodidades do Gem

Riad Nesma

Bem no centro da Medina, no que diz respeito à localização, é um excelente lugar onde ficar em Marrakech. As comodidades incluem café da manhã, acesso ao terraço com piscina, Wi-Fi gratuito, etc.

Consulte diárias e comodidades do Nesma

Riad Dar Alfarah

terraço marrakech medina

Marrakech vista de um terraço | Foto: Passagens Imperdíveis

Elegantíssimo, esse riad em Marrakech tem quartos com banheira, terraço, aérea de convivência com piscina, spa e centro de bem-estar. A diária inclui café da manhã e Wi-Fi, entre outras comodidades.

Consulte diárias e comodidades do Dar Alfarah

Riad La Villa Nomade

Aconchego e muita – mas muita – arquitetura islâmica. Isso é só um pouco do que você encontrará no La Villa Nomade, cuja estrutura visa proporcionar bastante conforto. Há piscina coberta, banho turco (opcional), quartos para família, Wi-Fi gratuito e café da manhã incluído.

Consulte diárias e comodidades do La Villa Nomade

Residences d’Orient Luxury Riad Spa

Riad de 5 estrelas com ambiente luxuoso – destaque para a decoração repleta de peças típicas locais e detalhes de todo tipo. As comodidades incluem café da manhã, Wi-Fi grátis, opção de quarto com banheiro extra, serviço de quarto, área de estar, entre outras.

Consulte diárias e comodidades do Residences d’Oriente Luxury

La Mamounia

fachada hotel la mamounia marrakech marrocos

Fachada do hotel La Mamounia | Foto: Wikimedia Commons

Se você quer um hotel não só 5 estrelas, mas também famoso onde ficar em Marrakech, o La Mamounia é sua opção. Afinal, é um dos mais luxuosos da cidade.

O La Mamounia tem estrutura tão imponente, que serviu de cenário para o filme Sex and the City 2. Há restaurantes, bares, piscinas, áreas de lazer, academia, entre outras facilidades para você.

Consulte diárias e comodidades do La Mamounia

Foto por Abderrahman Ait Ali, na Wikimedia Commons, sob Creative Commons 2.0.

Mapa de onde ficar em Marrakech

Veja no mapa a localização de todos os riads em Marrakech citados neste post, de modo a ter uma ideia melhor para tomar sua decisão!

Seja qual for a sua escolha de onde ficar em Marrakech, confira estas outras dicas de viagem e roteiro no Marrocos!

E caso vá ficar passar também por Casablanca, anote estas dicas: