Home > Dicas de viagem > Como reservar hotel no Brasil e exterior: guia completo

Como reservar hotel no Brasil e exterior: guia completo

Quando você viaja, ele se transforma na sua segunda casa, afinal é o ambiente que te acolhe depois de um longo dia. Por isso, vamos mostrar como reservar hotel, explicando os tipos de hospedagem, comodidades e dicas para escolher conforme seu gosto e orçamento.

Como reservar hotel: tipos de hospedagem

O tipo de hospedagem diz respeito à experiência proposta pelo lugar. Portanto, sabendo as diferenças, poderá reservar hotel alinhado às suas expectativas, sem surpresas.

Nesse sentido, utilizamos como base o sistema de classificação do Ministério do Turismo do Brasil. Mas só de referência, sem total rigor às regras, já que a finalidade é mostrar como reservar hotel com consciência da escolha.

Embora existam diferentes tipos, ao longo do texto chamaremos todos de “hotel”, de modo a facilitar o entendimento.

Hotel

bessahotel em lisboa

Bessahotel Liberdade, em Lisboa, Portugal | Foto: Passagens Imperdíveis

É o mais tradicional modelo, com recepção e quartos de uso exclusivo dos hóspedes. Geralmente funciona em prédio e oferece serviços adicionais, como alimentação e lavanderia, sempre visando facilitar a estadia na cidade.

Também existem os chamados “hotéis boutique”, cuja principal diferença é o número reduzido de quartos, o que deixa o ambiente mais intimista que os “tradicionais”.

Assista neste vídeo do nosso canal do YouTube exemplos de hotéis em Nova York:

Onde se hospedar em Nova York? Visitamos quatro hotéis na cidade e vamos te mostrar as melhores regiões e preços: para todos os gostos e bolsos!

Pousada

pescador pousada de charme jericoacoara

Pousada Pescador, em Jericoacoara, Ceará | Foto: Passagens Imperdíveis

Menores em tamanho, mas com infraestrutura tão completa quanto de hotel. As pousadas normalmente oferecem experiência mais rústica, voltada ao contato com a natureza ou elementos históricos, variando conforme a cidade. Por isso, são populares em cidades pequenas, como Ouro Preto e Jericoacoara.

Neste vídeo, você verá a simplicidade e aconchego de algumas pousadas em Ouro preto.

Mostramos opções de pousadas em Ouro Preto, em Minas Gerais, para diferentes gostos e bolsos. Afinal, esta é uma cidade para relaxar e curtir a viagem com calma.

Flat e apart-hotel

Staycity Chancery Lane cozinha

Apart-hotel Staycity Chancery Lane, em Dublin, Irlanda | Foto: Passagens Imperdíveis

É praticamente um apartamento inteiro, com quarto, banheiro, sala e cozinha equipados. Mas com toda a conveniência de um hotel, dispondo de serviços de arrumação, limpeza e recepção.

Boa alternativa para viajantes em família ou grupo, porque possibilita reunir mais hóspedes e fazer a própria comida, o que ajuda a viajar barato.

Resort

praia privativa resort tailandia

Praia privativa do Saikaew Beach Resort, em Koh Samet, Tailândia | Foto: Passagens Imperdíveis

Para quem valoriza mais a experiência de hospedagem do que de turismo em si. Isso porque dispõem de ampla infraestrutura de lazer, entretenimento e alimentação, propiciando atividades diversas sem precisar sair do local.

No Caribe, por exemplo, é comum os resorts terem praias exclusivas (!) para os hóspedes. Algo semelhante também ocorre na Tailândia, nas ilhas paradisíacas que cercam o país. Assim, ideal se você quer descansar e curtir, e não se busca explorar a cidade ao máximo.

Hostel

hostel so cool porto

Cool Hostel, no Porto, Portugal | Foto: Passagens Imperdíveis

Populares sobretudo entre mochileiros e quem viaja sozinho, são acomodações simples. Desse modo, se destacam pela hospedagem barata e socialização entre os hóspedes.

Os hostels, em sua maioria, oferecem cama em dormitórios coletivos, inclusive alguns voltados só a mulheres. Também há opções com quartos exclusivos, apesar de um pouco mais caros. O mesmo vale para o banheiro – pode ser compartilhado ou privativo, conforme a reserva.

Hospedagem por aplicativo

Indiscutível que serviços de reserva por aplicativo, como o Airbnb, se firmaram. Contudo, os padrões são autorregulados, ou seja, seguem regras próprias do aplicativo, não se submetendo a critérios mais rigorosos como os outros tipos de hospedagem.

Por isso, funcionam à base de confiança, o que acarreta certo risco tanto ao hóspede quanto ao dono da estadia. Logo, há relatos positivos e negativos, restando pesquisar bastante antes de tomar qualquer decisão.

Como reservar hotel: tipos de quarto

quarto quádruplo hotel peru

Quarto para 4 pessoas em Aguas Calientes, no Peru | Foto: Passagens Imperdíveis

Ainda dentro das categorias listadas, você encontrará variações de quarto, conforme a estrutura do local. Basicamente, o que muda é o seguinte:

  • Capacidade de hóspedes (quarto dublo, triplo, etc.)
  • Nível de conforto (com banheira, cama maior, etc.)
  • Vista para algum ponto de interesse (ex.: de frente para o mar)

Cada hotel dá um nome, por exemplo “deluxe”, “superior”, etc. Daí, cabe a você olhar se as características do quarto atendem à sua demanda e se vale a diferença de preço.

#DicaPI: se você economizar na passagem aérea, com essa diferença pode investir num quarto melhor. Para tanto, siga o Passagens Imperdíveis no Instagram, Facebook e Twitter e baixe o aplicativo gratuito. Com isso, receberá alertas de passagens aéreas promocionais para o Brasil e mundo!

Um pouco sobre a classificação de 1 a 5 estrelas

De maneira intuitiva, percebemos que, quanto maior o número de estrelas, mais completa é a infraestrutura do hotel. Mas o que define essa classificação tão importante para reservar hotel?

Novamente, nossa base são os parâmetros do Ministério do Turismo do Brasil. Todavia, como não se aplicam ao reservar hotel mundo afora, servirão aqui só como referência.

Sendo assim, o hotel pode seguir o padrão X estrelas, ainda que não seja devidamente classificado por órgão regulador como tal.

Outo ponto é que os critérios mudam conforme o tipo de hospedagem. Por exemplo, um hotel 3 estrelas deve ter televisão em todos os quartos, enquanto uma pousada do mesmo nível, não. Algo parecido acontece com a recepção: em hotéis de 3 estrelas, o mínimo são 18 horas aberta, em pousada, 12; por sua vez, apart-hotéis já devem disponibilizar 24 horas.

Os resorts devem atender no mínimo o padrão 4 estrelas, que exige, entre outros, cofre em todos os quartos, recepção 24 horas, facilidade para bebês, etc.

Quanto ao padrão 5 estrelas, o número de regalias obrigatórias aumenta, incluindo oferta de cardápio diferenciado (vegetariano, hipocalórico, etc.) conforme o hóspede, serviços extras diversificados (babá, salão de beleza, etc.), roupão e chinelo em todas as acomodações, entre outras comodidades.

hotel 5 estrelas one and only

Hotel 5 estrelas: One&Only, em Cape Town, África do Sul | Foto: Passagens Imperdíveis

Agora que você sabe disso, ao reservar hotel, poderá checar, com base nas comodidades disponíveis, o nível de estrelas que ele segue. Só atenção para não confundir as estrelas que representam avaliação dos usuários com o padrão de fato adotado!

Como reservar hotel: comodidades a considerar

Cada pessoa e cada viagem tem um tipo de demanda. Talvez você terá de alugar carro para andar na cidade e precise de estacionamento. Às vezes, levará seu bichinho de estimação. Enfim, a ideia é que, ao reservar hotel, saiba avaliar se as comodidades valem a pena ou não para o seu objetivo.

Café da manhã

cafe da manha hotel laghetto gramado

Opções sem glúten no hotel Laghetto Centro, Gramado, Rio Grande do Sul | Foto: Passagens Imperdíveis

Pode ser incluído ou não na hospedagem. Portanto, se quiser economizar ou se for sair muito cedo todos os dias, avalie se a diferença de preço compensa. É quando seu estilo de viajante falará mais alto. Prioriza conforto ou quer economizar ao máximo?

Na prática, é mais ou menos assim: se a diária com café incluído custa R$ 50 a mais que a sem essa comodidade – e você não pretende usufruir tanto –, talvez compense lanchar numa padaria ou lanchonete próxima.

#DicaPI: Em Gramado, você pode optar pelo café no hotel ou em lanchonetes próximas!

Estacionamento grátis

Ao reservar hotel, esse quesito só fará diferença se você estiver de carro na cidade de destino. Se este for o caso, cheque a disponibilidade desse item gratuito, já que a diária de um estacionamento pode fazer grande diferença no preço final.

#DicaPI: por exemplo, se fizer uma roadtrip pelos lugares turísticos de Portugal, procure hotéis com estacionamento grátis!

Wi-Fi grátis

Em tempos de internet, ficar off-line, ainda mais em lugares longe de casa, parece assustador. Logo, avalie se o hotel que pretende reservar oferece Wi-Fi grátis (porque Wi-Fi em si, todos têm). Assim, mesmo que opte por um que cobra taxa extra, você não terá essa surpresa ao fazer seu check-in.

#DicaPI: nesta lista de hotéis em Cusco, nem todos oferecem Wi-Fri grátis, por isso é ideal prestar atenção antes de reservar o hotel.

Amigável com pets

O tipo de detalhe bem específico, mas que faz diferença ao reservar hotel. Afinal, se você planeja a viagem toda com o seu pet e, quando chega, descobre que o local não aceita animais de estimação, terá um trabalho extra para achar nova acomodação para o bichinho.

A boa notícia é que, além de existirem muitos hotéis, inclusive de alto padrão, que aceitam pets, essa informação fica em evidência nos sites de reserva.

Localização

Não se trata exatamente de uma comodidade, no entanto é bastante conveniente para o seu roteiro. A depender da localização do hotel, você facilitará a própria vida durante a viagem. Isso porque pode economizar tempo e dinheiro com transporte, se for andar muito pela cidade.

Diante disso, considere a proximidade do hotel dos seus pontos de interesse no destino. Mas não se apegue, pois cada caso é um caso. Se for um resort, por exemplo, o local não fará tanta diferença, uma vez que o objetivo é curtir por lá mesmo.

#DicaPI: sabia que, no Peru, existe um hotel que fica praticamente dentro de Machu Picchu?

Como reservar hotel: passo a passo geral

Existe uma infinidade de sites para reservar hotel, como o Booking.com, que nós mesmos usamos, e o Hotéis.com. Por isso, vamos mostrar o processo geral, de maneira que você consiga aplicar a qualquer ferramenta.

Passo 1: pesquisa da cidade/hotel

como reservar hotel passo 1

Considerando que ainda não escolheu seu hotel, comece procurando pela cidade de destino e insira o número de hóspedes.

Passo 2: datas de chegada e saída

como reservar hotel passo 2

Os termos check-in e check-out são constantes no processo de reservar hotel:

  • Check-in: dia em que chega, com entrada, em média, a partir de 14h
  • Check-out: dia de ir embora, com saída, em média, até as 12h

Conforme a disponibilidade do hotel, pode ser que você consiga fazer check-in antes do horário padrão. Também é comum guardarem suas malas, caso faça check-out, mas só vá embora bem mais tarde.

Passo 3: filtros

filtro hoteis booking

Você pode filtrar os resultados por tipos de hospedagem, padrões de estrelas e comodidades disponíveis, entre outros. Todos os sites para reservar hotel oferecem esse recurso. Assim, consegue encontrar mais rapidamente o que deseja.

Mais uma ferramenta à sua disposição é o mapa, com o qual escolhe o hotel de acordo com a localização.

Passo 4: quarto

reservar quarto hotel booking

O quarto, cujas principais variações agora você conhece, é o último passo antes de seguir ao pagamento. Dessa forma, avalie o que atende às suas necessidades, observando todas as informações sobre a acomodação, como o número máximo de hóspedes, vista externa, tamanho da cama, etc.

Passo 5: confirmação e pagamento

Das facilidades para reservar hotel, atente-se àquelas que lhe beneficiarão. Por exemplo:

  • Cancelamento gratuito até data próxima do check-in
  • Pagamento só no dia de chegada
  • Parcelamento do valor
  • Entre outros

Todos esses benefícios são fruto da concorrência acirrada entre os sites de reserva de hospedagem. Logo, o que resta é aproveitá-los da melhor forma!

Siga o Passagens Imperdíveis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e baixe o aplicativo gratuito para receber alertas de passagem aérea barata e viajar mais pelo mundo!