Home > Dicas de viagem > O que fazer no Marrocos: roteiro nas cidades e no deserto.

O que fazer no Marrocos: roteiro nas cidades e no deserto.

O que fazer no Marrocos? Há mais de mil anos, essa recorrente pergunta inspira viajantes e aventureiros ao redor do mundo. Agora chegou a sua vez. Você vai explorar esse fascinante país no norte da África, partindo de cidades modernas, passando pelas antiquíssimas Medinas até o místico deserto do Saara.

#DicaPI: complemente seu planejamento de viagem com estas dicas de turismo no Marrocos, como moeda, transporte, clima, segurança, etc.

Quer ir a algum destino específico?

O que fazer no Marrocos

jardim majorelle marrakech marrocos

Um pouco da arquitetura marroquina (Jardim Majorelle, em Marrakech) | Foto: Passagens Imperdíveis

Arquitetura com formas geométricas e cores extravagantes, vestimentas muçulmanas, palmeiras por todo lado, jardins luxuosos. Isso tudo sem contar a energia diferenciada desse povo. Das surpresas e detalhes que aparecerão durante sua viagem, uma coisa é certa: há muito o que fazer no Marrocos!

Abaixo, confira a nossa chegada e as primeiras dicas de Marrakech!

Para começar seu roteiro no Marrocos, veja estas dicas de Marrakech: aeroporto, moeda, internet, transporte, hotel, restaurante e trem para outras cidades.

Marrakech

entrada medina marrakech marrocos

Uma da entradas na Medina de Marrakech | Foto: Passagens Imperdíveis

Também chamada de “cidade vermelha”, Marrakech é apaixonante. Dentro dos quase milenares muros que cercam a Medina (parte antiga da cidade), belezas estonteantes aguardam por você.

Separe pelo menos 3 dias para conhecer pelo menos alguns dos pontos turísticos mais famosos:

  • Jardim Majorelle
  • Palácio Bahia
  • Tumbas Saadianas
  • Praça Jemaa El Fna
  • Souk Semmarine

Para detalhes, acesse este guia de o que fazer em Marrakech!

Deserto do Saara

Desbravar o Deserto do Saara é algo o que fazer no Marrocos. Para isso, você pode contratar passeios saindo de Marrakech.

deserto saara mezourga marrocos

Deserto do Saara em Mezourga | Foto: Pixabay

Os tours geralmente duram de 2 a 3 dias, portanto você deve se planejar de modo que dê tempo. De fato, você pode escolher entre 2 desertos para visitar:

  • Zagora: recomendado se você tem poucos dias
  • Merzouga: com visuais mais impactantes, porém exige maior esforço

Em todos os casos, os passeios incluem passar a noite numa tenda no deserto, paradas em diversas cidadezinhas e vilarejos, incluindo Ait Ben Haddou, cenário de gravação de Game of Thrones.

Os preços giram em torno de 100 euros por pessoa, com tudo incluído. Dependendo da empresa, pode ser que os guias em cada parada peçam uma gorjeta pela explicação extra.

Foto por danydeseure, no Pixabay, sob domínio público.

Fez

fez curtume couro marrocos

Curtume em Fez | Foto: Pixabay

Se o que deseja fazer no Marrocos é experimentar bem de perto as raízes desse país, Fez é mais do que qualificada. Isso porque boa parte da cultura e tradições locais se preservaram ao longo dos mais de mil anos de história.

Nesse sentido, um dos símbolos e imagens mais difundidas de Fez é o curtume de Chouwara. Trata-se de centenas de poços circulares nos quais artesãos trabalham com couro aplicando as mesmas técnicas há séculos.

Não só este, como também outros pontos turísticos do Marrocos ficam dentro da Medina de Fez, isto é, a parte antiga (e murada) da cidade. Veja alguns lugares para seu roteiro:

  • Universidade al Quaraouiyine
  • Bab Boujloud ou Porta Azul
  • Al Attrarine Madrasa
  • Talaa Kebira e Talaa Seghira

Você pode chegar a Fez de avião ou trem! Por lá, de 3 a 5 dias são suficientes para conhecer o básico da cidade.

Foto por Monlaw, no Pixabay, sob domínio público.

Tânger

farol tanger marrocos

Farol em Tânger | Foto: Wikimedia Commons

Bem ao norte do país, essa cidade portuária serve de ponto de passagem entre a África e a Europa desde tempos antigos. Por isso, não raro, visitantes atravessam de balsa para a Espanha (e vice-versa). Outros meios de chegar a Tânger são trem e avião.

Incluir Tânger no seu roteiro pelo Marrocos vale a pena porque é um jeito diferente de conhecer a história do país. Afinal, até agora vínhamos destacando, sobretudo, os comércios e pontos dentro das Medinas.

Aqui, por outro lado, o mar também ganha foco! Sendo assim, partir de Tânger, você contemplará o Mar Mediterrâneo, o Oceano Atlântico e o Estreito de Gibraltar.

Outras pontos turísticos do Marrocos em Tânger para visitar em 1 dia:

  • Kasbah
  • Gruta de Hércules
  • Cabo Espertel
  • Mercados na Medina

#DicaPI: você pode usar um aplicativo de transporte tipo Uber em Tânger, conforme ensinamos neste post de como andar no Marrocos!

Casablanca

Mais uma cidade de negócios do que para turismo, Casablanca pode ser seu ponto de partida para o roteiro no Marrocos, porque frequentemente há passagens aéreas promocionais para lá. Veja um exemplo no nosso Instagram:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Passagens Imperdíveis (@passagensimperdiveis) em

Então siga o Passagens Imperdíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito. Você receberá alertas de promoções de passagens aéreas para viajar barato ao Marrocos – e outros destinos no mundo.

Uma vez em Casablanca, pode pegar trem para as cidades no Marrocos citadas neste post. Mas, antes de partir, eis algumas sugestões de o que fazer por lá em 1 dia ou conexão longa:

  • Mesquita Hassan II
  • Medina
  • Rick’s Café

Contamos mais detalhes neste post sobre o que fazer em Casablanca!

Mapa de o que fazer no Marrocos

Veja a localização de cada uma das cidades turísticas do Marrocos citados neste post, para já ir pensando em como será o seu roteiro!

Por fim, prepare todo o seu roteiro pelo Marrocos com mais esta seleção de dicas de viagem nesse país!