Home > Dicas de viagem > Agroturismo: conheça destinos para curtir o turismo rural

Agroturismo: conheça destinos para curtir o turismo rural

Quer uma programação um pouco diferente para as próximas férias? Que tal fugir da correria dos centros urbanos e aproveitar a simplicidade e o aconchego do interior? O texto de hoje vai mostrar que é possível aderir ao agroturismo e dedicar sua viagem a explorar as tradições e os costumes típicos do campo, mergulhando no dia a dia de propriedades rurais.

Mas, você sabe o que é agroturismo? Já ouviu falar?  Afinal, para alguns, se trata de uma modalidade nova de turismo, mas não é. Também conhecido como turismo rural, ele proporciona um contato direto com o produtor, que consegue vender seus insumos, além de oferecer serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento.

Dessa forma, obtém-se melhores preços e qualidade para o visitante e maior renda para o fabricante e anfitrião. Confira as nossas dicas imperdíveis e sugestões de destinos para conectar-se com a natureza e se deliciar com os sabores do Brasil.

#DicaPI: O Passagens Imperdíveis pode ajudar você a viajar para esses destinos de agroturismo e muito mais. Veja o texto que preparamos sobre os benefícios de comprar pacote de viagem com a gente.

Para ir direto na opção de sua preferência, clique no menu abaixo.

Gravatá

agroturismo em gravatá

A cidade de Gravatá é um dos destinos para praticar agroturismo no Brasil | Foto: Wikipedia

A 80 quilômetros do Recife, fica Gravatá, considerada a Suíça Pernambucana, um dos principais destinos de turismo rural. A cidade atrai turistas de várias partes do Brasil por ficar localizada no Planalto de Borborema, área montanhosa que fornece um clima com temperatura amena durante o ano inteiro.

O município oferece, além de belíssimas paisagens,  uma variedade de delícias gastronômicas, que é, sem dúvida, uma atração à parte, com destaque para o bode assado, o queijo coalho e o queijo-manteiga. E para aproveitar a temperatura amena, que chega à máxima de 22 ºC e mínima de 10 ºC pela noite, também é possível encontrar uma culinária recheada de massas e fondues.

Aliás, o clima acaba tornando a oportunidade perfeita para se hospedar em uma das chácaras e hotéis instalados em meio à bela paisagem verde, lagos e piscinas naturais. Ah, e tem mais: é possível cavalgar ou fazer trekking até um dos mirantes e apreciar a vista dos vales e construções históricas.

#DicaPI: Leia o guia completo que fizemos explicando como reservar hotel no Brasil e exterior.

Venda Nova do Imigrante

O agroturismo é referência na cidade de Venda Nova do Imigrante, localizada a 110 km da capital do Espírito Santo, Vitória. A cidade é, inclusive, considerada pioneira no turismo rural do estado. Com economia especialmente voltada para o café, abrange 70 propriedades e 300 famílias.

Portanto, os turistas podem acompanhar a produção de alimentos e vivenciar o cotidiano agrícola, simultaneamente ao lazer e à valorização do meio ambiente.

A paisagem da região inclui também um conjunto de belas casas coloniais do século XIX, e a cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas d’água.

Cabaceiras

entrada da cidade de cabaceiras

O letreiro na entrada de Cabaceiras | Foto: Wikipedia

São muitos os motivos para visitar a pequena Cabaceiras, a 180 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba. Com mais de 25 filmes e produções de TV rodados na região, entre eles o famoso “Auto da Compadecida”, os moradores ostentam orgulhosos o título da cidade: a “Roliúde Nordestina”.

Mas, além disso, quem visita Cabaceiras conhece a cultura de uma das principais regiões rurais do Brasil. Aliás, as construções antigas e as casinhas coloridas dão um charme ao local, que tem ainda a produção artesanal como uma de suas principais forças econômicas.

Lages

Localizada no sul de Santa Catarina, Lages é, com toda a certeza, uma das pioneiras no agroturismo. Tudo começou em 1980, quando os fazendeiros da região passaram a abrir as porteiras de suas propriedades para visitação. Hoje, a cidade recebe aproximadamente 50 mil visitantes por ano, que buscam conhecer e vivenciar o cotidiano das fazendas.

O frio intenso do inverno, com suas geadas, e em algumas ocasiões até neve, se tornou um dos atrativos do local. É no município que ocorre um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Sul do país – a tradicional Festa Nacional do Pinhão reúne em média 300 mil visitantes, que contemplam a beleza do lugar e as apresentações de dança, bailes e feiras.

#DicaPI: Quer aproveitar a viagem para estender a estadia até Florianópolis, capital de Santa Catarina? Confira o roteiro de 3 dias que preparamos!

Vassouras

agroturismo em vassouras

As ruas da cidade de Vassouras contam com construções coloniais | Foto: Pixabay

Vassouras, no interior do Rio de Janeiro, era conhecida no século XIX como a cidade dos barões de café. Visitar o local é, sem dúvida, ter uma aula de como viviam os poderosos daquela época, pela arquitetura colonial vista nas ruas e pelos locais que contam parte dessa história. Hoje, no século XXI, tornou-se um dos principais destinos turísticos na rota do agroturismo.

Dessa forma, a principal praça é envolta por construções coloniais. No Museu Casa da Hera, por exemplo, os turistas podem ver como era a habitação e o estilo de vida das famílias cafeeiras, deparando-se com o mobiliário e a organização que a residência apresentava no passado.

Bento Gonçalves

A Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul) abriga a Capital da Uva e do Vinho: Bento Gonçalves. E não é novidade, afinal, a cidade é o principal destino para os apreciadores da bebida no país.

Com a cultura italiana preservada, Bento Gonçalves sedia a Avaliação Nacional de Vinhos e o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. A Fenavinho (Festa Nacional do Vinho), organizada desde 1967, somente em anos ímpares, é o evento mais tradicional e importante na cidade.

Além de se esbaldar com as ofertas de vinhos e uma gastronomia de dar água na boca, o visitante ainda pode aproveitar, conhecer e se encantar com a paisagem natural da região, que se tornou referência no agroturismo, com seus vales, rios, cânions, cavernas e cachoeiras.

#DicaPI: A cidade de Bento Gonçalves faz parte do Vale dos Vinhedos. E, além disso, é considerada local de enoturismo – turismo especializado em vinhos. Então, se você é apaixonado pela bebida, confira o conteúdo que fizemos com dicas de vinícolas espalhadas no Brasil e no mundo.

E aí, gostou da nossa seleção desses destinos para praticar agroturismo? Em todo o Brasil, são inúmeros os locais para aproveitar o ambiente rural. Agora é com você: escolha o seu preferido e vá relaxar nas próximas férias ou num fim de semana. Boa viagem!

Passagem aérea em promoção para conhecer destinos de Agroturismo, é aqui!

Siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e fique de olho nas nossas ofertas! Você também pode baixar o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real. Bora viajar!