Itália retira exigência do uso de máscaras ao ar livre

itália retira obrigatoriedade de máscaras

A obrigatoriedade de máscaras deixa de ser exigência na capital Roma | Foto: Pixabay

A Itália vai suspender a exigência do uso de máscaras ao ar livre a partir de 28 de junho. A nova medida foi anunciada pelo governo do país, e ocorre devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução de novos casos, mortes e hospitalizações.

O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro do ano passado, quando o país entrava em uma segunda onda da epidemia e as autoridades mostravam dificuldade para conter as infecções em disparada.

O governo de Mario Draghi está, desde abril, suspendendo aos poucos as restrições e, com isso, reativando atividades como restaurantes, bares, cinemas, academias de ginástica e permitindo a liberdade de circulação. O uso de máscaras era uma das últimas regras ainda em vigor, e será mantido em áreas públicas fechadas.

A decisão começará a valer na próxima segunda-feira, quando toda a nação deve se tornar uma zona branca de Covid-19, considerado o nível mais baixo do sistema de quatro estágios coloridos usados pela Itália para calibrar as restrições em suas 20 regiões. Dezenove desta já estão brancas, a exceção sendo a área de Valle d’Aosta, no norte que está amarela – o segundo menor nível de risco.

Situação do coronavírus na Itália

Até 21 de junho, mais de 52% dos italianos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto mais de 26% já foram totalmente vacinados. A média de novos casos está em 1,1 mil por dia atualmente, o nível mais baixo desde agosto e uma queda gigantesca em relação ao pico de 35 mil infectados por dia, que chegou a ser registrado em novembro.

#DicaPI: confira dicas práticas antes de viajar para a Itália!

Outros países da Europa retiram obrigatoriedade de máscaras

Recentemente a França e Espanha também suspenderam a exigência do uso de máscara. Na França, desde 17 de junho, o item de segurança deixou de ser obrigatório em ambientes externos. A máscara ao ar livre continua sendo essencial em situações de aglomeração (filas, transportes, feiras livres e arquibancadas). O toque de recolher, que deveria durar até 30 de junho, também foi suspenso desde o último dia 20.

Na Espanha, a medida passa a valer a partir de 26 de junho, quando estará suspenso a obrigação geral de usar máscaras ao ar livre. A decisão ocorreu já que a taxas de infecção do país seguem caindo, embora continuem as preocupações com a disseminação da variante Delta.

#DicaPI: acompanhe a retomada do turismo no Brasil e no mundo!

Encontre passagens aéreas baratas para a Itália

O Passagens Imperdíveis divulga promoções de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais. Para receber alertas de promoções de passagens aéreas em tempo real:

Desse modo, você conseguirá aproveitar as promoções antes que acabem!