Um dos cartões-postais de Santiago é parada obrigatória para os turistas que chegam à capital chilena. Por mais que você queira tirar o seu roteiro do óbvio, é impossível o mirante do Sky Costanera não ser incluído em seu planejamento.
A gente te conta tudo sobre ele!
O Sky Costanera
Já imaginou ter uma visão 360 graus da cidade de Santiago e estar a 300 metros de altura? É essa experiência imperdível que você terá ao subir, de elevador, até o 61º andar do prédio mais alto da América Latina.
Detalhe: você alcançará o topo pelo elevador expresso em menos de 1 minuto!
São 2 andares para observação com janelas de vidro convidativas para mirar o olhar para a cidade e, claro, para a Cordilheira dos Andes. No 61º, você encontra um bar e café onde há opções de lanches, sobremesas, cervejas, drinks e bebidas quentes. Subindo por uma escada rolante, você chega ao mirante a céu aberto no 62º.
Nos dois andares, há também telescópios e nos vidros está identificado qual ponto turístico ou região você conseguirá avistar. Há guias e monitores para passar informações, além de atrações pagas à parte, como realidade virtual e fotografia profissional.
Arquitetura e construção do Sky Costanera
O prédio se destaca na paisagem da capital do Chile, podendo ser visto de diversos pontos da cidade.
Desenhado pelo arquiteto Cesar Pelli, sua construção se iniciou em 2006, foi interrompida em 2008, devido a crises econômicas, e retomada em 2009. No ano de 2013, as obras foram concluídas e o prédio se tornou um dos símbolos da cidade.
Costanera Center
A torre onde está o mirante faz parte do complexo Costanera Mall que reúne um shopping, hotéis e escritórios. Inclusive o acesso ao Sky Costanera é realizado dentro do shopping (subsolo).
Uma boa dica é conhecer o shopping antes de subir até o topo do prédio.
Como chegar ao Sky Costanera
O Sky Costanera está localizado em uma região de fácil acesso e bastante movimentada. É bem simples chegar de metrô, de Uber ou a pé.
Como chegar utilizando o metrô
A estação de metrô mais próxima ao Sky Costanera é a Tobalaba (linha vermelha). Ao descer nesse ponto, basta caminhar cerca de 150 metros e você chegará à entrada do Shopping Costanera Center.
Como chegar utilizando o Uber
Em Santiago, o Uber funciona muito bem. O valor de uma corrida do centro da cidade até o Sky Costanera é de aproximadamente 3.100 $ CLP.
#DicaPI: você pode adicionar o cartão de débito internacional Nomad no aplicativo da Uber como forma de pagamento. Assim, evita pagar em dinheiro, além de conseguir um câmbio mais vantajoso!
Como chegar a pé
A cidade de Santiago é plana e bem fácil de se locomover a pé. A dica é combinar a ida ao Sky Costanera com outro passeio no mesmo dia. Uma ótima opção é realizar o passeio no Cerro San Cristóbal, no qual você desce de teleférico até a saída do parque, bem próxima ao prédio do Sky Costanera. Basta caminhar cerca de 10 minutos.
Veja o mapa com a localização exata do Sky Costanera, linha do metrô e pontos turísticos próximos para você inserir em seu roteiro
Ingressos e horários de visitação
O mirante funciona todos os dias, das 10h às 21h. O último elevador sobe às 20h. Como os horários podem ser alterados, sempre é bom verificar o site oficial antes de confirmar a sua programação.
De segunda a quinta o valor do ingresso é de CLP $ 12.000. Crianças de 4 a 12 anos pagam CLP $ 5.000.
Às sextas, sábados, domingos e feriados, o ticket custa CLP $ 16.000. Crianças de 4 a 12 anos têm entrada liberada (máximo de 2 crianças acompanhadas por um adulto).
Observação: este são os valores em 2022.
A bilheteria fica localizada no subsolo do Constanera Center, onde é também o acesso ao elevador. Caso queira adquirir seu ingresso com antecedência, é possível realizar a compra pelo site.
Melhor horário para chegar ao Sky Costanera
O pôr do sol é o momento mais esperado para quem visita o Sky Costanera. O ideal é se planejar para subir ao mirante algumas horas antes do entardecer e apreciar a mudança nas cores da paisagem. Além disso, garante um lugar estratégico para observar o cair da noite e uma linda vista da cidade iluminada.
O bilhete não restringe o tempo de permanência no observatório, então você pode chegar mais cedo, aproveitar o cair da noite e ficar mais um pouquinho admirando as luzes da cidade de Santiago emoldurada pela Cordilheira dos Andes.
De olho na previsão do tempo e nas estações do ano
Em qualquer época do ano, você poderá se encantar com a paisagem do alto. O importante é consultar as condições de tempo e clima nos dias em que estará em Santiago. Dependendo do dia pode ser que você encontre neblina, chuva ou os Andes um pouco encobertos devido ao tempo seco.
Anote o horário aproximado do pôr do sol nas diferentes estações do ano
- Verão (21/12 a 19/3): entre 20h30 e 21h.
- Outono (20/3 a 20/6): entre 18h e 18h30.
- Inverno (20/6 a 21/9): entre 17h30 e 18h.
- Primavera (22/9 a 21/12): entre 20h e 20h30.
Dicas imperdíveis sobre o Sky Costanera
Separamos algumas dicas especiais para você deixar a sua viagem ainda mais completa!
- Continue apreciando a vista: que tal sair do Sky Costanera e jantar apreciando as estrelas? Ao lado do mirante, fica o Luna Bar, um restaurante localizado no rooftop do hotel pertencente ao Costanera Center. Reserve com antecedência, pois a procura é alta.
- Otimize o seu roteiro: já demos a dica de integrar passeios. Para o Sky Costanera, a sugestão é passar o dia no Cerro San Cristóbal; descer de teleférico próximo ao Costanera Center, fazer um passeio no shopping e subir antes do pôr do sol até o mirante.
- Dia de sorte: apesar de os viajantes não gostarem de chuva, ela pode ser benéfica para o seu passeio. Isso porque, após chover, a paisagem vista do alto ficará ainda mais bonita.
Planeje o seu roteiro pelo Chile
Mais dicas de viagem para a sua viagem ao Chile!
- Viagem para o Chile: o que saber antes de visitar a capital
- O que fazer em Santiago: roteiro de até 7 dias na capital do Chile
- 20 pontos turísticos para incluir no seu passeio em Santiago
- Viña del Mar e Valparaíso: o que fazer e como chegar
- 15 restaurantes para provar a gastronomia chilena
- Quanto custa viajar para Santiago: veja gastos detalhados em roteiros de 6 dias
- Todas as dicas da América do Sul