Viajar para Cancún: documentos, como chegar e mais dicas

Viajar para Cancún, no Caribe Mexicano, pode ser uma das experiências mais incríveis da sua vida. Afinal, por lá estão praias de águas cristalinas, resorts que oferecem todo os tipos de serviços, passeios no meio da natureza e uma rica gastronomia.

Aproveite e veja o nosso roteiro e dicas para curtir Cancún e arredores!

Podemos dizer que, para além de ser um dos destinos mais requisitados pelos brasileiros, Cancún também é democrática, afinal, é para todos: de crianças à melhor idade. Mas, como chegar até lá e quais documentos são necessário para o embarque?

Prepare-se para saber sobre tudo isso, e muito mais. Clique no menu abaixo ou siga o texto.

Documentos para viajar para Cancún

O primeiro passo, depois de baixar o nosso aplicativo, gratuitamente, e comprar aquela passagem dos sonhos para Cancún, é ver os documentos exigidos para a viagem.

O primeiro deles é o passaporte brasileiro, que você emite de maneira fácil e em apenas 7 passos. Confira o nosso tutorial.

Vale lembrar, também, que caso já tenha o documento em mãos, é imprescindível ver se o mesmo está dentro da data de validade que, nesse caso, é de pelo menos 6 meses.

Para viajar ao México, brasileiros não precisam comprovar nenhum tipo de vacinação. Porém, vale ficar atento, já que, se fizer conexão em algum país que exige, será necessária a comprovação. Saiba mais sobre isso no nosso texto sobre Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Já sobre o Seguro Viagem, apesar de não ser item obrigatório para viajar para Cancún, indicamos a contratação. Estar assegurado previne dores de cabeça caso haja doenças ou acidentes inesperados, extravio de malas e outras situações que podem acabar com a sua trip. Saiba mais!

Outras dicas que podem te ajudar! Na imigração esteja com o comprovante de hospedagem ou carta-convite (em caso de visita a amigos ou parentes), comprovantes financeiros para a estadia no país (comprovante de renda, extrato bancário e cartão de crédito internacional são alguns dos exemplos a serem apresentados, além de dinheiro na moeda local) e reserva da passagem de retorno ao Brasil.

Melhor época para viajar para Cancún

Viajar para Cancún é bom durante o todo o ano! Isso porque há sol sempre, com poucos períodos de chuvas.

cancún mexico

Parece cenário de filme, mas é Cancún! | Foto: Passagens Imperdíveis

E, por falar em chuva, ela acontece entre Agosto e Novembro. Mas, vale dizer que isso não é garantido e indicamos sempre dar aquela conferida na previsão do tempo, combinado? Vai que você se depara com dias lindos com pouca ou nenhuma chuva?

A alta temporada é, certamente, em Dezembro e Janeiro, onde há mais turistas e os preços se elevam também. De Fevereiro a Maio quase não há chuvas, sendo meses de baixa temporada, exceto em Março.

Março é o mês onde há muitos jovens, já que, por conta das férias americanas, a cidade fica cheia e com muitas festas voltadas para essa faixa etária.

Como chegar em Cancún

Para chegar até Cancún, você pode voar do Brasil e fazer conexão em países como Peru, Bolívia, EUA e Panamá. Atualmente, o único embarque direto é feito pela Gol, saindo de Brasília.

O seu destino será o Aeroporto Internacional de Cancún que é, atualmente, um dos mais movimentos da América Latina e possui infraestrutura para receber viajantes de todo o mundo.

Porém, você também pode embarcar em voos domésticos como, por exemplo, se estiver na Cidade do México. Muitas pessoas, inclusive, fazem esse tipo de trajeto, onde conhecem a capital mexicana e depois curtem dias de sol e água fresca em Cancún e outras praias próximas.

Mas, vamos retornar ao Aeroporto Internacional de Cancún, que é composto por 4 terminais, sendo que o 3 é o responsável pelo embarque e desembarque de voos internacionais. Então, será por ele que você chegará, provavelmente.

Caso vá de voo doméstico, o seu desembarque será no terminal 2, combinado? Se for necessário fazer troca de terminais, fique de olho porque há transfer gratuito – mesmo a distância sendo pequena entre um e outro. Afinal, ninguém gosta de ficar empurrando malas por aí, não é mesmo?

Transporte para sair do Aeroporto Internacional de Cancún

Não há Uber ou outros aplicativos de carro em Cancún. Então, existem duas formas de sair do Aeroporto Internacional de Cancún para a zona hoteleira ou o centro (aproximadamente 16 KM): táxi ou ônibus.

taxi em cancun

Táxi mexicano | Foto: Passagens Imperdíveis

A primeira opção, e mais econômica, é pela ADO, que leva do aeroporto à rodoviária, localizada no centro da cidade (de lá à zona hoteleria, pegue um táxi ou um ônibus de linha normal). O valor é de, aproximadamente, 5 dólares por pessoa. Peça orientação a um funcionário do local e compre o bilhete por lá. Acesse o site e veja detalhes.

Os táxis são um pouco mais caros, chegando a mais que o triplo do valor do ônibus. Porém, é uma opção mais confortável e uma boa ideia, principalmente, se estiver em grupo. Negocie a viagem antes da partida, já que o taxímetro não é muito utilizado no México.

Moeda: dica de câmbio para viajar para Cancún

O Peso Mexicano é a moeda oficial no México. Mas, o Dólar Americano também é aceito em Cancún, principalmente em lojas e restaurantes.

Porém, vale a pena levar só o dólar? A dica é, já no destino, fazer a conversão para a moeda do país, evitando transtornos e imprevistos. Em Cancún há diversas casas de câmbio e a cotação é melhor que no Brasil.

Ah, não esqueça de já sair do Brasil com dólares!

Língua

O idioma oficial é o espanhol, mas dá para se virar com o básico da língua, além, também, de se comunicar em inglês – principalmente na zona hoteleira, que é mais turística.

Agora, caso ainda não saiba nem um pouco de ambas, vá de Google Tradutor, que é um aplicativo que a gente ama e indica sempre! Saiba como usá-lo.

Fuso horário

Na hora de viajar para Cancún é superimportante saber sobre o fuso horário. Comparando com o fuso de Brasília, o destino terá 2 horas a menos.

Gorjetas

Os salários de Cancún não são altos e, por isso, muitos garçons, frentistas, camareiros, e etc, têm nas gorjetas uma forma de crescer os ganhos mensais.

Por isso, sempre que for a um estabelecimento, verifique se há inclusão do serviço na conta final. Caso não tenha, deixe a gorjeta para o funcionário – claro, se tiver sido bem atendido.

Agora sim, tudo pronto para viajar para Cancún! Gostou desse conteúdo? Aproveite para seguir a gente no Instagram e no Youtube, onde compartilhamos dicas de viagens para todo o mundo!