Home > Dicas de viagem > Lugares frios para viajar na América do Sul: esqui, neve e vinícolas

Lugares frios para viajar na América do Sul: esqui, neve e vinícolas

Inspirados pelo cinema, alguns logo o associam à neve. Motivados pelo espírito aventureiro, outros já o ligam a esportes radicais. Ainda tem os que exaltam a culinária desse clima. Por fim, aqueles que se rendem a seu ar romântico. Por isso, listamos lugares frios para viajar na América do Sul, contemplando diferentes estilos de turismo.

Você encontrará diversas sugestões e dicas. Para ir direto à categoria, clique no respectivo link:

Lugares frios para viajar na América do Sul

É justamente por não ser destino óbvio para neve, esportes de inverno e baixas temperaturas, que focamos na América do Sul. Pertinho do Brasil, e inclusive por aqui, você poderá desfrutar do friozinho ou do friozão, a depender do seu gosto e disposição!

#DicaPI: compartilhamos promoções de passagens aéreas para todos os países citados neste post. Então, acompanhe a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) para aproveitar uma oportunidade.

Lugares para esquiar

A natureza agraciou a Europa com os Alpes; e aqui na América do Sul, ganhamos os Andes. Assim, essa cadeia montanhosa encanta como cartão-postal e como palco para esportes radicais que elevam a temperatura mesmo na neve!

Valle Nevado (Chile)

valle nevado esquiar no chile

Valle Nevado, no Chile | Foto: PxHere

A 2 horas da capital chilena Santiago, o Valle Nevado é um centro de esqui com infraestrutura de hospedagem, alimentação e esportes. No entanto, para encontrar neve e de fato esquiar no Chile, você deve ir durante a temporada de inverno, entre junho e agosto.

O acesso ao Valle Nevado em si é gratuito, portanto não precisa de ingresso. Já as atividades demandam compra do bilhete. Sendo assim, acesse a programação completa no site oficial para pesquisar preços, opções de esqui, etc.

Foto por PxHere, sob domínio público.

Ushuaia (Argentina)

ushuaia esquiar na argentina

Ushuaia, na Argentina | Foto: Pixabay

É nessa cidadezinha no final do continente sul-americano que fica a estação de esqui Cerro Castor. Por isso, além de propiciar belas paisagens naturais – com seus pinguins e lobos-marinhos – é um excelente lugar frio para viajar na América do Sul.

A temporada de neve se estende de meados de junho ao início de outubro, um pouco mais longa que a média. Outro atrativo é o acesso facilitado: apenas a 30 minutos de carro do centro de Ushuaia. Por fim, para checar o preço de ingressos, aluguel de equipamentos, entre outras informações, acesse o site oficial.

Foto por Auluz, no Pixabay, sob domínio público.

Bariloche (Argentina)

esqui em bariloche argentina

Esqui em Bariloche, na Argetina | Foto: Pixabay

Ainda em terras argentinas, na região da Patagônia, a cidade de Bariloche oferece diversos locais para praticar esqui, snowboard, trenó, entre outros esportes de neve. Mas atente-se: a temporada de neve é só no inverno, de meados de junho até setembro.

Aos pés dos Andes, existe toda uma infraestrutura de bondinhos, restaurantes, aulas de esqui (e outros esportes). Algumas opções: Piedras Blancas, Monte Catedral e Monte Otto. No site oficial de turismo em Bariloche, há informações detalhadas sobre cada lugar para esquiar na região.

Foto por florcos, no Pixabay, sob domínio público.

Lugares para brincar na neve

Nestes lugares frios para viajar, você não vai necessariamente praticar esportes radicais. Contudo, poderá tocar e brincar na neve!

São Joaquim (Brasil)

neve no brasil são joaquim santa catarina

Neve no Brasil! | Foto: Wikimedia Commons

Sim, há neve no Brasil! E ela costuma dar o ar da graça no estado de Santa Catarina, sobretudo nos municípios de São Joaquim e Urubici. Assim, os moradores não estranham quando a temperatura beira 0 °C ou menos.

É fato que a presença da neve não se dá com a intensidade a que estamos acostumados a ver nos filmes natalinos de Nova York, por exemplo. Todavia, entre maio e agosto são grandes as chances de, numa caminhada pelo Parque Nacional de São Joaquim, sentir o friozinho dela na ponta dos dedos!

Foto por Evair Legal, na Wikimedia Commons, sob Creative Commons 4.0.

Huaraz (Peru)

huaraz peru lagos e montanhas de neve

Lago no Parque Nacional Huascarán | Foto: Unsplash

O Parque Nacional Huascarán, situado na cidade peruana Huaraz, é daqueles cenários que parecem existir só em sonho. Pois bem, trata-se de lagoas intensamente azuis cercadas por montanhas cobertas de neve. Tudo isso a 55 minutos de avião da capital Lima.

Nesse cenário que parece um rascunho do paraíso, há diversas atividades disponíveis. Além de ficar pasmo com a vista, pode-se caminhar, andar de bicicleta, fazer escalada, passear de bote, entre outras. O site oficial de turismo do Peru dá detalhes sobre como chegar, o que fazer, etc.

Foto por Alexis Tuil, no Unsplash, sob domínio público.

El Calafate (Argentina)

el calafate patagonia argentina

Geleira em El Calafate | Foto: PxHere

A título de curiosidade, Patagônia é uma região geográfica que pega partes da Argentina e do Chile. Sendo assim, são muitas as cidades para explorar a área. E uma das mais fascinantes é El Calafate, cujas belezas naturais enchem os olhos.

Com 5 km de largura e 60 metros de altura, a geleira Perito Moreno justifica a escolha de El Calafate como lugar frio para viajar na América do Sul. Mas, ao contrário das demais sugestões, a dica é evitar a viagem no inverno (entre maio e agosto), pois nem todos os passeios operam nessa estação. A boa notícia: lá é frio até no verão!

Foto por PxHere, sob domínio público.

Lugares para degustar vinho

Destinos populares tanto pela beleza quanto pela gastronomia, sobretudo as vinícolas, com vinhos ideais para esquentar o coração.

A seguir, listamos 3 destinos. Mas se você quer outras sugestões mundo afora, acesse este post com dicas de vinícolas nas Américas, Europa e África!

Santiago (Chile)

vinicola em santiago chile

Vinícola em Santiago | Foto: Flickr

Impossível falar em Chile sem pensar em vinho. Tão impossível quanto, é não associar essa bebida ao frio. Felizmente, a moderna capital chilena reúne vinícolas tradicionais, todas nos arredores da cidade, portanto, fáceis de visitar.

Em nosso roteiro de 3 dias em Santiago, visitamos as vinícolas Viña Aquitania, Cousiño Macul e Concha y Toro. Cada passeio é um misto de belas paisagens, deliciosos sabores e instigantes histórias. Vale muito a pena conhecer!

Foto por nivaldooliveira48, no Pixabay, sob domínio público.

Gramado (Brasil)

gramado serra gaucha brasil

Gramado agrada a diferentes gostos | Foto: Flickr

Um dos destinos mais desejados no Brasil, Gramado é bem coringa. Isso porque tem vinícolas nos arredores da cidade, parque com neve de verdade para esquiar, clima romântico e restaurantes saborosíssimos.

Neste roteiro de 4 dias por Gramado e Canela, incluímos até uma excelente loja para comprar e degustar vinhos da Serra Gaúcha: a Vinha Gramado.

Foto por Renato Soares – MTUR, no Flickr, sob domínio público.

Garzón (Uruguai)

Gárzon, uruguai, vinícola

Bodega Garzón. no Uruguai | Foto: Flickr

O pequeno município de Garzón deu o nome à famosa Bodega Garzón. Essa vinícola uruguaia foi eleita a melhor do mundo em 2018 pela revista Wine Enthusiast. Por isso, merece atenção.

Visita guiada, degustação de vinho e alta gastronomia compõem os passeios turísticos na Bodega Garzón. Uma das maneiras de chegar ao local é a partir de Punta Del Este, seja de carro, seja de transfer da própria vinícola.

Foto por Jimmy Baikovicious, no Flickr, sob Creative Commons 2.0.

Lugares românticos

Não que falte romantismo aos demais lugares frios para viajar na América do Sul. Mas estes têm um toque especial, já que a arquitetura, a energia e o clima favorecem o amor fluir no ar.

Colonia del Sacramento (Uruguai)

colonia del sacramento uruguai

Colonia del Sacramento, no Uruguai | Foto: Wikimedia Commons

Puxe da memória todas as cenas de casais em cidadezinhas pequenas, com casinhas simples e vista para o mar. Talvez você imaginou algo parecido com Colonia del Sacramento, uma das cidades mais antigas do Uruguai.

O clima do inverno completa o charme e enche o ar de romantismo. Embora na nossa lista de lugares frios para viajar na América do Sul, Colonia del Sacramento aquecerá o seu coração e o da pessoa amada.

Foto por Diego Delso, no Wikimedia Commons, sob Creative Commons 4.0.

Buenos Aires (Argentina)

cafe em buenos aires argentina

Café em Buenos Aires, Argentina | Foto: Unsplash

Talvez pela arquitetura baseada em Paris, pela elegância das pessoas nas ruas ou pela sensualidade do tango, Buenos Aires é uma cidade romântica.

Além de caminhar pelos belíssimos parques e luxuosos corredores de galerias de compras, cabem até aulas de tango. Os restaurantes servem a típica parrilla e autênticos vinhos argentinos. Já os cafés à beira da calçada propiciam a atmosfera perfeita para o casal parar no tempo e curtir um ao outro.

Foto por Henrique Félix, no Unsplash, sob domínio público.

#DicaPI: sempre divulgamos promoções de passagens aéreas e também de pacotes com hotel para Buenos Aires, Santiago, etc. Para ficar sabendo, baixe o nosso app gratuito para celular e tablet!

Campos do Jordão (Brasil)

bosque do silencio campos do jordao

Bosque do Silêncio, Campos do Jordão | Foto: Flickr

De longe um dos mais cobiçados lugares frios para viajar aqui no Brasil. E não é à toa. Isso porque construções em estilo colonial, parques de cores estonteantes, linha de trem e, claro, a temperatura no inverno, colocam essa cidade em nosso imaginário.

Todo o romantismo a que você tem direito está disponível a pouco mais de 2 horas de São Paulo, seja de carro, seja de ônibus. Então a facilidade de deslocamento é mais um motivo para visitar a bela Campos do Jordão.

Foto por Marco Ankosqui – MTUR, no Flickr, sob domínio público.

O que levar na mala: check-list para lugares frios

Para que a baixa temperatura seja motivo de diversão, e não de transtorno, certos itens são essenciais. Desse modo, listamos alguns para você colocar na mala de viagem:

  • Jaqueta corta-vento
  • Luvas
  • Blusa de frio fleece
  • Segunda pele térmica
  • Cachecol
  • Calçado impermeável e antiderrapante
  • Gorro
  • Óculos escuros
  • Filtro solar
  • Protetor labial

Enquanto você se decide entre esses fantásticos lugares frios para viajar na América do Sul, acompanhe a gente! Estamos nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e no aplicativo gratuito.

Assim, receberá notificações em tempo real de passagens aéreas promocionais para Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e muito mais!