Copa do Mundo no Catar: leis e documentação para viajar

A Copa do Mundo de 2022 no Catar é um evento que vai marcar o encontro entre culturas diversas. O país tem normas rígidas, incluindo restrições no vestuário e no consumo de bebidas alcoólicas, que impactam os turistas devido à diferença entre os costumes. Se você vai viajar para assistir aos jogos é importante atentar-se e conhecer as regras, por isso preparamos este post com leis e documentação para viajar ao Catar.

Regras para sua estadia no Catar

Conheça as leis e os costumes para acompanhar de perto durante sua estadia no país.

Demonstração de afeto em público

Beijos, abraços, toque de mãos e outros tipos de demonstrações de carinho não são bem vistas em público. Para o código penal do Catar, esses atos são considerados obscenos.

Como sinal de respeito, os estrangeiros devem redobrar o cuidado com as mulheres catarenses, evitando estender a mão ou tocá-las.

Consumo de bebidas alcoólicas e festas

Cerveja e Copa do Mundo é uma combinação de sucesso para o brasileiro, mas no Catar não será possível curtir os jogos bebendo álcool nos estádios.

Tal medida também vale para outros locais públicos. O consumo será permitido apenas em lugares específicos indicados pela Fifa junto ao governo do Catar.

Fotos

Você com certeza vai querer registrar esse momento incrível, certo? Tenha cuidado com o foco dos cliques da câmera! Fotografar ou filmar pessoas, policiais e edifícios militares sem autorização prévia pode levar à prisão.

Vestuário

Em países mulçumanos como o Catar, é recomendado que visitantes, no geral, não exponham ombros e joelhos.

É indicado que as mulheres usem saias longas e camisas de manga. Não há obrigatoriedade do uso do traje típico local que cobre o rosto com um véu. Aos homens, é recomendado que não usem roupas que exibam o peitoral e as coxas. Aconselha-se o uso de peças mais largas, sem transparências ou decotes.

A constituição do país pode ser acessada no site oficial do governo.

Baixe o aplicativo Passagens Imperdíveis gratuitamente

Documentação que você precisa para entrar no Catar

Para entrar no Catar, os turistas brasileiros não precisam de visto, já que o Brasil está entre os 95 países com cidadãos elegíveis à isenção do documento.

A condição é válida mediante apresentação de passaporte com validade mínima de 6 meses e de passagem de ida e volta. Recomenda-se que os visitantes preencham um cadastro de pré-entrada disponível no site oficial do governo.

Tem dúvidas sobre a entrada no país? Acesse o site do Ministério do Interior do Catar para conferir as regras detalhadas.

O Catar está aberto para brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19 e tem restrições flexíveis em relação à doença. Veja os requisitos de entrada relativos ao coronavírus.

Para quem vai assistir aos jogos, é importante solicitar o Hay’ya Card, um cartão para torcedores internacionais não residentes no Catar que dá acesso gratuito aos meios de transporte durante o torneio.

Já para a entrada nos estádios, será necessário apresentar o ingresso da partida e o comprovante de vacinação emitido com moldura dourada pela EHTERAZ. Solicite o seu no site oficial do órgão.

#CuriosidadePI: esta é a primeira vez que a Copa do Mundo será sediada em um país do Oriente Médio!

Mais informações sobre o torneio estão disponíveis no site oficial da Copa do Mundo no Catar.

Vai ver a Copa no Oriente Médio? Esperamos que este post tenha te ajudado a entender mais sobre as leis, regras e documentação para viajar ao Catar. Acompanhe nosso blog para mais dicas de viagem!