Visto para a Europa? Tire suas dúvidas sobre o ETIAS

ETIAS é a nova autorização de viagem para países europeus pertencentes ao Espaço Schengen, como Portugal, França e Espanha, prevista para vigorar em 2023. Esclareça suas principais dúvidas!

Como emitir?

Ao contrário do que pode parecer, o processo de emissão do ETIAS é descomplicado. Basta solicitar on-line, no site oficial do sistema, preenchendo um formulário, enviando a documentação e pagando a taxa, ainda a ser definida.

Dessa forma, o ETIAS não tende a ser um empecilho para você viajar.

Qual a validade do ETIAS?

Uma vez emitida a autorização, ela valerá por 3 anos. Nesse período, você poderá ficar na Europa por até 90 dias dentro de cada período de 180 dias (como já acontece atualmente).

Em quais países será necessário o ETIAS

Os países nos quais será necessária a emissão on-line do ETIAS são aqueles pertencentes ao Espaço Schengen:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

#DicaPI: nesses países também é obrigatório contratar seguro-viagem, então faça uma cotação na Assist Card!

Quando o ETIAS entra em vigor?

A previsão é que o sistema comece a funcionar no final de 2022, passando a valer plenamente a partir de 2023.

Quanto custa para emitir o ETIAS?

No site oficial, ainda não consta o valor a ser cobrado para emitir a autorização de viagem aos países europeus pertencentes ao Espaço Schengen.

Para mais detalhes sobre o ETIAS, acesse o site oficial.