Home > Dicas de viagem > Restaurantes em Belo Horizonte: dicas para comer e beber

Restaurantes em Belo Horizonte: dicas para comer e beber

A capital mineira é um destino muito famoso para os amantes da culinária, tanto que foi eleita Cidade Criativa Gastronômica pela UNESCO. Assim, os restaurantes em Belo Horizonte, hoje, são fortes nomes nacionalmente e internacionalmente, com chefs renomados e pratos que vão além do tradicional feijão tropeiro e frango com quiabo (que amamos, por sinal).

Além disso, também há espaços para beber cervejas locais e vinhos de todo o mundo, sempre com seleções criteriosas e ambientes pra lá de agradáveis. Por isso, a lista abaixo de levará para fora do óbvio, te mostrando uma BH para comer e beber em grande estilo.

IMPORTANTE: no nosso conteúdo sobre pontos turísticos, falamos sobre os principais mercados da capital, como o Mercado Central e o da Boca. Então, não deixe de conferir clicando aqui.

Quer saber onde se hospedar em BH? Também temos dicas. Então, confira!

Restaurantes em Belo Horizonte para além do tradicional

Cervejas e vinhos

Cervejaria Backer

A Backer é uma marca de cerveja mineira muito conceituada e que oferece vários rótulos, para todos os gostos!

Cervejaria Backer Restaurantes em Belo Horizonte

O Templo Cervejeiro é uma excelente pedida para curtir um almoço ou happy hour | Foto: Passagens Imperdíveis

Além de encontrá-la em muitos estabelecimentos da capital, ela também possui um espaço exclusivo, chamado Templo Cervejeiro Backer. Assim, todos os cenários proporcionam experiência agradável para toda a família, sendo um convite para um almoço, jantar ou uma tarde de bate-papo entre amigos.

Então, aproveite e conheça, vale muito a pena!

Informações

Endereço: Rua Santa Rita, 220, Olhos D’agua

Por fim, veja horários e mais detalhes no site oficial.

Cervejaria Wals

Perto da Backer também está a Cervejaria Wals, outra marca de cerveja mineira com rótulos diversos!

No espaço da Wals, o ambiente também é agradável, propício para levar amigos e familiares, além de comidas e petiscos indicados para acompanhar a sua cerveja favorita.

Informações

Endereço: R. Gabriela de Melo, 566, Olhos D’Água

Veja horários e mais detalhes no site oficial.

Cervejaria Albanos

Recentemente reformada e repaginada, a Cervejaria Albanos, também mineira, oferece chopp’s da marca em um espaço descolado, porém, por ser menor, vale chegar mais cedo ou ter um pouco de paciência para vagar uma mesa.

O cardápio é voltado para porções com petiscos, não havendo muitos pratos para almoçar e jantar. Assim, promete uma tarde/noite agradável entre amigos ou aquele encontro!

Informações

Endereço: Rua Pium-í, 611, Anchieta

Por fim, veja horários e mais detalhes no site oficial.

Cabernet Butiquim

cabernet butiquim

O restaurante conta com um espaço descolado repleto de vinhos finos | Foto: Passagens Imperdíveis

Com unidade na Savassi, o Cabernet possui cartas de vinhos de todo o mundo, além de drinks.

O cardápio tem como foco acompanhar as bebidas de maneira harmonizada, mas também há sobremesas deliciosas! O ambiente é pequeno e, por isso, vale tentar uma reserva ou chegar mais cedo, já que os espaços são bem concorridos!

Por fim, o atendimento também é diferenciado, sendo sempre elogiado por quem frequenta.

Informações

Endereço: R. Levindo Lopes, 12, Funcionários

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Instagram.

Cervejaria Sátira

Desde o seu surgimento, a Sátira se posicionou como uma marca mais cool na cena cervejeira de BH. Assim, em novo endereço, no Alameda da Serra, o espaço é moderno, com cardápio que traz delícias como dadinhos de tapioca e bolinhos crocantes de queijo! Para acompanhar, claro, há como escolher diversos rótulos assinados pela empresa, além de drinks.

Informações

Endereço:Alameda Oscar Niemeyer 1369, Loja 45

Veja horários e mais detalhes na página oficial.

Taste-vin

Na lista de melhores restaurantes em Belo Horizonte e inspirado na culinária francesa, o bistrô oferece vinhos, claro, da França e pratos do país. Assim, colocamos a indicação na parte de bebidas, mas vale também escolher o Taste-vin para almoços e jantares, combinado?

Informações

Endereço: R. Curitiba, 2105, Lourdes

Veja horários e mais detalhes no site oficial.

Nicolau Bar da Esquina

Com cardápio assinado pelo Chef Léo Paixão, o Nicolau Bar da Esquina nasceu através do desejo de Léo popularizar sua gastronomia.

Nicolau bar da esquina restaurantes em belo horizonte

Bar do chef Léo Paixão, com porções e petiscos deliciosos | Foto: Passagens Imperdíveis

Muito conhecido pelo seu trabalho junto ao Glouton, chegou a vez dele levar, agora, o seu talento para comidas que, à primeira vista, são menos complexas e parecem sair da cozinha das nossas avós. Espere, então, por petiscos e porções para comer com cervejas e bons drinks!

Informações

Endereço: R. Pouso Alegre, 2217, Horto

Veja horários e mais detalhes no site oficial.

Juramento 202

O Juramento 202 é o local onde é servida a cerveja Viela! Diferenciado, por ter sido construído nos moldes de um antigo armazém, é point para pessoas de várias idades.

O espaço é pequeno, mas se não tiver onde sentar dentro do estabelecimento, pegue a sua bebida e petisco e vá para a calçada, onde as pessoas também costumam se aglomerar!

Informações

Endereço: R. Juramento 202, Pompéia

Veja horários e mais detalhes na página oficial.

Para almoçar e jantar

Glouton

Com cardápio assinado pelo chef Léo Paixão, conhecido nacionalmente e internacionalmente, o Glouton é, hoje, parada obrigatória!

glouton-restaurantes-em-belo-horizonte

O restaurante Glouton é conhecido por sua culinária sofisticada e criativa| Foto: Passagens Imperdíveis

A experiência, desde o ambiente até o atendimento e pratos, é incrível e vale o investimento. Assim, tudo é elaborado com cuidado e ingredientes de primeira!

Esse é dos nossos restaurantes em Belo Horizonte que mais amamos, além de estar na lista da The World 50 Best, que é uma das referências em indicações gastronômicas em todo o globo.

Informações

Endereço: Rua Bárbara Heliodora, 59, Lourdes

Veja horários e mais detalhes na página oficial.

O Italiano

Ambiente agradável para toda a família, o Italiano é um restaurante com pratos sofisticados, que agradam até o mais difícil paladar.

Com cardápio assinado pelo chef Alessandro Sofia, espere por muitas referências vindas diretamente de Roma. Então, aproveite!

Informações

Endereço: Rua São Vicente, 155, Olhos D’Água

Veja horários e mais detalhes na página oficial.

Udon

O Udon é, atualmente, uma das referências em comida japonesa quando se fala em restaurantes em Belo Horizonte. Assim, o espaço é requintado, com entradas e pratos elaborados que têm versões tradicionais da culinária oriental, além de outras assinadas pelos chefs da casa.

Há duas unidades, mas indicamos a do Belvedere, que já testamos e aprovamos!

Udon-restaurantes-em-belo-horizonte

O Udon é referência na culinária japonesa em BH! | Foto: Passagens Imperdíveis

Informações

Endereço: Estr. p/ Nova Lima, 403, Belvedere

Veja horários e mais detalhes no site oficial.

Gennaro

O Gennaro é uma opção requintada, mas com o ótimo custo-benefício e é um dos mais aclamados, devido a qualidade e preço, por toda a equipe do PI.

Por fim, aproveite para tomar o vinho da casa e provar uma das massas oferecidas no cardápio. Ah, os pratos são individuais, combinado?

Informações

Endereço: R. Alagoas, 642, Savassi

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Instagram.

Mercearia 130

mercearia-130-restaurantes-em-belo-horizonte

O famoso Picolé Mineiro da Mercearia 130 | Foto: Passagens Imperdíveis

Perfeito para almoçar ou petiscar, a Marcearia 130 é concorrida por todos que já conhecem ou querem conhecer seus pratos e ambiente.

Uma coisa é certa: você vai querer voltar e saborear a farofa de banana e o famoso picolé mineiro, esse segundo que é um prato para os amantes do torresmo. Ah… coisas de Minas!

Informações

Endereço: Há 2 endereços, em Lourdes e no Serra, sendo o tradicional indicado abaixo:

  • Rua Ivaí, 130, Serra

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Instagram.

A Camaraderia BH

Para finalizar a lista de restaurantes em Belo Horizonte e para quem é vegano (e quem também não é), o Camaraderia oferece opções de pratos e sobremesas sem ingredientes animais. Assim, é tudo uma delícia e com um atendimento espetacular!

O espaço é moderno, com equipe jovem e há opções, para beber, de vinhos, cervejas e drinks. Então, experimente a feijoada vegana e depois nos conte o que achou!

Informações

Endereço: R. Cláudio Manoel, 555, Funcionários

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Instagram.

Bônus: lugares para um café e lanchinhos

A Pão de Queijaria

E, como não poderia ficar de fora, A Pão de Queijaria é um dos locais mais amados pelos locais e turistas. Isso porque há muitas opções de pães de queijo, iguaria mineira, com os mais diversos recheios: que vão desde doce leite e brigadeiro até bacon.

a-pao-de-queijaria-restaurantes-em-belo-horizonte

Os famosos pães de queijo da APDQ | Foto: Passagens Imperdíveis

Além disso, o pão de queijo, mesmo puro, é delicioso, já que é feito com queijo canastra. Para acompanhar há diversas bebidas, mas indicamos também experimentar o bom e velho café coado na hora!

Informações

Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 856, Funcionários

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Facebook.

A Braga Pão de Queijo

Ficou com vontade de experimentar o pão de queijo autêntico de Minas, mas não está na região da Savassi? Sem problemas! Então, vá à Braga Pão de Queijo, que tem uma de suas unidades na Pampulha.

a braga pão de queijo restaurantes em Belo Horizonte

Pão de queijo com doce de leite na Braga. Uma delícia! | Foto: Passagens Imperdíveis

Além de várias combinações com a regalia mineira, como é o caso do acompanhamento de doce de leite, você pode experimentar, também, pizza e coxinha feita com a massa do pão de queijo da casa. Hmmmm!

Informações

Endereço: 

  • Estádio Governador Magalhães Pinto – Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Pampulha
  • R. Pernambuco, 1115, Funcionários

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Instagram.

Nico Sanduíches

Uma paradinha para aquele sanduíche que promete matar a sua fome em grande estilo! Assim, o Nico é mais um espaço do chef Léo Paixão e oferece hambúrguer (há muitas opções) e cachorro-quente! Por fim, o local tem parceria com a cerveja Wals, o que torna a experiência ainda mais agradável.

Informações

Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 814, Funcionários

Veja horários e mais detalhes na página oficial no Instagram.

Academia do Café

Com duas unidade na capital, a Academia do Café oferece vários tipos de preparos dessa bebida tipicamente mineira e brasileira. Assim, a nossa dica é pedir,  de acompanhamento, o waffle no estilo belga! Mas, claro, há bolos e pãos de queijo, tudo para que a sua experiência seja ainda mais saborosa!

Informações

Endereço: 

  • R. Grão Pará, 1024, Funcionários
  • R. Antônio de Albuquerque, 749, Savassi

Veja horários e mais detalhes na página oficial.

Café Magrí

O Café Magrí é uma das nossas melhores recomendações para uma pausa durante o dia, mas, principalmente, para o café da manhã! Assim, a cafeteria tem um cardápio autêntico, que oferece brunchs que mudam a cada estação do ano. Por isso, é capaz de, a cada ida, você experimentar um novo sabor de bebida ou comidinha!

Por fim, o ambiente é mais que agradável e o atendimento é nota 10!

cafe magri

O brunch do Magrí Café, pra comer rezando! | Foto: Passagens Imperdíveis

Informações

Endereço: R. Alvarenga Peixoto, 595, Lourdes

Veja horários e mais detalhes na página oficial do Intagram.

Agora que você já conhece mais sobre os restaurantes em Belo Horizonte, fique de olho nas nossas promoções !

Siga as nossas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e, baixe, também, o nosso aplicativo gratuito.  Todos os dias, tem ofertas de passagens aéreas e pacotes de viagem pra você. Bora viajar!