Home > Dicas de viagem > Comidas típicas: pratos e bebidas pelo mundo

Comidas típicas: pratos e bebidas pelo mundo

Viagem e comida andam sempre de mãos dadas – você realmente explora o país que está visitando, acredite. Afinal, todo mundo gosta de viajar e conhecer novos lugares. E comer é, de fato, uma delícia. Imagine, então, experimentar comidas típicas pelo mundo?

A culinária é um ótimo caminho para entender a cultura, a história local e até mesmo a religião e as crenças de cada país. Mas, às vezes, pedir um prato característico pode se tornar uma verdadeira aventura, dependendo da região. Vamos combinar, comer caramujos ou gafanhotos não é para qualquer um.

Ah! Mas engana-se quem pensa que apenas as comidas ao redor do mundo é que são diferentes. As bebidas, muitas vezes, também podem surpreender. Em uma mesa de bar ou restaurante também é possível conhecer muitas  das tradições de um lugar.

Por isso, preparamos uma lista com alguns destinos, mundo afora, que tem como foco as suas comidas e bebidas típicas. De uma coisa temos certeza: cores e sabores não vão faltar.

Para ir direto ao país de sua preferência, clique no menu abaixo.

Grécia

Se tem algo que precisa fazer parte do seu roteiro de viagem ao país são os pratos gregos. As comidas típicas da Grécia, juntamente das bebidas, têm delícias que merecem ser provadas nos seus dias por lá.

Comidas típicas

Moussaka

Imagine uma lasanha, mas sem massa. A Moussaka é um prato típico mediterrâneo e extremamente popular na Grécia. A combinação de berinjelas, carne de cordeiro moída, tomates, cebolas, azeite, molho branco e um monte de temperos é sucesso e fácil de achar em qualquer restaurante grego.

Salada grega

a salada grega é uma das comidas típicas da grécia

A salada grega é uma das comidas típicas do país | Foto: Passagens Imperdíveis

É impossível falar das comidas típicas da Grécia sem se lembrar de uma das saladas mais fáceis de serem encontradas ao redor do mundo. Entre os ingredientes-base estão tomate, pepino e uma grande fatia de queijo feta. O molho pode variar de um lugar para o outro, mas o básico é feito com azeite, pimenta e sal.

Souvlaki e Gyros

o gyros na grécia é um dos pratos preferidos dos turistas

O gyros é uma das comidas típicas da Grécia, conhecido pela sua praticidade no preparo e bom preço | Foto: Passagens Imperdíveis

A versão grega para o fast food. São as comidas de rua mais comuns do país. O Souvlaki é um churrasquinho de carne, servido dentro do pão pita com molho, salada e batatas fritas.

Já o Gyros é exatamente igual ao kebab turco, e fica literalmente girando na vertical, sendo normalmente vendido nas opções de carne de cordeiro, frango ou misto (além de opções vegetarianas, dependendo do estabelecimento).

Ele também costuma ser servido no pão pita com salada e molhos, e representa uma ótima opção de lanche – e sai por menos de três euros.

Bebidas típicas

Ouzu ou Uso

O ouzu é, sem dúvida, o destilado mais famoso da Grécia. É feito com base de anis, e tem um teor alcoólico alto, que varia entre 37% e 50%. Quando servido com gelo ou água, ele deixa de ser transparente e toma um aspecto leitoso.

Frappé

O Frappé faz parte da vida dos gregos. Nas ruas, é sempre possível encontrar alguém com um copo de café gelado nas mãos. A bebida, inclusive, foi inventada no país: uma mistura do café instantâneo batido com cubos de gelo, criado por acidente nos anos 1950, por um funcionário da Nescafé, em Tessalônica.

#DicaPI: Leia o nosso texto sobre turismo na Grécia e dicas do que comer e beber

França

A França é um país de grande herança cultural em todos os sentidos, inclusive na culinária. As comidas típicas francesas estão entre as mais tradicionais do mundo e contam com uma cozinha clássica, junto a uma leveza e delicadeza com ênfase na apresentação dos pratos. Por isso, separamos apenas algumas, dentre tantas opções.

Comidas típicas

Escargot

escargot é um dos pratos servidos na França

Na cozinha francesa, os escargots são servidos como prato de entrada e para existem talheres especiais para facilitar a degustação | Foto: Pixabay

Pode até parecer um prato estranho para quem não está familiarizado, mas o Escargot é uma iguaria muito adorada na França – há restaurantes especializados apenas em servir os caracóis cozidos dentro da concha. Eles são servidos acompanhados de um molho à base de manteiga e alho.

O prato é tão único que tem até um talher especial, próprio para a sua degustação.

Ratatouille

De origem provençal, a receita nada mais é que uma explosão de sabores provenientes do cozimento de pimentão, abobrinha, berinjela e tomate, adicionado de cebolas, alho, azeite e algumas ervas. Para quem não conhecia o prato, provavelmente passou a conhecer depois do filme do ratinho cozinheiro, intitulado com o nome do prato típico francês, Ratatouille.

Macarons

 

os macarons são sucesso na frança

Os macarons são os doces franceses mais procurados pelos turistas | Foto: Passagens Imperdíveis

Os macarons são doces lindos, deliciosos e tipicamente franceses. Sua massa é como um bolinho redondo, crocante por fora e úmido e macio por dentro. Existem variações para o seu recheio, mas normalmente é uma ganache que pode ser de chocolate ou outro sabor.

Bebidas típicas

Vinho

vinho francês é uma das bebidas favoritas do país

O vinho francês harmoniza com uma grande variedade de pratos | Foto: Pixabay

Quando se fala em bebidas francesas, o primeiro exemplo que nos vem à mente é o vinho. A bebida está inserida no cotidiano de seu povo e a França é considerada o mais tradicional país produtor de vinhos de qualidade, sendo uma das maiores referências em todo o globo.

Sidra francesa

A sidra (ou cidre em francês), feita a partir de sumo de maçã fermentado, e é a segunda bebida mais consumida na França, logo depois do vinho.

#DicaPI: Preparamos um guia com 30 dicas de cafés, padarias e restaurantes em Paris onde você pode experimentar e conhecer essas comidas e bebidas típicas.

México

Quem é fã de sabores e temperos fortes não pode deixar de conhecer as comidas típicas do México. A culinária é sucesso no mundo todo e no Brasil, por exemplo, muitos pratos mexicanos já são bem conhecidos e apreciados.

Comidas típicas

Tortilla

A Tortilla é um pão em forma de disco, normalmente servido como entrada. Pode ser feita de milho ou trigo e acabou originando outros diversos pratos mexicanos, como o burrito e o taco. O aperitivo também possui variações e pode ser feito com batata e ovos, por exemplo.

Burrito e Tacos mexicanos

tacos mexicanos é um dos pratos de mais sucesso do México

Os tacos mexicanos fazem sucesso por todo o mundo e possuem diferentes versões | Foto: Passagens Imperdíveis

Ambas as refeições podem ser consideradas um tipo de Tortilla. O Burrito é preparado com a massa tradicional e servido com recheios diversos, como carnes, queijo, chilli, tomate e outros. Já o taco é preparado com a tortilla à base de milho e recheado com alguma carne, queijo, alface, tomate, dentre outros.

Guacamole

Um dos pratos mais populares do México tem como ingrediente principal o abacate. E, para acompanhar, leva pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. Além disso, pode ser consumido com nachos (uma tortilla frita) ou como recheio para outros pratos. É basicamente um purê de abacate apimentado.

Bebidas típicas

Tequila

shot de tequila no méxico

O shot da tequila pode vir acompanhado de sal e limão | Foto: Pixabay

É impossível pensar no México e não se lembrar da tequila. A bebida é a cara da cultura mexicana. Assim como existem as comidas típicas, essa é a bebida mais conhecida e apreciada no país.

Com um forte sabor de aguardente, é base para muitos drinks famosos como a Margarita (coquetel feito com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja). Já o shot, com sal e limão, também é uma ótima pedida.

Tailândia

A culinária tailandesa é cheia de sabores e texturas e, por isso, ganhou o mundo com seus temperos exóticos que misturam doce, salgado, picante e ácido. As comidas típicas do país são extremamente variadas e causam uma experiência única a cada prato.

Comidas típicas

Pad Thai

pad thai

O Pad Thai é considerado o prato nacional da Tailândia | Foto: Passagens Imperdíveis

A maior parte dos países tem um prato que é considerado o símbolo de sua cultura e gastronomia. O da Tailândia é o Pad Thai, um noodles (macarrão) misturado com soja, ovo, camarão e cebola, temperados com molho de soja, açúcar e malagueta. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados que dão um gostinho a mais.

Tom Yum Goong

Já contamos por aqui que a comida tailandesa tem a fama de ser apimentada, certo? Com o Tom Yum Goong não seria diferente. A sopa picante de camarão é feita com molho de peixe, erva-príncipe, chalotas (cebolas vermelhas), malaguetas e folhas de lima. Para completar, cogumelos frescos.

Khao Pad (Arroz Frito)

Cansou da “picância” dos pratos tailandeses? O Khao Pad, ou arroz frito, pode ajudá-lo. É um prato extremamente simples: arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado de camarão, galinha ou carne bovina. E o melhor: pode ser encontrado em qualquer restaurante por lá.

Insetos fritos e assados

Não, você não está lendo errado. Pelas ruas da Tailândia, principalmente em Bangkok, é comum ver barracas vendendo porções e espetos de todo tipo de inseto, fritos e assados. A variedade é grande: grilos, vespas, lagartas, formigas, abelhas, gafanhotos, baratas, escorpiões e por aí vai!

A maioria deles é empanado e, na hora de servir, tem um tempero e um molho de acompanhamento. A comida tornou-se tradição por causa de uma época em que havia escassez de alimentos e, para suprir a demanda de proteínas na alimentação da população, criou-se esse hábito.

É importante dizer que os tailandeses não têm mais esse costume e, atualmente, isso faz parte do turismo local, sendo um grande atrativo para viajantes.

Bebidas típicas

Cerveja Chang

a cerveja chang é a bebida típica do país

A cerveja Chang é a principal cerveja do país | Foto: Passagens Imperdíveis

A Chang é a cerveja mais vendida da Tailândia. O volume de álcool da Chang é de 6%, quando fabricada para consumo local, e de 5% para exportação.

Thai Iced Tea

A bebida refrescante é um tradicional drink da Tailândia. É possível encontrá-la nos quiosques de bebidas não alcoólicas espalhados por toda a capital Bangkok.

Nova York

Das comidas de rua, com os famosos fast-food, aos mais prestigiados restaurantes, Nova York promete uma experiência intensa quando o assunto é gastronomia. A cidade abrange a diversidade cultural para comidas típicas de outros países, mas, também conta com inúmeras criações gastronômicas reconhecidas.

Comidas Típicas

Hambúrguer

hambúrguer é uma das comidas típicas dos nova-yorkinos

O hambúrguer é, de fato, o símbolo do fast-food | Foto: Passagens Imperdíveis

O que pode simbolizar melhor a culinária de Nova York do que um hambúrguer? Esqueça o conceito de fast-food para a iguaria, pois, em Nova York, ele é considerado comida de verdade! O sanduíche pode ganhar infinitas variações e, na maioria das vezes, é acompanhado de batata frita.

O prato está presente no menu de todos os tipos de restaurante, até mesmo 5 estrelas, cada um com a sua receita especial.

Eggs Benedict

O “brunch”, aquela refeição que mistura café da manhã com almoço, é quase uma instituição nova-yorkina, sendo tradicional, principalmente, nos finais de semana. E um dos, se não o prato mais famoso para se comer num “brunch”, são os Eggs Benedict, em português, ovos beneditinos.

A história diz que o prato foi criado em Nova York, por isso, é super comum encontrá-lo na maioria dos restaurantes.

Cheesecake

cheesecake é uma das sobremesas típicas

O cheesecake é uma sobremesa é sofisticada, prática e gostosa | Foto: Pixabay

O cheesecake é uma sobremesa tradicional americana. Em Nova York, a receita da torta de queijo com base de bolacha doce e cobertura opção de diferentes sabores, ganha um toque especial de sour cream, o que resulta em uma massa mais densa.

Bebidas Típicas

Egg Cream

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Egg Cream, mas, essa é, uma bebida típica nova-iorquina. E não se preocupe, apesar do nome, ela não possui ovos na composição e, para falar a verdade, a receita é bem simples e conta com apenas três ingredientes: leite, água gaseificada e xarope de chocolate.

#DicaPI: Quer dicas de onde comer em Nova York? Confira o nosso texto com dicas de café, almoço, jantar e brunch.

Portugal

A culinária portuguesa é muito característica, com influências atlânticas e mediterrânicas. Com uma variedade regional, a base da gastronomia está nos três itens: pão, vinho e azeite. Além disso, é possível encontrar um grande consumo de peixe, variadas sopas e frutos frescos.  As comidas típicas de Portugal, são, de fato, de dar água na boca!

Comidas Típicas

Sardinha

Simples assim! A sardinha é um dos peixes mais consumidos em Portugal e está presente em festas religiosas, como aquelas celebradas para São João e Santo Antônio. A sardinha é, de fato, um dos símbolos da cultura e aparece nos principais pratos do país. Normalmente, ela vem preparada na grelha e servida com batatas cozidas e pimentões verdes.

Bacalhau

pataniscas de bacalhau

As pataniscas de bacalhau é o nome de um dos pratos típicos da culinária portuguesa | Foto: Pixabay

Não tem como falar das comidas típicas do país sem mencionar o bacalhau! O peixe é tão tradicional em Portugal que pode ser encontrado em imensa variedade. E a explicação para o consumo está no preço, muito mais baixo que a carne bovina.  Existem diversas formas de prepará-lo, e como entrada é servido em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).

Cozido à portuguesa

Um prato muito tradicional no país, o cozido à portuguesa é daqueles que te sustentam quase por um dia! A receita leva batata, feijão, nabo, cenoura, couve, carne (todas, de preferência), morcela (um tipo de chouriço) e chouriço (enchido com carne, gordura e sangue de porco).

Bebidas Típicas

Vinho do Porto

o vinho do porto é uma das bebidas mais conhecidas em portugal

O Vinho do Porto é uma das bebidas preferidas dos portugueses | Foto: Passagens Imperdíveis

Não há como falar das bebidas típicas de Portugal sem começar por ele, o vinho do Porto. A bebida leva esse nome por ser produzida somente a partir de uvas cultivadas na região do rio Douro, no norte do país. Apesar do nome remeter à cidade do Porto, o vinho é produzido no vale do Douro e armazenado nas caves localizadas em Vila Nova de Gaia, do outro lado, em frente ao Porto.

#DicaPI: Para você que é fã de bons vinhos, confira um passeio no Douro e veja um dicas de vinícolas.

Ginjinha

Ginjinha ou ginja é um licor obtido da maceração da ginja, uma fruta que se assemelha a cereja. Essa bebida é muito popular em Lisboa, Óbidos, Alcobaça e na região do Algarve. Cada um tem sua receita, seu segredo, sua particularidade.

Argentina

A culinária de um país diz muito sobre ele, por isso, a comida local é um assunto muito importante durante uma viagem. Comida é cultura, ainda mais na Argentina!

Comidas Típicas

Asado: Bife de Chorizo, Lomo e Parrilla

O asado (com um s mesmo) é o nome que os argentinos dão ao churrasco, também muito apreciado no Brasil. As carnes argentinas são reconhecidas pela sua qualidade e excelentes cortes. Um dos mais tradicionais do churrasco argentino é o bife de chorizo. Mas, há também, o bife de lomo – de ótima qualidade -, o assado de tire (costela e parrila). Essa última é um asado de cortes mais simples e miúdos, além de embutidos.

Empanadas

empanadas argentinas são sucesso no país

As empanadas argentinas é uma das comidas típicas mais conhecidas do país | Foto: Passagens Imperdíveis

popularidade da empanada na Argentina é equivalente ao da coxinha no Brasil. Ou seja, todo mundo ama! É o tipo de lanche rápido mais adorado do país, além de ser presente em praticamente todos os estabelecimentos.

Muito parecidas com um pastel, elas podem ser fritas ou assadas no forno e recebem uma gama de ingredientes. O sabor mais tradicional é o de carne, mas existem versões com queijo, presunto, queijo e cebola, frango e espinafre.

Milanesas

Milanesa é um outro clássico quando o assunto são as comidas típicas da Argentina. E não existe segredo em seu preparo, nada mais é do que um bife à milanesa feito, geralmente, com coxão mole ou patinho.

O prato costuma ser servida com batatas fritas, mas é possível solicitar também um purê de batatas para acompanhar.

Bebidas Típicas

Vinho Argentino

Você já ouviu falar dos vinhos argentinos? Mendonza é uma região com inúmeras vinícolas de alta qualidade.

Na Argentina é possível ir ao supermercado e comprar absolutamente qualquer vinho que vai ser sucesso garantido.

Mate

O Mate Argentino é, simplificando as coisas, o chimarrão deles. Trata-se de uma infusão de ervas (secas, cortadas, moídas e colocadas na água quente).  A mistura é feita e servida em uma cuia, conhecida por lá como calabaza, e  tomada com um canudo, a “bombilla”.  Os argentinos gostam de tomar seu mate no conforto de casa.

#DicaPI: Preparamos uma lista com 25 restaurantes em Buenos Aires para todos os gostos e bolsos. Confira!

Itália

A culinária italiana é famosa em todo o mundo. É difícil, inclusive, alguém que resita às irresistíveis massas e pizzas. Mas, existem muitas outras especialidades tão saborosas quanto. Cuidado para não babar na tela!

Comidas Típicas

Pizza

a pizza é a iguaria mais conhecida da itália

A pizza é, sem dúvidas, a comida típica que mais representa a Itália | Foto: Pixabay

É impossível começar com o assunto comidas típicas da Itália e não citar a pizza! A sua origem, inclusive, é disputada por egípcios, hebreus e outros povos. Mas, uma coisa ninguém contesta: foi na Itália, especialmente na cidade de Nápoles, que ela se desenvolveu e foram criados os melhores sabores e técnicas de preparo.

Risoto

Você já ouviu falar que o risoto é italiano? A comida, muito deliciosa por sinal, é um prato típico do norte da Itália. O seu método de preparo é muito simples, consiste em fritar cebola e arroz na manteiga e, aos poucos, são adicionados outros ingredientes do seu gosto.

Inclusive, é possível encontrá-lo com centenas (talvez milhares) de sabores: calabresa, fungos, tomate seco, filé mignon, quatro queijos e camarão são alguns dos queridinhos.

Bisteca Fiorentina

Nem só de massas vive o país! Típica da região da Toscana, especialmente na capital Florença, a Bisteca Fiorentina já entrou em diversos rankings de melhores carnes do mundo. A carne deve ser assada e, segundo a tradição, acompanhada de vinho Chianti, também de origem toscana.

Bebidas Típicas

Prosecco

O espumante ganhou status de elegância na década de 90 e, por mais fácil que seja encontrá-lo, a bebida é inigualável na província de Treviso, onde é originalmente produzido.

De sabor leve e frutado, pode ser consumido antes das refeições ou acompanhar peixe, queijos ou pratos de sabor delicado.

Aperol Spritz

aperol spritz é um famoso drink italiano

O Aperol Spritz é um drink de origem italiana que ficou conhecido em toda a Europa como a bebida do verão | Foto: Pixabay

Aperol Spritz surgiu no norte da Itália, mas é, facilmente encontrado por todo o mundo. Seu ingrediente principal é o prosecco e o Aperol, um aperitivo tradicional italiano de coloração alaranjada marcante. Junta-se a esses ingredientes, água com gás, fatias de laranja e bastante gelo.

Brasil

Quais são as comidas típicas brasileiras? Difícil a pergunta, não é mesmo? Afinal, sendo o Brasil um país de proporções continentais e possuindo uma gastronomia tão variada, fica complicado definir objetivamente uma resposta para essa pergunta.

A culinária brasileira é rica, saborosa, diversificada, e, por isso, a melhor forma de conhecer a riqueza de cada prato é separando por suas regiões geográficas.

Comidas típicas

Sudeste

a feijoada é uma das principais comidas típicas brasileira

A feijoada representa não apenas o estado do Rio de Janeiro, mas é tradicional em todo o país | Foto: Pixabay

A feijoada, a moqueca capixaba e o pão de queijo são algumas das iguarias mais conhecidas quando o assunto é a comida típica da região Sudeste do país. Os três são bastante famosos, mas, ganham força maior nos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais, respectivamente.

#DicaPI: Confira dicas de restaurantes, com comidas e bebidas, em Belo Horizonte

Sul

O churrasco é talvez o prato mais conhecido do Rio Grande do Sul. Não há quem nunca tenha ouvido falar do churrasco gaúcho. Os gaúchos são, de fato, especialistas quando o assunto é carne.

Já no estado do Paraná, o Barreado é o prato mais tradicional. A comida típica consiste em um ou mais tipos de carne bovina, temperados com alho, cebola, toucinho de porco, pimenta do reino, e louro. Cozinha-se até desmanchar e, logo após, mistura-se a farinha de mandioca. Delicioso!

Nordeste

A região Nordeste é conhecida por suas paisagens maravilhosas e pelo calor intenso. Mas você conhece as comidas típicas? São de dar água na boca!

o acarajé faz parte da gastronomia nordestina

O acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária nordestina | Foto: Pixabay

Tapioca, Acarajé, Vatapá, Carne de Sol e Mungunzá são apenas algumas, de um cardápio que é bem extenso.

Norte

Pato no Tucupi, Tacacá e Açaí são alguns dos pratos típicos da culinária paraense. O primeiro, inclusive, consiste em um pato assado, com molho feito à base do Tucupi, que é um líquido amarelo extraído da raiz de mandioca brava.

 Centro Oeste

O Pequi é um fruto nativo do cerrado de gosto marcante peculiar. É considerada a joia culinária do Centro-Oeste, sendo matéria-prima para muitas receitas tradicionais da região. O cheiro é bastante característico. Pode ser servido com frango e arroz.

Já o Bolo de Arroz pode ser encontrado em Goiás e também é bastante comum em Cuiabá. A receita leva mandioca, leite e coco ralado.

Bebidas típicas

drinks no brasil

Os drinks, como a caipirinha, são algumas das bebidas típicas do Brasil | Foto: Pixabay

As diversas bebidas brasileiras são influenciadas não só pelos costumes locais, mas também pela vegetação e pelo clima do nosso país. Existem as bebidas do cotidiano, como refrigerantes e sucos típicos; de festa, como batidas e drinks com álcool (como a famosa caipirinha brasileira; as que reúnem as pessoas ao redor de uma única bebida e as artesanais, que geralmente são feitas em casa.

Tudo dá água na boca, não é?! Todas essas comidas típicas e bebidas tradicionais não deixam nada a desejar quando o assunto é gastronomia. Cada país tem a sua culinária característica e, por isso, ao viajar pelo mundo, você poderá degustar várias receitas.

Então, quando embarcar para a próxima viagem, confira as nossas sugestões e aproveite para conhecer um pouco mais de cada cantinho do mundo!

Passagem aérea em promoção, para quando for viajar, é aqui!

Siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e fique de olho nas nossas ofertas! Você também pode baixar o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real. Bora viajar!