Países da Europa já começaram a usar o Certificado Digital de Covid-19

A União Europeia autorizou o uso do Certificado Digital de Covid-19 (também conhecido como ‘Digital Green Pass’) dentro de países do bloco, que tem como objetivo permitir a circulação interna de turistas vacinados ou que tenham testado negativo para a doença recentemente.

O objetivo da UE é que o certificado esteja funcionando sem problemas a tempo da temporada de verão do hemisfério norte. Ao todo, 12 países membros da União Europeia já começaram a usar o sistema: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Checa, Dinamarca, Estônia, Grécia, Letônia, Lituânia, Polônia e Espanha.

Outras 16 nações também concluíram os testes e estão prontos para lançar o aplicativo: Bélgica, Chipre, França, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Romania, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Suíça. A Finlândia, Hungria e Malta ainda estão na fase de testes.

As nações que optaram por adotar as medidas, devem colocar a iniciativa em prática a partir de 1º de julho, data estipulada pelo Parlamento Europeu para que o certificado seja disponibilizado para o uso dos viajantes em todos os países membros. O documento facilitará as viagens e apoiará um movimento mais livre em todo o continente.

Sobre o certificado

O Certificado de Covid é um aplicativo móvel gratuito que pode englobar até três documentos, que comprovam se o portador foi plenamente vacinado contra o coronavírus, apresentou resultado negativo nos testes ou se é imune depois de ter sido infectado nos últimos 6 meses.

A declaração exibe informações como o nome do viajante, data de nascimento e data de emissão, além de um código QR exclusivo que acessa a documentação relevante ou portais de relatórios vinculados. No entanto, ele não deve ser entendido, de forma alguma, como uma espécie de passaporte nem de documento de identificação.

Esses documentos serão emitidos de forma gratuita aos europeus pelas autoridades nacionais, em formato digital ou em papel, e valem para os 27 países do bloco mais Lichtenstein, Islândia e Noruega.

#DicaPI: acompanhe a retomada do turismo no Brasil e no mundo!

Encontre passagens aéreas baratas para a Europa

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:

Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!